Questões de Vestibular UNB 2010 para Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216080 Artes Plásticas
Imagem 012.jpg

A partir do texto e da figura acima, julgue os itens.

Na música ocidental, a organização de pulsações constantes em grupos regulares de pulsos fortes e fracos gera o que, na teoria musical, se denomina compasso.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216081 Artes Plásticas
Imagem 012.jpg

A partir do texto e da figura acima, julgue os itens.

A organização métrica da música ocidental envolve dois tipos básicos de divisão, binária e ternária, e alguns de seus gêneros musicais evidenciam apenas um desses tipos de organização rítmica.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216117 Artes Plásticas
Imagem 028.jpg
Imagem 029.jpg

Com base no trecho de poema apresentado acima, julgue os
próximos itens.

Considere que Chico Buarque, ao compor a versão musical para o poema referido acima, repetiu a mesma música dos dois primeiros versos em todos os pares de versos subsequentes. Com base nessa informação, é correto afirmar que a estrutura formal da composição é a conhecida, em música, como a de tema e variações.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216193 Artes Plásticas
Imagem 047.jpg

Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.

Internet: Imagem 048.jpg (com adaptações).

Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.

Considere que o artista visual Bill Viola se baseia na relação entre a vida individual interna e a experiência do corpo, em experiências humanas universais, como o nascimento, a morte, o despertar da consciência, o renascimento, e encontra as raízes de seu trabalho tanto nas artes orientais como nas ocidentais, além de se inspirar em múltiplas tradições espirituais. A instalação The Passing, mostrada acima, apresenta três momentos: o nascimento, uma pessoa boiando na água e uma pessoa morrendo. Diante dessas informações, é correto concluir que o segundo momento representa a vida humana ativa entre os instantes do nascimento e da morte.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216194 Artes Plásticas
Imagem 047.jpg

Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.

Internet: Imagem 048.jpg (com adaptações).

Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.

No registro da evolução estilística da música ocidental europeia, o compositor W. A. Mozart está associado ao período romântico.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216195 Artes Plásticas
Imagem 047.jpg

Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.

Internet: Imagem 048.jpg (com adaptações).

Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.

A grande maioria das composições musicais tonais da missa de réquiem baseia-se nas tonalidades maiores, especialmente na tonalidade de ré maior, que muitos identificam como a tonalidade do réquiem, em razão da atmosfera da cerimônia.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216196 Artes Plásticas
Imagem 047.jpg

Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.

Internet: Imagem 048.jpg (com adaptações).

Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.

Já a partir do século XIX e, em especial, no século XX e início do XXI, compositores vêm produzindo versões cada vez mais pessoais e livres para o réquiem, como, por exemplo, a de Paul Hindemith. Essa tendência está associada ao declínio da utilização do réquiem no contexto da liturgia da igreja católico-romana.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: E
6: E
7: C