Questões de Concurso Sobre história da arquitetura e urbanismo em arquitetura

Foram encontradas 566 questões

Q3325266 Arquitetura
Sobre a arte do período medieval gótico, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3306933 Arquitetura

Acerca da teoria e da história da arquitetura, do urbanismo e do patrimônio arquitetônico, julgue o item a seguir. 


Configurações elípticas nas plantas baixas, fachadas sinuosas, exageros decorativos e cenários teatrais nas igrejas barrocas tinham por objetivo atrair fiéis aos templos religiosos. 

Alternativas
Q3306931 Arquitetura

Acerca da teoria e da história da arquitetura, do urbanismo e do patrimônio arquitetônico, julgue o item a seguir. 


Na antiguidade clássica, a simplicidade arquitetônica e a discrição das habitações na paisagem urbana justificavam a vida ao ar livre em detrimento da vida privada.  

Alternativas
Q3306930 Arquitetura

Acerca da teoria e da história da arquitetura, do urbanismo e do patrimônio arquitetônico, julgue o item a seguir. 


Espaço público é o lugar acessível a todos e sua manutenção é de responsabilidade coletiva.

Alternativas
Q3301874 Arquitetura

Texto para s questão 


"O termo expografia foi inicialmente utilizado na França, a partir da década de 1990, tendo na figura de André Desvallées um grande defensor e difusor. A expografia ocupa-se, assim, da estruturação de uma linguagem complexa, plurissensorial, de grande intensidade de comunicação e grande capacidade de rearticulação de conhecimentos prévios, que opera com os objetos tomados como vocábulos e por meio de uma sintaxe abrangente que inclui o confronto, a taxionomia, a cronologia e a contextualização em suas mais diversas articulações. A expressão eficaz para a tradução do programa científico de uma exposição. "


ARAÚJO, Marcelo. “Comunicação Museológica: desafios e perspectivas”. Anais Seminários de Capacitação Museológica. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2004. p.310.

Montaner, arquiteto, escritor e professor na Faculdade de Barcelona, ao analisar os museus, afirma:

“No front mais vanguardista, foi se configurando o capítulo heterogêneo do museu que quer deixar de sê-lo, dissolvendo-se na realidade, negando qualquer solução convencional e representativa. No decorrer do século XX, o museu dirigiu-se continuamente para seus limites, tentando rompê-los e ultrapassá-los, revitalizando as críticas das vanguardas artísticas ao museu, reconhecendo especialmente o caráter problemático de qualquer lugar dedicado à arte contemporânea. Durante o período da cultura pós-moderna, consolidou-se a ideia genérica do antimuseu” 

MONTANER, 2003, p. 110.

Os museus foram e são importantes instituições que contribuem para o desenvolvimento social, colaborando em conceitos como arte, cultura e nação. A partir de tal perspectiva, é correto afirmar que, durante o período da cultura pós-moderna, consolidou-se a ideia genérica do antimuseu como
Alternativas
Q3300127 Arquitetura
A segunda metade do século XX viu surgir, na Amazônia brasileira, uma variante do chamado regionalismo crítico (segundo a terminologia do britânico Kenneth Frampton, em sua História Crítica da Arquitetura Moderna) na Arquitetura e Urbanismo. Dentre alguns de seus maiores expoentes, está o engenheiro-arquiteto Milton José Pinheiro Monte (1928-2012), de quem uma de suas obras é ilustrada a seguir, parte do complexo-sede do clube social Assembleia Paraense, localizado na cidade de Belém-PA. 

Q44_1.png (489×497)
Q44_2.png (472×257)

Figura 17 Croquis, perspectivas e fotos do Complexo Assembleia Paraense, projeto dos anos 1990 de Milton Monte. Elementos do complexo AP por Milton Monte: Esboços tridimensionais, o Toc-Toc, o Central e o Salão de Festas (vistas e perspectiva). Fonte: Blog da Fau/LAFORA, fauufpa.org. Disponível em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em:  https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: 01 fev. 2025.

Após observar a ilustração anterior, indique qual das alternativas condiz com a tradição amazônica de projeto arquitetônico.
Alternativas
Q3289132 Arquitetura
O edifício COPAN é um marco da arquitetura moderna brasileira, projetado em uma época de grande expansão urbana e verticalização em São Paulo. Assim sendo, assinale a alternativa que CORRETAMENTE identifica os responsáveis pelo projeto desse edifício.
Alternativas
Q3278853 Arquitetura
Sobre a arquitetura e a contribuição deste arquiteto para a história do Brasil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O arquiteto _________________ gostava de trabalhar com formas arredondadas e, ao longo de sua trajetória, tornou-se dono de um estilo único que privilegiava as formas monumentais, simbólicas e esculturais. Em algumas ocasiões, ele manifestou que se inspirava na natureza e nas suas curvas para criar os seus projetos. Foi reconhecido internacionalmente por projetar obras em mais de 20 países.
Alternativas
Q3275543 Arquitetura
No período medieval gótico, a arquitetura tinha como característica:
Alternativas
Q3265243 Arquitetura
Em sua conformação arquitetônica original de 1901, o Mercado “Ver-o-Peso” localizado na cidade de Belém, Pará, e tombado em 1977 pelo Iphan, apresentava estrutura de ferro e cobertura em escama de zinco.

Essa estrutura indica traços de influência do estilo
Alternativas
Q3265242 Arquitetura
Na década de 1960, o arquiteto Severiano Mário Porto transferiu suas atividades profissionais do escritório localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, para estender suas propostas arquitetônicas à Região Amazônica.

Assinale a opção que apresenta uma característica marcante da arquitetura de Severiano a partir dessa década.
Alternativas
Q3265239 Arquitetura
O Ministério de Educação e Saúde inaugurado em 1945, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pela equipe de arquitetos brasileiros liderada por Lúcio Costa, tornando-se um ícone da arquitetura moderna no Brasil. Sua composição formal apresenta os cinco pontos da “nova arquitetura” preconizados por Le Corbusier.

Assinale a opção que apresenta um desses pontos.
Alternativas
Q3265238 Arquitetura
As chaves do urbanismo moderno, apresentadas na Carta de Atenas no âmbito do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), em 1933, estão nas quatro funções, que compõem a vida cotidiana.

Assinale a opção que as apresenta.
Alternativas
Q3256832 Arquitetura

Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.


Os representantes da arquitetura pós-moderna negaram a assimetria do modernismo e o princípio do menos é mais, de Mies van der Rohe, e resgataram a simetria clássica, com fachadas mais fechadas, substituindo os amplos painéis de vidro por pequenas aberturas, com janelas cada vez menores, além de voltarem a utilizar mais texturas e ornamentação, abandonadas na austeridade da linguagem racionalista anterior. 

Alternativas
Q3256831 Arquitetura

Em relação à história da arquitetura, julgue o seguinte item.


Em vez de ambientes simétricos e fechados por muros de sustentação, a linguagem modernista criou sucessivos espaços fluidos estruturados por pilares pontuais, os quais permitiam o uso de subdivisões livres, para que a arquitetura se adaptasse prontamente às necessidades dinâmicas sociais da era industrial.  

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218780 Arquitetura
A gestão de Aloísio Magalhães como diretor do Iphan representou uma nova fase dentro da instituição, apontando para uma política cultural de valorização de um Brasil heterogêneo, incorporando o bem ecológico, a tecnologia, a arte, o fazer e o saber.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.

As afirmativas são, respectivamente,  
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218778 Arquitetura
A ideia do patrimônio, surgida da preocupação com a salvaguarda dos vestígios do passado, foi longamente discutida entre alguns intelectuais a partir de suas concepções sobre arte, história, tradição e nação.
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Arquitetura e Urbanismo |
Q3218775 Arquitetura
O movimento Neocolonial, cujo maior incentivador foi José Mariano Filho, teve maior amplitude no Rio de Janeiro que em São Paulo.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.
Alternativas
Q3165980 Arquitetura

Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue. 


A história da arquitetura brasileira pode ser dividida em duas partes distintas: antes e depois de 1930, quando passa de um tradicionalismo romântico com olhos para o passado para a arquitetura racionalista e moderna que perscrutava o futuro. 

Alternativas
Q3165979 Arquitetura

Acerca da história da arquitetura e urbanismo no Brasil, julgue o item que se segue. 


Na década de 20 do século passado, Gregori Warchavchik construiu três manifestos arquitetônicos como as primeiras obras de arquitetura moderna no Brasil: as Casas Modernistas, que definiram um novo caminho para a arquitetura nacional e mantêm, até hoje, um caráter contemporâneo. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: A
6: A
7: C
8: A
9: E
10: D
11: B
12: A
13: A
14: C
15: C
16: B
17: C
18: D
19: C
20: C