Questões de Concurso
Sobre conforto ambiental em arquitetura
Foram encontradas 1.222 questões
A percepção sonora em auditórios depende da intensidade e da relação temporal entre o som direto e o som indireto refletido pelas paredes do auditório. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente.
Quando o som é refletido de forma reiterada nas paredes de um auditório, ocorre o fenômeno da reverberação, que consiste na persistência do som no ambiente e é parametrizada pelo tempo de reverberação.
A percepção sonora em auditórios depende da intensidade e da relação temporal entre o som direto e o som indireto refletido pelas paredes do auditório. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente.
Se, em um auditório, a inclinação da superfície onde a plateia será alocada for ascendente em relação ao palco, o fenômeno da reverberação será atenuado, apesar da perda de visibilidade.
Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.
De acordo com os requisitos e critérios para o isolamento de ruído acústico de impacto no sistema de piso entre unidades autônomas (caminhantes, queda de objetos e outros), posicionadas em pavimentos distintos de uma edificação, o valor do nível de pressão sonora padrão ponderado, medido no ambiente com portas e janelas fechadas, considerando-se o piso conforme entregue pela empresa, pode atingir um máximo de 65 dB.
Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.
No Brasil, durante o verão, o valor máximo diário da temperatura do ar interior de recintos habitacionais de permanência prolongada, como salas e dormitórios, sem a presença de fontes internas de calor (ocupantes, lâmpadas, outros equipamentos em geral), deve ser sempre menor ou igual ao valor máximo diário da temperatura do ar exterior, independentemente da zona bioclimática da edificação.
Para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos em climas temperados, podem ser adotadas as seguintes estratégias:
I. Sombreamento durante o dia e acumulação térmica à noite. II. Uso de varandas abertas e protegidas com telas. III. Distribuição das janelas de forma adequada e protegidas com venezianas. IV. Uso de coberturas planas e sem calhas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Um ponto imprescindível a ser considerado durante o projeto de uma edificação, visando à redução de ruídos, é a

A e B são fontes sonoras e 1, 2 e 3 receptores sonoros. Sob a ação da fonte sonora A, são passíveis de medição:
I. O procedimento de simulação computacional representa a maneira mais abrangente e representativa de análise do desempenho térmico disponível no método proposto para a NBR 15575, permitindo avaliações para a obtenção de todos os níveis de desempenho (mínimo, intermediário e superior).
II. No texto normativo de 2013 não havia limitante para a área de vidro nos ambientes de permanência prolongada, permitindo a construção de unidade habitacional totalmente envidraçadas.
III. Outro ponto de inovação da emenda é a recomendação de que seja considerada a degradação da absortância à radiação solar, indicando procedimentos de medição ou valores obtidos em estudos de campo. No texto normativo proposto, a consideração da degradação tem caráter informativo, o que já é considerado um avanço, visto que anteriormente não se mencionava a possibilidade de as propriedades térmicas das superfícies sofrerem alterações ao longo do tempo.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Mascaró, Lúcia (2010), adaptado
Com relação à percepção visual de um observador a partir da escala de elementos no espaço urbano, pode-se afirmar que a disposição e a forma da vegetação sugerem que:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

No caso das janelas, recomenda-se medidas estabelecidas na Figura 4 acima. A letra A corresponde a:
I. A NBR 15220-1:2024 estabelece os termos e definições, bem como os correspondentes símbolos e unidades dos termos relacionados ao desempenho térmico de edificações, agrupando-os em três áreas: a) características térmicas de materiais, b) características térmicas de ambientes e c) grandezas do clima, do ambiente e da fisiologia humana.
II. O conforto térmico das edificações pode ser maximizado pelo uso de estratégias passivas, como a adoção de ventilação cruzada e o emprego de brise-soleils, conforme orientado pela NBR 16401:2024.
III. A iluminação natural deve ser projetada de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 15575:2021, que prevê a obrigatoriedade de atender ao fator de luz diurna em, no mínimo, 80% dos ambientes das edificações residenciais.
Quais estão corretas?
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Para o clima árido e quente, é ideal que as formas do edifício proporcionem a máxima exposição ao vento e possibilitem o máximo fluxo de ar interno.
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Considerando-se que, quanto menor a superfície exposta, menor será o ganho e também a perda de calor, é correto afirmar que as coberturas de geometria curva são as mais indicadas para a região árida e seca.