Questões de Concurso
Sobre desenho técnico na arquitetura em arquitetura
Foram encontradas 1.036 questões
Com referência a representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o item que se segue.
A NBR 16752:2020 estabelece que, na legenda de um desenho técnico, devem constar, entre outros dados, o nome do proprietário legal; o título; o número de identificação; e o responsável pelo conteúdo.
Com referência a representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o item que se segue.
A NBR 6492:2021 estabelece que no projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ) devem constar, entre outros, detalhes de elementos da edificação e de seus componentes construtivos em escalas compatíveis, além de maquetes construídas em escala ou eletrônicas (interior ou exterior).
Com referência a representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o item que se segue.
A NBR 17068:2022 estabelece que os valores de dimensões nos desenhos técnicos devem ser colocados acima e próximos ao meio de suas respectivas linhas.
Com referência a representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o item que se segue.
Conforme a NBR 16861:2020, a figura a seguir representa a intersecção em cruz de linhas traço e ponto e encontro em cantos de linhas tracejadas.
Com referência a representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o item que se segue.
Conforme a NBR 6492:2021, projeto arquitetônico ou urbanístico é um documento preliminar que contém o levantamento das informações necessárias ao empreendimento, incluindo-se a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
Planta baixa é um dos principais desenhos técnicos em um projeto arquitetônico, representando a vista superior de um edifício ou parte dele, cortada horizontalmente a uma altura convencional. Ela exibe a disposição das paredes, portas, janelas, escadas e outros elementos estruturais e funcionais, bem como a divisão dos ambientes, e representa a vista superior do plano secante horizontal do piso de referência, em metro, a:
Os formatos de papel são padronizados por normas internacionais para garantir a uniformidade e facilitar a impressão, a cópia e o manuseio. A série A é a mais comum para documentos, enquanto as séries B e C são usadas para envelopes, pôsteres e outros usos específicos. De acordo com os tamanhos e formatos de papel, quantos papéis em formato A4 equivalem a três folhas de papel A2, para terem o mesmo tamanho?
A escala em um projeto de arquitetura é a relação de proporção entre as dimensões reais de um objeto ou espaço e sua representação no desenho técnico. A escala é fundamental para que plantas, cortes, elevações e outros elementos do projeto possam ser representados em um formato que seja legível e compreensível, considerando o espaço limitado de uma folha de papel. Uma medida de 4 cm na escala 1:20, serão quantos cm na escala 1:75?
Segundo a definição de normas técnicas, a figura mostra linhas com o objetivo de representar tipos de materiais em áreas de corte em desenho técnico. A identificação de cortes nas peças é realizada através desse elemento, porém não se deve realizar nos cortes, no sentido longitudinal, os seguintes desenhos: dentes de engrenagens, parafusos, porcas, eixos, raios de roda, nervuras, pinos, arruelas, contra pinos, rebites, chavetas, volantes e manípulos. De maneira geral, deve ser utilizada como na figura a seguir:
Conforme o texto exposto e a figura, é possível afirmar que trata-se de:
“É a representação gráfica no desenho da característica do elemento por meio de linhas, símbolos, notas e valor numérico em uma unidade de medida. São utilizadas para demonstrar as medidas de um objeto, indicando sua verdadeira grandeza, sem a necessidade de instrumentos de medição. Deve ser representada diretamente no desenho e localizada na vista mais representativa. A unidade deve ser a mesma para todos os seus elementos, por exemplo, se for definida a utilização de milímetros, então todas as medidas devem ser representadas em milímetros (mm).” O texto trata-se de:
A simbologia em projetos de arquitetura é essencial para transmitir informações técnicas de maneira clara e padronizada. Esses símbolos são usados em plantas, cortes, elevações e outros desenhos técnicos para representar elementos construtivos, instalações, móveis e outros componentes do projeto. Considerando o exposto, observe a figura a seguir:
(NBR 6.492/2021 – Documentação técnica para projetos desenvolvidos e urbanísticos – Requisitos.)
A figura representa:
O método de projeção no primeiro diedro é uma representação ortográfica na qual o objeto a ser projetado está entre o observador e os planos de coordenadas dos diedros: em cada plano de projeção, o objeto é representado como se fosse visto ortogonalmente de uma distância infinita com planos de projeção transparentes.
A axonometria isométrica é representação oblíqua na qual as escalas de dois dos eixos de coordenadas são idênticas, entretanto há uma escala diferente para o terceiro eixo.
As hachuras utilizadas para indicar planos paralelos aos planos de coordenadas devem ser representadas perpendicularmente ao eixo de coordenadas projetado, independentemente de serem representadas por meio de croquis à mão livre ou softwares habituais para desenho técnico, como SketchUp, AutoCAD e Revit.
A respeito de aspectos de representação, construtivos, operacionais e de segurança no projeto de um edifício, julgue o item que se segue.
As cotas indicadas no desenho do projeto de arquitetura sempre correspondem aos valores reais, independentemente da escala utilizada no desenho.
No que diz respeito aos métodos e às técnicas de desenho, bem como às estratégias de representação, julgue o item a seguir, de acordo com as normas técnicas vigentes.
Linha de cotagem é a linha contínua estreita que estabelece, de maneira não ambígua, a relação entre os elementos de uma representação gráfica e as instruções alfanuméricas e(ou) escritas suplementares (notas, requisitos técnicos, referências de item), por exemplo.