Questões de Arquitetura - Conforto Térmico para Concurso

Foram encontradas 572 questões

Q2545104 Arquitetura
O zoneamento bioclimático brasileiro é definido pela NBR 15220, que divide o território brasileiro em zonas relativamente homogêneas quanto ao clima, a fim de orientar diretrizes construtivas e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações unifamiliares de interesse social. Sendo assim, são diretrizes para a Zona Bioclimática 2, na qual se insere o município de Panambi:

I. Ventilação cruzada no verão.
II. Aquecimento solar da edificação no inverno.
III. Vedações externas com paredes pesadas.
IV. Vedações internas com paredes leves.
V. Sombreamento das aberturas, sem incidência solar no verão e no inverno.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2523678 Arquitetura
Uma edificação que receberá uso não residencial diurno será construída em localidade de clima quente, com variação significativa de temperatura entre a mínima (que ocorre, em condições normais, na madrugada) e a máxima (que ocorre, em condições normais, entre o meio e o final da tarde). Pretende-se, no projeto, tirar partido da inércia térmica dos elementos de vedação interna e externa a serem propostos.

Dentre as alternativas, constitui solução para uma maior inércia térmica uma parede
Alternativas
Q2518781 Arquitetura
Considerando a NBR 15.220-3/2005, que trata do desempenho térmico de edificações e divide o Brasil em oito zonas bioclimáticas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o zoneamento bioclimático de Campo Magro (PR) e suas respectivas diretrizes construtivas.
Alternativas
Q2508980 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
A arquitetura bioclimática e a harmonia com o meio ambiente devem ser consideradas exclusivamente para preservação e proteção, tendo aplicação relativizada nos casos de aproveitamento das condições naturais de iluminação e ventilação e à proteção contra insolação excessiva.

Alternativas
Q2508044 Arquitetura
Julgue as proposições com V para verdadeira e F para falsa no tocante à eficiência energética na arquitetura:


( ) A busca por uma eficiência energética é uma missão interdisciplinar, devendo o engenheiro eletricista trabalhar em consonância com o projeto arquitetônico, integrando o projeto de iluminação artificial com a luz natural prevista no projeto elaborado pelo arquiteto.


( ) Dispositivos de sombreamento não devem ser usados, haja vista exigirem uma maior necessidade de iluminação artificial, bloqueando a entrada de luz natural.


( ) Há decisões do arquiteto na elaboração de seu projeto que podem impactar no consumo energético de uma obra, como a localização de aberturas, que podem melhorar a ventilação cruzada de um ambiente e influenciar na iluminação natural e ganho de calor solar durante o inverno.


( ) Os materiais de construção utilizados em uma obra têm uma forte influência sobre as condições de conforto do ambiente interior, guardando relação com a eficiência energética.


( ) A utilização de pontos de luz direcionados para a iluminação de tarefas pode possibilitar maior eficiência visual em ambientes de trabalho, sendo capaz de reduzir o consumo de energia.



Assinale a única alternativa com a sequência correta de respostas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E
5: D