Questões de Concurso Comentadas sobre acessibilidade e desenho universal em arquitetura

Foram encontradas 1.093 questões

Q3265247 Arquitetura
No projeto para a nova Escola Municipal foi adotado o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, com o mínimo de um para cada sexo, em cada pavimento em que houver sanitários.

Em conformidade com a NBR 9050:2020, assinale a opção que indica a porcentagem do total de cada peça sanitária que deverá ser respeitada.
Alternativas
Q3265246 Arquitetura
Na biblioteca pública da cidade, as estantes com livros de acesso restrito e os funcionários estão situadas no mezanino, cujo acesso será feito por meio de escada.

Sabendo-se que a altura a vencer é de 3,20m, segundo as condições determinadas pela NBR 9050:2020, assinale a opção que apresenta o número de degraus e/ou patamares adequados.
Alternativas
Q3265245 Arquitetura
Sobre a colocação dos espelhos nos sanitários públicos destinados a Pessoas com Deficiência (PcD), de acordo com a NBR 9050:2020, assinale a opção que indica um critério que deverá ser atendido.
Alternativas
Q3265244 Arquitetura
Na reforma do edifício em que funciona a Câmara Municipal, o arquiteto deverá projetar a rampa de acesso com inclinação máxima permitida pela NBR 9050:2020, que estabelece os parâmetros de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Nesse caso específico, a inclinação deverá ser de
Alternativas
Q3261126 Arquitetura
De acordo com a ABNT NBR 9050/2021 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), a exigência de corrimão intermediário, duplo e com duas alturas, de forma geral, é para escadas ou rampas com largura igual ou superior a:
Alternativas
Q3256868 Arquitetura

Com base nas normas do Poder Judiciário relativas a serviços de engenharia e arquitetura, julgue o item a seguir.


Acessibilidade, localização e interligação com os meios de transporte públicos são critérios voltados à avaliação da estrutura física do imóvel ocupado.

Alternativas
Q3256845 Arquitetura

Julgue o item subsecutivo, relativo ao leiaute de um espaço interno.


No projeto de reforma de um espaço interno, o ajuste da forma e das dimensões do espaço às dimensões corporais de seus usuários define-se como dinâmico quando se considera, por exemplo, que os usuários poderão se posicionar sentados em cadeiras ou encostados em corrimão.

Alternativas
Q3256844 Arquitetura

Julgue o item subsecutivo, relativo ao leiaute de um espaço interno.


Define-se como estático o ajuste feito para adaptar a maneira como o espaço acomoda a necessidade do usuário de manter as distâncias pessoais apropriadas, exercendo um controle sobre o espaço social.

Alternativas
Q3256841 Arquitetura

Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.


Os requisitos de acessibilidade em estações de trabalho para pessoas em cadeira de rodas determinam que a altura livre mínima entre o piso e a superfície inferior da estação de trabalho seja de 73 cm, sendo admitida uma altura de 0,75 m a 0,85 m entre o piso e a superfície superior da estação de trabalho, além de ser definida uma profundidade inferior livre mínima de 0,50 m para garantir a aproximação da pessoa em cadeira de rodas. 

Alternativas
Q3256840 Arquitetura

Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.


Em ambientes internos, para acessibilidade de pessoas que se locomovam em pé, mas em uso de bengala, andador ou muletas, a dimensão espacial referencial mínima é de 1,10 m, suficiente para atender às possíveis situações de mobilidade. No caso de pessoas em cadeiras de rodas, o módulo de referência é definido como 1,20 m × 0,80 m. 

Alternativas
Q3237977 Arquitetura
De acordo com a NBR16636-2, as etapas de um projeto arquitetônico, voltado a edificações, devem ser definidas de modo a possibilitar:
Alternativas
Q3221408 Arquitetura
De acordo com o conceito de Desenho Universal, qual dos seguintes princípios está relacionado à criação de ambientes ou elementos espaciais que favoreçam a acessibilidade ao minimizar o esforço físico necessário para utilizá-los?
Alternativas
Q3221400 Arquitetura
Com base nos itens 6.8.1 a 6.8.9 da Norma ABNT NBR 9050:2020 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), sobre os requisitos para escadas, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Engenheiro/Área: Civil |
Q3219786 Arquitetura
A Norma NBR 9050/2021 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto a acessibilidade nas edificações, mobiliário, espaços e equipamentos. Nesse sentido, são corretas as afirmações relativas ao número mínimo de sanitários acessíveis, EXCETO: 
Alternativas
Q3208174 Arquitetura
Sobre as dimensões mínimas de mobiliário e circulação apresentadas na NBR 15575-1:2024, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3208171 Arquitetura
De acordo com a Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais básicas para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, analise as assertivas abaixo:
I. Somente na construção de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverá ser observado, pelo menos, o seguinte requisito de acessibilidade: pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata a referida lei.
II. Os edifícios de uso privado que devem possuir elevadores não precisam atender a requisitos mínimos de acessibilidade, como percursos acessíveis para conectar as unidades habitacionais ao exterior ou às áreas comuns, nem garantir que a cabine do elevador seja acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
III. Os edifícios de uso privado a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3207643 Arquitetura
O traçado urbano começa pela definição das vias de acesso e deve observar principalmente os aspectos econômicos, de segurança e topográficos. Entre as possibilidades de traçado, pode-se ter o traçado em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração, e o traçado com vias sem saída ou com vias de circulação interna.
Quanto às vantagens do traçado em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3207640 Arquitetura
Mobiliário urbano são equipamentos e objetos instalados em espaços públicos disponíveis para uso da população ou suporte dos serviços da cidade. A acessibilidade também deve ser garantida a todo mobiliário urbano e se recomenda o atendimento aos princípios do desenho universal.
Para ser considerado acessível, o mobiliário urbano deve:

I. Estar localizado fora da faixa livre para circulação de pedestres.
II. Ser projetado de modo a não se constituir em obstáculo suspenso.
III. Ser projetado para possuir arestas para servirem de pontos de apoio.
IV. Proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso.


Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3207639 Arquitetura
Uma rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que pode ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas. A rota acessível pode incorporar rampas desde que respeitem limites máximos de inclinação.
Considerando o dimensionamento de rampas, avalie as afirmativas:
I. Uma rampa com 12 metros de comprimento em projeção horizontal e 75 centímetros de altura do desnível terá uma inclinação de 1,6 %.
II. Uma rampa com 23 metros de comprimento em projeção horizontal e 1,70 metros de altura do desnível terá uma inclinação aproximada de 7,4%.
III. Uma rampa com inclinação de 8,1% e um comprimento em projeção horizontal de 9,5 metros vencerá um desnível aproximado de 77 centímetros.
IV. Uma rampa com inclinação de 7,5% e um comprimento em projeção horizontal de 15 metros vencerá um desnível aproximado de 2,26 metros.


Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3207638 Arquitetura
Os sanitários acessíveis devem obedecer aos parâmetros da norma ABNT 9050:2020, que estabelecem requisitos mínimos para permitir tanto o acesso quanto a segurança do usuário.
De acordo com essa norma, um requisito para a construção de um sanitário acessível é
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: A
6: C
7: E
8: E
9: C
10: E
11: B
12: E
13: E
14: C
15: A
16: C
17: B
18: B
19: C
20: B