Questões de Concurso
Sobre restauração em arquitetura
Foram encontradas 194 questões
I. A utilização de vapores quentes para limpar superfícies artísticas é uma técnica comum, pois o calor elimina rapidamente sujeiras e manchas, sem risco de danos aos materiais.
II. A proteção de superfícies artísticas deve ser feita com produtos que respeitem a natureza do material, como vernizes específicos ou substâncias não invasivas.
III. Métodos de limpeza e estabilização devem ser adaptados ao tipo de material da obra, utilizando ferramentas delicadas e produtos de pH neutro para evitar alterações na composição química e física da superfície.
Está CORRETO o que se afirma:
Assinale a opção que indica o procedimento a ser seguido pelo profissional e sua equipe para a elaboração do projeto de Preservação do Patrimônio Cultural do imóvel em questão.
Assinale a opção que melhor define, conceitualmente, a operação a ser empregada para tornar o edifício apto a usos diferentes dos que foram estabelecidos à época de sua concepção.
Assinale a opção que apresenta um dos valores da Carta de Washington.
1. Preservação
2. Restauração
3. Reconstrução
( ) Deve servir para mostrar novos aspectos em relação à significação cultural do bem, devendo ir para onde começa a hipótese.
( ) Se impõe nos casos em que a própria substância do bem, no estado em que se encontra, oferece testemunho de uma significação cultural específica.
( ) Deve ser efetivada quando constituir condição de sobrevivência de um bem cuja integridade tenha sido comprometida por desgastes ou modificações, estabelecendo uma significação cultural específica para o conjunto de um bem.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
I. John Ruskin
II. Cesare Brandi
III. Viollet-le-Duc
IV. Camillo Boito
( ) Afirmava que toda adição deveria ser realizada em caráter diverso, para distingui-la da obra original, mas sem destoar do conjunto.
( ) Acreditava que restaurar um edifício seria restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido.
( ) Via na restauração uma mentira, por acreditar na finitude das coisas, mas admitindo a possibilidade de manutenção do monumento para manter sua dignidade até quando fosse possível.
( ) Defendia que a restauração deveria visar ao restabelecimento de uma unidade potencial, sem produzir um falseamento artístico ou histórico, mas admitindo traços da passagem da obra no tempo.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
I. A cópia e a imitação seriam a produção ou a reprodução de um objeto ou de um objeto no estilo de um período ou de determinado autor, para efeito de documentação ou do deleite resultante do produto final.
II. A falsificação e a imitação têm a mesma intencionalidade, mas diferem no modo como são produzidas.
III. Tanto o copiador como o falsificador, têm em comum a característica de aplicar às suas reproduções aspectos peculiares a modas e predileções do período histórico em que se inserem, fornecendo pistas para uma possível datação da época em que foram concebidas.
Está correto o que se afirma em
(__)A preservação se refere à proteção de bens culturais, mantendo-os em seu estado original, sem intervenções que possam alterar suas características históricas ou estéticas.
(__)A restauração é um processo que visa recuperar um bem ao seu estado original, podendo incluir a remoção de elementos que foram adicionados posteriormente, mesmo que esses elementos sejam parte da história do objeto.
(__)A reabilitação envolve a adaptação de um edifício ou conjunto para novas funções, mantendo, no entanto, a maior parte de suas características originais, e não deve incluir melhorias nas condições de acessibilidade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Os elementos de restauro destinados a substituir as partes faltantes devem se integrar harmoniosamente ao conjunto, mantendo-se a mesma linguagem arquitetônica, a fim de que a intervenção não se distinga do conjunto e conserve-se a integridade da obra.
No curso da restauração de um edifício de interesse patrimonial, deve-se buscar a unidade de estilo, de modo que as contribuições de épocas distintas sejam homogeneizadas, em favor da unidade compositiva.
Os trabalhos de conservação e restauração devem ser acompanhados de uma documentação precisa, sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias.
(FERREIRA, 2010 apud ABREU, 1998).
Sobre o processo de conservação, preservação e recuperação de madeiramento de telhados, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.