Questões de Concurso
Sobre conforto lumínico em arquitetura
Foram encontradas 255 questões
Em relação ao conforto ambiental (térmico, acústico e luminoso), julgue o próximo item.
A iluminação artificial pode ser direta, quando o fluxo luminoso incide sobre algum ponto específico; indireta, quando o fluxo luminoso é direcionado para determinada superfície (teto ou parede), com uma parte absorvida e a outra refletida, espalhando-se por todo o ambiente; e difusa, quando o fluxo luminoso atravessa um elemento difusor (vidro leitoso, chapa de acrílico) e é dissipado em todas as direções.
Em relação à norma de desempenho em edificações habitacionais, julgue o item a seguir.
A presença de taludes, muros, coberturas de garagens e outros obstáculos não pode prejudicar os níveis mínimos de iluminância especificados.
Com o objetivo de melhorar o conforto visual no ambiente de trabalho, faz-se necessário atender a determinados parâmetros de iluminação, dentre os quais está o que se refere ao fluxo de iluminação que incide em uma determinada área de tarefa.
Esse parâmetro e sua unidade de medida são, respectivamente,
O Coeficiente de Utilização, que relaciona o fluxo luminoso inicial emitido pela luminária (fluxo total) e o fluxo recebido no plano de trabalho (fluxo útil), depende das dimensões do local, da cor dos tetos e das paredes e do acabamento das luminárias. Para se encontrar o Coeficiente de Utilização é necessário considerar as reflectâncias, que nos tetos e paredes brancos são, respectivamente:
Com relação à elaboração de um projeto de edificações escolares, considere as seguintes afirmativas:
1. Na disposição do mobiliário dos ambientes pedagógicos ou daqueles com algumas atividades de escrita e leitura, deve-se preferir a luz incidente pela direita.
2. Entrada e saída em alturas apropriadas são as duas condições básicas para a circulação do ar. A entrada de ar frio (ou menos quente) pela parte inferior, oposta à saída de ar quente pela parte superior, é o que se chama de ventilação cruzada.
3. Os brises permitem reflexões da luz, evitando insolação direta e, por conseguinte, a luz difusa, não direta.
4. Principalmente nas salas de aula, os materiais absorventes acústicos não podem causar exagerada absorção, para que não seja prejudicada a audibilidade no interior do ambiente.
5. A iluminação artificial deve proporcionar índices de iluminamento adequados ao tipo de atividade a ser desenvolvida, permitindo ofuscamento no plano de trabalho.
Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas I, II e III abaixo, relacionadas à iluminação e ventilação dos ambientes, e assinale a alternativa correta.
I. Todo compartimento deve ter, em plano vertical, ao menos uma abertura para o exterior
II. Nos compartimentos destinados a dormitórios não será permitido o uso de material translúcido, pois é necessário assegurar sombra e ventilação simultaneamente
III. As aberturas nos dormitórios que derem para áreas cobertas são consideradas de valor nulo para efeito de iluminação e ventilação
Analisando um projeto de iluminação, verifica-se que o projetista optou por lâmpadas de 60W, com fluxo luminoso de 864 lumens e temperatura de cor em torno de 2800 K.
É correto afirmar que
Analise as seguintes terminologias das fontes de luz e lâmpadas:
I. Fonte secundária – superfície ou objeto que emite luz, produzida por uma conversão de energia de uma fonte primária.
II. Lâmpada fluorescente – lâmpada a descarga do tipo vapor de mercúrio a baixa pressão, na qual a maior parte da luz é emitida por uma camada de substâncias fluorescentes, excitadas pela radiação ultravioleta da descarga.
III. Lâmpada halógena – lâmpada incandescente a gás com filamento de tungstênio, que contém certa proporção de halogênios ou de halogênios compostos.
IV. Queda catódica – passagem de corrente através de um gás, reduzindo a tensão de ignição da fonte de luz.
Está correto o que se afirma APENAS em
Quando trabalhamos a iluminação de um ambiente, a lâmpada incandescente comum tem as características abaixo, exceto:
Leia o enunciado a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. _______________ é uma medida física de brilho de uma superfície, sendo através dela que os seres humanos enxergam.
Conforto visual pode ser interpretado como uma recepção clara das mensagens visuais de um ambiente luminoso. Desta forma, uma iluminação inadequada provoca as reações abaixo, exceto:
O bem-estar visual que resulta de um determinado projeto tem relação com aspectos de qualidade do espaço a ser iluminado, segundo as normas e princípios da arquitetura bioclimática. Dentre os aspectos abaixo, referentes à iluminação, que devem ser considerados em um projeto, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.
( ) O nível de iluminação requerido pela precisão e rapidez exigida pela tarefa a realizar.
( ) Os contrastes provocados pelas manchas de radiação solar nas superfícies internas.
( ) Os contrastes entre as áreas geradas pela saída da luz artificial e o ambiente externo.
( ) A relação entre comprimento e largura do local além da altura do pé direito.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A figura abaixo é uma imagem do Hospital Infantil Sarah, localizado na cidade do Rio de Janeiro e projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Assim como na maioria de seus projetos, no Hospital Sarah Rio, Lelé utilizou um elemento bastante característico de sua arquitetura, o qual tem a finalidade de favorecer a ventilação e iluminação naturais, visando melhorar o conforto ambiental do edifício.
-
Qual é o nome técnico deste elemento, que está indicado na figura com o número “1”?
-
-
Hospital Sarah Rio
Fonte: https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura; Acesso em 28/03/2016.
Num ambiente litorâneo é desejável que o sol bata nos cômodos de permanência noturna no período
Um ambiente com dimensões 3,50 x 4,00 m irá requerer, para uma iluminação natural adequada, área de abertura de iluminação igual a 1/7 de sua área e área de ventilação igual à metade da área de iluminação. Os valores das áreas de iluminação e de ventilação serão, respectivamente,
Uma edificação em lâmina, situada na Região Metropolitana de São Paulo, apresenta eixo longitudinal noroeste-sudeste, com aberturas para iluminação e ventilação nas fachadas nordeste e sudoeste. Existe uma preocupação em garantir a proteção dessas aberturas com quebra-sóis em aletas lineares convenientemente espaçadas, com uma geometria que permita o maior ingresso possível de luz, sem obstrução desnecessária da abóbada celeste, garantindo, ao mesmo tempo, 100% de obstrução da incidência direta de raios solares após as 15 horas, durante todo o período de verão. A fachada mais exposta a radiação solar e a orientação mais adequada para as aletas nessa fachada, são, respectivamente,