Questões de Concurso Sobre conforto térmico em arquitetura

Foram encontradas 660 questões

Q3300115 Arquitetura
Para o clima do Sudeste Paraense, diante da necessidade de refrigerar, com aparelhos de condicionamento de ar, um ambiente de 6 metros de largura, 18 metros de profundidade e pé-direito de 3 metros, devem ser empregados, em British Thermal Units (BTU)
Alternativas
Q3300105 Arquitetura
Analise a sequência de imagens de um empreendimento habitacional de médio padrão situado na área urbana de Marabá-PA, com indicações de implantação e escala gráfica. Considere que, em Marabá-PA, a principal incidência de correntes de ar é no sentido Norte. 

Q22_1.png (552×241)

Figura 4 Implantação geral da gleba com urbanização do empreendimento imobiliário às margens da Rodovia Transamazônica, 

Q22_2.png (550×329)

Figura 5 Quadra de referência do empreendimento imobiliário, em planta, com destaque para o pavilhão "Torre 05" e indicação do sentido Norte. Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY> . 

Q22_3.png (525×320)

Figura 6 Leiaute de unidade habitacional do tipo apartamento, indicada como "Tipologia 01 - 2Q".  Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY> .

Q22_4.png (237×100)

Figura 7 Disposição das unidades habitacionais da "Torre 05" em questão, com destaque para a unidade "02". Fonte: <https://bit.ly/4ge1dxY>

Q22_5.png (178×245)

Figura 8 Detalhe em planta da quadra com a "Torre 05" e a identificação das unidades habitacionais. Fonte: https://bit.ly/4ge1dxY

Tomando como referência a unidade habitacional ilustrada e identificada com o código “2Q” e considerando sua planta e orientação, é correto afirmar que
Alternativas
Q3300104 Arquitetura
Considerando a área urbana do município de Marabá-PA, situada nas coordenadas 5° 20' 46.616" S / 49° 6' 2.664" W, e os diagramas a seguir, marque a alternativa que aponta as melhores descrições e estratégias de conforto ambiental para edificações no local.

Q21_1.png (496×337)

Figura 1 Rosa dos Ventos para Marabá-PA mostra concentração de correntes de ar nas velocidades até 2 m/s e, secundariamente, para velocidades entre 2 e 4 m/s. Fonte: Ministério de Minas e Energia (MME); Projeto ProjetEEE. http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=PA+-+Marabá&id_cidade=bra_pa_maraba.825620_inmet .

Q21_2.png (492×381)

Figura 2 Temperatura e zona de conforto em Marabá-PA. Fonte: Ministério de Minas e Energia (MME); Projeto ProjetEEE. http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=PA+-+Marabá&id_cidade=bra_pa_maraba.825620_inmet .

Q21_3.png (573×545)

Figura 3 Carta Solar para Marabá-PA, a partir de coordenadas geográficas da cidade. Fonte: Sun Earth Tools, https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php .
Alternativas
Q3274250 Arquitetura
As reservas técnicas arqueológicas são espaços físicos seguros e adequados para comportar e preservar acervos da cultura material, principalmente enquanto patrimônio cultural, ficando estes disponíveis para a pesquisa ou práticas museológicas quando requisitados. Em relação a este tipo de espaço, é correto afirmar:
Alternativas
Q3261121 Arquitetura

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


 Fonte: FROTA, Anésia (2001), editado.


No caso de um elemento exposto à radiação solar e sujeito a uma determinada diferença de temperatura entre os ambientes que separa, a imagem acima retrata o fenômeno da troca de calor em uma:

Alternativas
Q3261115 Arquitetura
A ventilação cruzada em edificações é uma estratégia de conforto ambiental que se otimiza ao considerar: 
Alternativas
Q3256838 Arquitetura

Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.


No Brasil, durante o verão, o valor máximo diário da temperatura do ar interior de recintos habitacionais de permanência prolongada, como salas e dormitórios, sem a presença de fontes internas de calor (ocupantes, lâmpadas, outros equipamentos em geral), deve ser sempre menor ou igual ao valor máximo diário da temperatura do ar exterior, independentemente da zona bioclimática da edificação.

Alternativas
Q3207613 Arquitetura
Os climas temperados apresentam variação sazonal distinta e implicam estratégias diferenciadas a serem adotadas no projeto arquitetônico para promoverem um conforto térmico na edificação.
Para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos em climas temperados, podem ser adotadas as seguintes estratégias:
I. Sombreamento durante o dia e acumulação térmica à noite. II. Uso de varandas abertas e protegidas com telas. III. Distribuição das janelas de forma adequada e protegidas com venezianas. IV. Uso de coberturas planas e sem calhas.


Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3196872 Arquitetura

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Mascaró, Lúcia (2010), adaptado



Com relação à percepção visual de um observador a partir da escala de elementos no espaço urbano, pode-se afirmar que a disposição e a forma da vegetação sugerem que: 

Alternativas
Q3196861 Arquitetura
Nos materiais naturais e manufaturados da construção civil, a energia refletida depende da superfície na qual incide a radiação. É o que se chama de efeito Albedo, que indica a refletividade total de uma superfície iluminada pelo Sol. Nesse sentido, em condições similares, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3175842 Arquitetura
Sobre conforto ambiental das edificações e com base nas normas técnicas da ABNT aplicáveis, analise as assertivas abaixo:

I. A NBR 15220-1:2024 estabelece os termos e definições, bem como os correspondentes símbolos e unidades dos termos relacionados ao desempenho térmico de edificações, agrupando-os em três áreas: a) características térmicas de materiais, b) características térmicas de ambientes e c) grandezas do clima, do ambiente e da fisiologia humana.
II. O conforto térmico das edificações pode ser maximizado pelo uso de estratégias passivas, como a adoção de ventilação cruzada e o emprego de brise-soleils, conforme orientado pela NBR 16401:2024.
III. A iluminação natural deve ser projetada de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 15575:2021, que prevê a obrigatoriedade de atender ao fator de luz diurna em, no mínimo, 80% dos ambientes das edificações residenciais.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3166028 Arquitetura

No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.  


Para o clima árido e quente, é ideal que as formas do edifício proporcionem a máxima exposição ao vento e possibilitem o máximo fluxo de ar interno. 

Alternativas
Q3166027 Arquitetura

No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.  


Considerando-se que, quanto menor a superfície exposta, menor será o ganho e também a perda de calor, é correto afirmar que as coberturas de geometria curva são as mais indicadas para a região árida e seca.

Alternativas
Q3166026 Arquitetura

No que se refere a conforto ambiental, julgue o item a seguir.  


Para se garantir a ventilação natural, é necessário que haja sempre uma saída de ar para permitir o fluxo de ar através do edifício.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157793 Arquitetura
Quais dos seguintes elementos arquitetônicos tradicionais foram utilizados na arquitetura brasileira para melhorar a ventilação e o conforto térmico em ambientes de clima tropical?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157785 Arquitetura
A iluminação natural em ambientes educacionais, como salas de aula, é fundamental para o bem-estar e o desempenho dos alunos. Sobre o uso da iluminação natural em escolas, qual é o posicionamento mais adequado para as janelas em uma sala de aula, visando otimizar a iluminação natural e reduzir a incidência de luz direta? 
Alternativas
Q3154936 Arquitetura
No Nordeste brasileiro, conhecido por seu clima tropical úmido e forte incidência solar, a arquitetura tradicional incorpora soluções vernaculares que dialogam com a cultura local e o ambiente natural. Exemplos como o uso de grandes beirais em casas de fazenda, a ventilação cruzada em edifícios antigos e materiais locais, como a madeira e a argila, são inspirações para projetos contemporâneos que buscam aliar eficiência térmica e respeito às tradições regionais.
Durante o projeto de uma escola pública em uma cidade nordestina, o arquiteto buscou maximizar o conforto térmico utilizando estratégias passivas, enquanto promovia um design que celebrasse elementos culturais, como a sombra de espaços abertos para reuniões e o uso de padrões decorativos inspirados em rendas de bilro. O desafio consistia em reduzir o ganho térmico interno sem comprometer a ventilação e iluminação natural, essenciais para o bemestar dos alunos.
Dado o contexto climático e cultural, qual seria a solução mais eficaz para garantir o conforto térmico e o alinhamento com a cultura regional?
Alternativas
Q3154935 Arquitetura
Um arquiteto propôs o uso de sistemas de sombreamento dinâmico em um edifício corporativo, visando melhorar o desempenho térmico e reduzir o consumo de energia. Quais são os principais desafios associados à implementação desse tipo de solução?
Alternativas
Q3154925 Arquitetura
O conforto térmico em edificações é um dos aspectos mais importantes no planejamento arquitetônico, sendo influenciado por variáveis climáticas, materiais construtivos e estratégias projetuais. Em regiões de clima tropical, por exemplo, a combinação de alta umidade e temperaturas elevadas desafia os projetistas a integrar soluções passivas e tecnológicas que minimizem o consumo de energia e promovam bem-estar. Considere um projeto onde o arquiteto busca equilibrar ventilação natural, isolamento térmico e materiais de alta refletância. No entanto, a análise inicial aponta que algumas soluções podem ser conflitantes ou insuficientes para atender às demandas de conforto dos ocupantes. Sobre o conforto térmico, qual alternativa reflete uma abordagem técnica mais precisa?
Alternativas
Q3136361 Arquitetura
Em relação ao desempenho térmico de edificações, abordado pela NBR 15220-1:2024, analise as assertivas abaixo:

I. Conforto térmico é a satisfação psicofisiológica de um indivíduo com as condições térmicas do ambiente.
II. Umidade relativa do ar é o quociente da massa de vapor d’água pela massa de ar seco.
III. Zona bioclimática é a região geográfica homogênea quanto aos elementos climáticos que interferem nas relações entre o ambiente construído e o conforto humano.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C
5: A
6: D
7: C
8: A
9: A
10: A
11: B
12: E
13: C
14: C
15: A
16: B
17: A
18: E
19: E
20: D