Questões Militares Comentadas sobre flúor em odontologia

Foram encontradas 29 questões

Q2262295 Odontologia
Aplicados nas superfícies dentais em alta concentração (geralmente > 9 000 ppm F), reagem com o mineral da estrutura dental, formando reservatórios solúveis de fluoreto de cálcio. A quantidade de produtos de reação formados é maior na dentina do que no esmalte e maior nas superfícies com lesão de cárie do que nas hígidas. Esses reservatórios se dissolvem gradativamente, liberando o íon flúor e, por isso, mantendo o efeito por semanas ou meses após a aplicação.
A descrição é compatível com o seguinte meio de uso do fluoreto:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico Saúde Bucal |
Q2173448 Odontologia
Com os avanços da odontologia constatou-se que o uso do flúor é a medida de maior impacto e relevância para o controle da cárie dentária, por isso a fluoretação da água tornou-se obrigatória no Brasil em todas as fontes de abastecimento público de água (FROIS, 2013). Sobre o uso do flúor na odontologia, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda ao que se pede:

( ) O flúor mantido na cavidade bucal é capaz de interferir na prevenção da cárie e, embora não impeça a iniciação da doença, é extremamente eficiente em reduzir sua progressão.
( ) A eficácia preventiva do flúor ocorre pela sua exposição no período de formação dos dentes, não tendo relevância o contato do flúor com a superfície do esmalte ao longo da vida.
( ) Os fluoretos presentes na água de consumo podem trazer efeitos benéficos e maléficos à saúde, dependendo da quantidade existente.
( ) Os níveis ideais de flúor na água variam entre 0,6mg/l de água a 0,8mg/l.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2090365 Odontologia
A escovação dental associada ao dentifrício fluoretado são importantes meios para a contribuição no controle da doença cárie. Considerando tais princípios em relação à concentração de flúor no dentifrício para uso infantil, assinale, a seguir, a concentração ideal para uso infantil. 
Alternativas
Q2050814 Odontologia
Biologicamente, a cárie é uma doença dependente do acúmulo de biofilme e da sua exposição frequente a açucares. Para seu controle, têm sido propostas várias estratégias, com destaque para a utilização de fluoretos. Considerando a necessidade de combinação de estratégias para o controle da cárie, assinale a alternativa que apresenta o meio mais racional de utilizar fluoretos.
Alternativas
Q2016645 Odontologia
Em relação ao uso de fluoretos, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1664666 Odontologia
Uma alteração no esmalte dental causada pela ingestão de flúor durante o período de formação dos dentes é a:
Alternativas
Q1664663 Odontologia
O elemento químico que pode ser encontrado na água de abastecimento e evita formação da cárie dental é o:
Alternativas
Q1646150 Odontologia
Os vernizes fluoretados foram desenvolvidos para atuar no controle da doença cárie e se mostram efetivos porque apresentam flúor em
Alternativas
Q1646146 Odontologia
A fluorose dental é um efeito sistêmico da absorção do íon flúor. O grau de fluorose nos dentes dependerá da concentração de flúor no sangue, a qual depende da dose de ingestão diária e da exposição prévia a fluoreto. A idade em que essa exposição crônica mais pode produzir fluorose na dentição permanente é:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1239164 Odontologia
A higiene dentária começa com uma boa higiene oral, que deve aliar cuidados e orientações profissionais do cirurgião-dentista e cuidados apropriados realizados em casa pelo paciente. Em relação a essa parceria de procedimentos preventivos, julgue o item seguinte.
A fluoretação das águas de abastecimento, do ponto de vista da saúde pública, é a medida de maior eficácia na prevenção das cáries, pois o fluorsilicato de sódio pode reduzir em até 60% a incidência de cárie, além de ter uma baixa relação custo/benefício e ser de fácil operacionalização.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1193630 Odontologia
A higiene dentária começa com uma boa higiene oral, que deve aliar cuidados e orientações profissionais do cirurgião-dentista e cuidados apropriados realizados em casa pelo paciente. Em relação a essa parceria de procedimentos preventivos, julgue o item seguinte.
O uso de uma pasta dentifrícia com uma concentração mínima de 600 ppm de flúor solúvel no produto não altera a presença do flúor na cavidade bucal, um elemento que atua nos processos de desmineralização e remineralização constantes que ocorrem naturalmente na boca.
Alternativas
Q1013682 Odontologia
De acordo com Pereira et al. (2009), um dos produtos tópicos fluoretados que merecem mais preocupações em atingir a dose provavelmente tóxica (DPT) é:
Alternativas
Q858325 Odontologia

A avaliação do risco à cárie dentária envolve tanto a identificação de indivíduos com maior predisposição ao desenvolvimento da doença como a promoção de medidas de prevenção e de tratamento apropriadas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

O exame radiográfico e o afastamento temporário dos dentes constituem importantes auxiliares no diagnóstico de lesão de cárie de superfície proximal devido à baixa sensibilidade e à alta especificidade dos exames visual e tátil.

Alternativas
Q858320 Odontologia

Com relação ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção da cárie, julgue o item subsequente.

O flúor não impede o início da doença cárie, mas é de extrema importância para minimizar sua progressão.

Alternativas
Q858316 Odontologia

Com relação ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção da cárie, julgue o item subsequente.

As opacidades fluoróticas são simétricas, arredondadas e localizadas; as não fluoróticas, por sua vez, são difusas e transversais.

Alternativas
Q858315 Odontologia

Com relação ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção da cárie, julgue o item subsequente.

O principal responsável pela ação do flúor tópico é o fluoreto de cálcio (CaF2), que age como um reservatório de flúor no meio bucal.

Alternativas
Q742757 Odontologia
Criança do sexo feminino, 5 anos de idade, sem atividade de cárie e higiene bucal pouco satisfatória, reside em município onde a água de abastecimento é fluoretada há pelo menos 6 anos. A recomendação mais racional para a utilização de flúor tópico nessa criança é
Alternativas
Q742735 Odontologia
Anomalia dentária que está associada a fluorose é
Alternativas
Q742283 Odontologia
A importância do flúor para a cavidade bucal é conhecida por toda a classe odontológica, a qual ressalta a importância do uso diário de flúor. Qual é a principal característica que resulta no bom desempenho do flúor na cavidade bucal?
Alternativas
Q706050 Odontologia
Segundo BUISCHI (2000), é um distúrbio da formação dentária, e sua prevenção deve ser dirigida para crianças maiores de 6 anos. Os incisivos, que podem ser severamente afetados, são os dentes que despertam maior preocupação estética. Estima-se que o período de maior risco a esse distúrbio seja, para os incisivos centrais superiores, entre os 15 e 30 meses de idade. O texto diz respeito à:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: C
6: B
7: B
8: B
9: A
10: C
11: E
12: E
13: C
14: C
15: E
16: C
17: C
18: C
19: B
20: A