Questões de Gestão de Saúde e Administração Hospitalar - Indicadores de Desempenho em Serviços de Saúde para Concurso

Foram encontradas 16 questões

Q3038600 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Qual o principal objetivo do faturamento hospitalar em uma instituição de saúde?
Alternativas
Q1843100 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Uma das maneiras de se avaliar a manutenção e a obsolescência de um equipamento é por meio da Análise Custo-Efetividade. A tabela a seguir apresenta os custos e os índices de resultados clínicos (em que índices maiores indicam performances melhores) para cada uma das opções apresentadas. Imagem associada para resolução da questão
Baseado nesta análise, a melhor opção é a  
Alternativas
Q1715884 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
A Lei Complementar no 141/2012, estabelece que os órgãos gestores de saúde da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios darão ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, das prestações de contas periódicas da área da saúde, para consulta e apreciação dos cidadãos e de instituições da sociedade, com ênfase no que se refere a:
Alternativas
Q1694909 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

   Os instrumentos de gestão em saúde são os mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis. A gestão do SUS é de responsabilidade da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que, por meio de seus órgãos gestores, utilizam vários instrumentos de gestão, objetivando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde.

Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


A respeito dos instrumentos de gestão em saúde, julgue o item a seguir. 

A periodicidade dos Planos de Saúde é quadrienal, e sua revisão é anual, pois eles devem estar adequados ao horizonte de tempo da gestão em cada esfera de governo.
Alternativas
Q1694903 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

   Os recursos financeiros federais administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinam-se a financiar as ações e os serviços públicos em saúde das entidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desse recurso é transferido para os estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde. A partir de janeiro de 2018, os recursos do Ministério da Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde (...) serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde.

Disponível em: <https://www.conasems.org.br>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Com base no texto, no que se refere à gestão de recursos financeiros, julgue o item a seguir.

A obrigatoriedade de divulgação das informações referentes aos recursos do FNS aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios está relacionada tão somente ao Relatório Anual de Gestão produzido pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: E