Questões de Vestibular UNB 2010 para Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216082 Educação Artística
Imagem 012.jpg

A partir do texto e da figura acima, julgue os itens.

A respeito de uma dança funerária em que um mascarado vestido com trajes do defunto representa episódios da vida deste, criticando-o ou elogiando-o, é correto afirmar que o corpo desse ator dançarino é apenas suporte mediador da cerimônia teatral, e a gestualidade desse corpo é principalmente ilustrativa de fatos conhecidos.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216085 Educação Artística
Imagem 012.jpg

A partir do texto e da figura acima, julgue os itens.

Muitas obras de artistas, como a máscara africana representada na figura, desempenham papel específico em determinados rituais e, nesse caso, o que importa não é a beleza da escultura ou da pintura, mas o atributo da obra de arte de incumbir-se da mágica requerida.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216107 Educação Artística
Imagem 015.jpg

A imagem acima representa o ciclo infinito da vida e da
morte. Na mitologia grega, os fenômenos vida e morte eram
representados pela díade Eros e Tânatos. Eros é a força
fundamental do cosmo, e seu poder estende-se sobre todos os
seres vivos e todos os elementos da natureza. Eros representa a
energia fecundante do universo, consubstanciada no amor físico,
que dá origem à vida. Eros constitui o princípio da ação, da vida,
o qual se opõe à pulsão de morte e se realiza na libido. Segundo
a mitologia grega, Tânatos, conhecido por ter coração de ferro e
entranhas de bronze, existe desde antes da criação da humanidade
e personifica a morte. Foi descrito como uma figura sinistra
coberta de negro, passeando entre os homens com uma foice na
mão. Em psicanálise, é a representação mítica da pulsão de morte,
um impulso instintivo e inconsciente de busca da morte e(ou) da
destruição. Essa dualidade vida-morte está expressa, em
linguagem moderna, na letra da canção de Lulu Santos
apresentada a seguir.

Imagem 016.jpg

Considerando a imagem, as informações e a letra da canção
apresentadas acima, julgue os itens .

Considere as informações a seguir.
Na dança expressionista, são encontradas referências medievais, como a dança da morte, presente, principalmente, no balé A mesa verde, criado por Curt Jooss em 1932, e a dança relacionada à alegria de viver, que faz parte da obra de Isadora Duncan. Rudolf Laban trabalhou com oposições no desenvolvimento de sua teoria de análise do movimento expressivo, como peso leve e firme, tempo rápido e lento, espaço focado e multifocado, interno e externo, fluência livre e contida.
Com base nessas informações, é correto afirmar que os mitos Eros e Tânatos podem ser fontes de inspiração artística da dança expressionista.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216118 Educação Artística
Imagem 028.jpg
Imagem 029.jpg

Com base no trecho de poema apresentado acima, julgue os
próximos itens.

A descrição da cova por meio dos segmentos “Não é cova grande” (v.5) e “É uma cova grande” (v.9) constitui um paradoxo porque essas estruturas, a frase negativa e a afirmativa, apontam para os mesmos elementos referenciais.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216134 Educação Artística
Imagem 033.jpg

É o fogo do mal dos ardentes que queima as populações
do ano 1000. Uma doença desconhecida que provoca um terror
imenso. Mas o pior está por vir: a peste negra devastará a Europa
e ceifará um terço de sua população durante o verão de 1348.
Como a AIDS, para alguns, essa epidemia é vivida como uma
punição do pecado. Então, procuram-se bodes expiatórios e
encontram-se os judeus e os leprosos, acusados de envenenar
poços. As cidades isolam-se, proibindo-se a entrada de estrangeiro
suspeito de trazer o mal. A morte está em toda a parte, na vida, na
arte, na literatura. Contudo, os homens desse tempo temem muito
mais outra doença, a lepra, considerada o sinal distintivo do
desvio sexual.

Georges Duby. Ano 1000, ano 2000: no rastro de nossos
medos.
São Paulo: UNESP, 1998, p. 78-9 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir com base no texto acima e considerando
a obra apresentada acima, de Jerônimo Bosch (séculos XV-XVI),
pintor famoso por suas aterradoras representações da vida e da
morte.

Ao contrário do que se acreditava na Idade Média, eram as condições de vida e de higiene dos europeus que propiciavam a rápida propagação das pestes, situação resolvida a partir do Renascimento.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216157 Educação Artística
A sala estava ladrilhada, polida, desinfetada,
perfeitamente vedada. Mais do que uma cela, tratava-se de um
laboratório. Um homem, jovem, estava sentado, preso em uma
cadeira. Uma grande abertura envidraçada permitia ver tudo. Ao
meio-dia e doze, pequenas bolas de cianeto de potássio (KCN)
caíram em um recipiente sob o assento, onde havia uma mistura
de ácido sulfúrico e água. Imediatamente, o gás envenenado
(HCN) começou a espalhar-se pelo ambiente. O homem começou
a tossir, a sufocar. Em poucos minutos, sua cabeça pendeu.
Tossiu, novamente, mais forte, ergueu a cabeça pela última vez
e desabou. Ao meio-dia e trinta, os médicos que supervisionavam
os instrumentos de controle declararam que o condenado Walter
LaGrands estava clinicamente morto. Ele tinha trinta e sete anos.
Nascera em Augsbourg, na Alemanha, como seu irmão Karl. A
mãe deles casara-se com um soldado americano, destacado para
servir na Alemanha, e depois partiu para os EUA com seus dois
filhos. Em 1982, em uma tentativa de roubo a mão armada a um
banco no Arizona, os irmãos LaGrands mataram um funcionário
e feriram outro. Eles tinham, à época, vinte e dezoito anos.
Ambos foram condenados à pena capital. Passaram dezesseis
anos no corredor da morte. Depois de ter o último recurso
negado, Karl solicitou ser executado com uma injeção letal.
Walter recusou. Era sua última cartada: já que a justiça americana
decidira que ele deveria morrer, que ela, então, matasse esse
cidadão alemão na câmara de gás. Talvez Walter pensasse que a
governadora do Arizona, Jane Hall, ante a dimensão simbólica
desse ato, pudesse recuar. Enganou-se. No dia 3 de março, Walter
foi levado à câmara de gás.

Robert Badinter. Contre la peine de mort. Écrits 1970-2006.
Paris: Fayard, 2006, p. 249-50 (tradução com adaptações).

A partir do texto, considerando os diferentes aspectos que ele
suscita e sabendo que as massas atômicas do hidrogênio, enxofre
e oxigênio são iguais, respectivamente, a 1, 32,1 e 16, julgue os
itens

Considere a situação a seguir.
Ao expor cadáveres sem pele, como na obra Mulher grávida com o feto, Gunther von Hagens provocou reações mistas de revolta e admiração. Em Londres, um visitante, indignado, chegou a usar um martelo para destruir um dos cadáveres, alegando que as peças expostas eram simplesmente esculturas de esqueletos, músculos e outros detalhes da anatomia de um corpo humano. Diante dessas informações, é correto afirmar que a polêmica trazida pela exposição de cadáveres decorre da transposição de limites estéticos tradicionais, entre os quais se inclui o entendimento de que a morte não pode ser percebida como agradável e bela.

Imagem 036.jpg
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: E
6: C