Questões de Concurso
Sobre circulações verticais e horizontais em arquitetura
Foram encontradas 437 questões
Sabendo-se que a altura a vencer é de 3,20m, segundo as condições determinadas pela NBR 9050:2020, assinale a opção que apresenta o número de degraus e/ou patamares adequados.
Nesse caso específico, a inclinação deverá ser de
Observe a imagem a seguir:
Fonte: ABNT (2021), editado
De acordo com a ABNT NBR 9050/2021 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), nas circulações por escadas nas rotas acessíveis, a projeção da aresta (indicada como “b” na imagem) pode avançar, no máximo:
Considerando o dimensionamento de rampas, avalie as afirmativas:
I. Uma rampa com 12 metros de comprimento em projeção horizontal e 75 centímetros de altura do desnível terá uma inclinação de 1,6 %.
II. Uma rampa com 23 metros de comprimento em projeção horizontal e 1,70 metros de altura do desnível terá uma inclinação aproximada de 7,4%.
III. Uma rampa com inclinação de 8,1% e um comprimento em projeção horizontal de 9,5 metros vencerá um desnível aproximado de 77 centímetros.
IV. Uma rampa com inclinação de 7,5% e um comprimento em projeção horizontal de 15 metros vencerá um desnível aproximado de 2,26 metros.
Estão corretas apenas as afirmativas
Observe a imagem a seguir:
Fonte: ABNT (2021), editado.
De acordo com a ABNT NBR 9050/2021 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), a sinalização de passagens e portas deve estar localizada em uma faixa de alcance tal como indicada no plano vertical, representado acima. Nesse sentido, a norma preconiza que os valores “a”, “b” e “c” sejam, em geral e respectivamente:
Julgue o próximo item, conforme a NBR 9050:2020.
No caso das sequências de 2 degraus, o desnível deve ser sinalizado em toda a sua extensão, no piso e no espelho.
Julgue o próximo item, conforme a NBR 9050:2020.
Não é necessária a instalação de corrimão no caso de degrau isolado, como no caso de um único degrau.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
As dimensões dos elementos das escadas podem ser alteradas para se adaptar à necessidade do edifício; a acessibilidade deve ser garantida pelo espaço reservado ao usuário de cadeira de rodas em área de resgate.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
A largura mínima das escadas de emergência em saídas de rotas de fuga, em qualquer caso, é de 1,50 m, correspondendo a duas unidades de passagem.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
No dimensionamento das escadas, a profundidade do degrau (p) deve estar na faixa de 0,25 m ≤ p ≤ 0,35 m, e a altura do espelho (e), na faixa de 0,15 m ≤ e ≤ 0,20 m, satisfazendo 0,60 m ≤ p + 2e ≤ 0,70 m.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
As escadas das saídas de emergência são dimensionadas em função do pavimento de maior metragem e com menor vão entre piso e forro, os quais determinam as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
Corrimãos e barras de apoio devem estar afastados no mínimo 70 mm da parede ou de obstáculos e devem ter seção circular com diâmetro entre 60 mm e 80 mm, ou seção elíptica, desde que a dimensão maior seja de 60 mm e a menor, de 80 mm.

As indicações N, NM e NP correspondem, respectivamente, aos nortes