Questões de Concurso Sobre zootecnia em agropecuária

Foram encontradas 919 questões

Q3193332 Agropecuária
O desenvolvimento da produção animal de bovinos depende de:
Alternativas
Q3183321 Agropecuária
A mastite é a doença mais frequente das vacas de leite. É uma inflamação da mama provocada por alguns microrganismos ou germes. Esses microrganismos entram pela abertura dos tetos, principalmente durante a ordenha, mas isto pode também ocorrer entre as ordenhas. Os sintomas da mastite subclínica não são possíveis de serem vistos no leite ou na vaca. É possível detectar a doença somente por meio de testes “ao pé da vaca”. Esse teste dá uma visão rápida da situação no rebanho em relação à mastite subclínica. O trecho refere-se ao:
Alternativas
Q3183320 Agropecuária
A fase de cria é o primeiro passo para a produção de carne. No Brasil, a cria é feita, na maioria das vezes, de forma extensiva e caracterizada por baixos índices produtivos. Uma alternativa para elevar o peso no desmame e diminuir a idade de abate é a utilização de suplementação adicional para bezerros em aleitamento com o fornecimento de concentrado suplementar aos bezerros, em cochos privativos, técnica essa conhecida como:
Alternativas
Q3178481 Agropecuária
No contexto do manejo sustentável de pastagens em Mato Grosso, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) tem sido amplamente promovida como uma alternativa para aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um benefício direto da implementação da ILPF para o manejo de pastagens na região?
Alternativas
Q3178480 Agropecuária
No manejo de mastite em rebanhos bovinos, durante o período seco, qual é a prática recomendada no tratamento da vaca seca para reduzir a mastite subclínica e prevenir novas infecções?
Alternativas
Q3178477 Agropecuária
De acordo com o art. 63 do Decreto nº 24.548/1934, assinale a alternativa INCORRETA sobre o sacrifício de animais no controle de zoonoses.
Alternativas
Q3167822 Agropecuária

É CORRETO afirmar que em condições brasileiras, com animais basicamente da raça Nelore, o peso médio de nascimento é de 30 kg e o desmame ocorre de 6 a 8 meses, com média de peso de: 

Alternativas
Q3167816 Agropecuária
Com base nas principais doenças da bovinocultura leiteira, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma das doenças víricas.
Alternativas
Q3167815 Agropecuária
Os ovos precisam ser analisados e classificados para que ocorra a comercialização. Um dos fatores mais importantes para isso é o peso do produto de consumo. Por isso, os ovos são classificados de acordo com o tamanho e o peso que apresentam. Essa classificação pode ser feita manualmente ou por meio de máquinas próprias para isso (Embrapa, 2021). Assinale a classificação dos ovos com peso mínimo de 55 g ou 660 g por dúzia:
Alternativas
Q3167812 Agropecuária
Quando um produtor rural resolve se iniciar na caprinocultura, a escolha da raça é o primeiro passo a ser dado. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma das raças especializadas em carne mais usadas em todo o país.
Alternativas
Q3163850 Agropecuária
Sobre a criação de abelhas e seu impacto ambiental, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3163844 Agropecuária
Sobre o bem-estar animal em sistemas de criação, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I - A criação de suínos em baias coletivas promove maior bem-estar em relação à criação em gaiolas individuais.
II - A densidade populacional excessiva em galpões de aves compromete a produtividade e aumenta a incidência de doenças.
III - O fornecimento de enriquecimento ambiental, como brinquedos para bovinos, é irrelevante para a saúde do animal.
IV - O manejo adequado de animais reduz níveis de estresse e melhora a qualidade dos produtos agropecuários.


Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q3139787 Agropecuária
Um suinocultor relatou ao técnico em agropecuária que sua porca foi coberta por um cachaço em data conhecida e que não apresentou mais sinais de cio. Pela observação do animal, ele acredita que a porca esteja prenhe. Contudo, outro animal, também coberto, retornou ao cio após um período, porém o produtor não registrou a informação. Dessa forma, ele deseja saber após quantos dias, aproximadamente, o animal irá parir e qual é o intervalo médio dos cios do suíno, respectivamente, para que programe as suas atividades. Assinale a alternativa que responde corretamente ao questionamento do suinocultor.
Alternativas
Q3139782 Agropecuária

Um pecuarista produtor de leite registrou os seguintes índices zootécnicos em sua propriedade:


• Intervalo entre partos: 15 meses;

• Duração da lactação: 305 dias;

• Porcentagem de prenhez: 65 %;

• Idade ao primeiro parto: 24 meses.


Para melhorar o seu empreendimento, os índices que merecem maior atenção para melhorias são: 

Alternativas
Q3137945 Agropecuária
A suplementação é uma das principais estratégias para a intensificação dos sistemas de produção animal em regime de pastejo, tanto na caprinovinocultura quanto na bovinocultura a pasto. A correta aplicação da suplementação permite corrigir dietas desequilibradas. Quais são os possíveis efeitos da suplementação?
Alternativas
Q3137944 Agropecuária
A proteína é uma sequência de unidades orgânicas chamadas aminoácidos. São conhecidos cerca de 22 aminoácidos, dos quais apenas 10 são considerados essenciais. Esses aminoácidos essenciais devem ser ingeridos através da dieta das aves de corte ou postura, pois não são produzidos pelo organismo delas. A ingestão adequada desses aminoácidos é crucial, pois a deficiência pode comprometer o desenvolvimento das aves. São aminoácidos limitantes para aves de corte e postura:
Alternativas
Q3137943 Agropecuária
O diferimento de pastagem consiste em selecionar determinadas áreas da propriedade e excluí-las do pastejo, permitindo o acúmulo de massa de forragem para uso em períodos de seca. A escolha da espécie forrageira adequada é fundamental, pois deve ter um bom potencial de crescimento e capacidade de manter o valor nutritivo durante o período de vedação. Quais espécies relacionadas são mais adequadas para uso em diferimento de pastagens?
Alternativas
Q3137942 Agropecuária

A programação fetal na bovinocultura de corte é um conceito relativamente novo que destaca a importância da nutrição das matrizes para maximizar a síntese de tecidos musculares e entender a relação entre o desenvolvimento fetal e o crescimento dos animais após o nascimento. Nesse contexto, relacione adequadamente a imagem com as respectivas informações.


                                        Imagem associada para resolução da questão

(Crescimento de tecidos e possíveis implicações da restrição alimentar. Du. et al., 2010. Adaptado)



( ) Restrição de nutrientes reduz a miogênese, reduzindo o número de fibras musculares e a massa muscular.


( ) Restrição de nutrientes reduz a adipogênese, decrescendo o marmoreio na cria.


( ) Restrição de nutrientes reduz a hipertrofia muscular e o peso ao nascimento.


( ) Adipogênese.


( ) Miogênese primária e miogênese secundária.


( ) Hipertrofia da fibra muscular.




A sequência está correta em

Alternativas
Q3137941 Agropecuária

Os sistemas de avaliação de alimentos para ruminantes têm evoluído ao longo dos anos, integrando cada vez mais conhecimentos de áreas como física, matemática e estatística, o que aumenta a complexidade desses sistemas. Nesse contexto, tem sido dada especial atenção ao The Cornell Net Carbohydrate and Protein System (CNCPS), um modelo amplamente utilizado para o fracionamento de proteínas e carboidratos. Considerando o sistema CNCPS de fracionamento de proteínas e carboidratos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


Imagem associada para resolução da questão



( ) Somente o fracionamento de proteínas foi descrito corretamente.


( ) Somente o fracionamento de carboidratos foi descrito corretamente.


( ) Ambos os fracionamentos – de proteínas e carboidratos – foram descritos de forma correta.


( ) A fração B1 dos carboidratos é a principal fonte de energia para ruminantes criados em pastagens



A sequência está correta em


Alternativas
Q3137940 Agropecuária
Alguns compostos químicos podem ser adicionados à dieta com o objetivo de promover alterações no metabolismo animal, modificando a microbiota ruminal e tornando o processo digestivo mais eficiente, o que resulta em melhorias nos aspectos produtivos. Essas substâncias são conhecidas como:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: D
6: C
7: C
8: B
9: B
10: D
11: D
12: C
13: B
14: B
15: D
16: B
17: B
18: C
19: A
20: A