Questões de Concurso
Sobre instalação hidrossanitária em arquitetura
Foram encontradas 462 questões
I. Não podem apresentar deformações expressivas nos elementos estruturais, trazendo insegurança e perigo aos usuários.
II. As instalações de água, esgoto, caixa d’água com estruturas e pisos devem apresentar estanqueidade.
III. Devem usar materiais que causem o menor impacto ambiental possível e implementar uma gestão de resíduos sólidos, evitando o descarte destes resíduos no meio ambiente.
IV. A Alvenaria Estrutural é um exemplo de Sistema Construtivo moderno e que usa blocos de alta resistência e que permitem acelerar a entrega da obra.
Com relação as assertivas acima, pode afirmar:
Acerca de instalações hidrossanitárias e elétricas, especificações e caderno de encargos, piso, paredes e forro e revestimentos cerâmico e melamínico, julgue o item subsequente.
Para contratar serviços e obras, alguns órgãos públicos
estabelecem instrumentos que têm como objetivo
uniformizar os procedimentos para a elaboração de projetos
e execução de obras e serviços de arquitetura e engenharia,
além de proporcionar a otimização, a economicidade e a
adoção de um padrão de qualidade para os serviços.
Acerca de instalações hidrossanitárias e elétricas, especificações e caderno de encargos, piso, paredes e forro e revestimentos cerâmico e melamínico, julgue o item subsequente.
Antes do assentamento do revestimento cerâmico de piso
com argamassa colante industrializada, o arquiteto
responsável pela execução do acabamento da obra deve
orientar os operários a nivelarem a argamassa da base de
regularização com o auxílio de uma régua, retirando-se as
falhas com desempenadeira de madeira.
Assinale a alternativa incorreta sobre os pontos importantes a serem observados no sistema de esgoto.
O Conjunto de tubulações, conexões e aparelhos destinados a permitir o escoamento dos despejos (águas residuárias) de uma construção não é composto por:
Nas instalações hidráulicas prediais são necessários dispositivos para controlar, interromper e estabelecer o fluxo de água nas tubulações e nos aparelhos sanitários. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Sobre a figura esquemática de uma instalação de esgoto, representada a seguir, estabeleça a correta correspondência entre as partes constituintes do sistema.
( ) Caixa sifonada
( ) Coluna de ventilação
( ) Ramal de esgoto
( ) Tubo de queda
( ) Ramal de ventilação
A sequência correta é:
Nas instalações prediais de águas pluviais, a caixa de areia deve
Assinale a opção que indica uma prescrição referente ao subcoletor de esgoto sanitário.
Assinale a opção que indica uma das características da coluna de distribuição de água quente nas instalações prediais.
Assinale a alternativa que corresponde ao tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
A instalação predial de água fria é em grande parte dos casos um subsistema de um sistema maior, composto também pelas instalações prediais de água quente e de combate a incêndio. Analise as assertivas, com relação às definições de elementos utilizados na instalação predial de água fria, e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Concessionária é a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.
II. Conexão cruzada é qualquer ligação física através de peça, dispositivo ou outro arranjo que conecte duas tubulações das quais uma conduz água potável e a outra água de qualidade desconhecida ou não potável.
III. Alimentador predial é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
IV. Fonte de abastecimento é o sistema destinado a fornecer água para a instalação predial de água fria. Pode ser a rede pública da concessionária ou qualquer sistema particular de fornecimento de água.
Sobre dimensões de reservatórios, analise as afirmativas abaixo.
I – A capacidade dos reservatórios de uma instalação predial de água fria deve ser estabelecida levando-se em consideração o padrão de consumo de água no edifício e, onde for possível obter informações, a frequência e a duração de interrupções do abastecimento.
II – O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 12 h de consumo normal no edifício, já considerando o volume de água para combate a incêndio.
III – No caso de residência de pequeno tamanho, recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 l.
Todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante. Qual é a declividade mínima recomendada para tubulações de diâmetro nominal igual ou inferior a 100?
João, aluno de edificações, fez um exercício sobre “instalações de esgoto sanitário”. Ao responder às questões do exercício, escreveu as seguintes definições técnicas:
I – Instalação primária de esgoto – Conjunto de tubulações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.
II – Instalação secundária de esgoto – Conjunto de tubulações e dispositivos onde não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.
III – Coluna de ventilação – Tubulação horizontal com saída para a atmosfera em um ponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores.
IV – Barrilete de ventilação – Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera.
Sobre as respostas do João:
Projeto de detalhes de áreas molhadas de um empreendimento possui uma complexidade para sua execução. É necessário ter a compatibilização de todos os projetos pertinentes. Assinale a opção que não se enquadra no detalhe de áreas molhadas.