Questões Militares

Foram encontradas 503 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2194710 Serviço Social
Com base no previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e Adolescente - ECA), informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas a seguir e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(   ) A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato. (   ) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo ao seu detentor, o direito de opor-se a terceiros, exceto aos pais. (   ) No que se refere ao direito à liberdade, previsto no artigo 16 do ECA, o direito a brincar e se divertir é compreendido como exercício de liberdade para a criança e ao adolescente, e está garantido em lei. (   ) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses.
Alternativas
Q2194706 Serviço Social
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) representou um grande avanço em termos de organização e execução da política de Assistência Social em todo o território nacional.
A Norma Operacional Básica (NOB) SUAS 2012 reafirma a política de Assistência Social como política de Seguridade Social, afiançadora de direitos, tal como consagrado pela Constituição Federal de 1988 e representa, sem dúvida, uma conquista do Estado, gestores, conselhos, trabalhadores, especialistas, e também da população brasileira, em especial, daquela atendida pelo SUAS. 
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Sistema único de Assistência Social. Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Brasília, DF, 2012. (adaptado)
De acordo com a NOB SUAS/ 2012, a política de Assistência Social possui três funções:
Alternativas
Q2194704 Serviço Social
Um idoso de 78 anos, devido ao fato de não ter vínculos familiares e estar com graves problemas de saúde, foi encaminhado pelos profissionais de saúde para uma Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI) na cidade vizinha. Ele é aposentado e recebe 2 salários mínimos de aposentadoria. A ILPI informou aos profissionais e ao idoso, que reteria 70% de sua aposentadoria como pagamento dos custos de sua estadia, ficando ele com 30% de seu salário para uso próprio.
Tendo em vista o caso relatado acima, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2194703 Serviço Social
De acordo com a Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, é considerada pessoa idosa, aquela com idade igual ou superior a 60 anos. Desse modo, a referida Lei garante alguns direitos para estas pessoas.
Marque a opção que não apresenta um desses direitos.
Alternativas
Q2194690 Serviço Social
Sobre a saúde do trabalhador, analise as assertivas abaixo.

I. O marco da área denominada como, “saúde do trabalhador", situa-se historicamente no movimento de Reforma Sanitária iniciado na década de 1980 no Brasil.
II. A concepção atual de saúde do trabalhador entende que o social não pode ser considerado um determinante das condições de saúde, já que o adoecimento deve ser tratado e é necessário prevenir novas doenças, privilegiando ações de promoção da saúde.
III. A área da saúde do trabalhador na contemporaneidade transcende os conhecimentos específicos da medicina do trabalho no sentido de compreender a relação capital‑trabalho, em que a saúde e o acidente de trabalho tornam‑se expressão máxima das desigualdades geradas por esse conflito.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2090321 Serviço Social
A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) disciplina a gestão pública da Política de Assistência em todo território brasileiro, exercida de forma sistêmica pelos entes federativos, em consonância com a Constituição Federal, de 1988, e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). São considerados objetivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), EXCETO:
Alternativas
Q2090314 Serviço Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, contrapõe-se, historicamente, a um passado de controle e de exclusão social sustentado na Doutrina da Proteção Integral. O ECA expressa direitos da população infanto- -juvenil brasileira, pois afirma o valor intrínseco da criança e do adolescente como ser humano. Dentre os preceitos normativos estabelecidos no ECA, tem-se a possibilidade de colocação em família substituta. Considerando a normativa sobre a colocação em família substituta, analise as afirmativas a seguir.
I. A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizados pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. II. Tratando-se de maior de doze anos de idade, será necessário seu consentimento, colhido em audiência. Na apreciação do pedido levar-se-á em conta o grau de parentesco e a relação de afinidade ou de afetividade, a fim de evitar ou minorar as consequências decorrentes da medida. III. A União apoiará a implementação de serviços de acolhimento em família acolhedora como política pública, os quais deverão dispor de equipe que organize o acolhimento temporário de crianças e de adolescentes em residências de famílias selecionadas, capacitadas e acompanhadas que não estejam no cadastro de adoção. IV. A colocação em família substituta far-se-á somente mediante guarda, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, os grupos de irmãos serão colocados sob mesma família substituta, ressalvada a comprovada existência de risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade de solução diversa.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2090313 Serviço Social
O texto constitucional de 1988 é um marco na democratização e no reconhecimento dos direitos sociais. Articulada com tais princípios, a Constituição alargou o projeto de democracia, compatibilizando princípios da democracia representativa e da democracia participativa, e reconhecendo a participação social como um dos elementos-chave na organização das políticas públicas. Sobre a participação social para efetivação dos direitos sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. Promove transparência na deliberação e visibilidade das ações, democratizando o sistema decisório. II. Permite maior expressão e visibilidade das demandas sociais, provocando um avanço na promoção da igualdade e da equidade nas políticas públicas. III. A sociedade, por meio de inúmeros movimentos e formas de associativismo, permeia as ações estatais na defesa e alargamento de direitos, demanda ações apesar de não executá-las. IV. A consolidação da participação, na última década, efetuou-se, principalmente, por meio dos diversos formatos de conselhos e dos diferentes mecanismos de parceria colocados em prática nas políticas sociais.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2043082 Serviço Social
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), a política de Assistência Social se divide entre Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) de média e alta complexidade.
Marque a opção que apresenta apenas serviços da PSE de alta complexidade:
Alternativas
Q2043076 Serviço Social
De acordo com Boschetti (2009, p. 11) “É possível sinalizar alguns aspectos que constituem elementos empíricos de análise para delineamento do quadro institucional que conforma a política ou programa social avaliado [...] ”. É correto afirmar que esses elementos se tratam de:
Alternativas
Q2043070 Serviço Social
Indique a opção que apresenta um princípio da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004):
Alternativas
Q2043064 Serviço Social
A Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social, pode ser considerada um grande avanço no que se refere ao tripé da seguridade social, pois demarca, de fato, a Política de Assistência social como dever do Estado e Direito do cidadão.
Sobre as diretrizes da Assistência Social, analise as assertivas a seguir.
I. Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.
II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
IV.Responsabilização solidária do terceiro setor, como contrapartida aos benefícios fiscais.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2043061 Serviço Social
No atual modelo de descentralizado de gestão, a Constituição Federal (1988) estabelece, no que se refere à Política de Assistência Social, a vinculação aos Estados e Distrito Federal, vincular “[...] o programa de apoio à inclusão e promoção social até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida”. A qual forma de vinculação se refere a Constituição? 
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1211952 Serviço Social
Na abertura da IV Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro de 2003, Aldaíza Sposati estabeleceu uma analogia entre a Lei Orgânica de Assistência Social e uma criança de 10 anos de idade, a menina LOAS. A autora ofereceu uma reconstrução da história da Assistência Social no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
Os serviços sociais nas experiências estrangeiras que precederam a LOAS eram custeados por doações do empresariado ao governo que os administrava.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1211872 Serviço Social
Na abertura da IV Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro de 2003, Aldaíza Sposati estabeleceu uma analogia entre a Lei Orgânica de Assistência Social e uma criança de 10 anos de idade, a menina LOAS. A autora ofereceu uma reconstrução da história da Assistência Social no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
A menina LOAS é fruto de um projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1207583 Serviço Social
Acerca da violência contra a criança e o adolescente, julgue o item que se segue.
Ao notificar a um conselho tutelar um caso de abuso sexual, é eticamente aconselhável ao assistente social não informar a família para evitar a interferência nos desdobramentos.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1207530 Serviço Social
Acerca da violência contra a criança e o adolescente, julgue o item que se segue.

O assistente social não deve registrar no prontuário os relatos referentes a episódios de maus-tratos para manter o sigilo e evitar o constrangimento da criança ou adolescente.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1185928 Serviço Social
Acerca das políticas públicas relativas ao consumo abusivo e à dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas implementadas pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e pelo Ministério da Saúde, julgue o item subseqüente.

O Estado brasileiro tem-se mostrado disposto a enfrentar o problema, mas algumas de suas respostas foram impulsionadas pela pressão externa da política internacional proibicionista.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1185806 Serviço Social
Acerca das políticas públicas relativas ao consumo abusivo e à dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas implementadas pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e pelo Ministério da Saúde, julgue o item subseqüente.

As novas políticas estatais voltam a enfatizar e priorizar a repressão (contenção da oferta) em detrimento da prevenção (contenção da demanda).
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1184119 Serviço Social
Na abertura da IV Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro de 2003, Aldaíza Sposati estabeleceu uma analogia entre a Lei Orgânica de Assistência Social e uma criança de 10 anos de idade, a menina LOAS. A autora ofereceu uma reconstrução da história da Assistência Social no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
A menina LOAS é parente direta da assistência social conservadora, e consanguínea com ações compensatórias.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: B
6: B
7: C
8: C
9: C
10: C
11: A
12: C
13: A
14: E
15: E
16: E
17: E
18: C
19: E
20: E