Questões de Concurso Sobre história da arquitetura e urbanismo em arquitetura

Foram encontradas 506 questões

Q3256832 Arquitetura

Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.


Os representantes da arquitetura pós-moderna negaram a assimetria do modernismo e o princípio do menos é mais, de Mies van der Rohe, e resgataram a simetria clássica, com fachadas mais fechadas, substituindo os amplos painéis de vidro por pequenas aberturas, com janelas cada vez menores, além de voltarem a utilizar mais texturas e ornamentação, abandonadas na austeridade da linguagem racionalista anterior. 

Alternativas
Q3256831 Arquitetura

Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.


Em vez de ambientes simétricos e fechados por muros de sustentação, a linguagem modernista criou sucessivos espaços fluidos estruturados por pilares pontuais, os quais permitiam o uso de subdivisões livres, para que a arquitetura se adaptasse prontamente às necessidades dinâmicas sociais da era industrial.  

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218780 Arquitetura
A gestão de Aloísio Magalhães como diretor do Iphan representou uma nova fase dentro da instituição, apontando para uma política cultural de valorização de um Brasil heterogêneo, incorporando o bem ecológico, a tecnologia, a arte, o fazer e o saber.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.

As afirmativas são, respectivamente,  
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218778 Arquitetura
A ideia do patrimônio, surgida da preocupação com a salvaguarda dos vestígios do passado, foi longamente discutida entre alguns intelectuais a partir de suas concepções sobre arte, história, tradição e nação.
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218775 Arquitetura
O movimento Neocolonial, cujo maior incentivador foi José Mariano Filho, teve maior amplitude no Rio de Janeiro que em São Paulo.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.
Alternativas
Q3191125 Arquitetura
A imagem a seguir refere-se a um dos marcos da arquitetura brasileira e um dos exemplos mais notáveis do estilo modernista de Oscar Niemeyer, com suas linhas curvas e estrutura inovadora. Qual é a obra ilustrada a seguir?
Imagem associada para resolução da questão                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Alternativas
Q3191124 Arquitetura
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais relevantes instituições culturais do Brasil. Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o MASP está situado na Avenida Paulista, em São Paulo, e é reconhecido por seu acervo de arte ocidental, que compreende obras de artistas renomados como Van Gogh, Rembrandt e Picasso, além de um expressivo acervo de arte brasileira. O edifício do MASP, foi projetado pela arquiteta: 
Alternativas
Q3191123 Arquitetura
A fotografia abaixo exibe o Museu Solomon R. Guggenheim, situado em Nova York. O design arquitetônico da construção foi criado pelo célebre arquiteto americano Frank Lloyd Wright, famoso por suas formas curvas e contínuas. O estilo arquitetônico predominante dessa obra refere-se a:

Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q3191121 Arquitetura
Entre os arquitetos de maior destaque do movimento Art Nouveau, uma corrente artística que floresceu no final do século XIX e início do século XX, destaca-se o responsável por obras icônicas, como a Casa Tassel, na Bélgica. Assinale a alternativa que corretamente identifica esse arquiteto: 
Alternativas
Q3191117 Arquitetura
A representação gráfica de projetos arquitetônicos evoluiu significativamente durante o Renascimento, especialmente com as contribuições de Brunelleschi e Leonardo da Vinci, que deram início ao uso de desenhos técnicos. No desenho arquitetônico, as linhas desempenham um papel fundamental, sendo os principais recursos gráficos para definir a forma, a dimensão e a posição de elementos como paredes, portas e vigas. Em plantas baixas e cortes, as linhas usadas para indicar as paredes e outros elementos estruturais interceptados pelo plano de corte são: 
Alternativas
Q3165980 Arquitetura

Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue. 


A história da arquitetura brasileira pode ser dividida em duas partes distintas: antes e depois de 1930, quando passa de um tradicionalismo romântico com olhos para o passado para a arquitetura racionalista e moderna que perscrutava o futuro. 

Alternativas
Q3165979 Arquitetura

Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue. 


Na década de 20 do século passado, Gregori Warchavchik construiu três manifestos arquitetônicos como as primeiras obras de arquitetura moderna no Brasil: as Casas Modernistas, que definiram um novo caminho para a arquitetura nacional e mantêm, até hoje, um caráter contemporâneo. 

Alternativas
Q3156850 Arquitetura
O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT) visa proteger, preservar e promover o patrimônio cultural do Estado de São Paulo, através do tombamento, cuja intenção é:
Alternativas
Q3154920 Arquitetura
O estilo gótico emergiu na Europa medieval, a partir do século XII, substituindo o românico como principal expressão arquitetônica das catedrais, mosteiros e igrejas. Desenvolvido inicialmente na França, esse estilo foi fortemente influenciado pela expansão do cristianismo e pela necessidade de criar espaços que simbolizassem a elevação espiritual. Entre as inovações estruturais introduzidas, destacam-se as abóbadas de nervura e os arcos ogivais, que permitiram construções mais altas e amplas. Sobre as características do estilo gótico, qual alternativa está correta?
Alternativas
Q3154919 Arquitetura
A evolução da arquitetura brasileira reflete influências externas e a adaptação às condições locais. Considere o seguinte trecho: “Oscar Niemeyer defendia que a forma não precisava seguir rigorosamente a função, priorizando a liberdade plástica em suas criações, como exemplificado no projeto do Palácio da Alvorada.” Sobre a relação entre forma e função no modernismo brasileiro, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Arquiteto |
Q3128660 Arquitetura
Os movimentos artísticos são conhecidos por suas contribuições à arquitetura e ao urbanismo no século XX. Assinale a alternativa que apresenta o movimento artístico que mais contribuiu com a arquitetura.
Alternativas
Q3112426 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.
Alternativas
Q3112425 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

A primeira expressão da arquitetura moderna construída no Brasil se observa na tipologia residencial, na casa do arquiteto Gregori Warchavchick, por ele projetada. 
Alternativas
Q3112424 Arquitetura
As primeiras duas décadas do século XX testemunharam transformações nas cidades brasileiras em uma escala e em um ritmo até então sem precedentes: altas taxas de crescimento populacional nas principais capitais pressionavam a demanda por habitação e serviços urbanos; a prosperidade proporcionada pelo café trazia benefícios materiais e novos padrões de consumo para alguns segmentos da população, mas as estruturas urbanas, em sua maioria herdadas do período colonial, não se coadunavam com as expectativas de uma sociedade que se urbanizava em passo acelerado, embora sustentada por uma economia agroexportadora de valores arraigadamente rurais. As cidades transformavam-se nas plataformas rumo ao mundo moderno, isto é, em busca de um nível de vida à maneira das grandes metrópoles europeias ou norte-americanas.

Hugo Segawa. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 214, p. 22 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil.

Concebida pelo urbanista Lucio Costa, Brasília foi originalmente estruturada em zonas e setores, posteriormente interpretados em quatro grandes escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
Alternativas
Q3104347 Arquitetura

No que se refere a conceitos fundamentais sobre arquitetura, urbanismo e paisagismo, bem como à teoria e à história da arquitetura, julgue o item a seguir. 


A modernização urbana do Brasil durante a transição entre os séculos XIX e XX pode ser representada, simbolicamente, por alguns eventos relevantes, entre os quais está a transferência, em 1896, da capital do estado de Minas Gerais da colonial Ouro Preto para Belo Horizonte, que foi planejada e construída para abrigar funções administrativas do governo. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: D
6: E
7: A
8: E
9: D
10: C
11: C
12: C
13: C
14: D
15: C
16: C
17: E
18: C
19: C
20: C