Questões de Concurso Sobre paisagismo em arquitetura

Foram encontradas 360 questões

Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157791 Arquitetura
Sobre planejamento paisagístico de um espaço urbano, considere as asserções abaixo relativas às estratégias que também contribuem diretamente para o conforto ambiental dos usuários.

I. Plantio de árvores e vegetação densa para promover sombreamento e reduzir a temperatura do ar
II. Instalação de superfícies de concreto nas áreas de circulação para facilitar o escoamento da água da chuva
III. Utilização de coberturas vegetais (telhados verdes) para reduzir o ganho de calor nas edificações e melhorar a qualidade do ar
IV. Colocação de mobiliário urbano em áreas abertas sem proteção contra radiação solar direta

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157776 Arquitetura
A arborização eficaz dos espaços livres públicos cumpre múltiplo papel em relação a sustentabilidade urbana, especialmente, aqueles localizados em cidades de clima quente, úmido e seco, como é o caso de grande parte do país. Para isso, o projeto de paisagismo deve adotar, preferencialmente, qual estratégia? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157774 Arquitetura
A NBR 16636-4/2023 é uma norma da ABNT que visa a Elaboração e o Desenvolvimento de Serviços Técnicos Especializados de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos com ênfase no Projeto de Arquitetura Paisagística. Suas premissas destacam o foco em projeto de novas áreas e o redesenho de áreas livres preexistentes, de caráter público ou privado. De acordo com essa norma e com as premissas do pensamento ecológico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3112443 Arquitetura

A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.


As praças são definidas historicamente como espaços públicos arborizados e tratados paisagisticamente que, livres do acesso de veículos, se destinam ao lazer e ao convívio da população.

Alternativas
Q3112442 Arquitetura

A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.


Os parques urbanos são áreas verdes, com função ecológica e de lazer, e têm extensão maior que as praças e os jardins públicos; geralmente, são dotados de atributos naturais ou paisagísticos notáveis.

Alternativas
Q3093316 Arquitetura
Com relação à divulgação da publicidade na paisagem urbana e uso de espaço urbano, é atividade do Fiscal de Posturas verificar 
Alternativas
Q3060930 Arquitetura

Considere ser o arquiteto responsável pelo planejamento e urbanização de vias públicas do município de Divinópolis. Entre as suas atribuições está a escolha e a aprovação das espécies adequadas para arborização urbana em diferentes tipos de passeios. Com base na situação hipotética, analise com atenção o quadro a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Quais espécies devem ser aprovadas para plantio em passeios com rede elétrica?  

Alternativas
Q3058918 Arquitetura
Assinale a alternativa que indica corretamente um princípio fundamental para criar um paisagismo sustentável em ambientes urbanos.
Alternativas
Q3054057 Arquitetura
O projeto de paisagismo não se resume à escolha da vegetação. Contudo, a escolha acertada da vegetação consiste em um passo importante para o sucesso de um projeto de paisagismo bem elaborado. Considerando-se os pontos importantes a serem levados em consideração no momento da seleção de espécies, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Porte da planta: a escolha de plantas jovens, de porte pequeno, muitas vezes facilita a adaptação da planta no local. Na grande maioria dos projetos paisagísticos, não se faz necessário saber o porte final que a planta irá atingir.
( ) Raízes: podem ser extremamente invasivas, derrubando muros, quebrando calçadas e prejudicando as edificações. Elas podem também atrapalhar o crescimento de outras espécies ao redor.
( ) Espécies invasoras: muitas espécies são consideradas invasoras, pois, se colocadas no jardim, vão se alastrando de tal forma que matam as outras.
Alternativas
Q3038310 Arquitetura
Conforme Niemeyer (2019, p. 32), “espécies arbóreas são plantas com altura em geral acima de cinco ou seis metros, caule lenhoso, autoportantes (suportam a si mesmas), com ampla copa aérea”.
Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que são exemplos dessas espécies:
Alternativas
Q3036857 Arquitetura

Considerando conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo, julgue o próximo item. 


Uma das características que pode ser associada a paisagens urbanas é a elevada pregnância. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Arquiteto e Urbanismo |
Q3026861 Arquitetura
Na elaboração de projetos de paisagismo para espaços públicos, como praças, parques e áreas de convivência, a escolha adequada de pisos, mobiliário urbano e vegetação é essencial para criar ambientes funcionais, esteticamente agradáveis e sustentáveis. Considerando as características climáticas e culturais do Nordeste do Brasil, qual das alternativas a seguir apresenta uma abordagem mais equilibrada para a escolha desses elementos? 
Alternativas
Q3021424 Arquitetura
        Os bens tombados se subdividem em bens móveis e imóveis, entre os quais se incluem conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos. O objetivo do tombamento de um bem cultural é impedir sua destruição ou mutilação, mantendo-o preservado para as gerações futuras.

Internet:<portal.iphan.gov.br>(com adaptações)

A partir do texto apresentado, julgue o próximo item.


A paisagem cultural pode ser compreendida como um conjunto espacial resultante de elementos materiais construídos associados a determinadas morfologias e dinâmicas naturais, que se vinculam a conteúdos e significados dados socialmente, sendo o contexto da cidade do Rio de Janeiro emblemático no Brasil quanto a esse assunto.  

Alternativas
Q3009103 Arquitetura
A concepção de parques e(ou) jardins desenvolvidos pelo paisagista Burle Marx é mais bem caracterizada
Alternativas
Q2952871 Arquitetura

"Os arquitetos paisagistas combinam arte e ciência para criar lugares. A arte proporciona uma imagem para a uma paisagem, com o uso de croquis, maquetes, imagens geradas por computador e textos. Os elementos de projeto como linha, forma, textura e cor são utilizados para criar essas imagens, e o processo permite que o projetista se relacione com um público e visualize o sítio para trabalhar nele. A ciência envolve uma compreensão dos sistemas naturais, incluindo geologia, solo, vegetação, hidrografia, clima e ecologia. Envolve também o conhecimento de construções e sua execução, como estradas e pontes, muros, pisos e até mesmo prédios eventuais. Os paisagistas são pensadores holísticos que se destacam por macrocenários".


(Fonte: WATERMAN, Tim. Fundamentos de Paisagismo. 1ª ed. São Paulo: Bookman Companhia, 2011).


Com base no texto acima, analise as asserções que seguem:


I - Os arquitetos paisagistas são profissionais que devem compreender as dinâmicas naturais e urbana, integrando seu conhecimento abrangente com especialistas como urbanistas, engenheiros, geógrafos, geólogos, sociólogos e engenheiros, por exemplo.

II - O trabalho do arquiteto paisagista está relacionado aos sistemas naturais e não interfere sobre o ambiente construído, o que demonstra a especificidade da atuação do profissional no campo do jardim e da botânica.

III - A arquitetura paisagística é um campo de trabalho que, ao lidar com a macro escala, pode se confundir com a atuação do arquiteto urbanista na elaboração de projetos urbanos, porém as áreas de trabalho se complementam e atuam em conjunto sobre os sistemas naturais e construídos.

IV - Ao intervir sobre sistemas naturais, o arquiteto paisagista deve analisar os aspectos que caracterizam o sítio em conjunto com outros profissionais, levantando as problemáticas que nortearão o desenvolvimento do projeto paisagístico.


É correto afirmar que são verdadeiras apenas:

Alternativas
Q2952853 Arquitetura

A respeito do aumento de áreas verdes em áreas urbanas é correto dizer que os jardins verticais:

Alternativas
Q2916115 Arquitetura

É fundamental para o paisagista conhecer e identificar precisamente as plantas que especifica em seu projeto para que, em sua execução, a espécie plantada seja exatamente a mesma que a especificada. Assinale a alternativa correta quanto à teoria do paisagismo.

Alternativas
Q2914020 Arquitetura

Com relação à história do paisagismo no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2913461 Arquitetura

A composição paisagística se fundamenta em princípios básicos que estão inter-relacionados. Quando se coloca uma árvore como uma mangueira e uma palmeira em lados opostos do jardim observa-se que houve uma interferência no:

Alternativas
Q2913459 Arquitetura

As luminárias aplicadas no paisagismo classificam-se em quatro grupos distintos: projetores, balizas de postes e de parede. Os projetores são geralmente empregados para:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: C
6: C
7: D
8: B
9: D
10: A
11: C
12: B
13: C
14: D
15: E
16: E
17: D
18: C
19: A
20: D