Questões de Concurso
Sobre soluções emergentes em administração geral
Foram encontradas 67 questões
Assinale a opção que destaca uma competência gerencial que reconhece um ambiente em constante evolução e a incerteza sobre o futuro.
Julgue o item subsequente.
Em um plano de emergência, a designação de
responsabilidades e a elaboração de um organograma da
equipe de emergências são desnecessárias, pois em
situações de emergência, as ações devem ser
coordenadas espontaneamente pelos próprios
colaboradores presentes, sem a necessidade de uma
estrutura organizada.
Nos estudos organizacionais, a abordagem institucional e pós-moderna enfatiza que a racionalidade é influenciada por aspectos temporais, espaciais e contextuais, destacando a construção do conhecimento como um processo influenciado por diversos fatores sociais e culturais.
Nesse caso, o gerente opta por uma regra de decisão denominada “Laplace”, escolhendo a seguinte alternativa:
Ludmilla dá o sangue
A cantora Ludmilla prometeu dar um ingresso de seu show “Numanice” para cada pessoa que doasse sangue entre os dias 5 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Como resultado, recordes de doações foram batidos. Ao ver os números, eu pensei que este seria um belíssimo caso em que a economia comportamental pode explicar o fenômeno. Ela é uma disciplina que surge da incorporação, pela economia, de desenvolvimentos teóricos e descobertas empíricas no campo da psicologia, da neurociência e de outras ciência sociais.
SANTANA, Irapuã. Ludmilla dá o sangue. O Globo, Rio de Janeiro, ano XCVIII, n. 32.851, 17 jul. 2023. Opinião, p. 3. Adaptado.
Para o autor do texto, o sucesso da campanha da cantora Ludmilla explica-se pela tomada de decisão intuitiva que pode ser caracterizada como um
Esse estilo voltado para a intuição pode mostrar-se valioso em situações específicas, quando há
Trata-se de
Para Chiavenato, Competência significa: “A qualidade que uma pessoa possui e que é percebida pelos outros (...) não adianta possuir competências, é necessário que as outras pessoas reconheçam sua existência.” Em seu livro Administração geral e pública, menciona que para Covey as novas competências pessoais exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios são:
- Aprender a aprender
- Raciocínio criativo e resolução de problemas
- Conhecimento de negócios globais
- Desenvolvimento de liderança entre outros
Para Covey, “Raciocínio criativo e resolução de problemas” é
definido como:
Acerca de organização, julgue o item.
1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, ratificando a importância do “one best way” na gestão. 2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho. 3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário. 4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização. 5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.
Está(ão) correta(s), apenas:
Coluna I (1) Autogeridas (2) Multifuncionais (3) Virtuais
Coluna II (A) Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos. (B) Seus funcionários possuem mesmo nível hierárquico, mas são de áreas de trabalho diferentes. (C) Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores. (D) Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados. (E) Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social (F) Seus estágios iniciais de funcionamento são geralmente longos, pois os membros estão aprendendo a trabalhar com diversidade e complexidade.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada conceito (Coluna I) com sua respectiva definição (Coluna II).
1) Uma forma popular de organização é fazer com que os funcionários trabalhem no que eles queiram, seja qual for o departamento, de modo que a motivação e o entusiasmo se mantenham elevados. 2) Os comitês interfuncionais e as forças-tarefa, cujos membros são de diferentes departamentos, possuem como vantagem a eficácia na realização das tarefas. 3) As redes virtuais e as formas de projeto organizacional de terceirização tornaram-se populares porque elas oferecem maior flexibilidade e resposta mais rápida em um ambiente de mudança dinâmico. 4) Uma organização típica precisa estruturar suas atividades de trabalho, cargos e departamentos de uma forma que garanta que o trabalho seja realizado e coordenado para atender as metas organizacionais. 5) Manter controle organizacional sobre toda as atividades internas, além de proporcionar maior segurança, tem a vantagem extra de encorajar a flexibilidade.
Está(ão) correta(s), apenas:
I. Aprender e transformar a aprendizagem em ação, de modo a lidar efetivamente com exigências, valores, pressupostos e culturas dos diferentes atores que interagem em networks, visando a compreender e a executar com sucesso as ações inovadoras em rede. II. Integrar negócios, ambiente e problemas sociais, perspectivas e informações, isto é, saber integrar perspectivas e conhecimentos de diferentes atores em rede, bem como critérios tradicionais de eficiência com eco e socioeficiência. III. Desenvolver modelos de negócios alternativos, métodos e trajetórias dinâmicas e pragmáticas para promover inovação radical ou sistêmica.
Assinale a alternativa correta.
I. O envolvimento das organizações em problemáticas de cunho socioambiental prejudica a oportunidade de negócios, embora discretamente contribua para a melhoria de qualidade de vida dos stakeholders e a sustentabilidade dos recursos naturais. II. A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição, por exemplo, tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de tecnologias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso gera grandes economias de recursos, que não seriam viabilizadas se elas não tivessem tratado dessa situação. III. É possível compreender que o desenvolvimento sustentável de organizações produtivas esteja atrelado à busca de um equilíbrio entre o que é socialmente desejável, economicamente viável e, ambientalmente sustentável.