Questões de Concurso
Sobre história da arquitetura e urbanismo em arquitetura
Foram encontradas 490 questões
Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.
A primeira expressão da arquitetura moderna construída no Brasil se observa na tipologia residencial, na casa do arquiteto Gregori Warchavchick, por ele projetada.
Concebida pelo urbanista Lucio Costa, Brasília foi originalmente estruturada em zonas e setores, posteriormente interpretados em quatro grandes escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.
É CORRETO o que se afirma em:
I. O estilo Gótico, caracterizado por construções com arcos ogivais, grandes vitrais e abóbadas de cruzaria, representou um avanço técnico que permitiu edificações mais altas e a criação de grandes catedrais durante a Idade Média.
II. O Renascimento, movimento que teve origem na Itália, foi marcado pela retomada dos princípios clássicos gregos e romanos, sendo uma reação ao estilo arquitetônico medieval, com a valorização da proporção, simetria e do uso de colunas, arcos de volta perfeita e cúpulas.
III. O Barroco, surgido no século XVII, foi um estilo arquitetônico que se destacou por suas formas simples e pela ausência de ornamentos, como uma reação ao excesso de decorações góticas e renascentistas.
IV. O Modernismo, no século XX, introduziu uma nova forma de conceber a arquitetura, pautada na funcionalidade e no uso de novos materiais como o concreto armado, com grandes nomes como Le Corbusier, que defendia a “casa como uma máquina de morar”.
É correto afirmar que apenas as afirmações:
1) As cidades jardins inglesas pensadas por Ebenezer Howard e Raymond Unwin consistia numa proposta de cidade nos subúrbios de Londres com alta densidade construtiva e populacional, dotada apenas de habitações unifamiliares e edifícios com habitações multifamiliares, em meio a jardins do tipo inglês.
2) As cidades jardins inglesas localizadas nos subúrbios de Londres foram planejadas no início do século XX como alternativa de moradia com qualidade de vida, baseadas na ideia de casas de campo e servidas por uma rede de infraestrutura de transporte (trem e metrô) que possibilitaram as suas construções.
3) Os conceitos que nortearam as cidades jardins inglesas previam a tolerância: da convivência entre as diferentes classes sociais e todos os níveis de renda; da gratuidade dos parques arborizados e jardins públicos para todos os seus moradores; da previsão de aluguéis baixos para que os trabalhadores braçais também pudessem morar lá.
4) As cidades jardins inglesas foram uma importante contribuição ao pensamento urbano daquela época e seus princípios foram replicados fora da Inglaterra, como, por exemplo, nos Estados Unidos e no Brasil.
Estão corretas, apenas:
1) Uma das preocupações principais do arquiteto diz respeito ao lugar fenomenológico, ou locus, e a implantação do edifício no sítio.
2) O arquiteto português utiliza como linguagem arquitetônica a força expressiva das estruturas em concreto, associada ao uso do aço e de grandes planos de vidro.
3) A materialidade das obras de Siza é caracterizada por um seleto e reduzido emprego de materiais, tais como a pedra, o tijolo cerâmico à vista, a massa de reboco na cor branca, de tradição ibérica, e aberturas em esquadrias com caixilho em metal e painéis em vidro.
4) A arquitetura de Siza prima pela forma inusitada, inovadora, buscando imprimir em cada dos projetos uma individualidade formal perceptível.
Estão corretas, apenas:
Considerando o texto precedente e assuntos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
Foi nos séculos XIX e XX que surgiram as primeiras cidades
integralmente planejadas no mundo, caracterizadas por
geometrias rígidas e construídas especialmente para
serem centros de poder, cerimoniais ou políticos, a exemplo
de Moenjodaro (Paquistão), Teotihuacan (México),
Washington (EUA), Camberra (Austrália) e Brasília (Brasil).
Considerando o texto precedente e assuntos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
No que diz respeito à forma das cidades, estruturas orgânicas
são aquelas que surgem totalmente ao acaso, de modo
espontâneo, sem intenção, como, por exemplo, as cidades
coloniais brasileiras, os núcleos medievais europeus e os
assentamentos fundados pelos espanhóis na América Latina.