Questões de Concurso Sobre história da arquitetura e urbanismo em arquitetura

Foram encontradas 487 questões

Q3112426 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.
Alternativas
Q3112425 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

A primeira expressão da arquitetura moderna construída no Brasil se observa na tipologia residencial, na casa do arquiteto Gregori Warchavchick, por ele projetada. 
Alternativas
Q3112424 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

Concebida pelo urbanista Lucio Costa, Brasília foi originalmente estruturada em zonas e setores, posteriormente interpretados em quatro grandes escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
Alternativas
Q3092294 Arquitetura
Sobre a arquitetura sustentada pelos princípios do Minimalismo, analise as afirmações a seguir.

I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088013 Arquitetura
A evolução histórica da arquitetura passou por diferentes estilos e movimentos, refletindo as mudanças culturais, tecnológicas e sociais ao longo dos séculos. A respeito dessa evolução, analise as afirmações abaixo:

I. O estilo Gótico, caracterizado por construções com arcos ogivais, grandes vitrais e abóbadas de cruzaria, representou um avanço técnico que permitiu edificações mais altas e a criação de grandes catedrais durante a Idade Média.
II. O Renascimento, movimento que teve origem na Itália, foi marcado pela retomada dos princípios clássicos gregos e romanos, sendo uma reação ao estilo arquitetônico medieval, com a valorização da proporção, simetria e do uso de colunas, arcos de volta perfeita e cúpulas.
III. O Barroco, surgido no século XVII, foi um estilo arquitetônico que se destacou por suas formas simples e pela ausência de ornamentos, como uma reação ao excesso de decorações góticas e renascentistas.
IV. O Modernismo, no século XX, introduziu uma nova forma de conceber a arquitetura, pautada na funcionalidade e no uso de novos materiais como o concreto armado, com grandes nomes como Le Corbusier, que defendia a “casa como uma máquina de morar”.

É correto afirmar que apenas as afirmações:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026878 Arquitetura
A arquitetura moderna pernambucana ganhou destaque nacional a partir das décadas de 1950 e 1960, influenciada por figuras-chave como Acácio Gil Borsoi e Delfim Amorim. Apesar de compartilharem princípios modernistas, ambos os arquitetos desenvolveram abordagens distintas ao adaptar o movimento às condições locais. Considerando suas contribuições, qual das alternativas melhor reflete as características da obra de Acácio Gil Borsoi e Delfim Amorim? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026877 Arquitetura
Luiz Nunes foi um dos pioneiros da arquitetura moderna em Pernambuco, sendo responsável por projetos que marcaram a transição para uma linguagem arquitetônica mais alinhada aos princípios modernistas. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica marcante da obra de Luiz Nunes? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026870 Arquitetura
Na arquitetura moderna brasileira, a “Escola Paulista” desponta a partir da década de 1960, com uma linguagem brutalista, baseada na expressividade do concreto aparente, e tem entre seus principais protagonistas os arquitetos Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake. A arquiteta italiana Lina Bo Bardi se estabelece em São Paulo no ano de 1946, quando vem da Itália em decorrência da guerra. Ela flerta com os preceitos modernistas e com a Escola Paulista, mas desenvolve uma arquitetura particular, unindo a vanguarda estética à tradição popular. Qual das alternativas apresenta apenas edifícios projetados pela arquiteta Lina Bo Bardi? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026866 Arquitetura
A 3ª geração dos arquitetos modernistas teceu críticas consideráveis aos preceitos da arquitetura e urbanismo moderno, e tais considerações foram responsáveis por estabelecer uma nova agenda arquitetônica e urbanística na segunda metade do século XX. Uma das críticas, e talvez a de maior aceitação, apontava para a necessidade de “recolocação inevitável da ideia de cidade ante o indiscutível fracasso da urbanística racionalista”. O que quer dizer tal afirmação? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026865 Arquitetura
O advento da Revolução Industrial ocorrida na Europa entre os séculos XVIII e XIX foi responsável por introduzir uma nova classe social, a operária, e uma nova demanda sobre o espaço da cidade. Nesse contexto, o urbanismo foi criado enquanto disciplina multidisciplinar que visava solucionar as mazelas urbanas que os últimos eventos produziram, como poluição do ar, congestionamento, salubridade, crescimento demográfico, transporte e moradia. A esse respeito, analise as proposições a seguir.

1) As cidades jardins inglesas pensadas por Ebenezer Howard e Raymond Unwin consistia numa proposta de cidade nos subúrbios de Londres com alta densidade construtiva e populacional, dotada apenas de habitações unifamiliares e edifícios com habitações multifamiliares, em meio a jardins do tipo inglês.
2) As cidades jardins inglesas localizadas nos subúrbios de Londres foram planejadas no início do século XX como alternativa de moradia com qualidade de vida, baseadas na ideia de casas de campo e servidas por uma rede de infraestrutura de transporte (trem e metrô) que possibilitaram as suas construções.
3) Os conceitos que nortearam as cidades jardins inglesas previam a tolerância: da convivência entre as diferentes classes sociais e todos os níveis de renda; da gratuidade dos parques arborizados e jardins públicos para todos os seus moradores; da previsão de aluguéis baixos para que os trabalhadores braçais também pudessem morar lá.
4) As cidades jardins inglesas foram uma importante contribuição ao pensamento urbano daquela época e seus princípios foram replicados fora da Inglaterra, como, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026850 Arquitetura
O arquiteto português Álvaro Siza é considerado pela crítica especializada como um dos expoentes da arquitetura contemporânea. Suas obras estão espalhadas pelos quatro cantos do mundo, mas mantêm características arquitetônicas que as qualificam como detentoras de unidade conceitual e de qualidade arquitetônica. Com relação ao conjunto da sua obra, analise as proposições a seguir.

1) Uma das preocupações principais do arquiteto diz respeito ao lugar fenomenológico, ou locus, e a implantação do edifício no sítio.
2) O arquiteto português utiliza como linguagem arquitetônica a força expressiva das estruturas em concreto, associada ao uso do aço e de grandes planos de vidro.
3) A materialidade das obras de Siza é caracterizada por um seleto e reduzido emprego de materiais, tais como a pedra, o tijolo cerâmico à vista, a massa de reboco na cor branca, de tradição ibérica, e aberturas em esquadrias com caixilho em metal e painéis em vidro.
4) A arquitetura de Siza prima pela forma inusitada, inovadora, buscando imprimir em cada dos projetos uma individualidade formal perceptível.

Estão corretas, apenas: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026844 Arquitetura
O livro do arquiteto paulista Nestor Goulart Reis Filho, intitulado Quadro da Arquitetura no Brasil, apresenta uma breve evolução da arquitetura e dos assentamentos urbanos desde o período colonial até meados do século XX. No seu texto o autor relata a importância do papel da mão de obra escrava no desenvolvimento da arquitetura e das infraestruturas das residências. Sobre as cidades coloniais brasileiras e sua arquitetura, assinale a alternativa correta
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026843 Arquitetura
Qual das seguintes características NÃO é comum às residências coloniais brasileiras, incluindo a casa grande dos engenhos de açúcar do Nordeste, os sobrados urbanos e as casas paulistas dos bandeirantes? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026842 Arquitetura
Com relação à cidade de Brasília podemos afirmar que os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer são responsáveis, respectivamente, pelo Plano Urbano (Plano Piloto) e pelos projetos de arquitetura dos principais monumentos; Roberto Burle Marx foi o paisagista responsável pelos projetos dos principais espaços abertos. Dois outros profissionais contribuíram para a qualificação do conjunto urbano, arquitetônico e paisagístico da capital federal e assumem destaque nas obras de Brasília: o primeiro é o calculista responsável pelos projetos estruturais dos principais edifícios elaborados por Oscar Niemeyer na década de 1960; o segundo é um artista que elaborou painéis de revestimento em concreto, mármore e azulejo, presentes nas fachadas e interiores dos principais edifícios e palácios da capital. Os nomes deles, respectivamente, são:
Alternativas
Q3021420 Arquitetura
        Em arquitetura não se lida com um espaço abstrato, tal como em economia (o espaço econômico) ou na ciência política (o espaço político). Como parte continente e recipiente dos entes materiais, o espaço da arquitetura possui atributos físicos que permitem aos indivíduos captá-los em quaisquer experiências concretas.

G. Kohlsdorf, M. Kohlsdorf. Ensaio sobre o desempenho morfológico dos lugares.
Brasília: FRBH, 2017, p. 31 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e assuntos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Foi nos séculos XIX e XX que surgiram as primeiras cidades integralmente planejadas no mundo, caracterizadas por geometrias rígidas e construídas especialmente para serem centros de poder, cerimoniais ou políticos, a exemplo de Moenjodaro (Paquistão), Teotihuacan (México), Washington (EUA), Camberra (Austrália) e Brasília (Brasil).

Alternativas
Q3021419 Arquitetura
        Em arquitetura não se lida com um espaço abstrato, tal como em economia (o espaço econômico) ou na ciência política (o espaço político). Como parte continente e recipiente dos entes materiais, o espaço da arquitetura possui atributos físicos que permitem aos indivíduos captá-los em quaisquer experiências concretas.

G. Kohlsdorf, M. Kohlsdorf. Ensaio sobre o desempenho morfológico dos lugares.
Brasília: FRBH, 2017, p. 31 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e assuntos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


No que diz respeito à forma das cidades, estruturas orgânicas são aquelas que surgem totalmente ao acaso, de modo espontâneo, sem intenção, como, por exemplo, as cidades coloniais brasileiras, os núcleos medievais europeus e os assentamentos fundados pelos espanhóis na América Latina.

Alternativas
Q3009090 Arquitetura
Acerca dos períodos da história da arquitetura e do urbanismo e de noções sobre evolução urbana, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2955074 Arquitetura

Embora tenha nascido na cidade de Curitiba, Vilanova Artigas é considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, seja pelo conjunto de sua obra aí realizada, seja pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos. Assinale a alternativa que não corresponde à obra de Artigas.

Alternativas
Q2955072 Arquitetura

Assinale a alternativa incorreta. Em 1956, Niemeyer foi convidado pelo novo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil, que seria construída no centro do país.

Alternativas
Q2955071 Arquitetura

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":

( ) Planta Livre resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. ( )Fachada Livre: : através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.
( )Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
( )Terraço Jardim: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem. ( )Janelas em fita: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: A
6: C
7: B
8: E
9: D
10: A
11: A
12: A
13: D
14: C
15: E
16: E
17: B
18: C
19: A
20: B