Questões de Concurso
Sobre história da arquitetura e urbanismo em arquitetura
Foram encontradas 510 questões
Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.
Os representantes da arquitetura pós-moderna negaram a assimetria do modernismo e o princípio do menos é mais, de Mies van der Rohe, e resgataram a simetria clássica, com fachadas mais fechadas, substituindo os amplos painéis de vidro por pequenas aberturas, com janelas cada vez menores, além de voltarem a utilizar mais texturas e ornamentação, abandonadas na austeridade da linguagem racionalista anterior.
Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.
Em vez de ambientes simétricos e fechados por muros de sustentação, a linguagem modernista criou sucessivos espaços fluidos estruturados por pilares pontuais, os quais permitiam o uso de subdivisões livres, para que a arquitetura se adaptasse prontamente às necessidades dinâmicas sociais da era industrial.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.
As afirmativas são, respectivamente,
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.
Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue.
A história da arquitetura brasileira pode ser dividida em duas partes distintas: antes e depois de 1930, quando passa de um tradicionalismo romântico com olhos para o passado para a arquitetura racionalista e moderna que perscrutava o futuro.
Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue.
Na década de 20 do século passado, Gregori Warchavchik construiu três manifestos arquitetônicos como as primeiras obras de arquitetura moderna no Brasil: as Casas Modernistas, que definiram um novo caminho para a arquitetura nacional e mantêm, até hoje, um caráter contemporâneo.
(Fonte: https://www.escritoriodearte.com/)
O trecho acima faz referência a qual ilustre arquiteto brasileiro?


Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.