Questões Militares Comentadas para médico intensivista

Foram encontradas 54 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3034586 Medicina
No manejo da insuficiência cardíaca aguda, o peptídeo natriurético sérico NTpro-BNP desempenha um papel fundamental, não apenas no diagnóstico, mas também o de 
Alternativas
Q3034561 Medicina
Sobre o manejo da hipotensão em gestantes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), marque a opção correta. 
Alternativas
Q1827485 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização tem como uma das características
Alternativas
Q1809775 Português
Instruções: A questão se refere ao texto a seguir.

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda
Cláudia Costin*

   1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.
   2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.
   3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.
   4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.
   5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.

* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.
Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado.
Leia os textos a seguir. TEXTO I “Palavra invariável que liga um termo dependente a um outro termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos.”
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companha Editora Nacional, 2010, p. 268.
TEXTO II “Machado, nesse sentido, é fundamental e merece uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.” (5§)
É correto afirmar que o termo em destaque no Texto II ao qual se aplica o conceito apresentado no Texto I é
Alternativas
Q718634 Enfermagem
Identifique a resposta onde aparecem causas de reação anafilática não mediadas por IgE.
Alternativas
Q718633 Enfermagem

Paciente vítima de lesão por projétil por arma de fogo em tórax. Encaminhado à toracotomia onde foi evidenciada lesão de esôfago. Sabemos que a mediastinite aguda é uma possível complicação.

Dentre as opções abaixo, podemos afirmar que

Alternativas
Q718632 Enfermagem
Na síndrome de abstinência do etanol, a medicação indicada para agitação psicomotora é
Alternativas
Q718631 Enfermagem
Na intoxicação aguda por anticolinérgicos, observa-se
Alternativas
Q718630 Enfermagem

Paciente de 35 anos, em tratamento para lesão tumoral do SNC com dexametasona. Desenvolve febre, infiltrado pulmonar, choque, insuficiência respiratória, insuficiência renal e a lesão de pele abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

O provável diagnóstico é

Alternativas
Q718629 Enfermagem
É fator precipitante de megacolon tóxico:
Alternativas
Q718628 Enfermagem

Paciente de 77 anos queixa-se de febre, dor abdominal intensa, difusa, aguda, que não alivia com analgésicos comuns. No exame fisco apresenta palidez cutâneo-mucosa, abdômen flácido e doloroso à palpação, ausência de dor à descompressão e presença de peristalse. Toque retal evidencia sangue vivo na luva. Hemograma = 23.000 leu/mm3 com desvio para esquerda. Gasometria arterial com acidose metabólica.

Frente ao quadro descrito acima, o diagnóstico mais provável é

Alternativas
Q718627 Enfermagem

Paciente de 52 anos procura serviço médico com queixa de disartria, diploplia, disfonia, disfagia e fraqueza muscular simétrica. Informa ter viajado no fim de semana para acampar.

O diagnóstico provável é

Alternativas
Q718626 Enfermagem

Paciente de 47 anos sofre descarga elétrica com queimadura profunda grave. É operado para desbridamento e curativo e, após 24h, desenvolve febre, dores musculares, mal-estar geral, urina escura e muita sede. Ao exame físico apresenta-se intensamente desidratado, hipotenso, lúcido, anictérico, com urina escura e em pouca quantidade.

Exames laboratoriais:

Gasometria arterial = acidose metabólica grave não compensada.

HT = 48% Leu = 18.000 sem desvio Cr = 3,6 Ureia = 78 Potássio = 7,5 Glicemia = 250 Bilirrubinas totais = 1,2 TGO = 246 TGP = 76 CPK = 10.000

O diagnóstico mais provável é

Alternativas
Q718625 Enfermagem

Paciente portador de doença diverticular de cólon esquerdo. É submetido à colectomia esquerda com anastomose. No pós-operatório, apresenta deiscência de anastomose sendo reoperado. Após uma semana sem alimentação, é iniciada nutrição parenteral.

Para diagnosticar hiperalimentação, são utilizados os seguintes parâmetros:

Alternativas
Q718624 Enfermagem

Mulher de 22 anos, com diagnóstico de miastenia gravis (MG) faz uso de 90 mg de piridostigmina a cada 4 horas e prednisona 40 mg/dia com um bom controle de sua doença. Desenvolve sintomas de fraqueza muscular e insuficiência respiratória aguda após alguns dias de sulfametoxazol/trimetropim, para tratamento de infecção urinária. Diagnosticado crise miastênica.

Em relação ao tratamento da paciente em questão, além de trocar o antibiótico para infecção urinária, devemos imediatamente

Alternativas
Q718623 Enfermagem
Paciente de 66 anos apresenta redução do nível de consciência nos últimos 4 dias. Tomografia de crânio sem alterações. Nos exames laboratoriais realizados, constatamos Na+ sérico = 117mEq/L e glicemia = 140mg%. A causa da hiponatremia pode ser
Alternativas
Q718622 Enfermagem
Assinale a opção correta na correlação do diurético e o principal sítio de ação.
Alternativas
Q718621 Enfermagem

Paciente de 22 anos, politraumatizado, com TCE, trauma de tórax com hemotórax, lesão de baço, fratura exposta de úmero direito, drenado o tórax e operado de urgência por 5 horas. Recebeu 4 concentrados de hemácias e 3,5L de cristaloides. É admitido no CTI sedado, intubado, em ventilação mecânica, com noradrenalina e no eletrocardiograma realizado na admissão com o seguinte padrão:

Imagem associada para resolução da questão

Esse padrão eletrocardiográfico corresponde à:

Alternativas
Q718620 Enfermagem

Podemos observar nesta radiografia de tórax a seguinte alteração:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q718619 Enfermagem
Na avaliação de uma radiografia de tórax realizada no leito em pacientes críticos, devemos observar os seguintes fatores:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: D
6: B
7: A
8: D
9: B
10: A
11: D
12: D
13: B
14: B
15: C
16: B
17: B
18: A
19: C
20: A