Questões Militares Comentadas sobre histologia em odontologia

Foram encontradas 73 questões

Q2262327 Odontologia
O reparo tecidual do alvéolo dentário é caracterizado por uma cadeia de reações bioquímicas e teciduais, que culmina na reparação completa da ferida alveolar.
Entre o primeiro e o quarto dia após uma exodontia, o processo considerado fisiológico de reparação inclui
Alternativas
Q1010094 Odontologia
Segundo ANDREASEN (2001), os produtos da cascata de coagulação regulam as células na área da ferida. A substância que age como quimiotática para os monócitos e induz a angiogênese é a:
Alternativas
Q1010081 Odontologia
Dentre os tipos celulares presentes no tecido pulpar, encontram-se as células do sistema imune. As células apresentadoras de antígeno presentes mais abundantemente na camada odontoblástica e ao redor dos vasos sanguíneos, correspondentes a 8% da polpa, são, de acordo com TORABINEJAD (2010):
Alternativas
Q1009596 Odontologia

O endotélio tem uma importância muito grande na difusão de componentes plasmáticos para os tecidos e na regulação de fenômenos teciduais, pois representa a origem de muitas moléculas que atuam como mediadores químicos. Por essa razão, alguns estudiosos consideram o endotélio como um verdadeiro órgão endócrino.


Segundo CONSOLARO (2014), qual mediador é considerado pleiotrópico na inflamação e age como promotor do relaxamento do músculo liso vascular?

Alternativas
Q858330 Odontologia

Com relação à hipomineralização do molar incisivo (HMI), julgue o item subsecutivo.

A etiologia da HMI inclui, como possível causa, uma combinação de fatores como problemas na gestação e no parto, alterações sistêmicas na primeira infância e predisposição genética.
Alternativas
Q858329 Odontologia

Com relação à hipomineralização do molar incisivo (HMI), julgue o item subsecutivo.

As lesões da HMI caracterizam-se por opacidades demarcadas superiores a 1 mm, localizam-se nas faces oclusal, vestibular e lingual da coroa do dente e são marcadas por áreas de coloração branca, creme, castanha ou marrom, de superfície lisa e espessura normal.

Alternativas
Q858321 Odontologia

A avaliação do risco à cárie dentária envolve tanto a identificação de indivíduos com maior predisposição ao desenvolvimento da doença como a promoção de medidas de prevenção e de tratamento apropriadas. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

No desenvolvimento da lesão de cárie, a invasão bacteriana em dentina torna-a infectada e impede o controle tanto de lesões não cavitadas como de lesões cavitadas inativas.

Alternativas
Q858316 Odontologia

Com relação ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção da cárie, julgue o item subsequente.

As opacidades fluoróticas são simétricas, arredondadas e localizadas; as não fluoróticas, por sua vez, são difusas e transversais.

Alternativas
Q746704 Odontologia
Em relação à anatomia microscópica, verifica-se que o epitélio oral é
Alternativas
Q742752 Odontologia
São remanescentes de tecido epitelial incluídos ao longo da rafe palatina mediana durante a etapa de crescimento fetal:
Alternativas
Q742739 Odontologia
O processo de desenvolvimento do dente começa na sexta semana de vida intrauterina. Embriologicamente o ciclo vital de desenvolvimento dos dentes é, respectivamente:
Alternativas
Q741810 Odontologia
A polpa dentária é um tecido conjuntivo frouxo especializado, ricamente vascularizado e inervado. Em relação à histologia pulpar, verifica-se que
Alternativas
Q695563 Odontologia
De acordo com Kriger(2003),na avaliação da atividade cariogênica de um indivíduo é importante diferenciar as lesões ativas de cárie das inativas. No momento do exame clínico, as características clínicas da lesão que indicam que a doença está em atividade são:
Alternativas
Q695561 Odontologia
Considere que um paciente adulto comparece ao consultório odontológico com tumefação facial extra oral, na região submandibular direita, com queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada, e relata febre e mal-estar. Sendo assim, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
Alternativas
Q695553 Odontologia
De acordo com Pinto (2008), o processo causado por ácidos produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta e que gera dissolução do esmalte e transporte de íons cálcio e fosfato para o meio bucal é chamado: 
Alternativas
Q695551 Odontologia
Lesões fundamentais determinam alterações morfológicas básicas que a mucosa bucal pode sofrer em decorrência dos processos patológicos. A elevação circunscrita e sólida com mais de 5mm de diâmetro que pode estar localizada na superfície ou em camadas profundas da mucosa bucal, podendo ser séssil ou pediculada denomina-se:
Alternativas
Q695533 Odontologia
Segundo Lopes et al . (2010), delgadas estruturas cilíndricas que se estendem por toda a espessura da dentina, desde a polpa até a união amelodentinária ou cementodentinária e que possuem no seu interior o prolongamento principal dos odontoblastos são chamadas de:
Alternativas
Q690845 Odontologia
Do ponto de vista biológico, considera-se a dentina como melhor protetor da polpa, de modo que o material cuja capacidade de induzir a formação de uma barreira mineralizada sobre o tecido pulpar é o
Alternativas
Q690835 Odontologia
O fator mais comum de necrose pulpar em dentes com fraturas coronárias pode ser o(a)
Alternativas
Q690834 Odontologia
São tipos de lesão do tecido mole a
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: C
6: C
7: E
8: E
9: D
10: C
11: C
12: A
13: C
14: C
15: B
16: E
17: D
18: B
19: D
20: A