Questões de Concurso Sobre análise projetual em arquitetura

Foram encontradas 444 questões

Q3141781 Arquitetura
“Os projetos de loteamento devem contemplar destinação de área pública, sendo essa compreendida nos limites de, no mínimo, ________ e, no máximo, ________, salvo acréscimo no limite máximo por proposta do loteador. A divisão dessa área deve ser de, no mínimo, ______________________________________________________________________”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3141780 Arquitetura
Ao elaborar uma prancha de desenho técnico, o carimbo deve ser destinado a informações pertinentes à identificação e numeração do desenho, incluindo, eventualmente, outros dados relevantes. Diante do exposto, conforme convencionado em Cacoal, são informações necessárias que devem constar em carimbo de um projeto de nova edificação submetido à aprovação em Prefeitura, EXCETO:
Alternativas
Q3093266 Arquitetura
A escala de projetos arquitetônicos é o conceito utilizado na arquitetura para representar desenhos ou objetos muitos pequenos (escala reduzida) ou muito grandes (no caso escala de projetos arquitetônico ampliados). A escala é bastante utilizada pelos arquitetos para exibirem projetos de obras e representar uma ideia sobre uma edificação. O profissional apresenta o projeto em dimensões homólogas, considerando a relação de proporcionalidade. Por exemplo, ao elaborar o projeto de um objeto, o arquiteto pode representá-lo a partir de uma escala reduzida, mostrando exatamente como ficará dentro de um cômodo depois de pronto. Considerando que um arquiteto criará um projeto de edificação com dimensão máxima de 20 m em uma folha A3 (que mede 297 mm x 420 mm), com margem 10 mm, a escala adequada para a apresentação do projeto é
Alternativas
Q2955071 Arquitetura

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":

( ) Planta Livre resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. ( )Fachada Livre: : através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.
( )Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
( )Terraço Jardim: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem. ( )Janelas em fita: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.

Alternativas
Q2918064 Arquitetura

O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também representada graficamente. Nesse sentido, um componente essencial de um projeto é a planta baixa. A respeito dos critérios que devem ser considerados na elaboração de uma planta baixa, assinale a opção correta.

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Arquiteto |
Q2889784 Arquitetura

Os desenhos abaixo representam a Villa Garches, de Le Corbusier e a Villa Foscari de Andrea Palladio. Ao estabelecermos uma analogia entre as duas edificações, podemos identificar, em ambas, um importante recurso de composição arquitetônica, utilizado desde a Antiguidade, denominado traçado regulador.

Imagem associada para resolução da questão

Villa Garches (Vaucresson, 1926-27) Le Corbusier
Villa Foscari (Malcontenta, 1558) Andrea Palladio

É correto afirmar que em ambas as edificações, podemos identificar:

Alternativas
Q2881869 Arquitetura

Assinale a opção que indica o projeto arquitetônico de Paulo Antunes Ribeiro, em Salvador, que se destacou pelo engenhoso brise‐soleil, composto de grades e venezianas que cobrem as fachadas voltadas para a rua.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Arquiteto e Urbanista |
Q2749754 Arquitetura

Observe as plantas dos pavimentos tipos de duas torres corporativas de um mesmo empreendimento e leia o texto a seguir.

-

“De início, a intenção da incorporadora era construir um edifício corporativo para locação e um prédio com escritórios de cerca de 50 metros quadrados para venda. Porém, as demandas de mercado apontaram para as grandes lajes e a proposta foi revista, dando origem a duas torres corporativas”, afirma um dos autores do projeto.

-

(https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura; Acesso em 09/04/2016).

-

Imagem associada para resolução da questão

-

PAVIMENTO-TIPO GOLDEN TOWER_______________________________________________PAVIMENTO-TIPO DIAMOND TOWER

1 Escritório_________________________________________________________________1 Escritório

2 Núcleo centralizado_________________________________________________________2 Núcleo centralizado

-__

Pavimentos tipos das torres Golden Tower e Diamond Tower, respectivamente. Ambas torres de um mesmo empreendimento corporativo.

Fonte: https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura; consulta em 09/04/2016.

-

É possível afirmar que:

-

I. Devido à solução do sistema estrutural que locou os pilares nas bordas das lajes corporativas, a flexibilidade do leiaute foi garantida. E a ocupação do pavimento tipo de ambas as torres poderá ser feita por uma única empresa, apesar de prever a ocupação por até quatro empresas.

II. Os conjuntos de sanitários estão localizados no core de ambas as torres, o que faz com que eles sejam compartilhados pelas empresas que ocuparão os pavimentos tipos.

III. O core de ambas as torres é central, o que facilitou a solução dos acessos às quatro empresas previstas nos tipos.

IV. O core central colaborou para a solução da estrutura, pois, como é estrutural, fez com que os vãos até as extremidades das lajes ficassem menores, possibilitando a locação dos pilares apenas nas bordas dos pavimentos.

-

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Arquiteto e Urbanista |
Q2749746 Arquitetura

Segundo Laerte Pedreira Neves define em seu livro Adoção do Partido na Arquitetura, “o funcionograma é entendido conceitualmente como o diagrama que expressa as inter-relações dos elementos do programa arquitetônico; o organograma é entendido como o diagrama que expressa as funções e as relações de hierarquia dos elementos de uma dada organização; o fluxograma é o diagrama que expressa a noção de grandeza de fluxo dos elementos considerados.”

-

Levando em conta as definições acima e o funcionograma de um Anteprojeto Arquitetônico de uma Igreja, representado a seguir, analise as afirmativas.

-

Imagem associada para resolução da questão

-

Fonte: NEVES, Laerte Pedreira. Adoção do partido na arquitetura. 3º Edição – Salvador: EDUFBA, 2011.

-

I. A Igreja terá três acessos distintos, sendo o administrativo por um Hall de Entrada;

II. O Salão Paroquial pertence ao setor administrativo, mas não tem nenhum tipo de ligação com a Sala de Administração;

III. Há previsão de um sanitário para o padre, mas não há sanitário exclusivo para o setor administrativo;

IV. Há um corredor que conecta a Nave ao Presbitério e uma escada que conecta o Presbitério a Sacristia;

V. Não é possível afirmar quantos pavimentos a Igreja terá;

VI. Não é possível acessar a Nave da Igreja diretamente pelo estacionamento.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Arquiteto e Urbanista |
Q2749740 Arquitetura

A Escola Berçario Prime Time é um edifício de linguagem contemporânea, voltado para o público infantil, mas sem o apelo à infantilização. “Para dispor todos os itens do programa no lote de esquina, relativamente pequeno, foi necessário verticalizar a construção. Com três pavimentos interligados por rampas, o bloco principal apresenta fachada sul transparente, expondo a circulação com guarda-corpo de vidro e a grande empena amarela que resguarda os demais espaços. Quase todos os ambientes estão abertos para a face norte, que ganhou a proteção de chapas perfuradas instaladas a 1,20 m de distância da fachada posterior, criando varandas que possibilitam deixar os vidros abertos sem colocar em risco a segurança das crianças. ” (Revista Projeto Design, Ed.335).

-

Imagem associada para resolução da questão

-

Imagem da Escola Berçário Prime Time.

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br; acesso em 10/04/2016.

-

Com base no texto acima, marque a opção que contém as condicionantes que influenciaram siginificativamente na solução arquitetônica adotada pelos arquitetos.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Arquiteto e Urbanista |
Q2749736 Arquitetura

As Figuras a seguir mostram três estudos de implantação de um Edifício Habitacional em terreno com frente para o mar. Analise as afirmativas a seguir acerca desses estudos.

-

Imagem associada para resolução da questão

____________Estudo A_________________________Estudo B_________________________Estudo C

-

Fonte: http://aflalogasperini.com.br; Acesso em 15/04/2016.

-

I. O Estudo C é, dentre os três estudos apresentados, o que propicia a vista do mar para um menor número de apartamentos no pavimento tipo.

II. Os Estudos A e B demonstram a tentativa do(s) arquiteto(s) em propiciar a vista do mar para o maior número possível de apartamentos.

III. A localização do terreno, com vista para o mar, é uma forte condicionante para esse projeto, mas não influência na forma arquitetônica.

IV. A geometria do terreno não pode ser considerada uma condicionante para esse projeto, pois os estudos apresentados têm soluções baseadas apenas na condicionante da localização do terreno (vista para o mar).


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2741357 Arquitetura

No projeto da Catedral de Brasília, Oscar Niemeyer

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735409 Arquitetura

Observe as figuras 42 a 44 a seguir de um casarão da década de 1960, em São Paulo, que passou por processo de retrofit para abrigar o Guest Hotel. A questão 48 refere-se a elas.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 42: Vista externa do Guest Hotel

Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 43: Plantas baixas

Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 44: Corte.

Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.


O projeto realizado pelo escritório Sub Estúdio previu a demolição de praticamente todas as paredes internas do volume principal para abrigar os quartos do novo hotel. Para que o leiaute interno pudesse ser modificado, a estrutura foi reforçada com vigas e tirantes metálicos. Verifica-se que essa intervenção

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735407 Arquitetura

Analise as figuras 40 e 41 a seguir para responder à questão 46.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 40 – Croqui do Centro Botín

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 41 – Foto do Centro Botín

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso: 15set. 2017.


Por meio de croquis, Renzo Piano apresenta a verdadeira intenção de seus projetos, revelando em muitos deles a preocupação com o usuário e sua apropriação do espaço. Nas figuras apresentadas, evidencia-se a preocupação com

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735397 Arquitetura

Analise as figuras 30 a 37 a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 30 – Vista da Opera House e seu entorno

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 31 – Saguão Principal da Opera House

Disponivel em: <www.archdaily.com.br.> Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 32 – Rampa externa

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 33 – Planta de cobertura

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 34 – Planta baixa do primeiro pavimento

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 35 – Planta baixa do segundo pavimento

Disponível em: <www.archdaily.com.br. Acesso em: 15 set.2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 36 – Corte Transversal

Disponível em: < www.achdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 37 – Corte longitudinal

Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


O escritório MAD Architects revela a recém-concluída Opera House de Harbin, localizada ao norte da cidade chinesa de Harbin. Em 2010, o MAD venceu o concurso público internacional para a Ilha Cultural Harbin com um plano geral para a Opera House, um centro cultural e o paisagismo circundante ao longo do rio Songhua.


Pela leitura do projeto e das figuras apresentadas, percebese que:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735395 Arquitetura

Analise a figura 28 a seguir que representa a maquete do Plano Urbanístico de Barcelona proposto por Cerdà em 1859.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 28 – Perspectiva da quadra

Disponível em: <http://planocerda.blogspot.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Os dois traçados urbanísticos básicos na época, a quadrícula e o radial – neste caso, o segundo subordinado ao primeiro – eram sintetizados em um grande retângulo de sessenta por vinte módulos, localizado no espaço livre deixado entre a cidade medieval amuralhada e os povoados vizinhos.


Pela análise da figura e do texto, verifica-se que o plano de Cerdà para Barcelona continha alguns conceitos como:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735391 Arquitetura

Analise as figuras de 23 a 26 para responder à questão 30.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 23: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki

Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 24: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki

Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.



Imagem associada para resolução da questão

Figura 25: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki

Disponível em <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 26: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki

Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.



O projeto paisagístico de Alex Hanazaki, para a Casa Cor 2016, aproveita as árvores existentes e propõe o conceito

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735389 Arquitetura

Analise as figuras de 12 a 22 a seguir, da Casa Maracanã, de autoria do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados, projetada em 2008. A questão 28 refere-se a elas.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 12: Fachada frontal

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 13: Planta baixa: acesso principal e garagem

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 14: Planta baixa do piso inferior.

Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15.09.2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 15: Planta baixa do piso superior

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 16: Corte longitudinal

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 17: Corte longitudinal

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 18: Corte transversal

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 19: Interiores da Casa Maracanã

Disponível em: <http://www.archdaily.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 20: Vista do piso do acesso principal

Disponível em: <http://www.ourolux.com.br/>. Acesso em: 15 set.2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 21: Corte longitudinal

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 22: Corte longitudinal

Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


A Casa Maracanã recebeu a premiação nacional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) na categoria residência, no ano de 2012. É característica desse projeto:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735376 Arquitetura

Analise as figuras 9 e 10 do Casarão dos Gonzaga, em Caldas Novas, para responder à questão 15.


Figura 9: Fachada

Disponível em: <https://guia.melhoresdestinos.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017


Figura 10: Ambiente interno

Disponível em: <https://guia.melhoresdestinos.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.

Esse edifício é considerado patrimônio da cidade e, embora tenha sido construído no início do século XX, guarda características do período

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735375 Arquitetura

Analise as figuras 2 a 8 do Grande Hotel, em Ouro Preto, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1938, para responder às questões 13 e 14.


Figura 2: Vista

Disponível em: <https://www.google.com.br/search>. Acesso em: 15 set. 2017.


Figura 3: Fachada principal

Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Figura 4: Vista interna, com a varanda e o restaurante ao fundo

Disponível em: <https://www.google.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.


Figura 5: Implantação

Disponível em: <www.vitruvius.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Figura 6: Fachada frontal

Disponível em: <www.vitruvius.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Figura 7: Corte transversal

Disponível em: <www.vitruvius.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.


Figura 8: Plantas baixas

Disponível em: <www.google.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.

Com base nas imagens, quais foram as soluções criadas para a obtenção de conforto térmico do edifício?

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: C
6: B
7: C
8: A
9: D
10: A
11: C
12: E
13: C
14: A
15: D
16: D
17: C
18: D
19: A
20: D