Questões de Concurso
Comentadas sobre normas e condutas projetuais em arquitetura
Foram encontradas 112 questões
Em relação à norma de desempenho em edificações habitacionais, julgue o item a seguir.
A vida útil de projeto (VUP) é uma estimativa teórica do tempo que compõe o tempo de vida útil. O tempo de vida útil pode ou não ser atingido em função da eficiência e dos registros de manutenções, de alteração no entorno da obra, fatores climáticos.
No capítulo intitulado Projeto Arquitetônico, da obra “Introdução à arquitetura hospitalar” (2014), Carvalho apresenta alguns requisitos gerais de acabamento para paredes, pisos e tetos estabelecidos pela RDC 50/2002.
De acordo com o autor, no caso do acabamento de pisos e paredes, os materiais, quando usados nas áreas críticas, não devem possuir índice de absorção de água, incluindo o seu rejuntamento, superior a
O planejamento de um hospital é uma atividade complexa e envolve uma equipe multidisciplinar, abrangendo aspectos legais, econômico-financeiros e técnicos. Dentre os aspectos técnicos, há o dimensionamento, que, apesar, de a RDC 50 não mais estabelecer o parâmetro m²/leito para um dimensionamento prévio do edifício hospitalar, a obra “Manual prático de arquitetura hospitalar” (2011) apresenta uma subdivisão com esses parâmetros para apoiar o planejamento de novos hospitais, ampliação ou reforma dos existentes, sendo, para os hospitais gerais, 60 m²/leito, de acordo com o esquema a seguir:
• Administração / apoio técnico e apoio logístico: 15 m²/leito;
• Apoio ao diagnóstico e tratamento: 15 m²/leito;
• Internação: 30 m²/leito.
De acordo com a obra “Manual prático de arquitetura hospitalar” (2011), qual é o parâmetro m²/leito para hospitais universitários?
Sobre o planejamento e o desenvolvimento de projetos urbanísticos ao longo de todas as suas etapas, abordado pela NBR 16636-3/2020, analise as assertivas abaixo:
I. Plano de controle ambiental é o documento elaborado por profissional(is) habilitado(s), que norteia os programas, as ações mitigadoras e os projetos executivos, para minimização de impactos ambientais avaliados de acordo com a legislação vigente.
II. Urbanização é o conjunto de técnicas, instalações e obras inseridas na paisagem que permitem dotar uma área ou região de condições de infraestrutura, inclusive com a transformação das características rurais para características urbanas.
III. Plano de desenvolvimento integrado de turismo é a peça técnica pela qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma área sujeita a regime especial de proteção, são estabelecidos o seu zoneamento e as normas que orientam o uso da área objeto do plano e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.
Quais estão corretas?
Considerando a NBR 16636-1/2017, é INCORRETO afirmar que:
1. Hierarquia. 2. Setorização. 3. Proporção.
( ) Respeitar o grau de impacto de diferentes ambientes no fluxo do empreendimento. ( ) Considerar o risco de contaminação de diferentes espaços. ( ) Analisar a necessidade de sinalizar pavimentos de forma a diferenciar eles pelo seu possível grau de importância. ( ) Considerar o tamanho da fonte e altura de fixação de placas. ( ) Analisar partes do hospital de acordo com seu potencial de risco de contaminação (baixo, médio ou alto).
Considerando a NBR 16636-2, analise as assertivas abaixo:
I. Os elementos da edificação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos são apenas os seguintes: fundações; estruturas; coberturas; forros; vedos verticais, paredes, esquadrias, proteções e complementos; revestimentos e acabamentos em ambientes exteriores, interiores e intermediários; sistemas de instalações prediais; instalações elétricas; instalações hidráulicas e sanitárias.
II. Os equipamentos e elementos complementares são apenas os seguintes: elementos de comunicação visual (ambientes exteriores, interiores e intermediários); equipamentos sanitários; mobiliário acessório ou incorporado, em exteriores, interiores e intermediários; equipamentos para iluminação.
III. A fase de preparação do projeto arquitetônico engloba os seguintes itens, entre outros: levantamentos de informações preliminares (LV-PRE); programa geral de necessidades (PGN); estudo de viabilidade do empreendimento (EV-EMP); levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP).
IV. Os documentos técnicos a serem apresentados no levantamento de informações técnicas específicas da fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos são: desenhos cadastrais da vizinhança, do terreno e das edificações existentes: plantas, cortes e elevações (escalas existentes ou convenientes); textos (relatórios); fotografias (preferencialmente coloridas, com indicação esquemática dos pontos de vista e com textos explicativos) e outros meios de representação.
Quais estão corretas?
Levando em consideração a NBR 16636-1, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com NBR 13532/1995 - Elaboração de Projetos de Edificações - Arquitetura, enumere a SEQUÊNCIA das etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura, de (1 a 8), (incluídas as siglas): ( )Estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ ).
( )Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ).
( )Estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ ).
( )Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ).
( )Anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou de pré execução (PR-ARQ).
( )Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional).
( ) Projeto para execução de arquitetura (PE-ARQ ).
( )Projeto legal de arquitetura (PL-ARQ).
A sequência CORRETA é:
De acordo com a NBR 6122, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com a NBR 16636, analise as assertivas abaixo:
I. São exemplos de vedos verticais, dentre outros, platibandas, quebra-sóis e gradis.
II. A proteção contra descargas atmosféricas (para-raios, hastes, cordoalhas e proteções) é exemplo de instalação mecânica predial.
III. São exemplos de ambientes interiores, dentre outros, acessos internos, circulações horizontais e verticais, escadas, rampas, elevadores, bermas e arrimos.
Quais estão corretas?
I. A luz natural possibilita um atendimento mais humanizado, auxiliando na recuperação de enfermos. II. Uma alternativa para ambientes sem acesso direto à iluminação natural pelas fachadas é a inserção de pátios internos abertos. III. Os elementos construtivos que controlem ou bloqueiem a iluminação nos ambientes internos devem ser dispensados para melhor aproveitamento da luz natural. IV.A radiação solar deve ser a principal fonte de iluminância dos ambientes, sejam em ambientes de circulação e espera ou em ambientes de atendimento ambulatorial.
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a RDC 51 estabelece os requisitos para o PBA (projeto básico de arquitetura) de ambientes destinados à saúde. Analise as afirmativas abaixo.
I. As plantas baixas, cortes e fachadas, com escalas não menores que 1:100, exceto as plantas de locação, de situação e de cobertura, que podem ter a escala definida pelo autor do projeto ou por legislação local pertinente.
II. Nomenclatura em todos os ambientes, conforme listagem contida na RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la, e demais normas federais.
III.Todas as dimensões (medidas lineares, aberturas e áreas internas dos compartimentos e espessura das paredes).
IV. A locação de louças sanitárias e bancadas, posição dos leitos (quando houver), locação dos equipamentos não portáteis médico assistenciais e de infraestrutura, equipamentos de geração de água quente e vapor, equipamentos de geração de energia elétrica regular e de emergência, equipamentos de fornecimento ou geração de gases medicinais, equipamentos de telefonia e dados e equipamentos de climatização, locais para armazenamento e de tratamento (quando houver) dos resíduos de serviço de saúde.
V. A indicação das instalações prediais, por ambiente, adotando¬-se a simbologia definida no item 3. Dimensionamento, Quantificação e Instalações Prediais dos Ambientes do Regulamento Técnico aprovado pela RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la.
Assinale a alternativa correta.