Questões de Concurso
Sobre qualidade na gestão hospitalar em gestão de saúde e administração hospitalar
Foram encontradas 66 questões
Qual das ações abaixo NÃO contribui para a prática da cultura de segurança nas instituições de saúde?
I. Hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento e home care.
II. Serviços oncológicos, serviços de medicina hiperbárica, serviços de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear.
III. Serviços odontológicos, de processamento de roupas para a saúde, de dietoterapia, de manipulação, de esterilização e de reprocessamento de materiais.
Quais estão corretos?
As condições ambientais necessárias ao auxílio do controle da infecção de serviços de saúde dependem de pré-requisitos dos diferentes ambientes do estabelecimento assistencial de saúde quanto ao risco de transmissão da infecção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Áreas críticas são os ambientes em que há risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes, ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos.
II. Áreas semicríticas são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.
III. Áreas não críticas são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes, em que não se realizam procedimentos de risco.
IV. Barreiras físicas são estruturas que devem ser associadas a condutas técnicas visando minimizar a entrada de microrganismos externos.
Quais estão corretas?
A manutenção de equipamento médico-assistencial pode ser dividida em duas categorias principais: Inspeção e Manutenção Preventiva (IMP) e Manutenção Corretiva (MC). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A IMP inclui todas as atividades programadas que garantem a funcionalidade dos equipamentos e evitam falhas.
II. Inspeções de desempenho e segurança são procedimentos que verificam a funcionalidade e a utilização segura de um dispositivo.
III. A Manutenção Preventiva (MP) refere-se às atividades programadas e realizadas para prolongar a vida útil de um equipamento por meio de ações como calibração, substituição de peças, lubrificação, limpeza, etc. A inspeção pode ser realizada como uma atividade individual ou em conjunto com a MP para garantir a funcionalidade do equipamento.
IV. A MC compreende as atividades destinadas a restaurar a integridade física, a segurança e/ou o desempenho de um equipamento após uma falha.
De acordo com Boeger (2003), a hotelaria hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nos hospitais, a central de atendimento faz o papel de relações com os clientes ao mesmo tempo em que presta serviços para áreas de nutrição, governança, enfermagem e manutenção, para a resolução de tarefas e para a antecipação de necessidades e desejos dos clientes.
II. A área de segurança patrimonial tem sua ação em toda a área do hospital. O atendimento dado pelos vigias, vigilantes e porteiros é tão importante quanto o atendimento dado pelas recepcionistas, mensageiros, entre outros. Uma das atribuições do profissional é controlar a área de entrada e saída de clientes como visitantes, pacientes e acompanhantes, bem como acompanhar saídas de óbitos, funcionários, alunos, vendedores, a entrada de materiais e a saída de resíduos.
III. O impacto do serviço de nutrição e dietética na hotelaria hospitalar é apropriar-se dos diversos segmentos de clientes do hospital para personalizar e diferenciar o atendimento, além de atender os seus clientes com nutricionistas nos primeiros dias da internação a fim de conhecer seus hábitos alimentares e preferências, restrições culturais e religiosas.
IV. A área de governança que abrange a área de limpeza, lavanderia e rouparia corresponde a uma área de muito contato com os clientes e que gera muitas opiniões acerca da imagem da empresa hospitalar.
As roupas utilizadas nos serviços de saúde incluem lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes, compressas, campos cirúrgicos, propés, aventais, gorros, entre outros. Sobre o tema, analise a sentença abaixo:
A unidade de processamento de roupas realiza diversas atividades que envolvem riscos à saúde do trabalhador, do usuário e do meio ambiente e, por isso, é alvo da ação de regulação da vigilância sanitária (1ª parte). A unidade de processamento de roupas de serviços de saúde é considerada um setor de apoio que tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde (2ª parte). O processamento da roupa com qualidade é fundamental para o bom funcionamento do serviço de saúde e deve ser efetuado de forma que a roupa e todas as etapas do seu processamento não representem veículo de contaminação, eventos adversos ou qualquer outro dano aos usuários, aos trabalhadores e ao ambiente (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
A unidade de internação caracteriza o edifício hospitalar. Em relação à unidade de internação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A unidade de internação atende a pacientes que necessitam de assistência direta programada por um período superior a 24 horas.
( ) A unidade de internação obriga o edifício hospitalar a ter uma infraestrutura complexa, que vai dos serviços de alimentação e rouparia aos mais avançados equipamentos de diagnóstico.
( ) O perfil do hospital deve ser observado, pois unidades com grandes emergências necessitam de maior apoio cirúrgico.
( ) É interessante que o estar do pessoal esteja do lado interno, logo na saída dos vestiários, para que seus frequentadores possam utilizar as instalações sanitárias com facilidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Marque a alternativa em que se pode corretamente encontrar as diretrizes básicas de funcionamento do Sistema Único de Saúde:
Marque a alternativa em que conste uma técnica, ferramenta ou iniciativa cujo objetivo seja auxiliar na melhoria dos indicadores de qualidade da assistência hospitalar e que esteja adequadamente definida:
Podem ser corretamente compreendidos como custos em um hospitalar:
O processo de funcionamento de um hospital pode ser dividido em seis etapas, do pré ao pós-atendimento. Uma dessas etapas consiste no tratamento da enfermidade, dos sintomas ou das consequências da doença.
Essa etapa denomina-se: