Questões de Concurso Sobre deprecisção das construções em arquitetura

Foram encontradas 9 questões

Q2255688 Arquitetura
O dimensionamento dos sanitários destinados a alunos de uma escola deverá seguir a normatização vigente no município em que se situa, a qual determina que sejam previstas, no mínimo, nos sanitários femininos, uma bacia sanitária para cada 25 alunas; no masculino, uma bacia sanitária para cada 40 alunos e um mictório para cada 40 alunos; e um lavatório para cada 40 alunos ou alunas. Sendo de 800 alunos o número a ser utilizado nesse dimensionamento, divididos igualmente entre alunos e alunas, devem ser previstos, nos sanitários,
Alternativas
Q884319 Arquitetura

A depreciação constitui-se em um processo de desvalorização de determinados bens, seja por desgaste do uso ao longo de um dado recorte de tempo, seja por obsolescência de seu uso ou ainda por ação da natureza. A NBR nº 13752/1996 define diferentes tipos de depreciação, apontando suas definições. Analise os conteúdos a seguir e relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Decrepitude.

2. Deterioração.

3. Mutilação.

4. Obsolescência.

5. Desmontagem.


Coluna 2

( ) Depreciação de um bem devido à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.

( ) Depreciação de um bem devido aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento.

( ) Depreciação de um bem devido ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados.

( ) Depreciação de um bem devido à superação da tecnologia do equipamento ou sistema.

( ) Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q838284 Arquitetura
De acordo com a ABNT NBR 14653, em um processo de avaliação de bens, caso a benfeitoria seja indispensável para conservar o bem ou evitar a sua deterioração, o engenheiro avaliador deve identificar tal como
Alternativas
Q838049 Arquitetura
De acordo com a NBR-5.674:2012, que dispõe sobre a manutenção de edificações, na organização da gestão do sistema de manutenção, os diferentes tipos necessários de manutenção são:
Alternativas
Q585632 Arquitetura
Durante a avaliação de um imóvel, foi constatada uma rachadura na parede, gerada por recalque de fundação, com risco de desabamento e ameaça aos moradores. Ao se verificar o projeto, observou-se que o projetista havia falhado no dimensionamento das sapatas. Essa situação representa
Alternativas
Q565190 Arquitetura
Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue o item que se segue.

O não atendimento dos programas definidos no manual de uso, operação e manutenção pode reduzir tanto o tempo de vida útil quanto o prazo de garantia contratual da edificação. 
Alternativas
Q243150 Arquitetura
Nas perícias e laudos técnicos, a depreciação de ordem funcional de uma edificação podem ser ocasionadas por fatores como:

I. apuração;

II. superação;

III. anulação;

IV. inadequação.

É correto o que consta em
Alternativas
Q243149 Arquitetura
Sob o ponto de vista das perícias técnicas e de avaliação, o exame circunstanciado e a consequente descrição minuciosa de um imóvel são denominadas de
Alternativas
Q25350 Arquitetura
Existem inúmeros métodos para calcular a depreciação física e funcional das construções. Basicamente, são métodos

I. econômicos, levando em conta critérios de amortização do capital investido ou da variação de renda ao longo da vida útil do imóvel.

II. de custo de substituição, levando em conta critérios de amortização do capital investido ou da variação de renda ao longo da vida útil do imóvel.

III. baseados na idade e conservação do bem.

IV. de custo de reposição com base nas reformas e benfeitorias sofridas pelo imóvel ao longo da sua vida útil.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: B
6: E
7: A
8: C
9: B