Questões de Concurso
Sobre implantação e situação em arquitetura
Foram encontradas 501 questões
Correlacione cada um desses acidentes à sua respectiva definição.
( ) Linha de recolhimento das águas pluviais, que une os pontos mais baixos da região.
( ) Linha de escoamento das águas pluviais, que são as superfícies laterais das elevações ou depressões.
( ) Linha divisora das águas pluviais, que une os pontos mais altos da região.
( ) Ponto de interseção entre a linha que une os pontos mais baixos e aquela que liga os pontos mais altos da região.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: FROTA, Anésia (2001), editado.
No levantamento topográfico, a quadriculação é um método bastante preciso e recomendado para áreas pequenas, como parques industriais, pátios, etc. Na representação gráfica acima, para obtenção das curvas de nível, foi necessária a utilização do método de:
Em relação às tecnologias complementares empregadas na construção desses dados espaciais, avalie os itens a seguir e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.
( ) Cartografia analógica.
( ) GPS.
( ) Sensoriamento remoto.
Os itens são, respectivamente,
I. O levantamento topográfico de obras, conhecido como “as built” ou “como construído”, é um procedimento que acompanha a obra passo a passo, amarrado ao sistema tridimensional de referência adotado no projeto.
II. Os estudos preliminares são realizados para avaliar recuos legais, a necessidade de movimento de terra e o aproveitamento da vegetação existente, com o objetivo de melhor adaptar o empreendimento ao terreno.
III. O termo “imóvel urbanizado” refere-se apenas a propriedades situadas em áreas urbanas que passaram por processos de loteamento, arruamento ou desmembramento.
IV. A testada de um imóvel é definida como a linha de divisa que confronta com um logradouro público, caracterizando o alinhamento predial.
Quais estão corretas?
Observe a figura a seguir:
Projeto topográfico é o levantamento detalhado de um terreno, feito para representar suas características físicas e geográficas em um formato gráfico, como uma planta topográfica. Esse tipo de projeto é essencial para diversos tipos de obras e planejamentos, como construção civil, engenharia, agricultura e urbanismo, pois fornece informações precisas sobre a superfície do terreno e suas variações. A figura representa uma série de curvas de nível, em que o ponto “C” representa um(a):
Uma planta topográfica é um tipo de desenho técnico que representa as características de um terreno, incluindo sua forma, relevo, elevações, depressões, além de elementos naturais e artificiais presentes na área, como árvores, rios, edifícios e estradas. É um documento essencial para a realização de projetos de construção, planejamento urbano, engenharia civil, paisagismo e outras atividades que envolvem o uso do solo. Na planta topográfica, o ponto com cota ou altitude conhecida é:
"Refere-se a compartimento embutido em planaltos, posicionada em situação topográfica inferior, também submetida a processo de dissecação, se caracterizando como fornecedora de sedimentos."
De acordo com essa norma, o cálculo analítico das divisas da propriedade deve ser elaborado com base nas informações contidas no original topográfico, nos documentos e nos demais dados fornecidos, compreendendo, exceto:
Em relação aos levantamentos topográficos, julgue o item subsequente.
Planimetria refere-se à determinação dos marcos geográficos de um terreno, incluindo o posicionamento da via ou logradouro anexo, bem como a sua orientação e sua amarração a pontos materializados no terreno ou em suas imediações. Altimetria, por sua vez, objetiva exclusivamente a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio, com base em suas posições planimétricas.