Questões de Concurso Sobre manejo de pragas e patógenos em agropecuária

Foram encontradas 218 questões

Q3079107 Agropecuária

Em face da importância das pragas que ocorrem na cultura do milho, analise e julgue as informações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:


I. A lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) tem hábito alimentar polífago, infestando gramíneas, solanáceas, leguminosas e plantas de outras famílias botânicas.


II. O pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis) é o vetor responsável pela transmissão dos agentes causais do enfezamento pálido, do enfezamento-vermelho e da virose-da-risca. Essas doenças acontecem com maior frequência em cultivos da safrinha. 


III. O tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos e a pulverização de inseticidas em pósemergência das plantas são medidas eficazes para manejar percevejo-barriga-verde (Dichelops furcatus).

Alternativas
Q3079106 Agropecuária
Conhecida como requeima, crestamento ou mela é das doenças mais importante para diversas culturas de importância econômica. O agente causal é um oomiceto, entretanto alguns autores descrevem como fungos verdadeiros. Desenvolve-se sob condições de alta umidade relativa, acima de 90%, e temperaturas amenas entre 18ºC e 22°C. Na cultura da batata é uma das principais doenças e muito agressiva podendo ocasionar 100% de perdas quando presente na lavoura. Sobre o assunto, é correto afirmar que o agente etiológico é denominado: 
Alternativas
Q3076513 Agropecuária
A cultura da aveia pode sofrer interferência de plantas daninhas (silvestres ou cultivadas), especialmente nos estádios iniciais do seu desenvolvimento. Nas regiões de clima mais quente, destaca-se o(a)
Alternativas
Q3074454 Agropecuária
O estado do Espírito Santo destaca-se como um dos maiores produtores de pimenta-do-reino do país. O manejo de doenças é um dos maiores desafios na pipericultura. A principal doença de solo que provoca perda de produtividade, levando à morte da planta da pimenteira, é causada pelo fungo:
Alternativas
Q3074453 Agropecuária
O tomateiro é uma importante olerícola cultivada no estado do Espírito Santo. Entretanto, várias doenças ocorrem durante o ciclo dessa cultura. Os sintomas de uma determinada doença do tomateiro apresentam-se da seguinte forma: inicia nas folhas da metade superior da planta, com manchas de aparência úmida, tornando-se de cor marrom ou preta ao secar, podendo causar a morte do broto terminal. No caule, as lesões são escuras e o tecido fica quebradiço. Os frutos atacados apresentam pequenas deformações com consistência firme e manchas de cor marrom. Os sintomas descritos predominam na doença: 
Alternativas
Q3067779 Agropecuária
A classificação dos fungicidas é geralmente baseada na natureza química e no modo de ação do produto contra o fitopatógeno (são protetores ou de contato, erradicantes e sistêmicos). Em relação a esse enunciado, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3067767 Agropecuária
O controle das pragas pode ser tanto preventivo quanto de ação direta, através da aplicação de defensivos agrícolas. Em relação aos ácaros, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3050486 Agropecuária
Para o controle da mosca branca (Bemisia tabaci) podem ser recomendados os bioinsumos A e B, que têm o fungo Beauveria bassiana como ingrediente ativo, na dosagem de 0,75 x 1012 UFC/ha, respectivamente, UFC = Unidade Formadora de Colônia. Sabe-se que o produto A tem uma concentração de 1,5 x 109 UFC*/g e que o produto B tem concentração de 2 x 109 UFC/g.

Assinale a opção que apresenta quanto se gastará dos referidos produtos para controlar a referida praga em 32.000m2 de uma lavoura de pepino, fazendo-se somente uma aplicação de cada produto, apresentados na formulação WP.
Alternativas
Q3050485 Agropecuária
As pragas são classificadas e/ou definidas em diferentes tipos e/ou classes segundo a sua importância e oficialização legal.

A definição “é uma praga de importância econômica potencial para a área posta em perigo pela mesma e onde ainda não se encontra amplamente distribuída e é oficialmente controlada” se refere a praga
Alternativas
Q3050478 Agropecuária
Existem várias definições para o termo “praga agrícola”.

A proposta da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) traz um posicionamento globalizado. Para a FAO, praga agrícola é
Alternativas
Q3050470 Agropecuária
Nas comunidades agrícolas os processos interativos são extremamente importantes. Caso existam produtores de mel, aí a importância aumenta substancialmente, dadas as práticas fitotécnicas que aí serão desenvolvidas e os riscos a que estarão submetidos.

Com base nesse relato, as seguintes ações estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3050468 Agropecuária
Deseja-se controlar uma praga que está infestando umaplantação de uma olerícola numa área de 120.000m2.
Para tal finalidade, podem ser aplicados dois agrotóxicos:

• A – ingrediente ativo beta-ciflutrina com 125g de i.a./L,formulação SC. • B – zeta-cipermetrina com 180g de i.a./L, formulação EW.

Considerando-se que as dosagens recomendadas são: produtoA (beta-ciflutrina) igual a 6,25g de i.a./ha e do produto B (zetacipermetrina) igual a 18 g de i.a./ha, assinale a opção que indicaquanto se gastará de cada produto.
Alternativas
Q3038977 Agropecuária
Os besouros são pragas tanto na fase de larva como na fase adulta e possuem aparelho bucal mastigador. Assinale a opção que se refere ao grupo de besouro praga descrito abaixo:
Os adultos possuem antenas muito longas. Suas larvas são esbranquiçadas, possuem o início do corpo dilatado e broqueiam caule de árvores. 
Alternativas
Q3011978 Agropecuária
A ensilagem é o processo que consiste em armazenar e conservar forragens verdes por meio de processos fermentativos. Envolve um conjunto de operações (corte, transporte, picagem, carregamento, enchimento, compactação, vedação) destinadas à produção de silagem. Com relação a esse processo e suas características, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q3011974 Agropecuária
As pastagens de forrageiras tropicais frequentemente estão em algum estágio de degradação e são pastejadas por um número elevado de animais. Alguns indicadores podem e devem ser avaliados para superar esse desafio. Um importante indicador é a taxa de lotação. Ajustando essa taxa ao longo do ano, é possível estabelecer uma melhor relação planta/animal, melhorando, assim, os índices da fazenda. Se tivermos uma área de 60 hectares com 400 cabeças de animais desmamados, cada uma pesando 210 kg, qual será a taxa de lotação por hectare dessa fazenda? 
Alternativas
Q2912510 Agropecuária

O vírus causador da moléstia conhecida como mosaico da cana pode ser disseminado pelo uso de mudas doentes ou, secundariamente, pelo pulgão do milho – Aphis maydis. O principal efeito do mosaico é a:

Alternativas
Q2748106 Agropecuária

A cultura do feijão tem forte expressividade nas lavouras devido ao valor agregado em seu produto e também pela precocidade que a cultura tem durante seu ciclo, porém é uma cultura bastante susceptível ao ataque de doenças. Observando a figura abaixo, identifique a doença e assinale a alternativa correta:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2748097 Agropecuária

A identificação de plantas daninhas na lavoura é muito importante para tomada de decisão sobre a forma de controle que vai ser utilizada e para maior eficiência desse controle, a planta daninha deve ser identificada no estágio inicial de desenvolvimento. Observe a imagem abaixo, identifique a planta daninha e assinale a alternativa correta:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2730928 Agropecuária

A poda é importante no cultivo de plantas ornamentais. Esse procedimento favorece a sincronização da floração das espécies, remove as partes afetadas por pragas e doenças e mantêm a estética do jardim.


Quanto aos tipos de podas realizados em plantas ornamentais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2719225 Agropecuária

A podridão apical do tomateiro é a anomalia mais comum em frutos, ocorrendo nas diversas regiões produtoras e nas mais diversas cultivares. Caracteriza-se por uma mancha negra, dura e seca na extremidade apical, bem visível desde a formação dos frutos. Em casos mais raros, a mancha escura pode localizar-se no interior do fruto, sem o sintoma externo. Assinale a alternativa que corresponde ao agente causador da referida anomalia fisiológica.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: E
6: B
7: B
8: C
9: D
10: A
11: A
12: C
13: D
14: B
15: A
16: D
17: E
18: D
19: B
20: A