Questões de Concurso Sobre manejo de pragas e patógenos em agropecuária

Foram encontradas 233 questões

Q3193328 Agropecuária
Complete a frase:
As(os) _____________ são classificadas em não econômicas, ocasionais, _________ e _____________, sendo que, nas perenes, a densidade populacional atinge o NDE com frequência.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Técnico em Agropecuária |
Q3186933 Agropecuária
A resistência em pragas de grãos armazenadas no Brasil tem assumido grande importância nos últimos anos. Já foram detectadas raças resistentes aos inseticidas químicos usados para seu controle, evidenciando a necessidade urgente de fazer manejo integrado de pragas no armazenamento. Nesse contexto, as principais pragas de grãos armazenados são: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Técnico em Agropecuária |
Q3186927 Agropecuária
A qualidade das sementes de plantas cultivadas está atrelada a diversos fatores, relacionados desde sua produção, passando pelo processamento e armazenamento. Vários testes são realizados a fim de definir a qualidade de lotes de sementes a serem utilizadas para novos plantios. O teste de pureza tem como objetivo determinar a composição percentual por peso, a identidade das diferentes espécies de sementes, do material inerte da amostra e, por inferência, do lote de sementes. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - São consideradas puras todas as sementes e/ou unidades de dispersão pertencentes à espécie em exame.
II - Na classificação de outras sementes devem ser incluídas as unidades de dispersão de qualquer outra espécie de planta que não aquela da semente pura.
III - Classificados como material inerte deve incluir todos os outros materiais e estruturas não definidas como semente pura ou outras sementes.

A partir do texto é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Técnico em Agropecuária |
Q3186926 Agropecuária
As pragas de grãos armazenados podem causar grandes prejuízos, tanto quantitativos como qualitativos. Um dos insetos causadores de grandes perdas possui coloração castanho-escuro, medindo de 1,8 a 2,5 mm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos e possuem manchas brancas no pronoto, contrastando com a cor escura brilhante. Para efetuarem a postura, elas espelem uma gota de líquido claro e pegajoso onde é depositado o ovo, que rapidamente endurece, promovendo uma forma aderente à superfície do grão, causando grandes prejuízos, pois atacam os cotilédones abrindo galerias, podendo destruir totalmente o grão. A presença de ovos nos grãos, galerias de larvas, orifícios de emergência de adultos e insetos mortos afetam a qualidade do produto. A descrição apresentada indica que, o inseto que ataca estes grãos armazenados é:
Alternativas
Q3178482 Agropecuária
O manejo integrado de plantas daninhas tem como objetivo a racionalização do uso de herbicidas, preservação do ambiente e redução dos custos de produção, utilizando métodos como preventivo, cultural, mecânico e químico. Sobre o uso da alelopatia como estratégia no manejo de plantas daninhas, analise as assertivas a seguir:

I. A transferência de genes responsáveis pela síntese de aleloquímicos para culturas agrícolas é uma proposta que visa aumentar o potencial de controle de plantas daninhas.

II. O uso de rotação de culturas com espécies alelopáticas pode reduzir a população de plantas daninhas no sistema produtivo.

III. Aleloquímicos naturais são indicados como herbicidas naturais devido à sua não degradabilidade, a alta persistência no solo e baixo impacto ambiental.

IV. A alelopatia baseia-se na interação física entre a cultura e a planta daninha, com potencial para suprimir seu desenvolvimento.



Quais estão corretas?
Alternativas
Q3178473 Agropecuária
A respeito dos métodos e fundamentos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no cultivo de milho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O monitoramento deve começar antes do plantio, com amostras de solo e restos culturais para detectar pragas de solo e cupins subterrâneos.

( ) O tratamento de sementes é sempre dispensável quando se aplica o MIP, independentemente do histórico de pragas na área.

( ) A presença de 10% de plantas com sintomas iniciais de ataque de lagarta-do-cartucho é insuficiente para justificar medidas de controle em lavouras com potencial para 100 sacos de milho por hectare

. ( ) O uso de armadilhas com feromônios sexuais é uma ferramenta recomendada no MIP para monitorar a densidade de mariposas da lagarta-do-cartucho em áreas extensas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3178472 Agropecuária
No manejo integrado de doenças em hortaliças cultivadas de forma orgânica, qual prática abaixo é classificada como método de controle de doenças no pré-plantio?
Alternativas
Q3167970 Agropecuária
Sobre a aplicação de inseticidas e fungicidas, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3167819 Agropecuária
Com base nas principais doenças dos citros, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma das doenças fúngicas.
Alternativas
Q3167814 Agropecuária
Com base nas pragas do tomateiro, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma praga, em que, o principal sintoma do ataque é o broqueamento dos frutos, a praga ocorre no início do florescimento, por isso as pulverizações para controle devem ser iniciadas já nesse período, com jatos direcionados para os botões florais e frutos. uma vez no interior dos frutos fica quase impossível o seu controle.
Alternativas
Q3163847 Agropecuária
Ao identificar uma doença parasitária em um rebanho, a primeira ação recomendada é:
Alternativas
Q3104925 Agropecuária
Em um jardim público, o gari observa a presença de ervas daninhas competindo com as plantas ornamentais por água, nutrientes e luz solar. Para garantir o desenvolvimento saudável das flores e a beleza do jardim, qual o método mais eficiente e seguro para o controle das ervas daninhas?
Alternativas
Q3079107 Agropecuária

Em face da importância das pragas que ocorrem na cultura do milho, analise e julgue as informações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:


I. A lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) tem hábito alimentar polífago, infestando gramíneas, solanáceas, leguminosas e plantas de outras famílias botânicas.


II. O pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis) é o vetor responsável pela transmissão dos agentes causais do enfezamento pálido, do enfezamento-vermelho e da virose-da-risca. Essas doenças acontecem com maior frequência em cultivos da safrinha. 


III. O tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos e a pulverização de inseticidas em pósemergência das plantas são medidas eficazes para manejar percevejo-barriga-verde (Dichelops furcatus).

Alternativas
Q3079106 Agropecuária
Conhecida como requeima, crestamento ou mela é das doenças mais importante para diversas culturas de importância econômica. O agente causal é um oomiceto, entretanto alguns autores descrevem como fungos verdadeiros. Desenvolve-se sob condições de alta umidade relativa, acima de 90%, e temperaturas amenas entre 18ºC e 22°C. Na cultura da batata é uma das principais doenças e muito agressiva podendo ocasionar 100% de perdas quando presente na lavoura. Sobre o assunto, é correto afirmar que o agente etiológico é denominado: 
Alternativas
Q3076513 Agropecuária
A cultura da aveia pode sofrer interferência de plantas daninhas (silvestres ou cultivadas), especialmente nos estádios iniciais do seu desenvolvimento. Nas regiões de clima mais quente, destaca-se o(a)
Alternativas
Q3074454 Agropecuária
O estado do Espírito Santo destaca-se como um dos maiores produtores de pimenta-do-reino do país. O manejo de doenças é um dos maiores desafios na pipericultura. A principal doença de solo que provoca perda de produtividade, levando à morte da planta da pimenteira, é causada pelo fungo:
Alternativas
Q3074453 Agropecuária
O tomateiro é uma importante olerícola cultivada no estado do Espírito Santo. Entretanto, várias doenças ocorrem durante o ciclo dessa cultura. Os sintomas de uma determinada doença do tomateiro apresentam-se da seguinte forma: inicia nas folhas da metade superior da planta, com manchas de aparência úmida, tornando-se de cor marrom ou preta ao secar, podendo causar a morte do broto terminal. No caule, as lesões são escuras e o tecido fica quebradiço. Os frutos atacados apresentam pequenas deformações com consistência firme e manchas de cor marrom. Os sintomas descritos predominam na doença: 
Alternativas
Q3067779 Agropecuária
A classificação dos fungicidas é geralmente baseada na natureza química e no modo de ação do produto contra o fitopatógeno (são protetores ou de contato, erradicantes e sistêmicos). Em relação a esse enunciado, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3067767 Agropecuária
O controle das pragas pode ser tanto preventivo quanto de ação direta, através da aplicação de defensivos agrícolas. Em relação aos ácaros, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3050486 Agropecuária
Para o controle da mosca branca (Bemisia tabaci) podem ser recomendados os bioinsumos A e B, que têm o fungo Beauveria bassiana como ingrediente ativo, na dosagem de 0,75 x 1012 UFC/ha, respectivamente, UFC = Unidade Formadora de Colônia. Sabe-se que o produto A tem uma concentração de 1,5 x 109 UFC*/g e que o produto B tem concentração de 2 x 109 UFC/g.

Assinale a opção que apresenta quanto se gastará dos referidos produtos para controlar a referida praga em 32.000m2 de uma lavoura de pepino, fazendo-se somente uma aplicação de cada produto, apresentados na formulação WP.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: A
6: A
7: A
8: C
9: D
10: C
11: B
12: C
13: C
14: D
15: E
16: C
17: E
18: B
19: B
20: C