Questões de Concurso
Comentadas sobre morfologia e funcionamento das estruturas em arquitetura
Foram encontradas 28 questões
De acordo com a NBR 8800/2008, analise as assertivas abaixo:
I. A letra romana minúscula fc refere-se à resistência de cálculo do concreto à compressão.
II. A letra romana maiúscula K refere-se ao coeficiente de flambagem de barras comprimidas.
III. A letra grega maiúscula ∑ refere-se à tensão normal.
Quais estão corretas?
I. Elemento de alvenaria armado é o elemento de alvenaria no qual a armadura é desconsiderada para resistir aos esforços solicitantes, quando todo o elemento está comprimido.
II. Elemento de alvenaria não armado é o elemento no qual são utilizadas armaduras passivas (CA-50 ou CA-60), que são consideradas para resistir aos esforços solicitantes; em geral, as armaduras são colocadas em pontos submetidos à tração.
Marque a alternativa CORRETA:
I. São componentes da alvenaria estrutural: bloco, que é o componente básico da alvenaria (cerâmico ou de concreto) e junta de argamassa, utilizada na ligação dos blocos.
II. São componentes da alvenaria estrutural: Graute, microconcreto, feito com agregados graúdos de pequeno diâmetro, e concreto autoadensável, caracterizado por ser de pequena fluidez e por precisar de vibração, usado para preenchimento de espaços vazios de blocos com a finalidade de solidarizar armaduras à alvenaria ou diminuir sua capacidade resistente.
Marque a alternativa CORRETA:
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Adaptado de PINTO, João Luiz Teixeira (2005, p. 131)
Com relação aos apoios e aos esforços representados, pode-se
afirmar que a estrutura utiliza vigas:
É correto afirmar que
I. A noção de coeficiente de segurança nasce de forma intuitiva, visando dotar o sistema estrutural de uma capacidade adicional, que funciona como reserva estratégica e que não é para ser usada. II. Quando se aplica o coeficiente de segurança à resistência média, tem-se a resistência admissível.
III. Intuitivamente, divide-se o conceito de coeficiente de segurança em dois coeficientes, ou seja, um para as cargas e outro para os materiais, sendo que este último varia de material para material. IV. Uma razão possível para a utilização de grandes coeficientes de segurança, como quatro, por exemplo, é o fato de, no teste, a prova ser estática e de, no uso diário, existirem forças dinâmicas que aumentam momentaneamente as tensões.
Está(ão) CORRETO(S):
Analise o primeiro grupo e a correspondência das características do segundo grupo.
1 Alvenaria convencional.
2 Alvenaria estrutural.
3 Wood frame.
4 Parede de concreto.
5 Steel frame.
( ) É composto por montantes e travessas, por exemplo, na estrutura e OSB (Oriented Strand Board) no revestimento.
( ) Utiliza pedras ou blocos ligados por argamassa com função resistente e de vedação.
( ) Chama-se também de vedação, tradicionalmente pratica-se e faz uso indispensável de vigas, pilares, lajes e fundação.
( ) Utilização de material metálico, anticorrosivo, de tecnologia seca e de rápida execução.
( ) Estruturação e vedação feitas no local com moldes
metálicos ou de plástico e admite embutimento de
instalações elétricas e hidrossanitárias.
Marque a alternativa que apresenta a ordem numérica da
correspondência dos tipos de Sistemas Construtivos com as
características específicas:
Com essa finalidade, destaque a prescrição construtiva adequada para as áreas críticas dos EAS.
Avalie o que se afirma sobre os sistemas estruturais.
I – O emprego de aços resistentes à corrosão evita uma manutenção mais rigorosa, mas encarece a estrutura.
II – O concreto armado é um material obtido pela associação de um material resistente à compressão, o aço, com um material resistente à tração, o concreto.
III – A madeira é um material renovável quando seu uso e reposição são bem controlados. Sua extração, quando controlada, pode ser um fator benéfico para o rejuvenescimento das florestas.
IV – Quanto maior a quantidade de carbono, maior a resistência do aço, mas menor a sua ductibilidade. A perda da ductibilidade prejudica o seu uso como material estrutural, devido à fragilidade de sua ruptura.
V – A madeira deverá ser seca quando utilizada em ambientes úmidos e mais úmida quando utilizada em ambientes secos, de forma que a troca entre o material e o ambiente possibilite as deformações desejadas.
Está correto apenas o que se afirma em
Conforme ilustra a figura apresentada, a impermeabilização é aspecto essencial para a prevenção e a correção dos problemas causados pela umidade em estruturas de edifícios. Nesse contexto, é procedimento efetivo de prevenção e correção de umidades ascendentes em lajes ajardinadas
Considere a informação a seguir, para responder à questão.
Um conjunto residencial de interesse social constituído por edifícios de quatro pavimentos, sem elevador, será construído com as seguintes características:
• paredes em alvenaria estrutural de blocos de concreto, reforçada por canaletas horizontais no topo das paredes e pelo grauteamento de pilaretes (junto às aberturas no encontro de paredes e a cada 1,20 m de parede sem aberturas);
• lajes maciças em concreto armado. Haverá um reservatório comum a diversos edifícios, com estrutura própria, de modo que a carga correspondente não precisa ser considerada na concepção estrutural do edifício.
No terreno no qual o prédio será construído, foram executadas sondagens que revelaram resultados de SPT de dois
golpes nos primeiros dois metros e de até três golpes nas
profundidades acima de 3 m até 12 m.