Questões de Concurso
Sobre instalações prediais em arquitetura
Foram encontradas 1.304 questões
Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.
De acordo com suas características construtivas, as edificações podem ser classificadas em: classe X, nas quais a propagação do fogo é difícil; classe Y, que apresentam mediana resistência ao fogo; classe Z, as que permitem uma fácil propagação do fogo.
Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.
A declividade máxima das rampas externas à edificação deve ser de 10% (1:10).
Acerca de ações que qualificam o funcionamento da cidade, julgue o seguinte item.
O processo de distribuição de eletricidade nas cidades começa na hidroelétrica, passa por uma rede de fiação aérea ou subterrânea até chegar à casa do consumidor.
I. Não podem apresentar deformações expressivas nos elementos estruturais, trazendo insegurança e perigo aos usuários.
II. As instalações de água, esgoto, caixa d’água com estruturas e pisos devem apresentar estanqueidade.
III. Devem usar materiais que causem o menor impacto ambiental possível e implementar uma gestão de resíduos sólidos, evitando o descarte destes resíduos no meio ambiente.
IV. A Alvenaria Estrutural é um exemplo de Sistema Construtivo moderno e que usa blocos de alta resistência e que permitem acelerar a entrega da obra.
Com relação as assertivas acima, pode afirmar:
I. A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de vinte (vinte) trabalhadores ou fração.
II. O local destinado ao vaso sanitário, (gabinete sanitário) deve ter área mínima de 1,00 m2 e divisórias com altura mínima de 1,80 m, podendo o vaso sanitário ser do tipo bacia turca ou sifonado.
III. Os mictórios devem ser individual ou coletivo, tipo calha, ficar a uma altura máxima de 1,20 m. No mictório tipo calha, cada segmento de 0,60 m deve corresponder a um mictório tipo cuba.
IV. Sabendo que o alojamento é item obrigatório nos canteiros de obras, estes não podem estar situados em subsolos ou porões das edificações.
V. Os vestiários devem ter área de ventilação correspondente a 1/10 (um décimo) de área do piso e pé-direito mínimo de 2,50 m ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra.
Estão CORRETAS, apenas,
I. O projeto de esgotamento de águas pluviais em edifícios deve fixar, desde a tomada das águas, normalmente através dos ralos na cobertura e nas áreas, a passagem da tubulação em todos os pavimentos, a ligação das colunas de águas pluviais às caixas de areia no térreo, além da ligação do ramal predial à rede pública de águas pluviais.
II. A fim de evitar empoçamento, as coberturas horizontais de laje devem ter uma declividade mínima de 5%, para garantir o escoamento até os pontos de drenagem previstos.
III. O ralo plano deve ser usado onde o ralo hemisférico possa causar obstrução.
IV. A ligação entre os condutores verticais e horizontais será sempre feita por curva de raio longo, com inspeção, ou caixa de areia, conforme o tubo esteja aparente ou enterrado.
V. As águas pluviais devem ser lançadas em redes de esgoto usadas, apenas, para águas residuárias.
Estão CORRETAS, apenas,
I. A NBR-5626 (1998) exige que haja uma separação atmosférica, computada na vertical entre a saída d’água da peça de utilização e o nível de transbordamento dos aparelhos sanitários, caixas de descarga e reservatórios.
II. O encanamento que vai da bomba ao reservatório superior chama-se coluna d’água que é, normalmente, realizado por bombas centrífugas acionadas por motores elétricos.
III. O barrilete pode ser dimensionado, seguindo dois métodos: o método de Hunter e o método das seções equivalentes.
IV. O extravasor é um fenômeno decorrente de uma onda de pressão, resultante de uma súbita interrupção do escoamento de um fluido.
V. Em edifícios altos, existe a necessidade de se provocar uma queda de pressão. Para tanto, pode-se aumentar a perda de carga, introduzindo, no sistema, válvulas redutoras de pressão ou caixas intermediárias.
Estão CORRETAS, apenas,
I. Atualmente, a utilização de cabos de fibra óptica na transmissão de dados em telecomunicações se destaca, por apresentar vantagens, como o baixo peso, as dimensões reduzidas, a elevada capacidade de transmissão de dados e a matéria-prima de fácil acesso, apesar da redução da velocidade de transmissão de informação digital, se comparada aos fios de cobre.
II. O interruptor three-way ou paralelo é usado em escadas ou dependências cujas luzes, pela extensão ou por comodidade, se deseja apagar ou acender de pontos diferentes.
III. O Dispositivo Diferencial Residual - DR é reconhecido como uma proteção adicional contrachoques elétricos. A utilização do DR é reconhecida como uma medida de proteção completa e dispensa o emprego de outras medidas de proteção, como o aterramento.
IV. Toda instalação deve ser dividida em vários circuitos, de modo a limitar as consequências de uma falta; facilitar as verificações, ensaios e manutenção; e evitar os perigos que possam resultar da falha de um único circuito.
V. Em circuito de duas fases e um neutro, oriundos de circuito trifásico, o neutro não deverá conter fusíveis, pois, no caso de queima, a tensão aplicada às lâmpadas seria dobrada.
Estão CORRETAS, apenas,
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Caso a ventilação primária não seja suficiente, a única medida a ser dotada será prover ventilação secundária, pois as características geométricas do subsistema de coleta e transporte não podem ser alteradas. ( ) A extremidade aberta de um tubo ventilador primário ou secundário deve ser devidamente protegida nos trechos aparentes contra choques que possam danificá-la, podendo ficar a céu aberto ou ser provida de terminal tipo chaminé. ( ) A ventilação secundária consiste em ramais e colunas de ventilação que interligam os ramais de descarga ou de esgoto à ventilação ou que são prolongados acima da cobertura ou pela utilização de dispositivo de admissão de ar devidamente posicionados no sistema.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Correlacione o número de condutores (2) ou (3) a cada tipo de circuito apresentado.
( ) monofásico a dois condutores. ( ) duas fases sem neutro. ( ) trifásico sem neutro. ( ) monofásico a três condutores. ( ) duas fases com neutro.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ABNT NBR 5444 – símbolos gráficos para instalações elétricas prediais. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.
São eles, respectivamente:
Fonte: NIEMEYER, C. A. da C. Paisagismo: métodos e técnicas de intervenção. 3 ed. Uberlândia/MG: EDUFU, 2019. p. 89. (adaptado pelo elaborador)
Com base na imagem acima que ilustra sistema de drenagem de jardineira, é CORRETO afirmar que as camadas 1, 2 e 3 são respectivamente:
Com base no relato acima, é CORRETO afirmar que:
I- As portas de acesso a salas com capacidade acima de 200 pessoas devem ter ferragem do tipo antipânico.
II- A dimensão mínima de vão livre da porta de rotas de saída é 1,00 m, para uma unidade de passagem.
III- As portas das salas com capacidade acima de 50 pessoas devem abrir no sentido do trânsito de saída.
É CORRETO o que se afirma em: