Questões de Concurso
Para agente de defensoria - cientista social
Foram encontradas 70 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Nosso grande escritor Graciliano Ramos foi, como se sabe, prefeito da cidade alagoana de Palmeira dos Índios. Sua gestão ficou marcada não exatamente por atos administrativos ou decisões políticas, mas pelo relatório que o prefeito deixou, terminado o mandato. A redação desse relatório é primorosa, pela concisão, objetividade e clareza (hoje diríamos: transparência), qualidades que vêm coerentemente combinadas com a honestidade absoluta dos dados e da autoavaliação – rigorosíssima, sem qualquer complacência – que faz o prefeito. Com toda justiça, esse relatório costuma integrar sucessivas edições da obra de Graciliano. É uma peça de estilo raro e de espírito público incomum. Tudo isso faz pensar na relação que se costuma promover entre linguagens e ofícios. Diz-se que há o “economês”, jargão misterioso dos economistas, o “politiquês”, estilo evasivo dos políticos, o “acadêmico”, com o cheiro de mofo dos baús da velha retórica etc. etc. E há, por vezes, a linguagem processual, vazada em arcaísmos, latinismos e tecnicalidades que a tornam indevassável para um leigo. Há mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando – data venia – um vernáculo estrito, reservado aos iniciados, espécie de senha para especialistas. Não se trata de ir contra a necessidade do uso de conceitos específicos, de não reconhecer a vantagem de se empregar um termo técnico em vez de um termo impreciso, de abolir, em suma, o vocabulário especializado; trata-se, sim, de evitar o exagero das linguagens opacas, cifradas, que pedem “tradução” para a própria língua a que presumivelmente pertencem. O exemplo de Graciliano diz tudo: quando o propósito da comunicação é honesto, quando se quer clareza e objetividade no que se escreve, as palavras devem expor à luz, e não mascarar, a mensagem produzida. No caso desse honrado prefeito alagoano, a ética rigorosa do escritor e a ética irrepreensível do administrador eram a mesma ética, assentada sobre os princípios da honestidade e do respeito para com o outro. (Tarcísio Viegas, inédito)
Está plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:
I. A capacidade de adoção de novas medidas é constrangida pelos resultados das decisões passadas.
II. Em cada ciclo decisório são consideradas como opções políticas apenas as alternativas que não diferem significativamente das políticas existentes.
III. O pluralismo do processo decisório é garantido pelas estratégias de negociação e de ajuste mútuo entre os atores envolvidos.
O modelo de análise de políticas públicas que corresponde à essas três afirmativas é:
Renda domiciliar total de todas as fontes por mês (em R$)
inclusive - calculada a partir da renda per capita e convertida
Fonte: Marcelo Néri. Miséria e a Nova Classe Média na Década da Igualdade. 2008
Para a caracterização das classes econômicas no Brasil, o tipo de variável utilizado acima é:
(Adam Przeworsky. Capitalismo e Social-democracia, 1989, p. 24)
Neste trecho, o autor interpreta que
I. O crescimento da estrutura urbana nas cidades apresenta dois padrões: o central e o axial.
II. A moderna cidade industrial pode ser caracterizada como um mecanismo psicofísico dotado concomitantemente de uma ordem moral e de uma estrutura física.
III. Uma das características típicas da moderna cidade industrial é a mobilidade propiciada aos indivíduos ou grupos, seja compreendida como locomoção espacial, seja como mobilidade vertical na ordem social.
É correto o que se afirma em
A correta associação das colunas é
O trecho acima se refere ao seguinte instrumental de pesquisa: