Questões de Concurso
Sobre conforto térmico em arquitetura
Foram encontradas 660 questões

Figura 4 Implantação geral da gleba com urbanização do empreendimento imobiliário às margens da Rodovia Transamazônica,

Figura 5 Quadra de referência do empreendimento imobiliário, em planta, com destaque para o pavilhão "Torre 05" e indicação do sentido Norte. Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY> .

Figura 6 Leiaute de unidade habitacional do tipo apartamento, indicada como "Tipologia 01 - 2Q". Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY> .

Figura 7 Disposição das unidades habitacionais da "Torre 05" em questão, com destaque para a unidade "02". Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY>

Figura 8 Detalhe em planta da quadra com a "Torre 05" e a identificação das unidades habitacionais. Fonte: https://bit.ly/4ge1dxY
Tomando como referência a unidade habitacional ilustrada e identificada com o código “2Q” e considerando sua planta e orientação, é correto afirmar que

Figura 1 Rosa dos Ventos para Marabá-PA mostra concentração de correntes de ar nas velocidades até 2 m/s e, secundariamente, para velocidades entre 2 e 4 m/s. Fonte: Ministério de Minas e Energia (MME); Projeto ProjetEEE. http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=PA+-+Marabá&id_cidade=bra_pa_maraba.825620_inmet .

Figura 2 Temperatura e zona de conforto em Marabá-PA. Fonte: Ministério de Minas e Energia (MME); Projeto ProjetEEE. http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=PA+-+Marabá&id_cidade=bra_pa_maraba.825620_inmet .

Figura 3 Carta Solar para Marabá-PA, a partir de coordenadas geográficas da cidade. Fonte: Sun Earth Tools, https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php .
Observe a imagem a seguir:
Fonte: FROTA, Anésia (2001), editado.
No caso de um elemento exposto à radiação solar e sujeito a uma determinada diferença de temperatura entre os ambientes que separa, a imagem acima retrata o fenômeno da troca de calor em uma:
Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.
No Brasil, durante o verão, o valor máximo diário da temperatura do ar interior de recintos habitacionais de permanência prolongada, como salas e dormitórios, sem a presença de fontes internas de calor (ocupantes, lâmpadas, outros equipamentos em geral), deve ser sempre menor ou igual ao valor máximo diário da temperatura do ar exterior, independentemente da zona bioclimática da edificação.
Para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos em climas temperados, podem ser adotadas as seguintes estratégias:
I. Sombreamento durante o dia e acumulação térmica à noite. II. Uso de varandas abertas e protegidas com telas. III. Distribuição das janelas de forma adequada e protegidas com venezianas. IV. Uso de coberturas planas e sem calhas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Mascaró, Lúcia (2010), adaptado
Com relação à percepção visual de um observador a partir da escala de elementos no espaço urbano, pode-se afirmar que a disposição e a forma da vegetação sugerem que:
I. A NBR 15220-1:2024 estabelece os termos e definições, bem como os correspondentes símbolos e unidades dos termos relacionados ao desempenho térmico de edificações, agrupando-os em três áreas: a) características térmicas de materiais, b) características térmicas de ambientes e c) grandezas do clima, do ambiente e da fisiologia humana.
II. O conforto térmico das edificações pode ser maximizado pelo uso de estratégias passivas, como a adoção de ventilação cruzada e o emprego de brise-soleils, conforme orientado pela NBR 16401:2024.
III. A iluminação natural deve ser projetada de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 15575:2021, que prevê a obrigatoriedade de atender ao fator de luz diurna em, no mínimo, 80% dos ambientes das edificações residenciais.
Quais estão corretas?
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Para o clima árido e quente, é ideal que as formas do edifício proporcionem a máxima exposição ao vento e possibilitem o máximo fluxo de ar interno.
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Considerando-se que, quanto menor a superfície exposta, menor será o ganho e também a perda de calor, é correto afirmar que as coberturas de geometria curva são as mais indicadas para a região árida e seca.
No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.
Para se garantir a ventilação natural, é necessário que haja sempre uma saída de ar para permitir o fluxo de ar através do edifício.
Durante o projeto de uma escola pública em uma cidade nordestina, o arquiteto buscou maximizar o conforto térmico utilizando estratégias passivas, enquanto promovia um design que celebrasse elementos culturais, como a sombra de espaços abertos para reuniões e o uso de padrões decorativos inspirados em rendas de bilro. O desafio consistia em reduzir o ganho térmico interno sem comprometer a ventilação e iluminação natural, essenciais para o bemestar dos alunos.
Dado o contexto climático e cultural, qual seria a solução mais eficaz para garantir o conforto térmico e o alinhamento com a cultura regional?
I. Conforto térmico é a satisfação psicofisiológica de um indivíduo com as condições térmicas do ambiente.
II. Umidade relativa do ar é o quociente da massa de vapor d’água pela massa de ar seco.
III. Zona bioclimática é a região geográfica homogênea quanto aos elementos climáticos que interferem nas relações entre o ambiente construído e o conforto humano.
Quais estão corretas?