Questões de Concurso Sobre hidrologia na agropecuária em agropecuária

Foram encontradas 43 questões

Q3050657 Agropecuária
O objetivo do exame microbiológico da água é fornecer subsídios a respeito da sua qualidade, isto é, a ausência de risco de presença de microrganismos causadores de enfermidades. Essas análises indicam a presença de coliformes totais e fecais nas águas de cultivo.

Assinale a opção que indica os locais em que devem ser realizadas as coletas de água em um tanque de cultivo de peixes.
Alternativas
Q3050481 Agropecuária
O estudo do movimento da água sobre o solo identifica a importância da Hidrologia de superfície para o escoamento d’água nos canais de drenagem de uma bacia hidrográfica. O escoamento fará parte do ciclo hidrológico que representa o conjunto de processos físicos entre uma precipitação e o escoamento superficial.
Avalie se tais processos incluem:

I. precipitação. II. interceptação. III. infiltração. IV. escoamento superficial.

Estão corretos os processos:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Técnico em Agropecuária |
Q2435198 Agropecuária

Condições inadequadas de qualidade da água resultam em prejuízo ao crescimento, à reprodução, à saúde, à sobrevivência e à qualidade dos peixes, comprometendo o sucesso dos sistemas na aquacultura. Inúmeras são as variáveis e processos envolvidos com a qualidade da água. Sobre a qualidade da água para a criação de peixes, analise as alternativas abaixo, identificando com V para as verdadeiras e F para as falsas, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) Dentro da faixa de conforto térmico para uma espécie de peixe, quanto maior a temperatura da água, maior será a atividade metabólica, o consumo de alimento e, consequentemente, o crescimento.

( ) Quanto maior a concentração de oxigênio e menor a de gás carbônico na água, mais facilmente se processa a respiração dos peixes. O gás carbônico interfere com a absorção de oxigênio pelos peixes. Quanto mais alta a temperatura da água, maior o consumo de oxigênio pelos peixes.

( ) O ambiente aquático faz da excreção nitrogenada dos peixes um processo simples e de baixa demanda energética. A amônia é o principal resíduo nitrogenado excretado pelos peixes.

Alternativas
Q2297207 Agropecuária
Alguns fatores afetam a formação de raízes na propagação assexuada por estaquia, e um desses fatores é a condição fisiológica da matriz. É desejável que a planta esteja em bom estado nutricional e não tenha sofrido déficit hídrico. O elemento químico que, se estiver em maior conteúdo, prejudica o enraizamento das estacas é o: 
Alternativas
Q2258137 Agropecuária
Em uma estação agrometeorológica, o instrumento utilizado para medir a velocidade e a direção do vento é denominado de
Alternativas
Q2207888 Agropecuária
Analisar a sentença abaixo:
A água disponível às plantas, classicamente definida como uma característica estática, representa a quantidade de água que um solo poderia reter ou armazenar entre a capacidade de campo e o ponto de murchamento (1ª parte). A retenção de água em solos, durante o período que ele permanece mais úmido, é atribuída à força de adsorção (2ª parte). No ponto de murchamento, a água é retida pela ação da força capilar, entre as partículas do solo e as moléculas de água (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Técnico em Agropecuária |
Q2144887 Agropecuária
A água disponível às plantas, classicamente definida como uma característica estática, representa a quantidade de água que um solo poderia reter ou armazenar (nesta ordem) entre
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Técnico em Agropecuária |
Q2144886 Agropecuária
Existe um termo técnico que trata da medida de água no solo que é definido como a relação entre o volume da solução e o volume total de poros, sendo que, quando o volume de poros está totalmente cheio de solução, diz-se que esta razão é 100%. Este termo técnico é denominado razão de: 
Alternativas
Q2121269 Agropecuária
Drenagem, sob o ponto de vista agrícola, é a remoção do excesso de água e sais do solo a uma razão que permita o crescimento normal das culturas. Objetivamente, a solução ideal para um solo com excesso de água consiste na instalação de um sistema de drenagem adequado. Em muitos casos, as obras necessárias não podem ser incluídas dentro das práticas culturais, mas às vezes é suficiente uma melhoria da drenagem superficial, que pode ser realizada diretamente pelo agricultor, como é o caso de abertura de pequenos drenos, correção de pequenos pontos de depressão do terreno etc. Não sendo possível a execução desses trabalhos, existem práticas culturais que diminuem o efeito prejudicial da drenagem deficiente. As alternativas abaixo relacionam algumas delas, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2121264 Agropecuária
O sistema simplificado de tratamento de águas superficiais pode ser adotado tanto para propriedades, quanto para pequenas comunidades rurais. Ele deve ser construído, de preferência, em um local onde haja um declive natural do terreno, para que a condução da água entre cada componente do sistema seja feita por gravidade. Assinale a alternativa que apresente a sequência correta da disposição espacial dos componentes do sistema simplificado de tratamento de águas superficiais. 
Alternativas
Q1947640 Agropecuária
Assinale a alternativa INCORRETA.
A implantação de terraços tem como principal função a contenção das enxurradas, forçando a absorção da água pelo solo, com uma drenagem mais lenta e segura em casos de excesso de água, ou seja, reduz a concentração e a velocidade da enxurrada, permitindo que haja maior tempo de infiltração para a água no solo e limitando sua capacidade de erosão. Dentre os critérios agronômicos levados em consideração no cálculo da equidistância vertical entre terraços, podemos citar: 
Alternativas
Q1937803 Agropecuária
O ciclo hidrológico é um fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera. Dentro do ciclo hidrológico, a água pode estar nos seus três estados, no estado gasoso, líquido ou sólido, distribuindo-se tanto na subsuperfície e superfície da Terra como na atmosfera. Portanto, a água está em constante circulação, passando de um meio a outro e de um estado físico a outro, sempre mantendo o equilíbrio, sem ganhos ou perdas de massa no sistema.
Qual das alternativas abaixo não contêm um dos principais componentes do ciclo hidrológico?
Alternativas
Q1937802 Agropecuária
Uma das práticas de controle de erosão hídrica mais difundida entre os agricultores, que consiste na construção de estruturas compostas de um canal e um dique, ou camalhão, no sentido transversal à declividade do terreno, formando obstáculos físicos capazes de reduzir a velocidade do escoamento e disciplinar o movimento da água sobre a superfície do terreno é a prática chamada de
Alternativas
Q1788578 Agropecuária

Analise as afirmações relacionadas à hidrologia:


I – O fenômeno pelo qual a água penetra nas camadas próximas à parte superficial do terreno e se move para baixo até atingir uma camada retentora é denominada infiltração.

II – Quando uma corrente de ar úmido horizontal passa forçosamente por uma barreira natural, como uma cadeia montanhosa, ocorre as chamadas precipitações orográficas.

III – Exutório é o ponto de entrada dos cursos de água em uma bacia hidrográfica, sendo a área de captação natural das precipitações na bacia.

IV – No ciclo hidrológico há interação entre a evaporação, precipitação, condensação, escoamento superficial, infiltração e percolação da água no solo e aquíferos.

V – O regime de curso d’água (sistema de drenagem) do tipo intermitente difere do perene por conter água durante o ano todo. No regime perene o lençol freático “desce” abaixo do leito do curso d’água, secando, principalmente na época de estiagem.


Acerca das afirmações acima, assinale a opção correta quanto à sequência (V-Verdadeiro e F- Falso):

Alternativas
Q1722950 Agropecuária
Uma propriedade rural possui uma área total de 7,5ha, após um período de 24 horas de chuva, seu pluviômetro estava marcando 70mm. Sabe-se que metade da área da propriedade é ocupada por cultivos de milho e soja, estas culturas receberam um volume de água de:
Alternativas
Q1722945 Agropecuária
A proteção de fontes modelo caxambu é uma alternativa de baixo custo e tem sido utilizada em muitas propriedades rurais de Santa Catarina. De acordo com a Portaria Federal nº 2.914 de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que estabelece o padrão de potabilidade. A água oriunda de fontes Modelo Caxambu para consumo humano com relação aos parâmetros microbiológicos deve conter:
Alternativas
Q1666898 Agropecuária
Os estudos dos ecossistemas aquáticos remontam à Grécia Antiga, sendo inicialmente listagens de organismos. Apenas no final do século XIX, passaram a ser sistematicamente estudados com um estruturado ferramental teórico e metodológico.” A ciência multidisciplinar que aglutina profissionais de diversas áreas do conhecimento: engenharia, biologia, física, química, matemática, estatística, etc. e estuda as reações funcionais e produtividade das comunidades bióticas de lagos, rios, reservatórios e região costeira em relação aos parâmetros físicos, químicos e bióticos ambientais é:
Alternativas
Q1661420 Agropecuária
As florações de espécies fitoplânctônicas ou Blooms são eventos de multiplicação e acumulação de:
Alternativas
Q1661419 Agropecuária
As águas de abastecimento apresentam o risco de serem poluídas e/ou contaminadas por águas residuárias e excretas humanas ou animais. Com estas formas de poluição e contaminação nas águas, podem ocorrer organismos patogênicos e isso as tornam veículo de transmissão de doenças. Sobre organismos patogênicos aquáticos, analise:
I. O grupo de coliformes fecais diferencia-se dos coliformes totais por não se multiplicarem com facilidade no ambiente externo apresentando período de sobrevivência similar ao das bactérias patogênicas. II. Quando os coliformes fecais são incubados em temperatura de 35ºC podem se multiplicar e produzir gases a partir da lactose. III. A determinação de coliformes fecais é útil no monitoramento da qualidade de água, na investigação da poluição de corpos d’água, do tratamento de esgoto e dos mananciais hídricos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1661412 Agropecuária
A água é de todos os fatores, o que mais interfere na cultura do peixe, a qual pode ser considerada como parte final das múltiplas transformações que se processam neste meio. Considerando os parâmetros utilizados na avaliação da qualidade da água, relacione as colunas abaixo:
Coluna I 1. Turbidez. 2. Condutividade. 3. Coliformes fecais. 4. Fosfato total. 5. Nitratos.
Coluna II ( ) Uma das formas de poluição são os efluentes de estação de tratamento de esgoto. ( ) É o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessar uma amostra de água. ( ) Parâmetro utilizado para monitoramento dos recursos hídricos, em geral. ( ) Na água, podem estar presentes em quatro frações diferentes: inorgânico dissolvido, inorgânico não dissolvido, orgânico dissolvido, orgânico não dissolvido. ( ) É originado da presença de sais dissolvidos na água.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: A
6: D
7: E
8: D
9: A
10: C
11: A
12: D
13: C
14: C
15: A
16: D
17: C
18: E
19: D
20: C