Questões de Concurso
Sobre fundações em arquitetura
Foram encontradas 133 questões
A subestrutura é a divisão inferior de uma edificação (suas fundações), construída parcial ou completamente abaixo da superfície do solo. Sua função primária é sustentar e ancorar a superestrutura, além de transmitir suas cargas para o solo com segurança. O terreno e o contexto de uma edificação influenciam o tipo de subestrutura selecionada. Em linhas gerais elas podem ser classificadas em fundações superficiais ou fundações profundas
CHING, Francis D. K. Sistemas Estruturais Ilustrados: padrões, sistemas e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 22. [Adaptado]
São exemplos de fundações profundas:
No projeto de armação de uma viga, consta a seguinte especificação:
6 45 _____ N8 _____ 15 _____ c/120 _____ C=380 6
A partir dessa representação, pode-se interpretar que
Para que desenvolva corretamente a sua função, um arquiteto(a) deve dominar, também, os condicionantes legais do seu projeto. No caso de Belém, alguns dos instrumentos legais que regem a concepção projetual de edificações na cidade são: o Plano Diretor e a Lei do Uso do Solo, por meio, principalmente, do zoneamento e dos quadros de modelos urbanísticos, respectivamente. Tais quadros sistematizam medidas mínimas e máximas que devem ser cumpridas no ato projetivo, sempre relacionadas à ocupação do terreno. Algumas das variáveis do quadro de modelos urbanísticos (anexo 4 da Lei do Uso do Solo) são: Taxa de Permeabilização, Afastamentos e Testada do Lote. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
Para o dimensionamento de sapatas de fundação de uma edificação, a tensão admissível do solo foi adotada com o valor de 2,0 kgf/cm2 . Para uma sapata com as dimensões de 150,0 cm x 150,0 cm e altura de 30,0 cm, qual seria a carga normal limite na base de um pilar para essa sapata? Dados: densidade do concreto= 2.500 kg/m3 ; coeficiente de segurança geral = 1,4.
Considerando o Plano Diretor de Belém, no seu Art. 135, são reguladores da ocupação do solo urbano os seguintes parâmetros: coeficiente de aproveitamento básico, mínimo e máximo, gabarito de altura, taxa de permeabilização, afastamentos, taxa de ocupação. Sobre eles, é correto afirmar que:
No caso de fundação profunda, esta profundidade deve ser superior, no mínimo, ao
As fundações superficiais são usadas sempre que um solo estável e com capacidade de carregamento adequada estiver relativamente perto da superfície. Elas são colocadas diretamente sob a parte mais baixa de uma subestrutura, e transferem as cargas da edificação diretamente para o solo de apoio, por meio da pressão vertical.
CHING, Francis D. K. Sistemas estruturais ilustrados: padrões, sistemas e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2015.
São exemplos de fundações superficiais:
Sobre o projeto e execução de fundações, analise as assertivas abaixo:
I. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar a integração estrutural entre o elemento de fundação e o bloco de coroamento.
II. Estaca Franki é a estaca executada por perfuração do solo por trado mecânico, sem emprego de revestimento ou fluido estabilizante.
III. Sapata associada é o elemento de fundação rasa, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.
Quais estão corretas?
Assinale a opção que descreve corretamente o tipo de fundação profunda denominado de “caixão”.
A dimensão a ser adotada como altura da viga é