Questões de Concurso
Sobre conforto ambiental em arquitetura
Foram encontradas 1.213 questões
I. O procedimento de simulação computacional representa a maneira mais abrangente e representativa de análise do desempenho térmico disponível no método proposto para a NBR 15575, permitindo avaliações para a obtenção de todos os níveis de desempenho (mínimo, intermediário e superior).
II. No texto normativo de 2013 não havia limitante para a área de vidro nos ambientes de permanência prolongada, permitindo a construção de unidade habitacional totalmente envidraçadas.
III. Outro ponto de inovação da emenda é a recomendação de que seja considerada a degradação da absortância à radiação solar, indicando procedimentos de medição ou valores obtidos em estudos de campo. No texto normativo proposto, a consideração da degradação tem caráter informativo, o que já é considerado um avanço, visto que anteriormente não se mencionava a possibilidade de as propriedades térmicas das superfícies sofrerem alterações ao longo do tempo.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Mascaró, Lúcia (2010), adaptado
Com relação à percepção visual de um observador a partir da escala de elementos no espaço urbano, pode-se afirmar que a disposição e a forma da vegetação sugerem que:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

No caso das janelas, recomenda-se medidas estabelecidas na Figura 4 acima. A letra A corresponde a:
I. A NBR 15220-1:2024 estabelece os termos e definições, bem como os correspondentes símbolos e unidades dos termos relacionados ao desempenho térmico de edificações, agrupando-os em três áreas: a) características térmicas de materiais, b) características térmicas de ambientes e c) grandezas do clima, do ambiente e da fisiologia humana.
II. O conforto térmico das edificações pode ser maximizado pelo uso de estratégias passivas, como a adoção de ventilação cruzada e o emprego de brise-soleils, conforme orientado pela NBR 16401:2024.
III. A iluminação natural deve ser projetada de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 15575:2021, que prevê a obrigatoriedade de atender ao fator de luz diurna em, no mínimo, 80% dos ambientes das edificações residenciais.
Quais estão corretas?
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Para o clima árido e quente, é ideal que as formas do edifício proporcionem a máxima exposição ao vento e possibilitem o máximo fluxo de ar interno.
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Considerando-se que, quanto menor a superfície exposta, menor será o ganho e também a perda de calor, é correto afirmar que as coberturas de geometria curva são as mais indicadas para a região árida e seca.
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Para se garantir a ventilação natural, é necessário que haja sempre uma saída de ar para permitir o fluxo de ar através do edifício.
Quais estratégias seriam mais eficazes para corrigir o problema, considerando o contexto climático e o equilíbrio entre funcionalidade e estética?
Durante o projeto de uma escola pública em uma cidade nordestina, o arquiteto buscou maximizar o conforto térmico utilizando estratégias passivas, enquanto promovia um design que celebrasse elementos culturais, como a sombra de espaços abertos para reuniões e o uso de padrões decorativos inspirados em rendas de bilro. O desafio consistia em reduzir o ganho térmico interno sem comprometer a ventilação e iluminação natural, essenciais para o bemestar dos alunos.
Dado o contexto climático e cultural, qual seria a solução mais eficaz para garantir o conforto térmico e o alinhamento com a cultura regional?