Questões de Concurso
Sobre paisagismo em arquitetura
Foram encontradas 350 questões
A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.
As praças são definidas historicamente como espaços públicos arborizados e tratados paisagisticamente que, livres do acesso de veículos, se destinam ao lazer e ao convívio da população.
A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.
Os parques urbanos são áreas verdes, com função ecológica e de lazer, e têm extensão maior que as praças e os jardins públicos; geralmente, são dotados de atributos naturais ou paisagísticos notáveis.
( ) Porte da planta: a escolha de plantas jovens, de porte pequeno, muitas vezes facilita a adaptação da planta no local. Na grande maioria dos projetos paisagísticos, não se faz necessário saber o porte final que a planta irá atingir.
( ) Raízes: podem ser extremamente invasivas, derrubando muros, quebrando calçadas e prejudicando as edificações. Elas podem também atrapalhar o crescimento de outras espécies ao redor.
( ) Espécies invasoras: muitas espécies são consideradas invasoras, pois, se colocadas no jardim, vão se alastrando de tal forma que matam as outras.
Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que são exemplos dessas espécies:
Considerando conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo, julgue o próximo item.
Uma das características que pode ser associada a paisagens
urbanas é a elevada pregnância.
A partir do texto apresentado, julgue o próximo item.
A paisagem cultural pode ser compreendida como um
conjunto espacial resultante de elementos materiais
construídos associados a determinadas morfologias e
dinâmicas naturais, que se vinculam a conteúdos e
significados dados socialmente, sendo o contexto da cidade
do Rio de Janeiro emblemático no Brasil quanto a esse
assunto.
"Os arquitetos paisagistas combinam arte e ciência para criar lugares. A arte proporciona uma imagem para a uma paisagem, com o uso de croquis, maquetes, imagens geradas por computador e textos. Os elementos de projeto como linha, forma, textura e cor são utilizados para criar essas imagens, e o processo permite que o projetista se relacione com um público e visualize o sítio para trabalhar nele. A ciência envolve uma compreensão dos sistemas naturais, incluindo geologia, solo, vegetação, hidrografia, clima e ecologia. Envolve também o conhecimento de construções e sua execução, como estradas e pontes, muros, pisos e até mesmo prédios eventuais. Os paisagistas são pensadores holísticos que se destacam por macrocenários".
(Fonte: WATERMAN, Tim. Fundamentos de Paisagismo. 1ª ed. São Paulo: Bookman Companhia, 2011).
Com base no texto acima, analise as asserções que seguem:
I - Os arquitetos paisagistas são profissionais que devem compreender as dinâmicas naturais e urbana, integrando seu conhecimento abrangente com especialistas como urbanistas, engenheiros, geógrafos, geólogos, sociólogos e engenheiros, por exemplo.
II - O trabalho do arquiteto paisagista está relacionado aos sistemas naturais e não interfere sobre o ambiente construído, o que demonstra a especificidade da atuação do profissional no campo do jardim e da botânica.
III - A arquitetura paisagística é um campo de trabalho que, ao lidar com a macro escala, pode se confundir com a atuação do arquiteto urbanista na elaboração de projetos urbanos, porém as áreas de trabalho se complementam e atuam em conjunto sobre os sistemas naturais e construídos.
IV - Ao intervir sobre sistemas naturais, o arquiteto paisagista deve analisar os aspectos que caracterizam o sítio em conjunto com outros profissionais, levantando as problemáticas que nortearão o desenvolvimento do projeto paisagístico.
É correto afirmar que são verdadeiras apenas:
A respeito do aumento de áreas verdes em áreas urbanas é correto dizer que os jardins verticais:
É fundamental para o paisagista conhecer e identificar precisamente as plantas que especifica em seu projeto para que, em sua execução, a espécie plantada seja exatamente a mesma que a especificada. Assinale a alternativa correta quanto à teoria do paisagismo.
A composição paisagística se fundamenta em princípios básicos que estão inter-relacionados. Quando se coloca uma árvore como uma mangueira e uma palmeira em lados opostos do jardim observa-se que houve uma interferência no:
As luminárias aplicadas no paisagismo classificam-se em quatro grupos distintos: projetores, balizas de postes e de parede. Os projetores são geralmente empregados para:
Relacione os padrões de projeto paisagístico surgidos na virada dos séculos XX /XXI, às suas respectivas especificidades.
1. Ambientalismo.
2. Formalismo geometrizante.
3. Neomodernismo.
4. Pós‐modernismo.
( ) tratamento radical de pisos, terrenos, águas e paredes de modo quase pictórico, no qual pórticos com arborização constituem elemento a mais de cenarização.
( ) ênfase ao uso da vegetação tropical, não se furtando de novas experiências formais, mas nunca referenciando a formas do passado.
( ) utilização de formas tradicionais de agenciamento dos espaços livres, com o uso de topiária e de elementos decorativos.
( ) foco na vegetação nativa, com estruturação a partir de restos de matas e valorização da vegetação da praia.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, na ordem de cima para baixo.
Sobre os sítios com declividade entre 8% e 15%, no âmbito da infraestrutura da paisagem, assinale a afirmativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta o paisagista que criou a primeira escola de paisagismo brasileiro, sendo um dos brasileiros mais consagrados no exterior em todos os tempos.
O Parque Ecológico Sitiê, na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, tornou-se conhecido e premiado, principalmente, devido ao fato de
Analise as figuras de 23 a 26 para responder à questão 30.
Figura 23: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 24: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 25: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
Figura 26: Praça Eliane, Casa Cor SP 2016, de Alex Hanazaki
Disponível em: <http://www.eliane.com/blog/casa-cor-sp>. Acesso em: 15 set. 2017.
O projeto paisagístico de Alex Hanazaki, para a Casa Cor 2016, aproveita as árvores existentes e propõe o conceito