Questões de Concurso
Sobre fundações em arquitetura
Foram encontradas 141 questões
Acerca de coberturas e telhados e da superestrutura e da infraestrutura das edificações, julgue o item que se segue.
Constituem fundações rasas a sapata corrida ou associada, o radier e a viga de fundação, ao passo que o bloco, o tubulão, o caixão e várias modalidades de estaca integram fundações profundas.
Acerca de coberturas e telhados e da superestrutura e da infraestrutura das edificações, julgue o item que se segue.
As fundações profundas são indicadas, por exemplo, nos casos de solo pouco estável, alto teor de umidade do solo, possibilidade de erosão do solo, camada resistente do solo a mais de 3 metros de profundidade e possibilidade de escavações futuras perto da obra.

De acordo com essa definição, a Figura acima apresenta um colarinho do tipo:
Observe, a seguir, o corte de uma residência:
Sabendo que as sapatas são quadradas com lado de 0,70 metro, calcule o volume de concreto, em metros cúbicos, para o total das quatro sapatas mostradas no corte, conforme a figura.
A subestrutura é a divisão inferior de uma edificação (suas fundações), construída parcial ou completamente abaixo da superfície do solo. Sua função primária é sustentar e ancorar a superestrutura, além de transmitir suas cargas para o solo com segurança. O terreno e o contexto de uma edificação influenciam o tipo de subestrutura selecionada. Em linhas gerais elas podem ser classificadas em fundações superficiais ou fundações profundas
CHING, Francis D. K. Sistemas Estruturais Ilustrados: padrões, sistemas e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 22. [Adaptado]
São exemplos de fundações profundas:
No caso de fundação profunda, esta profundidade deve ser superior, no mínimo, ao
No projeto de armação de uma viga, consta a seguinte especificação:
6 45 _____ N8 _____ 15 _____ c/120 _____ C=380 6
A partir dessa representação, pode-se interpretar que