Questões de Administração Geral - Teoria da Contingência para Concurso
Foram encontradas 235 questões
As organizações, sejam elas públicas ou privadas, transformam recursos para fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. As teorias da Administração foram criadas a partir do século XX, a partir da Teoria Científica, e vêm ao longo do tempo evoluindo através de novos conceitos. A Teoria Contingencial tem como principais enfoques:
A teoria da administração que apresentou mudança de abordagem na concepção organizacional, deslocando a visão de dentro para fora da organização, enfatizando o ambiente e as demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional, é denominada Teoria
Uma das teorias administrativas que têm ênfase no ambiente é a teoria:
Sobre os tipos de departamentalização, é incorreto afirmar que:
Sobre as quatro funções administrativas, é incorreto afirmar que:
Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Enfatizando que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, sendo tudo relativo, a _____ __________________ explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance efi caz dos objetivos da organização. Nesse contexto, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional, do tipo "se-então", pode levar a um alcance efi caz dos objetivos da organização.
Em termos amplos, o marketing, as finanças e a contabilidade são itens diretamente relacionados com o ambiente:
A análise ambiental é o estudo do ambiente organizacional para identificar os fatores ambientais que podem influenciar significativamente as operações organizacionais. Um dos componentes normalmente considerado parte do ambiente geral é o componente:
A Teoria da Contingência preocupa-se com o desenho das organizações devido à influência da abordagem de sistemas abertos. Nesse sentido, o desenho da estrutura organizacional deve ser função de um ambiente complexo e mutável e requer a identificação além das tecnologias, das seguintes variáveis:
Com base na Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir.
I. A Teoria Clássica tem como ideia principal e ênfase na divisão de trabalho, centralização e no seguimento de normas.
II. A Teoria Contingencial tem como ideia principal e ênfase a administração racional e centrada na autoridade.
III. Uma das contribuições da Teoria Comportamental foi o levantamento da influência da motivação na produtividade.
Portanto, a alternativa CORRETA é a que contempla como
A administração contingencial se depara com a incerteza e a dependência dos ambientes externos e internos. No que se refere à dependência interna, assinale o tipo de interdependência em que o funcionamento eficiente por parte da organização só é possível se houver interação entre as partes.
O conceito da teoria das contingências, decorrente da pesquisa de Lawrence e Lorsch (1973) sobre os problemas organizacionais básicos, propõe a divisão da organização em subsistema ou departamentos, em que cada qual desempenhará uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Esse conceito se refere à:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Julgue o item a seguir.
A Teoria da Contingência na administração afirma que
não existe uma única abordagem universalmente válida
para a gestão, e as práticas administrativas devem ser
adaptadas às circunstâncias específicas de cada
organização.
O texto acima, refere-se à seguinte abordagem da Administração: