Questões de Concurso
Comentadas sobre modernismo na história da arquitetura e urbanismo em arquitetura
Foram encontradas 53 questões
I - Pela primeira vez foi especificada a laje cogumelo, prevendo-se a inversão do capitel para a face superior da laje.
II - A adoção de pilotis reforça o sentido da quadra tradicional, fechada por edificações.
III - A obra valoriza aspectos tipicamente regionais, a exemplo dos granitos disponíveis no Rio de Janeiro.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
A escola de Campo Grande, primeira a ser construída, é considerada a obra modernista pioneira no estado por:
Indique a edificação construída em Burkina Faso, sua terra natal, na qual o arquiteto utilizou típicas panelas de argila durante a construção da cobertura que, ao serem removidas, criaram aberturas que propiciaram iluminação e ventilação naturais e valor estético ao espaço.
Relacione os pavilhões apresentados a seguir às suas respectivas características arquitetônicas.
1. Pavilhão do BRASIL 2. Pavilhão da Sustentabilidade TERRA 3. Pavilhão dos EMIRADOS ÁRABES 4. Pavilhão da Oportunidade MISSÃO POSSÍVEL
( ) Uma imensa árvore rodeada por outras menores cobertas por placas de geração de energia solar, que se movimentam, treliças e resinas de carbono.
( ) Uma praça d’água, que dilui os limites entre interior e exterior, coberta por uma estrutura tênsil em aço suspensa, convertida em telas de projeção.
( ) Uma estrutura metálica do telhado formada por sistema híbrido composto por 28 asas que se movimentam, e que convergem para uma abertura zenital.
( ) Uma cobertura em forma de nuvem composta por seis camadas de tecido sobre estruturas metálicas que remetem a uma grande praça pública, com fachadas em cerâmica terracota.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Centro de Documentação e Pesquisa do MAM. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/758700/classicos-da-arquitetura-museu-dearte-moderna-do-rio-de-janeiro > Acesso em: 8 out. 2023.
Instituição cultural localizada no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1953-1954) foi idealizado como símbolo de um novo momento entre a parceria público-privada e sua leitura do espaço da cidade. A modernidade urbana traduzida no edifício monumental é capaz de democratizar o acesso às artes e produzir novos espaços públicos. A obra descrita foi projetada por
SARAOUFIN, Anthony. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/907676/anthony-saroufim-registra-amaterialidade-da-cidade-das-artes-e-ciencias-de-santiago-calatrava>. Acesso em: 8 out. 2023.
Com relação às características dessa obra, o princípio arquitetônico identificado que descreve a repetição de elementos visuais para criar uma sensação de continuidade e movimento é:
I. Os romanos utilizaram a compartimentação de suas atividades e conseguiram construir grandes interiores, bem como espaços exteriores imponentes para contê-los. A construção romana explorava elementos estruturais que trabalhavam sob compressão, como o arco, a abóbada e a cúpula, elementos desenvolvidos anteriormente por outras civilizações, mas utilizados de forma limitada. Entretanto, nas mãos dos romanos, esses elementos se tornaram as bases de sistemas estruturais com dimensões inimagináveis para a construção arquitravada.
II. A descarga de águas servidas no Tibre tornou a água do rio imprópria para consumo humano, e, por isso, a água limpa era trazida de rios e fontes das colinas Sabinas, acima de Roma, conduzida para os reservatórios da cidade por um sistema de aquedutos abastecido por gravidade e, posteriormente, distribuída para fontes ou outros usos municipais. Os canais de água ou aquedutos sempre deviam acompanhar os desníveis do terreno. Por isso, cruzar os vales era impraticável, pois era necessário preservar a inclinação constante da rede de abastecimento.
III. Dentro da cidade de Nimes, o Templo de Diana (80 a.C.) usa uma abóbada de berço feita de alvenaria de pedra talhada para criar o espaço interno principal. Como esse tipo de alvenaria exigia trabalhadores extremamente habilidosos, os eficientes romanos desenvolveram um método de construção mais rápido, utilizando um novo material – o cimento hidráulico, derivado de depósitos vulcânicos e denominados de pozolana. Vitrúvio descrevia-o como “um tipo de pó natural que, por razões naturais, produz resultados incríveis”. Os romanos descobriram que, ao misturar a pozolana com cal, pedregulho e água, obtinham uma mistura que sofria reações químicas e enrijecia até chegar a uma consistência semelhante à da pedra, inclusive sob a água. As argamassas de cal comuns, conhecidas desde a antiguidade, tinham algum grau de coesão, mas eram ineficazes nas fundações de pontes e portos, nas quais os construtores romanos começaram a aproveitar a resistência superior da pozolana.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinale a opção que aponta o primeiro edifício a utilizar o cobogó.
Fonte:https://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/noticias/todas/202-ppgcimes-ufpa-processoseletivo-2018-entrevista-e-defesa-do-anteprojeto-horario-e-local
Em relação às características modernistas que o desenho do projeto contém, analise os itens seguintes.
I. Prédios implantados seguindo rígido alinhamento de quadras com diversidade tipológica de edifícios.
II. Setorização de atividades por meio de edificações modulares e padronizadas.
III. Edificações isoladas e áreas abertas estabelecendo relações formais e funcionais entre os edifícios.
Está(ão) correto(s)
1. Museu do Amanhã (2015) 2. Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC (1991) 3. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM (1953) 4. Museu de Arte do Rio - MAR (2015) 5. Museu da Imagem e do Som - MIS (2009)
( ) Caráter construtivo expresso no sistema portante em concreto armado aparente, que passa do interior ao exterior do edifício.
( ) Estrutura metálica arquetípica inspirada em formas orgânicas dos esqueletos, que quase flutua sobre um mar como navio, pássaro ou planta.
( ) Reabilitação de espaços preservados de arquitetura eclética e moderna, integrados por uma praça suspensa e cobertura com forma abstrata em concreto armado.
( ) Interlocução entre edifício e paisagem expressa por apoio central e a forma espontânea como uma flor integrada à faixa contínua em vidro a seu redor.
( ) Reprodução conceitual do calçadão de Copacabana, dobrado e transformado em um boulevard vertical.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Considerando essa temática, é correto afirmar que
“Plantas, fachadas e seções, maquetes e fotografias, cinematografia: eis os nossos meios para representar os espaços, cada um dos quais, uma vez compreendido o sentido da arquitetura, pode ser investigado, aprofundado e melhorado; cada um dos quais traz uma contribuição original e deixa aos outros preencher as eventuais lacunas. Se, como os cubistas pensavam, a arquitetura pudesse definir-se nas quatro dimensões, teríamos os meios adequados para uma perfeita representação dos espaços. No entanto, a arquitetura, como já concluímos anteriormente, tem dimensões que ultrapassam as quatro. […] sob os pilotis de uma casa de Le Corbusier ou entre dez indicações dimensionais da Piazza del Quirinale ─ onde quer que exista uma perfeita experiência espacial a viver ─, nenhuma representação é suficiente, precisamos nós mesmos ir, ser incluídos, tornarmo-nos e sentirmo-nos parte e medida do conjunto arquitetônico, devemos nós mesmos nos mover" (ZEVI, 2009, p. 51 e 52).
Fonte: ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Considerando a problematização realizada pelo autor nesse trecho e seus desdobramentos no cenário atual, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Os modelos tridimensionais digitais produzidos pelos projetistas em computadores, sobretudo quando apresentados em formato de vídeo, dão subsídios para a compreensão plena do espaço que será construído, não deixando dúvidas acerca da experiência que ocorrerá dentro do edifício no futuro. ( ) Atualmente, é possível compreender o todo de um projeto arquitetônico por meio das plantas baixas e cortes bem detalhados. ( ) Os métodos de representação do espaço arquitetônico, isoladamente ou em conjunto, nos dias atuais, ainda são instrumentos incapazes de representar completamente o espaço arquitetônico. ( ) Os espaços on-line compartilhados por sujeitos que utilizam tecnologias para interagir com ambientes, coisas e pessoas, por meio de seus avatares – o Metaverso, por exemplo –, podem resolver as limitações da representação do espaço apontadas por Bruno Zevi, porque no mundo virtual o avatar pode mover-se e interagir plenamente com o ambiente.
A sequência correta é