Questões de Concurso
Sobre manejo de pragas e patógenos em agropecuária
Foram encontradas 218 questões
Em face da importância das pragas que ocorrem na cultura do milho, analise e julgue as informações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) tem hábito alimentar polífago, infestando gramíneas, solanáceas, leguminosas e plantas de outras famílias botânicas.
II. O pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis) é o vetor responsável pela transmissão dos agentes causais do enfezamento pálido, do enfezamento-vermelho e da virose-da-risca. Essas doenças acontecem com maior frequência em cultivos da safrinha.
III. O tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos e a pulverização de inseticidas em pósemergência das plantas são medidas eficazes para manejar percevejo-barriga-verde (Dichelops furcatus).
Assinale a opção que apresenta quanto se gastará dos referidos produtos para controlar a referida praga em 32.000m2 de uma lavoura de pepino, fazendo-se somente uma aplicação de cada produto, apresentados na formulação WP.
A definição “é uma praga de importância econômica potencial para a área posta em perigo pela mesma e onde ainda não se encontra amplamente distribuída e é oficialmente controlada” se refere a praga
A proposta da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) traz um posicionamento globalizado. Para a FAO, praga agrícola é
Com base nesse relato, as seguintes ações estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Para tal finalidade, podem ser aplicados dois agrotóxicos:
• A – ingrediente ativo beta-ciflutrina com 125g de i.a./L,formulação SC. • B – zeta-cipermetrina com 180g de i.a./L, formulação EW.
Considerando-se que as dosagens recomendadas são: produtoA (beta-ciflutrina) igual a 6,25g de i.a./ha e do produto B (zetacipermetrina) igual a 18 g de i.a./ha, assinale a opção que indicaquanto se gastará de cada produto.
Os adultos possuem antenas muito longas. Suas larvas são esbranquiçadas, possuem o início do corpo dilatado e broqueiam caule de árvores.
O vírus causador da moléstia conhecida como mosaico da cana pode ser disseminado pelo uso de mudas doentes ou, secundariamente, pelo pulgão do milho – Aphis maydis. O principal efeito do mosaico é a:
A cultura do feijão tem forte expressividade nas lavouras devido ao valor agregado em seu produto e também pela precocidade que a cultura tem durante seu ciclo, porém é uma cultura bastante susceptível ao ataque de doenças. Observando a figura abaixo, identifique a doença e assinale a alternativa correta:
A identificação de plantas daninhas na lavoura é muito importante para tomada de decisão sobre a forma de controle que vai ser utilizada e para maior eficiência desse controle, a planta daninha deve ser identificada no estágio inicial de desenvolvimento. Observe a imagem abaixo, identifique a planta daninha e assinale a alternativa correta:
A poda é importante no cultivo de plantas ornamentais. Esse procedimento favorece a sincronização da floração das espécies, remove as partes afetadas por pragas e doenças e mantêm a estética do jardim.
Quanto aos tipos de podas realizados em plantas ornamentais, assinale a alternativa correta.
A podridão apical do tomateiro é a anomalia mais comum em frutos, ocorrendo nas diversas regiões produtoras e nas mais diversas cultivares. Caracteriza-se por uma mancha negra, dura e seca na extremidade apical, bem visível desde a formação dos frutos. Em casos mais raros, a mancha escura pode localizar-se no interior do fruto, sem o sintoma externo. Assinale a alternativa que corresponde ao agente causador da referida anomalia fisiológica.