Questões de Concurso
Sobre instalação hidrossanitária em arquitetura
Foram encontradas 477 questões
No que diz respeito à gestão ambiental em edificações, julgue o item a seguir.
Para fins de manutenção predial relacionada à boa gestão dos recursos hídricos, recomendam-se, entre outras ações, uso de descargas e torneiras mais eficientes; criação de rotinas de irrigação de jardins conforme a época do ano; monitoramento do uso da água com priorização do sistema de medição coletivo e adoção de rotinas preventivas e corretivas para vazamentos.
Em relação às instalações hidrossanitárias e elétricas prediais, julgue o item subsecutivo.
Conhecido popularmente como ladrão, o extravasor é uma tubulação conectada à caixa d’água e tem a função de impedir o transbordamento de água caso a torneira da boia, responsável por impedir o enchimento da caixa d’água além do limite normal, apresente defeito ou pare de funcionar.
Em relação às instalações hidrossanitárias e elétricas prediais, julgue o item subsecutivo.
Considerando-se que a seguinte figura ilustra o esquema hidráulico de uma caixa d’água, é correto afirmar que os números de 1 a 7 indicam, respectivamente, entrada, limpeza, adaptadores com registro, adaptador para caixa d’água, extravasor, saída e boia.
Em relação às instalações hidrossanitárias e elétricas prediais, julgue o item subsecutivo.
O barrilete corresponde ao conjunto de tubulações prediais que se originam nos reservatórios e derivam para as colunas de distribuição, sendo o barrilete ramificado uma opção economicamente muito viável, uma vez que, comparado a outros, suas conexões e seus registros são menores, e suas tubulações, mais espaçadas.
Um reservatório de água potável deve ser construído ou instalado de tal modo que seu interior possa ser facilmente inspecionado e limpo, devendo seu material ser resistente à corrosão ou provido internamente de revestimento anticorrosivo. Em princípio, um reservatório de água potável não deve ser apoiado no solo nem enterrado total ou parcialmente, haja vista o risco de contaminação proveniente do solo devido a eventual permeabilidade das paredes do reservatório ou qualquer falha que implique a perda da estanqueidade.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: CARVALHO JÚNIOR, Roberto de. (2015), editado.
Considerando um reservatório duplo de água com dimensões 2,00x3,00m, cada, em planta, a altura de captação de água para consumo normal para que permaneça um volume de “reserva técnica de incêndio” igual a 12000 litros é de:
A respeito de aspectos de representação, construtivos, operacionais e de segurança no projeto de um edifício, julgue o item que se segue.
Em instalações de água quente para higienização pessoal, a temperatura da água deve ficar em torno de 25 °C a 30 °C.
I. Não podem apresentar deformações expressivas nos elementos estruturais, trazendo insegurança e perigo aos usuários.
II. As instalações de água, esgoto, caixa d’água com estruturas e pisos devem apresentar estanqueidade.
III. Devem usar materiais que causem o menor impacto ambiental possível e implementar uma gestão de resíduos sólidos, evitando o descarte destes resíduos no meio ambiente.
IV. A Alvenaria Estrutural é um exemplo de Sistema Construtivo moderno e que usa blocos de alta resistência e que permitem acelerar a entrega da obra.
Com relação as assertivas acima, pode afirmar:
(NBR 5626/2020).
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
I. No aquecimento individual, a água fria é retirada das colunas de abastecimento, o contato com uma fonte de produção de calor aumenta sua temperatura, ficando em condições de utilização. Os aquecedores são de acumulação.
II. No aquecimento central do edifício há uma instalação geral, normalmente no térreo ou semienterrado/subsolo, de onde partem as ligações de água quente para as diversas unidades do edifício.
III. No aquecimento central privado há uma instalação central para a unidade residencial, de onde partem as tubulações para diversos pontos de utilização. Os aquecedores são de passagem.
IV. O gás liquefeito do petróleo (GLP) pode ser utilizado na instalação de aquecedores, exigindo mais cuidado na instalação, por ser mais pesado que o ar e altamente nocivo.
V. As tubulações de distribuição de água fria e quente devem ser projetadas de modo a minimizar o acúmulo de ar ou vapor em seu interior e a eliminar ar eventualmente segregado.
Estão CORRETAS apenas: