Questões de Agropecuária - Irrigação em Agropecuária para Concurso
Foram encontradas 87 questões
Considerando os princípios físicos de irrigação e drenagem, julgue o seguinte item.
Considere que o consumo de água de um pivô central que
irriga uma área de 100 hectares durante 10 horas por dia seja
de 1 litro de água por segundo por hectare. Nessa hipótese, o
volume diário de água consumido pelo pivô é de 3.600 m³.
Considerando os princípios físicos de irrigação e drenagem, julgue o seguinte item.
Os pivôs centrais fazem parte do grupo de sistemas de
irrigação por superfície.
Considerando os princípios físicos de irrigação e drenagem, julgue o seguinte item.
Uma das formas de racionalizar o uso da água de irrigação é
regular a irrigação considerando-se a evapotranspiração da
cultura agrícola (ETc), que varia conforme o estágio de
crescimento da cultura.
Em relação aos métodos de irrigação, marque a opção INCORRETA:
Referente a ferramentas de medição das condições de umidade do solo a fim de estabelecer um protocolo de irrigação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O tensiômetro é um dispositivo de medição direta do conteúdo de água nos solos.
( ) Com os tensiômetros, é possível medir uma tensão de até 800 cm de coluna d’água em solos, sendo que para valores maiores de umidade há problemas de formação de bolhas de ar e ruptura da coluna de água.
( ) A curva de retenção de água no solo é uma das formas mais seguras e rápidas de se determinar a umidade de qualquer solo, em qualquer condição.
( ) O uso de sondas TDR – Time Domain Reflectrometry conferem rapidez, precisão e acurácia na medição dos dados, sendo usuais em áreas com cultivos perenes, como citricultura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente ao manejo da água de irrigação, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Há redução das perdas de fertilizantes na medida em que minimiza as perdas de água por escoamento superficial e lixiviação.
( ) Manutenção da salinidade na zona radicular das plantas em limites aceitáveis por meio de lixiviação planejada e controlada de sais.
( ) A quantidade de água que deve ser aplicada é comumente a necessária para que o solo recupere a sua condição de ponto de murcha na zona correspondente à profundidade efetiva do sistema radicular da cultura.
( ) Os indicadores com base na planta são suficientemente bons para estabelecer o momento de irrigar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Dos sistemas de irrigação abaixo, o que é considerado como o de maior eficiência de aplicação de água é o sistema de irrigação
( ) A grande vantagem do sistema de gotejamento, quando comparado com o de aspersão, é que a água, aplicada na superfície do solo, não molha a folhagem ou o colmo das plantas. Comparado com o sistema subsuperficial, as vantagens são a facilidade de instalação, inspeção, limpeza e reposição, além da possibilidade de medição da vazão de emissores e avaliação da área molhada.
( ) O método de irrigação por superfície pode ser desenvolvido em áreas com declividades de até 10%. Aspersão pode ser empregada em áreas de até 20%, enquanto gotejamento pode ser implementado em áreas com declives de até 30%.
( ) Para a cultura do milho, o sistema de irrigação por superfície mais apropriado é o de sulcos, os quais são localizados entre as fileiras de plantas, podendo ser um sulco para cada fileira ou um sulco para duas fileiras.
A sequência correta de cima para baixo é:
Segundo Ayers & Westcot (1976), a qualidade da água para irrigação está relacionada a seus efeitos prejudiciais aos solos e às culturas, requerendo muitas vezes técnicas especiais de manejo para controlar ou compensar eventuais problemas associados à sua utilização. Ainda segundo os mesmos autores, os problemas causados pela qualidade da água podem ser resumidos nos seguintes efeitos principais: salinidade, permeabilidade do solo e toxidez às plantas cultivadas. Segundo Peña (1972), a classificação e uso de água para fins de irrigação se julgam levando em consideração alguns aspectos importantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
Solos são considerados salinos quando eles contêm concentrações de sais solúveis em quantidades suficientes para interferir no crescimento da maior parte das espécies cultivadas. As quatro classificações para solos afetados por sais mais importantes são a russa, a francesa, a americana e a da FAO, sendo que a classificação mais simples e mais prática tem sido a americana. Esta classificação, embora até hoje usada por muitos pesquisadores ao classificar os solos salinos, é somente válida para as condições dos solos e águas de irrigação do sudoeste americano, os quais são ricos em carbonatos e bicarbonatos.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Irrigação por aspersão é o método em que a água é aplicada sob a forma de chuva sobre as plantas e o solo.
II. Irrigação localizada é um método em que a água é aplicada próxima à planta, em regime de alta frequência e baixo volume.
III. A irrigação por gotejamento aumenta o desperdício de água pela alta vazão do sistema.
IV. Sistemas de irrigação por sulcos, faixa e inundação são tipos de irrigação pelo método superficial.