Questões de Concurso
Sobre análise projetual em arquitetura
Foram encontradas 443 questões
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":
( ) Planta Livre resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. ( )Fachada Livre: : através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.( )Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
( )Terraço Jardim: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem. ( )Janelas em fita: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.
O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também representada graficamente. Nesse sentido, um componente essencial de um projeto é a planta baixa. A respeito dos critérios que devem ser considerados na elaboração de uma planta baixa, assinale a opção correta.
Os desenhos abaixo representam a Villa Garches, de Le Corbusier e a Villa Foscari de Andrea Palladio. Ao estabelecermos uma analogia entre as duas edificações, podemos identificar, em ambas, um importante recurso de composição arquitetônica, utilizado desde a Antiguidade, denominado traçado regulador.
Villa Garches (Vaucresson, 1926-27) Le Corbusier
Villa Foscari (Malcontenta, 1558) Andrea Palladio
É correto afirmar que em ambas as edificações, podemos identificar:
Assinale a opção que indica o projeto arquitetônico de Paulo Antunes Ribeiro, em Salvador, que se destacou pelo engenhoso brise‐soleil, composto de grades e venezianas que cobrem as fachadas voltadas para a rua.
Observe as plantas dos pavimentos tipos de duas torres corporativas de um mesmo empreendimento e leia o texto a seguir.
-
“De início, a intenção da incorporadora era construir um edifício corporativo para locação e um prédio com escritórios de cerca de 50 metros quadrados para venda. Porém, as demandas de mercado apontaram para as grandes lajes e a proposta foi revista, dando origem a duas torres corporativas”, afirma um dos autores do projeto.
-
(https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura; Acesso em 09/04/2016).
-
-
PAVIMENTO-TIPO GOLDEN TOWER_______________________________________________PAVIMENTO-TIPO DIAMOND TOWER
1 Escritório_________________________________________________________________1 Escritório
2 Núcleo centralizado_________________________________________________________2 Núcleo centralizado
-__
Pavimentos tipos das torres Golden Tower e Diamond Tower, respectivamente. Ambas torres de um mesmo empreendimento corporativo.
Fonte: https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura; consulta em 09/04/2016.
-
É possível afirmar que:
-
I. Devido à solução do sistema estrutural que locou os pilares nas bordas das lajes corporativas, a flexibilidade do leiaute foi garantida. E a ocupação do pavimento tipo de ambas as torres poderá ser feita por uma única empresa, apesar de prever a ocupação por até quatro empresas.
II. Os conjuntos de sanitários estão localizados no core de ambas as torres, o que faz com que eles sejam compartilhados pelas empresas que ocuparão os pavimentos tipos.
III. O core de ambas as torres é central, o que facilitou a solução dos acessos às quatro empresas previstas nos tipos.
IV. O core central colaborou para a solução da estrutura, pois, como é estrutural, fez com que os vãos até as extremidades das lajes ficassem menores, possibilitando a locação dos pilares apenas nas bordas dos pavimentos.
-
Está correto o que se afirma em
Segundo Laerte Pedreira Neves define em seu livro Adoção do Partido na Arquitetura, “o funcionograma é entendido conceitualmente como o diagrama que expressa as inter-relações dos elementos do programa arquitetônico; o organograma é entendido como o diagrama que expressa as funções e as relações de hierarquia dos elementos de uma dada organização; o fluxograma é o diagrama que expressa a noção de grandeza de fluxo dos elementos considerados.”
-
Levando em conta as definições acima e o funcionograma de um Anteprojeto Arquitetônico de uma Igreja, representado a seguir, analise as afirmativas.
-
-
Fonte: NEVES, Laerte Pedreira. Adoção do partido na arquitetura. 3º Edição – Salvador: EDUFBA, 2011.
-
I. A Igreja terá três acessos distintos, sendo o administrativo por um Hall de Entrada;
II. O Salão Paroquial pertence ao setor administrativo, mas não tem nenhum tipo de ligação com a Sala de Administração;
III. Há previsão de um sanitário para o padre, mas não há sanitário exclusivo para o setor administrativo;
IV. Há um corredor que conecta a Nave ao Presbitério e uma escada que conecta o Presbitério a Sacristia;
V. Não é possível afirmar quantos pavimentos a Igreja terá;
VI. Não é possível acessar a Nave da Igreja diretamente pelo estacionamento.
Estão corretas apenas as afirmativas
A Escola Berçario Prime Time é um edifício de linguagem contemporânea, voltado para o público infantil, mas sem o apelo à infantilização. “Para dispor todos os itens do programa no lote de esquina, relativamente pequeno, foi necessário verticalizar a construção. Com três pavimentos interligados por rampas, o bloco principal apresenta fachada sul transparente, expondo a circulação com guarda-corpo de vidro e a grande empena amarela que resguarda os demais espaços. Quase todos os ambientes estão abertos para a face norte, que ganhou a proteção de chapas perfuradas instaladas a 1,20 m de distância da fachada posterior, criando varandas que possibilitam deixar os vidros abertos sem colocar em risco a segurança das crianças. ” (Revista Projeto Design, Ed.335).
-
-
Imagem da Escola Berçário Prime Time.
Fonte: http://www.archdaily.com.br/br; acesso em 10/04/2016.
-
Com base no texto acima, marque a opção que contém as condicionantes que influenciaram siginificativamente na solução arquitetônica adotada pelos arquitetos.
As Figuras a seguir mostram três estudos de implantação de um Edifício Habitacional em terreno com frente para o mar. Analise as afirmativas a seguir acerca desses estudos.
-
____________Estudo A_________________________Estudo B_________________________Estudo C
-
Fonte: http://aflalogasperini.com.br; Acesso em 15/04/2016.
-
I. O Estudo C é, dentre os três estudos apresentados, o que propicia a vista do mar para um menor número de apartamentos no pavimento tipo.
II. Os Estudos A e B demonstram a tentativa do(s) arquiteto(s) em propiciar a vista do mar para o maior número possível de apartamentos.
III. A localização do terreno, com vista para o mar, é uma forte condicionante para esse projeto, mas não influência na forma arquitetônica.
IV. A geometria do terreno não pode ser considerada uma condicionante para esse projeto, pois os estudos apresentados têm soluções baseadas apenas na condicionante da localização do terreno (vista para o mar).
Estão corretas as afirmativas
No projeto da Catedral de Brasília, Oscar Niemeyer
Observe as figuras 42 a 44 a seguir de um casarão da década de 1960, em São Paulo, que passou por processo de retrofit para abrigar o Guest Hotel. A questão 48 refere-se a elas.
Figura 42: Vista externa do Guest Hotel
Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.
Figura 43: Plantas baixas
Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.
Figura 44: Corte.
Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.
O projeto realizado pelo escritório Sub Estúdio previu a demolição de praticamente todas as paredes internas do volume principal para abrigar os quartos do novo hotel. Para que o leiaute interno pudesse ser modificado, a estrutura foi reforçada com vigas e tirantes metálicos. Verifica-se que essa intervenção
Analise as figuras 40 e 41 a seguir para responder à questão 46.
Figura 40 – Croqui do Centro Botín
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 41 – Foto do Centro Botín
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso: 15set. 2017.
Por meio de croquis, Renzo Piano apresenta a verdadeira intenção de seus projetos, revelando em muitos deles a preocupação com o usuário e sua apropriação do espaço. Nas figuras apresentadas, evidencia-se a preocupação com
Analise as figuras 30 a 37 a seguir.
Figura 30 – Vista da Opera House e seu entorno
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 31 – Saguão Principal da Opera House
Disponivel em: <www.archdaily.com.br.> Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 32 – Rampa externa
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 33 – Planta de cobertura
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 34 – Planta baixa do primeiro pavimento
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 35 – Planta baixa do segundo pavimento
Disponível em: <www.archdaily.com.br. Acesso em: 15 set.2017.
Figura 36 – Corte Transversal
Disponível em: < www.achdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 37 – Corte longitudinal
Disponível em: <www.archdaily.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
O escritório MAD Architects revela a recém-concluída Opera House de Harbin, localizada ao norte da cidade chinesa de Harbin. Em 2010, o MAD venceu o concurso público internacional para a Ilha Cultural Harbin com um plano geral para a Opera House, um centro cultural e o paisagismo circundante ao longo do rio Songhua.
Pela leitura do projeto e das figuras apresentadas, percebese que:
Analise a figura 28 a seguir que representa a maquete do Plano Urbanístico de Barcelona proposto por Cerdà em 1859.
Figura 28 – Perspectiva da quadra
Disponível em: <http://planocerda.blogspot.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Os dois traçados urbanísticos básicos na época, a quadrícula e o radial – neste caso, o segundo subordinado ao primeiro – eram sintetizados em um grande retângulo de sessenta por vinte módulos, localizado no espaço livre deixado entre a cidade medieval amuralhada e os povoados vizinhos.
Pela análise da figura e do texto, verifica-se que o plano de Cerdà para Barcelona continha alguns conceitos como:
Analise as figuras de 23 a 26 para responder à questão 30.
Figura 23: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 24: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 25: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 26: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
O projeto paisagístico de Alex Hanazaki, para a Casa Cor 2016, aproveita as árvores existentes e propõe o conceito
Analise as figuras de 12 a 22 a seguir, da Casa Maracanã, de autoria do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados, projetada em 2008. A questão 28 refere-se a elas.
Figura 12: Fachada frontal
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 13: Planta baixa: acesso principal e garagem
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 14: Planta baixa do piso inferior.
Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15.09.2017.
Figura 15: Planta baixa do piso superior
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 16: Corte longitudinal
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 17: Corte longitudinal
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 18: Corte transversal
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 19: Interiores da Casa Maracanã
Disponível em: <http://www.archdaily.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 20: Vista do piso do acesso principal
Disponível em: <http://www.ourolux.com.br/>. Acesso em: 15 set.2017.
Figura 21: Corte longitudinal
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 22: Corte longitudinal
Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
A Casa Maracanã recebeu a premiação nacional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) na categoria residência, no ano de 2012. É característica desse projeto:
Analise as figuras 9 e 10 do Casarão dos Gonzaga, em Caldas Novas, para responder à questão 15.
Figura 9: Fachada
Disponível em: <https://guia.melhoresdestinos.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017
Figura 10: Ambiente interno
Disponível em: <https://guia.melhoresdestinos.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Esse edifício é considerado patrimônio da cidade e, embora tenha sido construído no início do século XX, guarda características do período
Analise as figuras 2 a 8 do Grande Hotel, em Ouro Preto, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1938, para responder às questões 13 e 14.
Figura 2: Vista
Disponível em: <https://www.google.com.br/search>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 3: Fachada principal
Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 4: Vista interna, com a varanda e o restaurante ao fundo
Disponível em: <https://www.google.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 5: Implantação
Disponível em: <www.vitruvius.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 6: Fachada frontal
Disponível em: <www.vitruvius.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 7: Corte transversal
Disponível em: <www.vitruvius.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 8: Plantas baixas
Disponível em: <www.google.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Com base nas imagens, quais foram as soluções criadas para a obtenção de conforto térmico do edifício?
Nos últimos anos, a complexidade do projeto e da avaliação da qualidade ambiental das construções de grande porte aumentou por razões como: o avanço rápido da tecnologia; a mudança de percepção e de demanda dos proprietários de edificações; o aumento da troca de informações e do controle humano; e a necessidade de criar ambientes sustentáveis, com eficiência energética, construção passiva e projeto ecológico.
Nesse contexto, as avaliações de desempenho ambiental dos edifícios destacaram-se nos últimos anos devido à crescente preocupação com fatores ambientais, com ferramentas desenvolvidas para avaliação das questões do impacto desses novos empreendimentos e indicando alterações na forma de como as edificações são projetadas, construídas e gerenciadas ao longo do tempo. Para projetos escolares, há checklists específicos que podem ser aplicados na avaliação de projetos, como o “Collaborative for High Performance Schools – CHPS” (2002). Os critérios CHPS, criado para apoiar o desenvolvimento de projetos de escolas de qualidade nos EUA, abrangem uma variedade de áreas, como implantação, planejamento da obra, uso de energia e especificações dos materiais.
De acordo com a obra “Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino” (2011), o quesito apresentado pelo CHPS como a chave para reduzir gastos operacionais, conservar recursos naturais e reduzir a poluição global é denominado
Analise os itens a seguir.
I. Levantamento de dados para projeto arquitetônico.
II. Programa de necessidades para projeto arquitetônico.
III. Levantamento de dados obtidos pelas demais atividades técnicas das especialidades.
São informações de referência a serem utilizadas no estudo de viabilidade de projeto arquitetônico