Questões de Concurso
Sobre circulações verticais e horizontais em arquitetura
Foram encontradas 420 questões
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
As dimensões dos elementos das escadas podem ser alteradas para se adaptar à necessidade do edifício; a acessibilidade deve ser garantida pelo espaço reservado ao usuário de cadeira de rodas em área de resgate.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
A largura mínima das escadas de emergência em saídas de rotas de fuga, em qualquer caso, é de 1,50 m, correspondendo a duas unidades de passagem.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
No dimensionamento das escadas, a profundidade do degrau (p) deve estar na faixa de 0,25 m ≤ p ≤ 0,35 m, e a altura do espelho (e), na faixa de 0,15 m ≤ e ≤ 0,20 m, satisfazendo 0,60 m ≤ p + 2e ≤ 0,70 m.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
As escadas das saídas de emergência são dimensionadas em função do pavimento de maior metragem e com menor vão entre piso e forro, os quais determinam as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.
Em relação a escadas e corrimãos, julgue o próximo item.
Corrimãos e barras de apoio devem estar afastados no mínimo 70 mm da parede ou de obstáculos e devem ter seção circular com diâmetro entre 60 mm e 80 mm, ou seção elíptica, desde que a dimensão maior seja de 60 mm e a menor, de 80 mm.
Na reforma do prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida é uma premissa. Por tratar-se de uma reforma e sendo impossível atender à inclinação recomendada para rampas em construções novas, é aceitável em desníveis de no máximo 20 cm, utilizar inclinação de:
Em edificações existentes, a adaptação da largura das rampas e a construção de rampas nas larguras estabelecidas pela NBR 9050:2004 são impraticáveis. Nesses casos, as rampas devem ser executadas com segmentos de, no máximo, 4,00m em sua projeção horizontal e largura mínima de
O desnível máximo de cada segmento de rampa para inclinação entre 5,00% e 6,25%, inclusive, é de 1,00m. O comprimento da projeção horizontal de uma rampa com 1,50m de largura, que vence uma altura de 1,00m com inclinação de 6,25%, incluindo‐se os patamares mínimos exigidos pela NBR 9050:2004, será de
Considerando, para o cálculo do número de degraus de uma escada, a altura do espelho máxima e a profundidade do piso mínima recomendadas, a constante de cálculo de Blondel passa a valer:
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“De acordo com a ABNT NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), considera-se o módulo de referência a projeção de _______________ no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não”.
As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento, deve ser:
A NBR9050 determina requisitos mínimos para rampas acessíveis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
“Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”.
O enunciado acima se refere ao conceito de:
De acordo com a NORMA BRASILEIRA ABNT NBR9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, responda às questões de 29 a 36.
Todos os desníveis superiores a 20 mm devem ser considerados como:
(https://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto1/Fundamentos%20CA.pdf)
Nessas condições, pode-se afirmar que
As considerações do arquiteto e crítico de arquitetura britânico Keneth Frampton com relação a esse projeto pioneiro levaram o El País a estampar no título da matéria a afirmação: “A primeira casa modernista foi construída no Brasil. Le Corbusier chegou 10 anos mais tarde.”
O autor do projeto em questão foi o arquiteto