Questões de Concurso
Sobre histórico, reformas e evolução da administração pública no brasil em administração pública
Foram encontradas 622 questões
Considerando o histórico de reformas administrativas ocorridas no Brasil, é correto afirmar que
Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração e da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item subsequente.
Ao se utilizar a abordagem sistêmica da administração, é pertinente adotar uma visão focada no todo e uma forma de pensamento sintético.
Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração e da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item subsequente.
Departamentalização horizontal, definição de linha vertical de autoridade e preocupação maior com a estrutura organizacional do que com as tarefas são características da abordagem clássica da administração.
A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) mostra a passagem do modelo burocrático de gestão para o modelo patrimonialista.
No âmbito da administração pública federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante a celebração de contrato de desempenho, a ser firmado entre seus administradores e o poder público.
A respeito da evolução da administração no século XX, julgue o item seguinte.
As experiências de Hawthorne evidenciaram a prevalência da remuneração como principal fator motivacional para os trabalhadores do chão de fábrica.
A respeito da evolução da administração no século XX, julgue o item seguinte.
A abordagem estruturalista, de origem sociológica, surgiu como resposta à rigidez da teoria da burocracia.
No âmbito da gestão de resultados na produção de serviços públicos, de acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, assinale a alternativa que apresenta o instrumento que pretende dotar de maior autonomia as autarquias e fundações, para que essas entidades trabalhem com maior liberdade, com o objetivo de administrar os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, desde que atinjam os objetivos qualitativos e quantitativos (indicadores de desempenho) previamente acordados.
Em relação à Administração Pública Federal e à gestão no serviço público, julgue o item seguinte.
Tendo em vista as práticas gerenciais correntes na cultura do Brasil, Getúlio Vargas optou pela adoção de um modelo que pautasse pelo controle minucioso das atividades‑fim.
O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, aponta que no Aparelho do Estado é possível distinguir quatro setores.
Assinale a alternativa que relaciona os quatro setores referidos no documento.
Assinale a alternativa que, de acordo com o Artigo 3.º do Decreto n.º 83.740/79, corresponde a um dos objetivos do Programa Nacional de Desburocratização.
Embora constitua área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da Administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados, de forma significativa, nos anos posteriores. Leia as afirmativas abaixo sobre as Teorias da Administração.
I. Na Burocracia, o trabalho realiza-se por meio de funcionários que ocupam cargos, os quais têm atribuições oficiais, fixas e ordenadas por meio de regras, leis ou disposições regimentais.
II. Na Administração Científica, enfatiza-se o estudo das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a busca pela eficiência operacional.
III. Na Reengenharia de Processos, há um esforço deliberado de se ter uma visão sistémica da empresa, lastreado em estruturas organizacionais verticalizadas.
IV. Na visão Contingencial, procura-se analisar como as condições ambientais da empresa afetam as possibilidades de escolha nas decisões organizacionais.
V. Na abordagem Comportamentalista, a eficácia organizacional é promovida pela aplicação de análise quantitativa aos problemas e decisões administrativas.
Das afirmativas apresentadas, estão corretas somente