Questões de Concurso
Sobre história da arquitetura e urbanismo em arquitetura
Foram encontradas 506 questões
Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.
Os representantes da arquitetura pós-moderna negaram a assimetria do modernismo e o princípio do menos é mais, de Mies van der Rohe, e resgataram a simetria clássica, com fachadas mais fechadas, substituindo os amplos painéis de vidro por pequenas aberturas, com janelas cada vez menores, além de voltarem a utilizar mais texturas e ornamentação, abandonadas na austeridade da linguagem racionalista anterior.
Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.
Em vez de ambientes simétricos e fechados por muros de sustentação, a linguagem modernista criou sucessivos espaços fluidos estruturados por pilares pontuais, os quais permitiam o uso de subdivisões livres, para que a arquitetura se adaptasse prontamente às necessidades dinâmicas sociais da era industrial.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.
As afirmativas são, respectivamente,
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.


Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue.
A história da arquitetura brasileira pode ser dividida em duas partes distintas: antes e depois de 1930, quando passa de um tradicionalismo romântico com olhos para o passado para a arquitetura racionalista e moderna que perscrutava o futuro.
Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue.
Na década de 20 do século passado, Gregori Warchavchik construiu três manifestos arquitetônicos como as primeiras obras de arquitetura moderna no Brasil: as Casas Modernistas, que definiram um novo caminho para a arquitetura nacional e mantêm, até hoje, um caráter contemporâneo.
Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.
A primeira expressão da arquitetura moderna construída no Brasil se observa na tipologia residencial, na casa do arquiteto Gregori Warchavchick, por ele projetada.
Concebida pelo urbanista Lucio Costa, Brasília foi originalmente estruturada em zonas e setores, posteriormente interpretados em quatro grandes escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
No que se refere a conceitos fundamentais sobre arquitetura, urbanismo e paisagismo, bem como à teoria e à história da arquitetura, julgue o item a seguir.
A modernização urbana do Brasil durante a transição entre os séculos XIX e XX pode ser representada, simbolicamente, por alguns eventos relevantes, entre os quais está a transferência, em 1896, da capital do estado de Minas Gerais da colonial Ouro Preto para Belo Horizonte, que foi planejada e construída para abrigar funções administrativas do governo.