Questões de Concurso Sobre conforto ambiental em arquitetura

Foram encontradas 1.239 questões

Q3300115 Arquitetura
Para o clima do Sudeste Paraense, diante da necessidade de refrigerar, com aparelhos de condicionamento de ar, um ambiente de 6 metros de largura, 18 metros de profundidade e pé-direito de 3 metros, devem ser empregados, em British Thermal Units (BTU)
Alternativas
Q3300105 Arquitetura
Analise a sequência de imagens de um empreendimento habitacional de médio padrão situado na área urbana de Marabá-PA, com indicações de implantação e escala gráfica. Considere que, em Marabá-PA, a principal incidência de correntes de ar é no sentido Norte. 

Q22_1.png (552×241)

Figura 4 Implantação geral da gleba com urbanização do empreendimento imobiliário às margens da Rodovia Transamazônica, 

Q22_2.png (550×329)

Figura 5 Quadra de referência do empreendimento imobiliário, em planta, com destaque para o pavilhão "Torre 05" e indicação do sentido Norte. Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY> . 

Q22_3.png (525×320)

Figura 6 Leiaute de unidade habitacional do tipo apartamento, indicada como "Tipologia 01 - 2Q".  Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY> .

Q22_4.png (237×100)

Figura 7 Disposição das unidades habitacionais da "Torre 05" em questão, com destaque para a unidade "02". Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY>

Q22_5.png (178×245)

Figura 8 Detalhe em planta da quadra com a "Torre 05" e a identificação das unidades habitacionais. Fonte: https://bit.ly/4ge1dxY

Tomando como referência a unidade habitacional ilustrada e identificada com o código “2Q” e considerando sua planta e orientação, é correto afirmar que
Alternativas
Q3300104 Arquitetura
Considerando a área urbana do município de Marabá-PA, situada nas coordenadas 5° 20' 46.616" S / 49° 6' 2.664" W, e os diagramas a seguir, marque a alternativa que aponta as melhores descrições e estratégias de conforto ambiental para edificações no local.

Q21_1.png (496×337)

Figura 1 Rosa dos Ventos para Marabá-PA mostra concentração de correntes de ar nas velocidades até 2 m/s e, secundariamente, para velocidades entre 2 e 4 m/s. Fonte: Ministério de Minas e Energia (MME); Projeto ProjetEEE. http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=PA+-+Marabá&id_cidade=bra_pa_maraba.825620_inmet .

Q21_2.png (492×381)

Figura 2 Temperatura e zona de conforto em Marabá-PA. Fonte: Ministério de Minas e Energia (MME); Projeto ProjetEEE. http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=PA+-+Marabá&id_cidade=bra_pa_maraba.825620_inmet .

Q21_3.png (573×545)

Figura 3 Carta Solar para Marabá-PA, a partir de coordenadas geográficas da cidade. Fonte: Sun Earth Tools, https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php .
Alternativas
Q3291667 Arquitetura
A aplicação de conceitos de eficiência energética em edificações públicas busca a redução do consumo de energia elétrica. O método mais eficaz para otimizar o uso da luz natural em um edifício é:
Alternativas
Q3291659 Arquitetura
Em um projeto de edificação pública, o conforto acústico deve atender às normas vigentes. Para garantir um isolamento sonoro adequado entre ambientes, o coeficiente de redução sonora (Rw) de uma parede deve ser analisado. Uma parede de alvenaria de bloco cerâmico simples tem Rw = 35 dB. Se a exigência para determinado ambiente for Rw = 50 dB, a solução mais adequada é:
Alternativas
Q3274250 Arquitetura
As reservas técnicas arqueológicas são espaços físicos seguros e adequados para comportar e preservar acervos da cultura material, principalmente enquanto patrimônio cultural, ficando estes disponíveis para a pesquisa ou práticas museológicas quando requisitados. Em relação a este tipo de espaço, é correto afirmar:
Alternativas
Q3261121 Arquitetura

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


 Fonte: FROTA, Anésia (2001), editado.


No caso de um elemento exposto à radiação solar e sujeito a uma determinada diferença de temperatura entre os ambientes que separa, a imagem acima retrata o fenômeno da troca de calor em uma:

Alternativas
Q3261115 Arquitetura
A ventilação cruzada em edificações é uma estratégia de conforto ambiental que se otimiza ao considerar: 
Alternativas
Q3261114 Arquitetura
Numa edificação situada na Região Sudeste, o dispositivo que melhor favorece ao uso de iluminação natural em um ambiente é a:
Alternativas
Q3256847 Arquitetura

A percepção sonora em auditórios depende da intensidade e da relação temporal entre o som direto e o som indireto refletido pelas paredes do auditório. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente. 


Quando o som é refletido de forma reiterada nas paredes de um auditório, ocorre o fenômeno da reverberação, que consiste na persistência do som no ambiente e é parametrizada pelo tempo de reverberação.

Alternativas
Q3256846 Arquitetura

A percepção sonora em auditórios depende da intensidade e da relação temporal entre o som direto e o som indireto refletido pelas paredes do auditório. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente. 


Se, em um auditório, a inclinação da superfície onde a plateia será alocada for ascendente em relação ao palco, o fenômeno da reverberação será atenuado, apesar da perda de visibilidade.  

Alternativas
Q3256839 Arquitetura

Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.


De acordo com os requisitos e critérios para o isolamento de ruído acústico de impacto no sistema de piso entre unidades autônomas (caminhantes, queda de objetos e outros), posicionadas em pavimentos distintos de uma edificação, o valor do nível de pressão sonora padrão ponderado, medido no ambiente com portas e janelas fechadas, considerando-se o piso conforme entregue pela empresa, pode atingir um máximo de 65 dB. 

Alternativas
Q3256838 Arquitetura

Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.


No Brasil, durante o verão, o valor máximo diário da temperatura do ar interior de recintos habitacionais de permanência prolongada, como salas e dormitórios, sem a presença de fontes internas de calor (ocupantes, lâmpadas, outros equipamentos em geral), deve ser sempre menor ou igual ao valor máximo diário da temperatura do ar exterior, independentemente da zona bioclimática da edificação.

Alternativas
Q3238922 Arquitetura
Na acústica arquitetônica, trabalha-se com o tratamento acústico, modo pelo qual se procura dar aos ambientes boas condições de clareza e inteligibilidade, de acordo com a atividade desenvolvida. O tratamento engloba isolamento e condicionamento acústicos. Em relação aos fenômenos de propagação do som, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3221396 Arquitetura
De acordo com a norma ABNT NBR 15575-4:2021, o nível de desempenho mínimo do sistema de vedação vertical externa (SVVE) quanto ao isolamento de ruído aéreo deve ser determinado com base na diferença de nível padronizada ponderada a 2 metros de distância da fachada (D₂m,nT,w). Considerando a norma, qual é o nível mínimo de isolamento acústico exigido para dormitórios localizados em áreas onde o nível de pressão sonora incidente na fachada (Linc) está entre 61 e 65 dB?
Alternativas
Q3221391 Arquitetura
De acordo com a Norma ABNT ISO/CIE 8995-1, que trata da iluminação de ambientes de trabalho, o conforto luminoso e o controle do ofuscamento são aspectos fundamentais para garantir boas condições visuais, saúde e produtividade. Considerando as orientações da norma, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3207613 Arquitetura
Os climas temperados apresentam variação sazonal distinta e implicam estratégias diferenciadas a serem adotadas no projeto arquitetônico para promoverem um conforto térmico na edificação.
Para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos em climas temperados, podem ser adotadas as seguintes estratégias:
I. Sombreamento durante o dia e acumulação térmica à noite. II. Uso de varandas abertas e protegidas com telas. III. Distribuição das janelas de forma adequada e protegidas com venezianas. IV. Uso de coberturas planas e sem calhas.


Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3207612 Arquitetura
O conforto acústico em um ambiente de uma edificação depende diretamente da ausência de ruídos excessivos ou indesejáveis e da presença de sons agradáveis e adequados à atividade realizada.
Um ponto imprescindível a ser considerado durante o projeto de uma edificação, visando à redução de ruídos, é a
Alternativas
Q3199713 Arquitetura
A respeito de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, analise a Figura 3 a seguir.

_Q36.png (364×301)

A e B são fontes sonoras e 1, 2 e 3 receptores sonoros. Sob a ação da fonte sonora A, são passíveis de medição:
Alternativas
Q3199712 Arquitetura
A ABNT NBR 10151:2019 estabelece procedimento para medição sonora em diferentes localizações. Quando a área do ambiente a ser avaliado for superior a 30m², deve-se acrescentar um ponto de medição a cada 30m² adicionais da área do ambiente. Sendo assim, o número de pontos de medição para uma boate cujo ambiente a ser avaliado tenha 180m² será igual a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: B
5: B
6: C
7: A
8: D
9: A
10: C
11: E
12: E
13: C
14: D
15: C
16: B
17: A
18: A
19: C
20: D