Questões de Concurso Sobre paisagismo urbano em arquitetura

Foram encontradas 177 questões

Q3112443 Arquitetura

A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.


As praças são definidas historicamente como espaços públicos arborizados e tratados paisagisticamente que, livres do acesso de veículos, se destinam ao lazer e ao convívio da população.

Alternativas
Q3112442 Arquitetura

A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.


Os parques urbanos são áreas verdes, com função ecológica e de lazer, e têm extensão maior que as praças e os jardins públicos; geralmente, são dotados de atributos naturais ou paisagísticos notáveis.

Alternativas
Q3093316 Arquitetura
Com relação à divulgação da publicidade na paisagem urbana e uso de espaço urbano, é atividade do Fiscal de Posturas verificar 
Alternativas
Q3058918 Arquitetura
Assinale a alternativa que indica corretamente um princípio fundamental para criar um paisagismo sustentável em ambientes urbanos.
Alternativas
Q3036857 Arquitetura

Considerando conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo, julgue o próximo item. 


Uma das características que pode ser associada a paisagens urbanas é a elevada pregnância. 

Alternativas
Q3009103 Arquitetura
A concepção de parques e(ou) jardins desenvolvidos pelo paisagista Burle Marx é mais bem caracterizada
Alternativas
Q2952853 Arquitetura

A respeito do aumento de áreas verdes em áreas urbanas é correto dizer que os jardins verticais:

Alternativas
Q2881841 Arquitetura

Sobre os sítios com declividade entre 8% e 15%, no âmbito da infraestrutura da paisagem, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2542964 Arquitetura
Considerando o projeto de arquitetura paisagística abordado na NBR 16636-4/2023, analise as assertivas abaixo:

I. Área natural degradada é a área remanescente da paisagem natural local, como vegetação e recursos naturais, mas que sofreu impactos da ação humana, ocasionando uma situação de deterioração a ser considerada, para futura recomposição ou para outras ações de manejo e proteção.
II. Canteiros semienterrados são espaços destinados ao ajardinamento, situados em cotas de nível abaixo do nível acabado dos pisos externos e projetados de forma integrada ao projeto estrutural das lajes, quando houver subsolos construídos no local.
III. Faixa de serviço da calçada é o trecho longitudinal da calçada, destinado à implantação de arborização viária, posteamento, infraestrutura e demais serviços.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2542963 Arquitetura
As tipologias para árvores e arvoretas representadas nas letras A e B da Figura 3 abaixo correspondem, respectivamente, a arquiteturas dos tipos: 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2524635 Arquitetura
Recentes crises de disponibilidade de água para o abastecimento público na Região Metropolitana de São Paulo vêm inspirando propostas de projetos de paisagismo que evitem grandes demandas de irrigação.

No projeto de áreas ajardinadas públicas, do ponto de vista da especificação de espécies vegetais, são escolhas adequadas a esse objetivo o emprego de espécies
Alternativas
Q2523659 Arquitetura
Na geometria de um projeto de urbanismo, em greides viários, as concordâncias verticais (curvas verticais do greide) entre rampas com diferentes declividades longitudinais (trechos retilíneos do greide) configuram uma série de parábolas entre rampas de declividade constante do greide. O comprimento horizontal de um trecho em curva vertical (parábola), entre rampas (trechos retilíneos do greide), varia proporcionalmente, dentre outras, à
Alternativas
Q2508973 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
Ao desenvolver projeto de travessia acessível em vias públicas ou em áreas internas de edificações ou espaços de uso coletivo e privativo, com circulação de veículos, são recomendáveis alternativas com redução de percurso, com faixa elevada ou com rebaixamento da calçada. 

Alternativas
Q2498304 Arquitetura
De acordo com as diretrizes definidas pelo Plano de Ocupação da área de preservação do campus Fiocruz Manguinhos (2011), o tratamento paisagístico deve:

I. Privilegiar a circulação e a permanência de pedestres, bem como a qualidade do ambiente construído.
II. Melhorar as condições de acessibilidade aos bens de interesse para preservação e implantação de rotas acessíveis e sinalização indicativa e interpretativa.
III. Introduzir novas espécies vegetais, através da produção de mudas no horto.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2490659 Arquitetura
Burle Marx, paisagista brasileiro, defendia que as florestas tropicais brasileiras deviam ser conservadas. Fez inúmeras incursões pelo Brasil e descobriu mais de 30 espécies de vegetação nativa. Desenvolveu inúmeros projetos em todo o mundo, mas suas maiores obras estão no Brasil. Um de seus projetos, o Terraço Jardim, foi considerado um marco no paisagismo brasileiro, rompendo com a ideia clássica que se tinha até então. Burle Marx conseguiu unir a flora nativa com formas sinuosas, trazendo uma fluidez ao ambiente, configuração até então, inédita no mundo. O Projeto Terraço Jardim está localizado em:
Alternativas
Q2417350 Arquitetura

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A ação integrada das composições arquitetônicas e vegetais visa harmonizar a representação bidimensional dos espaços livres, por meio da paginação de pisos e paredes, dos enquadramentos, dos elementos decorativos, do mobiliário e da iluminação cênica.

Alternativas
Q2417349 Arquitetura

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


As ações metodológicas do paisagismo devem ser conscientes e planejadas para ordenar o espaço exterior ou interior, portanto, a finalidade da técnica paisagística na composição arquitetônica deve ser a criação de ambientes confortáveis, funcionais e harmônicos.

Alternativas
Q2417348 Arquitetura

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A domesticação da composição vegetal permitiu que as necessidades estéticas e os simbolismos religiosos determinassem as fronteiras espaciais da urbanidade; assim, os jardins acabaram por revelar a rica diversidade cultural dos povos.

Alternativas
Q2383556 Arquitetura
Assinale a opção correta a respeito da arborização urbana. 
Alternativas
Q2383555 Arquitetura
A respeito do projeto paisagístico nas cidades, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: C
6: D
7: E
8: C
9: D
10: A
11: C
12: B
13: C
14: D
15: B
16: E
17: C
18: C
19: D
20: E