Questões de Arquitetura - Geoprocessamento em Arquitetura para Concurso
Foram encontradas 98 questões
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:
I - A diferença entre um SIG (Sistema de Informação Geográfica) e um CAD (Desenho Auxiliado por Computador) consiste basicamente no fato de que o último é um instrumento de desenho digital e não um sistema de processamento de informação espacial. Um CAD possui funções que permitem a representação precisa de linhas e formas, podendo ser utilizado na digitalização de mapas e cartas. No entanto, apresenta restrições no que diz respeito à atribuição de outras informações às entidades espaciais. Apesar disto os CAD's podem ser utilizados em conjunto com os SIG's.
II - No sistema de coordenadas UTM, o mundo é dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 6º de longitude. Os fusos são numerados de um a sessenta começando no fuso 180º a 174º oeste e continuando para leste. Cada um destes fusos é gerado a partir de uma rotação do cilindro de forma que o meridiano de tangência (centro do fuso) divida o fuso em duas partes iguais de 3º de amplitude.
III - Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) num plano (mapa). A projeção cilíndrica resulta da projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente planificado. Esse tipo de projeção apresenta paralelos circulares e meridianos radiais, isto é, retas que se originam de um único ponto; e é usado principalmente para a representação de países ou regiões de latitudes intermediárias, embora possa ser utilizado para outras latitudes.
De acordo com a norma ABNT NBR 9050/2020 e com o sistema de prevenção contra incêndio e tecnologias, julgue o item.
Os softwares Arqgis e Qgis são ferramentas totalmente
gratuitas de Sistema de Informações Geográficas (SIG).
De acordo com a norma ABNT NBR 9050/2020 e com o sistema de prevenção contra incêndio e tecnologias, julgue o item.
A representação de dados de geoprocessamento
é realizada principalmente de duas formas: vetor
e raster.
O mapeamento de danos:
I. Pode ser elaborado com o auxílio de máquinas de
escaneamento 3D por tecnologia a laser, capazes de
produzir modelos virtuais e projeções ortogonais de
alta precisão e fidelidade na identificação e registro
de volumetrias, geometrias, materiais e detalhes arquitetônicos.
II. Visa identificar alguns tipos de lesões e perdas materiais e estruturais, tais como: fissuras, degradações por umidade e ataque de xilófagos, abatimentos, deformações, destacamento de argamassas, corrosão e outros.
III. Deve ser apresentado sobre plantas, cortes e elevações, numerados e com legendas. Com o intuito de facilitar o entendimento e a visualização do diagnóstico, deve seguir os padrões gráficos instituídos pelo IPHAN
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que: