Questões de Concurso Sobre paisagismo em arquitetura

Foram encontradas 392 questões

Q3306966 Arquitetura

Julgue o item subsequente, a respeito de praças, parques e jardins.


O projeto de paisagismo é um projeto de ajardinamento cuja finalidade estética para o tratamento das áreas verdes deve ser compatível com as redes de infraestrutura, drenagem e projetos estruturais, de segurança, circulação, acessibilidade e conforto ambiental dos usuários.  

Alternativas
Q3306965 Arquitetura

Julgue o item subsequente, a respeito de praças, parques e jardins.


Em edificações que contam com projeto de arquitetura paisagístico de jardins sobre lajes, recomenda-se a projeção de uma profundidade mínima de plantio que seja adequada ao tipo de vegetação utilizada, bem como a projeção de uma camada drenante de 7 cm de espessura.  

Alternativas
Q3306937 Arquitetura

Com relação à representação e aos métodos e técnicas em arquitetura e urbanismo, julgue o seguinte item. 


Na NBR 16636-1:2017, projetos de arquitetura paisagística são definidos por ajardinamento, especificações vegetais, sistema de irrigação e processo de adubagem.  

Alternativas
Q3300121 Arquitetura
Leia o resumo a seguir, extraído de artigo científico nacional da área de Paisagismo e Arborização Urbana.

RESUMO

A arborização urbana proporciona diversos benefícios à população, entretanto necessita de um planejamento minucioso, sendo a manutenção e execução do plano de arborização responsabilidade das prefeituras municipais. Objetivou-se avaliar quali-quantitativamente a arborização urbana de três avenidas de Marabá – PA. Por meio de um censo foram avaliados 352 indivíduos de 24 espécies pertencentes a 15 famílias botânicas. Analisou-se o estado e equilíbrio geral das árvores e possíveis problemas fitossanitários. As famílias mais ricas em espécies encontradas nas 3 vias foram: Fabaceae, Anacardiaceae e Bignoniaceae. As espécies Licania tomentosa (benth) (nome popular Oiti), Ficus benjamina L. (nome popular Ficus, Ficus-Benjamin ou Figueira), Terminalia catappa L. (nomes populares Amendoeira, Chapéu de Sol ou Castanhola) e Clitoria fairchildiana R.A.Howard (nomes populares Palheteira ou Faveira) foram encontradas em todas as avenidas. A arborização das três avenidas foi composta por quase 50% de espécies exóticas. O índice de Odum variou de 1,24 a 3,09, demonstrando variação na diversidade de espécies utilizadas nas avenidas estudadas. Do total de indivíduos encontrados nas avenidas, 65,34% demonstraram um estado geral classificado como bom, entretanto 61,65% não apresentaram equilíbrio entre caule e copa, podendo indicar risco de tombamento. Somado a isso, 75% dos indivíduos analisados apresentaram pelo menos um tipo de problema fitossanitário, principalmente no caule. Os resultados expõem problemáticas na arborização local que poderiam ser evitados se houvesse planejamento e acompanhamento correto.

Palavras-chave: Ecossistema urbano; Composição florística; Floresta Urbana; Diversidade arbórea; Planejamento Urbano. 
Fonte: Lopes, Fernanda Santos; Cruz, Felipe Valente da; Wanzerley, Myriam Suelen da Silva; Rodrigues, Julia Isabella de Matos; Barros, Welton dos Santos; Martins, Walmer Bruno Rocha. DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO DE TRÊS AVENIDAS DE MARABÁ - PARÁ, BRASIL. REVSBAU (Revista Brasileira de Arborização Urbana; Sociedade Brasileira de Arborização Urbana), Curitiba – PR, v.16, n.3, p. 63-75, 2021. (Obs.: As indicações de nomes populares de espécies arbóreas e grifos ao texto são acréscimos da elaboração da prova.

Q38.png (585×297)

Figura 16 Área de estudo do artigo sobre arborização urbana em Marabá, com indicação de avenidas estudadas. Fonte: [Lopes, Fernanda Santos; Cruz, Felipe Valente da; Wanzerley, Myriam Suelen da Silva; Rodrigues, Julia Isabella de Matos; Barros, Welton dos Santos; Martins, Walmer Bruno Rocha. DIAGNÓSTICO QUALIQUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO DE TRÊS AVENIDAS DE MARABÁ - PARÁ, BRASIL. REVSBAU (Revista Brasileira de Arborização Urbana; Sociedade Brasileira de Arborização Urbana), Curitiba – PR, v.16, n.3, p. 63-75, 2021.]

Considerando aspectos do Paisagismo e da Arborização Urbana, e em atenção à delimitação das vias urbanas de Marabá estudadas no artigo (ilustradas acima), é correto afirmar que
Alternativas
Q3300120 Arquitetura
As ilustrações a seguir exibem aspectos de uso e ocupação do solo urbano na cidade de Marabá-PA, especificamente nas imediações do distrito da Nova Marabá, destacando a quadra principal do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Em termos paisagísticos e ambientais, podemos afirmar que o citado Campus I situa-se na microbacia hidrográfica urbana da Prainha do Rio Itacaiúnas, a 240 m da Rodovia Transamazônica e a 1 km do Rio Itacaiúnas, dentro da cidade de Marabá. Esta microbacia tem cotas altimétricas mais baixas nas proximidades do Rio Itacaiúnas (em torno de 85 metros acima do nível do mar) e mais altas nos sentidos opostos, como a Norte (110 metros), a Nordeste (105 metros) e a Noroeste (110 metros). A área desta microbacia pode ser dividida nas seguintes categorias:

Q37_1.png (685×117)

Q37_2.png (648×457)
Mapa 1 Microbacia hidrográfica urbana da Prainha do Rio Itacaiúnas, imediações do distrito da Nova Marabá, em Marabá-PA. Poligonal do Campus I da Unifesspa, logradouros, hidrografia, classes de cobertura e uso da terra. Fontes: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: . Acesso em 01 fev. 2025; IBGE. Bacias e divisões hidrográficas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/informacoes-ambientais/31653-bacias-e-divisoes-hidrograficas-dobrasil.html>. Acesso em: 01 fev. 2025; INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). TOPODATA. 05S495SN. Imagem digital [formato GEOTIFF] 5400 x 3600 p., banda 1, coord. -49,5 / -5,0 SIRGAS 2000 UTM 22N; Landsat 8 OLI-TIRS. Disponível em: < https://www.dsr.inpe.br/topodata/ >. Acesso em: 01 fev. 2025; Landsat 8 OLI-TIRS. Imagem digital [formato GEOTIFF] (bandas 4 e 5), 7621 x 7771 p., 629385.0000000000000000,-523785.000000000000000, WGS 84 / UTM zona 22N. Disponível em: . Acesso em: <usgs.gov/earthexplorer>. Acesso em: 01 fev. 2025.

Do ponto de vista paisagístico e do planejamento ambiental, podemos dizer que
Alternativas
Q3265257 Arquitetura
As praças de D. Pedro II e Waldemar Henrique, ambas localizadas na cidade de Belém, apesar de apresentarem elementos complementares comuns como espelhos d´água, esculturas, sanitários e pontos de ônibus, diferenciam-se por seus traçados formais paisagísticos e por suas atividades.

A partir das plantas apresentadas a seguir, com levantamentos realizados entre 1996 e 2001, assinale a opção que identifique a categoria a que essas praças pertencem em relação às suas respectivas configurações espaciais.

Praça D. Pedro II

Q50_1.png (198×210)

PRAÇA Waldemar Henrique

Q50_2.png (298×152)

ROBBA, Fábio; MACEDO, Silvio Soares. Praças Brasileiras. São Paulo: EDUSP. Coleção QUATA, 9ª ed., 2010.
Alternativas
Q3265256 Arquitetura
Assinale a opção que apresenta a peculiaridade dos projetos elaborados por Roberto Burle Marx, que teve papel relevante na construção da arquitetura paisagística nacional.
Alternativas
Q3261112 Arquitetura
O índice adotado pelas prefeituras municipais das cidades brasileiras que corresponde ao percentual mínimo de área do terreno a ser mantida descoberta, em terreno natural e dotada de vegetação e arborização, chama-se:
Alternativas
Q3238927 Arquitetura
A respeito da arborização urbana, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3238921 Arquitetura
A vegetação é o principal elemento de um jardim, uma vez que estrutura o espaço e propicia diferentes sensações. Pode-se selecionar a vegetação de acordo com a sua função na estruturação do espaço, uma vez que ela nos permite criar diferentes planos. Nesse sentido, assinalar a alternativa que se refere ao texto abaixo. 
Quando são cultivadas sobre pérgolas ou caramanchões, podem formar o plano de teto, proporcionando sombra e abrigo; quando crescem sobre muros ou cercas formam um plano vertical. Por outro lado, quando não são utilizados tutores, podem cobrir o solo, formando o plano de piso
Alternativas
Q3220659 Arquitetura
De acordo com a Lei nº 12.651/2012, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3166008 Arquitetura

Em relação a aspectos de paisagismo, julgue o item subsequente.


Nas cidades, espaços livres públicos são aqueles livres de edificação, incluindo ruas, calçadas, áreas permeáveis dentro de lotes, praças e parques.

Alternativas
Q3166007 Arquitetura

Em relação a aspectos de paisagismo, julgue o item subsequente.


O projeto de paisagismo urbano é definido como aquele dedicado exclusivamente à recomposição de uma paisagem degradada, especialmente canteiros centrais, jardins, praças e parques, lineares ou não.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157791 Arquitetura
Sobre planejamento paisagístico de um espaço urbano, considere as asserções abaixo relativas às estratégias que também contribuem diretamente para o conforto ambiental dos usuários.

I. Plantio de árvores e vegetação densa para promover sombreamento e reduzir a temperatura do ar
II. Instalação de superfícies de concreto nas áreas de circulação para facilitar o escoamento da água da chuva
III. Utilização de coberturas vegetais (telhados verdes) para reduzir o ganho de calor nas edificações e melhorar a qualidade do ar
IV. Colocação de mobiliário urbano em áreas abertas sem proteção contra radiação solar direta

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157776 Arquitetura
A arborização eficaz dos espaços livres públicos cumpre múltiplo papel em relação a sustentabilidade urbana, especialmente, aqueles localizados em cidades de clima quente, úmido e seco, como é o caso de grande parte do país. Para isso, o projeto de paisagismo deve adotar, preferencialmente, qual estratégia? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157774 Arquitetura
A NBR 16636-4/2023 é uma norma da ABNT que visa a Elaboração e o Desenvolvimento de Serviços Técnicos Especializados de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos com ênfase no Projeto de Arquitetura Paisagística. Suas premissas destacam o foco em projeto de novas áreas e o redesenho de áreas livres preexistentes, de caráter público ou privado. De acordo com essa norma e com as premissas do pensamento ecológico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3232466 Arquitetura

Um jardineiro observou que suas orquídeas estão com as folhas amareladas e caindo. Ao analisar as plantas mais de perto, encontrou pequenos insetos brancos e uma substância pegajosa nas folhas e hastes. É CORRETO afirmar que a praga mais provável que está causando esses danos é:

Alternativas
Q3232465 Arquitetura

Considere as seguintes etapas:



A. Retire o saquinho que envolve a muda utilizando um canivete e coloque na cova.


B. Com um sacho, abra a cova.


C. Faça o nivelamento do terreno ao redor da muda com o rastelo.


D. Irrigue logo em seguida.


E. Recubra o terreno com palhada.


F. Coloque terra ao redor, fazendo uma leve pressão com as mãos para fixar a planta.



A sequência CORRETA para o plantio de mudas de forração é:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Arquiteto |
Q3128678 Arquitetura
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de paisagem fundamental para o desenvolvimento de um projeto paisagístico que integra jardins, grandes áreas e arborização urbana. 
Alternativas
Q3112443 Arquitetura

A respeito de espaços livres, que incluem parques e praças, julgue o item seguinte.


As praças são definidas historicamente como espaços públicos arborizados e tratados paisagisticamente que, livres do acesso de veículos, se destinam ao lazer e ao convívio da população.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: E
6: D
7: C
8: B
9: C
10: B
11: C
12: E
13: E
14: B
15: C
16: A
17: B
18: C
19: B
20: E