Questões de Concurso
Sobre histórico, reformas e evolução da administração pública no brasil em administração pública
Foram encontradas 652 questões
Julgue o item subsequente, relativo às principais abordagens da administração, ao plano de reforma do aparelho do Estado e às funções da administração.
A reforma administrativa gerencialista do Estado brasileiro visava aumentar a eficiência do serviço público, sem a necessidade de privatizações.
I. A ênfase em meritocracia sugere maior responsabilização dos servidores quanto aos resultados.
II. O modelo pós-burocrático propõe flexibilização de regras e processos, mantendo foco em eficiência e controle social.
III. O Estado oligárquico promoveu participação ampla da população em decisões estratégicas.
IV. As reformas do aparelho do Estado visam equilibrar demandas sociais e eficiência administrativa.
Estão CORRETAS as afirmativas:
No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente.
O extinto Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) contribuiu para a capacitação do funcionalismo público e para a implementação de um sistema de ingresso baseado em concursos e ascensões por mérito.
No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente.
Pelo Decreto-lei n.º 200/1967 foi instituída uma reforma administrativa que eliminou completamente as práticas patrimonialistas e fisiológicas nos diferentes níveis da administração pública brasileira.
No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente.
No contexto histórico da administração pública, entre as formas de estrutura administrativa dos modelos patrimonialista, burocrático e gerencial, verifica-se neste último a exigência de maior eficiência, orientação para resultados e satisfação do cliente/cidadão.
No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente.
A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu sob o governo de Juscelino Kubitschek, com foco na implementação da racionalidade técnica e outros princípios da burocracia weberiana.
Acerca dos modelos de administração pública, julgue o item que se segue.
A reforma administrativa de 1995 abandonou os princípios da burocracia, tais como profissionalismo e impessoalidade, tendo criado um modelo de administração gerencial.
Considerando o histórico de reformas administrativas ocorridas no Brasil, é correto afirmar que
Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração e da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item subsequente.
Ao se utilizar a abordagem sistêmica da administração, é pertinente adotar uma visão focada no todo e uma forma de pensamento sintético.
A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) mostra a passagem do modelo burocrático de gestão para o modelo patrimonialista.
Na década de 1990, um importante marco dessa evolução foi o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), que buscava modernizar a gestão pública através da implementação de práticas gerenciais, visando maior eficiência e flexibilidade administrativa.
O modelo de Administração Pública proposto por essa reforma é conhecido como
No âmbito da administração pública federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante a celebração de contrato de desempenho, a ser firmado entre seus administradores e o poder público.
A respeito da evolução da administração no século XX, julgue o item seguinte.
As experiências de Hawthorne evidenciaram a prevalência da remuneração como principal fator motivacional para os trabalhadores do chão de fábrica.
A respeito da evolução da administração no século XX, julgue o item seguinte.
A abordagem estruturalista, de origem sociológica, surgiu como resposta à rigidez da teoria da burocracia.
A respeito da evolução da administração no século XX, julgue o item seguinte.
A reforma administrativa da década de 1930 visava combater o patrimonialismo vigente por meio da implementação de parâmetros burocráticos.
No âmbito da gestão de resultados na produção de serviços públicos, de acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, assinale a alternativa que apresenta o instrumento que pretende dotar de maior autonomia as autarquias e fundações, para que essas entidades trabalhem com maior liberdade, com o objetivo de administrar os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, desde que atinjam os objetivos qualitativos e quantitativos (indicadores de desempenho) previamente acordados.