Questões de Concurso
Comentadas sobre projeto de interiores em arquitetura
Foram encontradas 15 questões
Nos últimos anos aumentou a quantidade de lançamentos imobiliários de edifícios de apartamentos conjugados, conhecidos atualmente como estúdio. Se trata de apartamentos compactos, onde o leiaute é fundamental para garantir a funcionalidade do apartamento. Sendo assim, é muito importante a contratação de um profissional para a elaboração de um projeto de arquitetura de interiores. Em relação à planta com leiaute de um apartamento estúdio como o da figura a seguir, não é correto afirmar que:
-
Para o projeto de Arquitetura de Interiores de um hotel é importante levar em conta a categoria econômica na qual o hotel está enquadrado, pois as dimensões do mobiliário irão variar conforme sua categoria. Mas, independentemente do tipo de hotel e de sua categoria, a maior parte dos apartamentos são constituídos por vestíbulo de entrada, quarto e banheiro.
-
Observando os leiautes a seguir, analise as afirmativas.
-
-
Figura 1. Planta tipo de apartamento padrão econômico. ______________Figura 2. Planta tipo de apartamento padrão superior.
-
Fonte: ANDRADE, Nelson; DE BRITO, Paulo Lúcio; JORGE, Wilson Edson. Hotel: Planejamento e Projeto. 6ª ed. São Paulo: Editora SENAC; 2003.
-
I. Apesar da Figura 1 ser de apartamentos de padrão econômico, a configuração do leiaute é similar ao dos apartamentos da Figura 2, que é de apartamentos de padrão superior. A variação do leiaute está nas dimensões do mobiliário e áreas livres para circulação.
II. Em ambos os apartamentos se nota que há pontos de iluminação próximo às cabeceiras das camas, elemento importante para o leiaute de apartamentos de hotéis.
III. No apartamento de casal do padrão superior as dimensões da cama são de uma cama do tipo King.
IV. Independente do padrão do apartamento, o ideal é prever uma largura mínima de 80 cm para circulação entre a extremidade da cama e a cômoda à sua frente, deixando esse eixo de circulação à frente da cama livre desde o vestíbulo de entrada.
V. As dimensões dos apartamentos de ambas as figuras se referem ao tipo predominante de leiaute adotado pela maioria das cadeias de hotéis, onde é possível ter a flexibilidade de uso, combinando quartos com camas de casal e quartos com duas camas.
-
Está correto o que se afirma em
Para o desenvolvimento de um projeto de interiores residenciais, ao analisar o programa de necessidades, o arquiteto ou designer deve verificar, além da metragem dos ambientes, a natureza de suas necessidades, suas condições de iluminação e ventilação natural, a potencialidade ou não de serem utilizados para mais de uma atividade e a frequência com que serão utilizados, assim como os horários em que serão frequentados. Após a definição de usos dos espaços e apresentação das propostas de mudanças para adequação destes, faz-se necessário o desenvolvimento e a compatibilização de alguns projetos para viabilizar sua execução. Assinale a alternativa que apresenta a relação de itens que não atendem a essa demanda:
I- Planta de teto e iluminação;
II- Planta de pontos elétricos e Instalações especiais;
III- Levantamento topográfico e estrutural;
IV- Levantamento aerofotogramétrico e planta de situação;
V- Planta de pontos hidrossanitários.
O Projeto de Arquitetura de Interiores é uma intervenção que busca a Integração nos ambientes internos e externos atendendo as necessidades definidas com o cliente. O projeto dos espaços deve atender ao número de usuários e as suas funções. Também é importante uma Investigação que aponte as características de materiais, mobiliário e cores que atendam as expectativas do cliente. Pode ser realizado por profissional com formação em Design de Interiores ou Arquitetura. Considerando essa análise, pode-se afirmar que:
I- implica em alterações estruturais, podendo alterar o posicionamento de pilares e vigas.
II- o projeto de Arquitetura de Interiores não constitui a alteração do espaço arquitetônico original, não contempla a modificação nas instalações hidráulicas e elétricas ou ar-condicionado.
III- É um arranjo do espaço Interno criado pela disposição de mobiliário, obras de arte, revestimentos, iluminação, adequação de ambientes com novos elementos que ajudem a reformular os espações existentes e a escolha de objetos de pequenas dimensões.
IV- não abrange alterações, como, por exemplo, modificação na divisão interna com adição e retirada de paredes.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativas(s):
Acerca da representação técnica de projetos, julgue o item.
As larguras das linhas devem ser escolhidas de acordo com o tipo, o tamanho e a escala do desenho e com os métodos de reprodução.
I. Os projetos de comunicação visual necessitam de elementos identificativos, como palavras e cores, que dão identidade aos lugares; elementos direcionais, como setas, que organizam o fluxo e a navegação das pessoas por dentro das edificações; e elementos informativos, que, com textos, comunicam quais as rotinas e regramentos do uso do espaço.
II. O projeto de Design Gráfico para Ambientes é pensado para suprir todas as necessidades de comunicação em espaços tridimensionais.
III. O projeto de comunicação visual voltado para ambientação se diferencia dos projetos convencionais de arquitetura de interiores pelo fato de utilizar elementos do design gráfico (marca, cor, tipografia, grafismo e imagem) como recursos para criar ambientes diferenciados e de fácil identificação.
Está(ão) correta(s)
Deseja-se pintar internamente com duas demãos, as paredes da residência representada na figura, com exceção da cozinha e do banheiro, que serão revestidos com azulejos.
Considerando as medidas representadas em metros,
sabendo que o pé direito é de 2,70 m e que o rendimento da tinta escolhida é de 14 m2/litro/demão, desconsiderando os vãos, a quantidade necessária de tinta, em
galões de 3,6 L, é de
Analisando o desenho arquitetônico abaixo da vista frontal de uma porta, pode-se afirmar corretamente que é uma folha do tipo
Arquitetura de Interiores é a intervenção detalhada nos ambientes internos e externos que lhe são correlatos, definindo uma forma de uso do espaço para adequação às necessidades de utilização. A respeito desse tipo de intervenção, considere as informações a seguir:
I. É um arranjo do espaço interno sem alteração do espaço arquitetônico original, sem modificação nas instalações hidráulicas e elétricas ou ar condicionado.
II É um arranjo do espaço interno criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões.
III. Implica em alterações como modificação na estrutura.
IV. Implica em alterações como modificação na divisão interna com adição e retirada de paredes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Tendo em vista que as especificações dos mobiliários, da iluminação, dos revestimentos e do dimensionamento dos espaços de circulação nos projetos de leiaute devem adotar soluções eficientes, objetivando a funcionalidade, a qualidade e a segurança de ambientes corporativos, julgue o item a seguir, relativo a especificações e decisões nos projetos de interiores para ambientes corporativos e industriais.
Em leiautes de ambientes corporativos, as estações de trabalho
devem receber a incidência direta de luz natural direcionada à
tela do computador.
Tendo em vista que as especificações dos mobiliários, da iluminação, dos revestimentos e do dimensionamento dos espaços de circulação nos projetos de leiaute devem adotar soluções eficientes, objetivando a funcionalidade, a qualidade e a segurança de ambientes corporativos, julgue o item a seguir, relativo a especificações e decisões nos projetos de interiores para ambientes corporativos e industriais.
O arquiteto deve especificar iluminação geral difusa,
uniformemente distribuída, de forma a evitar ofuscamento,
reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.