Questões de Concurso
Comentadas sobre organizações, sistemas e métodos em administração geral
Foram encontradas 4.781 questões
Considerando as características, vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização organizacional, julgue o item que se segue.
A departamentalização por objetivos secundários tem a
vantagem de intensificar o controle e a coordenação.
A respeito das funções da administração e dos processos de planejamento, julgue o próximo item.
A estrutura organizacional é um sistema de tarefas, de
relações de reporte e de comunicações que interligam o
trabalho conjunto de indivíduos e grupos.
Julgue o item seguinte, relativos a conhecimentos pertinentes à gestão pública.
A departamentalização por produtos ou serviços tem como
vantagem promover maior organização e alocação dos
serviços.
1) prever acidente de trabalho; 2) avaliar o aumento dos custos de produção; 3) prever o aumento do tempo de locomoção e desperdício; 4) prever as ocorrências de colisões entre pessoas ou entre pessoas e máquinas/ móveis.
Estão corretas:
A empresa X vem vivenciando grande crescimento graças ao volume de projetos contratados. Mas o seu modo de gestão conduz a uma extrema centralização, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria. Sugeriu-se uma reorganização através da descentralização de poder, que se baseia no argumento de que as decisões
“A organização é um empreendimento social através do qual se reúnem recursos variados para atingir determinados objetivos. Sem recursos não há como atingir os objetivos. Os recursos são os meios que as organizações possuem para realizar suas tarefas e atingir seus objetivos...” Chiavenato (2002).
Segundo o autor, os recursos organizacionais podem ser classificados como: Físicos ou Materiais, Financeiros, Humanos, Mercadológicos, e Administrativos.
Faz parte do conteúdo principal dos recursos administrativos, EXCETO:
A organização do tipo linear:
O desdobramento da organização empresarial em três níveis administrativos, que compõem o aparato administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e das operações - nível institucional; nível intermediário; e nível gerencial - é decorrência da:
Delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada. Deve-se estar atento a determinar obstáculos para um adequado processo de delegação.
Assim, sem analisar quem tem razão, se chefe ou subordinado, sobre os principais obstáculos para a delegação, do ponto de vista da empresa, do chefe e do subordinado, relacione a coluna numerada com a não numerada, marcando a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados.
1. Do ponto de vista da empresa.
2. Do ponto de vista do chefe.
3. Do ponto de vista do subordinado.
( ) Autovalorização.
( ) Nível de controle.
( ) Não tem tempo.
( ) Falta de informações.
( ) Possibilidade de não ser reconhecido.
A escolha, por uma organização, entre uma abordagem centralizada padronizada e uma abordagem mais descentralizada envolve trade-offs enganosos. Já que há poucas (se alguma) redes completamente centralizadas ou descentralizadas, na maioria dos casos a escolha entre abordagens é feita no nível das políticas e procedimentos individuais. Por exemplo, uma determinada empresa pode permitir muitas diferenças entre suas instalações em relação a um planejamento da produção e políticas de controle de estoque, mas deve insistir que eles utilizem o mesmo sistema de informação para implementar essas políticas.
Sobre centralização versus descentralização, conforme exposto no texto acima, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
A. Centralizar/padronizar quando diferentes instalações.
B. Descentralizar/dar autonomia quando as instalações.
( ) Produzem diferentes produtos.
( ) Operam em ambientes bem diferentes.
( ) Atendem clientes similares que prezam uniformidade.
( ) Atendem clientes com diferentes necessidades.
( ) Operam em ambientes com restrições e/ou recursos similares.
Em relação à descentralização, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
Descentralização é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos. Não se deve considerar uma empresa centralizada ou descentralizada no sentido extremo ou puro. O que ocorrer é a maior ou menor tendência e/ou postura da empresa para a centralização ou descentralização de seu poder decisório por seus vários níveis hierárquicos. Dessa forma, identifique corretamente quais os condicionantes da estrutura organizacional que favorece a descentralização.
I. Objetivos, estratégias e políticas.
II. Ambiente empresarial.
III. Fator Humano.
IV. Natureza das atividades e da tecnologia.
V. Amplitude de controle.
Um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que desempenham papéis formais e compartilham um propósito comum é um(a)
A ergonomia visando à adaptação do homem ao trabalho....