Questões de Concurso Sobre instalações prediais em arquitetura

Foram encontradas 1.304 questões

Q3112455 Arquitetura

Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.


De acordo com suas características construtivas, as edificações podem ser classificadas em: classe X, nas quais a propagação do fogo é difícil; classe Y, que apresentam mediana resistência ao fogo; classe Z, as que permitem uma fácil propagação do fogo.

Alternativas
Q3112454 Arquitetura

Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.


A declividade máxima das rampas externas à edificação deve ser de 10% (1:10).

Alternativas
Q3112427 Arquitetura

Acerca de ações que qualificam o funcionamento da cidade, julgue o seguinte item.


O processo de distribuição de eletricidade nas cidades começa na hidroelétrica, passa por uma rede de fiação aérea ou subterrânea até chegar à casa do consumidor.

Alternativas
Q3093413 Arquitetura
O Sistema Construtivo é definido como o conjunto de métodos práticos, realizando o uso organizado de materiais e mão-de-obra que são associados visando a edificação de espaços previamente programados. Em relação aos Sistemas Construtivos, analise as assertivas.

I. Não podem apresentar deformações expressivas nos elementos estruturais, trazendo insegurança e perigo aos usuários.
II. As instalações de água, esgoto, caixa d’água com estruturas e pisos devem apresentar estanqueidade.
III. Devem usar materiais que causem o menor impacto ambiental possível e implementar uma gestão de resíduos sólidos, evitando o descarte destes resíduos no meio ambiente.
IV. A Alvenaria Estrutural é um exemplo de Sistema Construtivo moderno e que usa blocos de alta resistência e que permitem acelerar a entrega da obra.

Com relação as assertivas acima, pode afirmar:
Alternativas
Q3093407 Arquitetura
A iluminação de uma loja de roupas utilizará lâmpadas halógenas e, com esta finalidade, o eletricista adotou um interruptor de 4 teclas para acionar as lâmpadas de forma individual (cada tecla aciona uma lâmpada). Neste caso, os condutores utilizados no interruptor e na lâmpada é indicado na opção: 
Alternativas
Q3092287 Arquitetura
Durante a execução de um projeto residencial multifamiliar, precisa-se especificar um sistema de esgoto sanitário que seja adequado para o edifício. É fundamental garantir que o sistema escolhido evite refluxo e entupimentos, e que atenda às normas vigentes. Qual é o tipo de dispositivo que deve ser instalado para evitar o refluxo de esgoto em um edifício localizado em uma área sujeita a inundações?
Alternativas
Q3088012 Arquitetura
Em sistemas prediais, as instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento são fundamentais para o funcionamento adequado das edificações. Com relação a esses sistemas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3058908 Arquitetura
No planejamento das instalações hidráulicas e elétricas em uma edificação, qual das seguintes práticas é considerada essencial para evitar futuros problemas de manutenção?
Alternativas
Q3051831 Arquitetura
As áreas de vivência são parte do canteiro de obras e devem constar no projeto e implantação do canteiro de obras. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de vinte (vinte) trabalhadores ou fração.

II. O local destinado ao vaso sanitário, (gabinete sanitário) deve ter área mínima de 1,00 m2 e divisórias com altura mínima de 1,80 m, podendo o vaso sanitário ser do tipo bacia turca ou sifonado.

III. Os mictórios devem ser individual ou coletivo, tipo calha, ficar a uma altura máxima de 1,20 m. No mictório tipo calha, cada segmento de 0,60 m deve corresponder a um mictório tipo cuba.

IV. Sabendo que o alojamento é item obrigatório nos canteiros de obras, estes não podem estar situados em subsolos ou porões das edificações.

V. Os vestiários devem ter área de ventilação correspondente a 1/10 (um décimo) de área do piso e pé-direito mínimo de 2,50 m ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra.


Estão CORRETAS, apenas,
Alternativas
Q3051823 Arquitetura
Sobre instalações prediais, analise as afirmativas abaixo:

I. O projeto de esgotamento de águas pluviais em edifícios deve fixar, desde a tomada das águas, normalmente através dos ralos na cobertura e nas áreas, a passagem da tubulação em todos os pavimentos, a ligação das colunas de águas pluviais às caixas de areia no térreo, além da ligação do ramal predial à rede pública de águas pluviais.

II. A fim de evitar empoçamento, as coberturas horizontais de laje devem ter uma declividade mínima de 5%, para garantir o escoamento até os pontos de drenagem previstos.

III. O ralo plano deve ser usado onde o ralo hemisférico possa causar obstrução.

IV. A ligação entre os condutores verticais e horizontais será sempre feita por curva de raio longo, com inspeção, ou caixa de areia, conforme o tubo esteja aparente ou enterrado.

V. As águas pluviais devem ser lançadas em redes de esgoto usadas, apenas, para águas residuárias.


Estão CORRETAS, apenas,
Alternativas
Q3051822 Arquitetura
Para elaboração do projeto de instalações de água fria, são imprescindíveis as plantas completas de arquitetura, bem como entendimentos indispensáveis com o arquiteto e o calculista estrutural, a fim de se conseguir a solução mais estética dentro da melhor técnica e economia (CREDER, 2007). No que diz respeito às instalações hidráulicas prediais, analise as afirmativas abaixo:

I. A NBR-5626 (1998) exige que haja uma separação atmosférica, computada na vertical entre a saída d’água da peça de utilização e o nível de transbordamento dos aparelhos sanitários, caixas de descarga e reservatórios.

II. O encanamento que vai da bomba ao reservatório superior chama-se coluna d’água que é, normalmente, realizado por bombas centrífugas acionadas por motores elétricos.

III. O barrilete pode ser dimensionado, seguindo dois métodos: o método de Hunter e o método das seções equivalentes.

IV. O extravasor é um fenômeno decorrente de uma onda de pressão, resultante de uma súbita interrupção do escoamento de um fluido.

V. Em edifícios altos, existe a necessidade de se provocar uma queda de pressão. Para tanto, pode-se aumentar a perda de carga, introduzindo, no sistema, válvulas redutoras de pressão ou caixas intermediárias.


Estão CORRETAS, apenas,
Alternativas
Q3051821 Arquitetura
A escolha do componente e sua instalação devem permitir que sejam obedecidas as medidas de proteção para garantir segurança, as prescrições para garantir um funcionamento adequado ao uso da instalação e as prescrições apropriadas às condições de influências externas previsíveis (CREDER, 2007). Sobre as instalações elétricas, analise as afirmativas abaixo:

I. Atualmente, a utilização de cabos de fibra óptica na transmissão de dados em telecomunicações se destaca, por apresentar vantagens, como o baixo peso, as dimensões reduzidas, a elevada capacidade de transmissão de dados e a matéria-prima de fácil acesso, apesar da redução da velocidade de transmissão de informação digital, se comparada aos fios de cobre.

II. O interruptor three-way ou paralelo é usado em escadas ou dependências cujas luzes, pela extensão ou por comodidade, se deseja apagar ou acender de pontos diferentes.

III. O Dispositivo Diferencial Residual - DR é reconhecido como uma proteção adicional contrachoques elétricos. A utilização do DR é reconhecida como uma medida de proteção completa e dispensa o emprego de outras medidas de proteção, como o aterramento.

IV. Toda instalação deve ser dividida em vários circuitos, de modo a limitar as consequências de uma falta; facilitar as verificações, ensaios e manutenção; e evitar os perigos que possam resultar da falha de um único circuito.

V. Em circuito de duas fases e um neutro, oriundos de circuito trifásico, o neutro não deverá conter fusíveis, pois, no caso de queima, a tensão aplicada às lâmpadas seria dobrada.


Estão CORRETAS, apenas,
Alternativas
Q3051672 Arquitetura
No sistema predial de esgoto sanitário, o subsistema de ventilação constitui o conjunto de tubulações ou dispositivos destinados a encaminhar os gases para a atmosfera e evitar que os mesmos se encaminhem para os ambientes sanitários.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Caso a ventilação primária não seja suficiente, a única medida a ser dotada será prover ventilação secundária, pois as características geométricas do subsistema de coleta e transporte não podem ser alteradas. ( ) A extremidade aberta de um tubo ventilador primário ou secundário deve ser devidamente protegida nos trechos aparentes contra choques que possam danificá-la, podendo ficar a céu aberto ou ser provida de terminal tipo chaminé. ( ) A ventilação secundária consiste em ramais e colunas de ventilação que interligam os ramais de descarga ou de esgoto à ventilação ou que são prolongados acima da cobertura ou pela utilização de dispositivo de admissão de ar devidamente posicionados no sistema.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q3051671 Arquitetura
Numa instalação elétrica, o número de condutores a ser considerado é definido em função do tipo de circuito.
Correlacione o número de condutores (2) ou (3) a cada tipo de circuito apresentado.
( ) monofásico a dois condutores. ( ) duas fases sem neutro. ( ) trifásico sem neutro. ( ) monofásico a três condutores. ( ) duas fases com neutro.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q3050062 Arquitetura
De acordo com a norma NBR 5626 - instalação predial de água fria -, como se denomina a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto?
Alternativas
Q3050059 Arquitetura
Em um projeto elétrico residencial, o arquiteto precisou interpretar quais eram os condutores que passavam por um eletroduto de uma instalação. Essa simbologia está especificada em tabela contida na NBR 5444, conforme a representação a seguir:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ABNT NBR 5444 – símbolos gráficos para instalações elétricas prediais. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

São eles, respectivamente:
Alternativas
Q3045465 Arquitetura
Em uma instalação elétrica residencial de baixa tensão, comumentemente são utilizados dispositivos que podem proteger os circuitos elétricos contra sobrecorrentes e curtos-circuitos, prevenindo possíveis danos aos condutores e equipamento conectados. Estes dispositivos são os:
Alternativas
Q3038311 Arquitetura
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: NIEMEYER, C. A. da C. Paisagismo: métodos e técnicas de intervenção. 3 ed. Uberlândia/MG: EDUFU, 2019. p. 89. (adaptado pelo elaborador)
Com base na imagem acima que ilustra sistema de drenagem de jardineira, é CORRETO afirmar que as camadas 1, 2 e 3 são respectivamente:
Alternativas
Q3038309 Arquitetura
Em projeto de edifício de apartamentos, as vedações verticais externas tiveram estimativa de vida útil de projeto (VUP) superior às vedações verticais internas. Para o contratante do projeto de arquitetura, essa diferença de VUP causou estranhamento.
Com base no relato acima, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3038307 Arquitetura
A “NBR 9077 – Saída de emergência em edifícios” fixa as condições que as edificações devem possuir para que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física. E, dentre os aspectos regulamentados por esta norma, está o dimensionamento das saídas de emergência, tais como acessos, escadas e descargas. Com base nessa norma, analise as assertivas a seguir.


I- As portas de acesso a salas com capacidade acima de 200 pessoas devem ter ferragem do tipo antipânico.
II- A dimensão mínima de vão livre da porta de rotas de saída é 1,00 m, para uma unidade de passagem.
III- As portas das salas com capacidade acima de 50 pessoas devem abrir no sentido do trânsito de saída.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: B
6: B
7: C
8: C
9: A
10: B
11: B
12: A
13: A
14: B
15: B
16: D
17: C
18: C
19: E
20: D