Questões de Concurso Comentadas sobre patrimônio arquitetônico e cultural em arquitetura

Foram encontradas 161 questões

Ano: 2017 Banca: IV - UFG Órgão: DEMAE - GO Prova: CS-UFG - 2017 - DEMAE - GO - Arquiteto |
Q2735409 Arquitetura

Observe as figuras 42 a 44 a seguir de um casarão da década de 1960, em São Paulo, que passou por processo de retrofit para abrigar o Guest Hotel. A questão 48 refere-se a elas.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 42: Vista externa do Guest Hotel

Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 43: Plantas baixas

Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 44: Corte.

Disponível em: <www.arcoweb.com.br/>. Acesso: 15 set. 2017.


O projeto realizado pelo escritório Sub Estúdio previu a demolição de praticamente todas as paredes internas do volume principal para abrigar os quartos do novo hotel. Para que o leiaute interno pudesse ser modificado, a estrutura foi reforçada com vigas e tirantes metálicos. Verifica-se que essa intervenção

Alternativas
Q2542961 Arquitetura
De acordo com a Lei nº 6.766/1979, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2542960 Arquitetura
A definição “dano provocado ao patrimônio da Administração, caracterizado, entre outras situações, por: medição de quantidades superiores às efetivamente executadas ou fornecidas; deficiência na execução de obras e de serviços de engenharia que resulte em diminuição da sua qualidade, vida útil ou segurança; alterações no orçamento de obras e de serviços de engenharia que causem desequilíbrio econômico-financeiro do contrato em favor do contratado; outras alterações de cláusulas financeiras que gerem recebimentos contratuais antecipados, distorção do cronograma físico-financeiro, prorrogação injustificada do prazo contratual com custos adicionais para a Administração ou reajuste irregular de preços”, abordada pela Lei nº 14.133/2021, refere-se ao (à): 
Alternativas
Q2542959 Arquitetura
Sobre a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional abordada pelo Decreto-Lei nº 25/1937, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2538649 Arquitetura
No processo de restauração de um patrimônio histórico, qual das alternativas abaixo representa a abordagem mais adequada?
Alternativas
Q2538636 Arquitetura
A respeito das posturas técnico-metodológicas de análise e intervenção e diagnóstico no âmbito da preservação, conservação e restauração do patrimônio construído, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2511196 Arquitetura
Qual dos seguintes materiais é frequentemente utilizado na construção de estruturas arquitetônicas?
Alternativas
Q2508979 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento são, para rotação de 90° = 1,20 m × 1,20 m; para rotação de 180° = 1,50 m × 1,20 m; e para rotação de 360° = círculo com diâmetro de 1,50 m.

Alternativas
Q2508976 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
Quanto mais alta a temperatura da cor, mais branca é a cor da luz. Abaixo de 3000 K, a luz terá aparência amarelada e temperatura de cor baixa. A cima de 6000 K, a aparência será azul-violeta e temperatura de cor elevada. 

Alternativas
Q2508969 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
A temporização somente pode ser utilizada na iluminação pública de praças, fachadas e monumentos, desde que não haja comprometimento da segurança dos usuários e do patrimônio público. 
Alternativas
Q2508037 Arquitetura
A fotogrametria é uma das ferramentas utilizadas na documentação científica de bens pertencentes ao patrimônio histórico e cultural. Sobre ela, não se pode afirmar que:
Alternativas
Q2505648 Arquitetura
Levando em consideração o Decreto-Lei nº 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2498305 Arquitetura
Leia atentamente as afirmações abaixo sobre as recomendações para projetos e intervenções em jardins históricos tombados pelo IPHAN:

I. Visitas ao local, entrevistas e levantamentos de campo constituem uma base de dados capaz de auxiliar o desenvolvimento da proposta de intervenção paisagística.
II. O projeto de intervenção, indicando formas e planos de massa de vegetação, elementos construídos e usos propostos, deve ser apresentado em plantas baixas e cortes. O IPHAN não admite, para a análise preliminar do projeto, a entrega de croquis e desenhos à mão livre.
III. Recomenda-se a seguinte sequência de apresentação para a entrega de projetos executivos: plano geral - situação existente / plano geral - levantamento florístico ou botânico / plano geral - implantação / detalhes construtivos / projetos complementares.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q2498296 Arquitetura
De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), os principais aspectos a serem observados pela fiscalização de serviços em obras de construção, reforma ou ampliação são os abaixo relacionados, EXCETO:
Alternativas
Q2498292 Arquitetura
O Caderno de Encargos, elaborado em 2005 pela Equipe Técnica do Programa Monumenta, descreve alguns processos construtivos utilizados em obras de restauro e indica procedimentos utilizados em várias regiões do Brasil. O referido documento recomenda:

I. No tratamento de azulejos antigos, de valor artístico, a remoção da argamassa do verso deve ser feita com auxílio de espátulas, grosas e lixas. Finalizado o procedimento, recomenda-se a trituração, a pulverização e a peneiração da argamassa, para posterior utilização.

II. O procedimento adotado para a recuperação de sinos de bronze, na maior parte dos casos, quando não o abandono, é a refundição. Entretanto, por melhor que seja tal procedimento, obtém-se um novo objeto. Por esta razão, recomenda-se o processo da soldagem.
III. No caso da recuperação de poços d’água de pedra, deve-se promover a limpeza e verificar a estabilidade das paredes. O afloramento da parede acima do piso, se for o caso, deve ser reconstituído com o mesmo tipo de pedra. Caso o poço possua sarilho de madeira, verificar suas condições e, caso necessária a recuperação, utilizar concreto armado para evitar apodrecimento.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q2498289 Arquitetura
Segundo o Manual de Elaboração de Projetos do Programa Monumenta, a elaboração de projetos de intervenção física para a preservação do patrimônio cultural deve assumir as seguintes premissas, EXCETO:
Alternativas
Q2498288 Arquitetura
Sobre o significado de restauração, que é entendido como o conjunto de operações, é correto afirmar que são:
Alternativas
Q2498287 Arquitetura
De acordo com a Carta de Veneza, de maio de 1964, em um trabalho de reconstrução, a recomposição das partes existentes, mas desmembradas, poderá ser realizada. Nestes casos, os elementos de integração serão sempre reconhecíveis e representarão o mínimo necessário para assegurar a conservação do monumento e restabelecer a continuidade das suas formas. Tal processo é denominado:
Alternativas
Q2498286 Arquitetura
De acordo com o Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural, as Análises do Estado de Conservação deverão conter os componentes abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q2498285 Arquitetura
As afirmativas abaixo apresentam os princípios para análise, conservação e restauro estrutural do patrimônio arquitetônico (Carta do Icomos: Princípios para análise, conservação e restauro estrutural do patrimônio arquitetônico – 2003). Em relação às atividades da etapa de investigação e diagnóstico, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: C
6: B
7: C
8: C
9: C
10: C
11: C
12: B
13: A
14: D
15: C
16: C
17: B
18: A
19: B
20: E