Questões de Concurso
Sobre restauração em arquitetura
Foram encontradas 179 questões
Os elementos de restauro destinados a substituir as partes faltantes devem se integrar harmoniosamente ao conjunto, mantendo-se a mesma linguagem arquitetônica, a fim de que a intervenção não se distinga do conjunto e conserve-se a integridade da obra.
No curso da restauração de um edifício de interesse patrimonial, deve-se buscar a unidade de estilo, de modo que as contribuições de épocas distintas sejam homogeneizadas, em favor da unidade compositiva.
Os trabalhos de conservação e restauração devem ser acompanhados de uma documentação precisa, sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias.
Sabe-se que as condições climáticas dos edifícios têm influência direta na preservação do bens tombados. A esse respeito, assinale a alternativa cuja indicação não seria adequada em um manual de conservação preventiva.
De acordo com a Carta de Burra, de 1980, documento base para a conservação de patrimônio reconhecida e aceita mundialmente, descreve restauro como sendo a retomada para um estado anterior conhecido, removendo acréscimos ou reunindo elementos existentes sem a introdução de novos materiais. Quanto às ações que estão associadas ao restauro, analise as afirmativas abaixo.
I. Conservação, que é o processo de cuidar de um lugar para manter seu significado cultural podendo implicar, ou não, na preservação, na restauração e na manutenção.
II. Manutenção, que é o cuidado de proteção contínua de um lugar e sua configuração, e, diferentemente do reparo, não envolve a restauração ou reconstrução.
III. Preservação, que é a proteção, a manutenção do estado existente, retardando a deterioração.
IV. Reconstrução, que visa voltar o lugar a um estágio anterior conhecido, mas com o acréscimo de novos elementos.
Assinale a alternativa correta.
A recuperação da unidade primitiva do edifício, monumento ou sítio e suas artes integradas, é denominada de:
I. No tratamento de azulejos antigos, de valor artístico, a remoção da argamassa do verso deve ser feita com auxílio de espátulas, grosas e lixas. Finalizado o procedimento, recomenda-se a trituração, a pulverização e a peneiração da argamassa, para posterior utilização.
II. O procedimento adotado para a recuperação de sinos de bronze, na maior parte dos casos, quando não o abandono, é a refundição. Entretanto, por melhor que seja tal procedimento, obtém-se um novo objeto. Por esta razão, recomenda-se o processo da soldagem.
III. No caso da recuperação de poços d’água de pedra, deve-se promover a limpeza e verificar a estabilidade das paredes. O afloramento da parede acima do piso, se for o caso, deve ser reconstituído com o mesmo tipo de pedra. Caso o poço possua sarilho de madeira, verificar suas condições e, caso necessária a recuperação, utilizar concreto armado para evitar apodrecimento.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
I - O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional poderá tomar a iniciativa de projetar e executar as obras, a expensas da União, independentemente da comunicação a que alude o referido artigo, por parte do proprietário.
II - À falta de qualquer providência por parte do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, poderá requerer o proprietário o cancelamento do tombamento do bem.
III - O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional mandará executá-las, a expensas da União, devendo as mesmas ser iniciadas dentro do prazo de seis meses.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
I - Segundo Viollet-le-Duc, restaurar um edifício não significa repará-lo, reconstruí-lo ou mantê-lo. Significa restabelecê-lo no seu estado mais completo, que pode até nunca ter existido.
II - Cesare Brandi define o restauro como o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão ao futuro.
III - No chamado “restauro crítico”, toda intervenção deve responder a regras prefixadas, sendo, portanto, classificável em categorias - completamento, liberação, inovação, recomposição etc.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
I. Apesar da pátina de carbonato ser sempre estável, não oferecendo perigo para o metal, e ter uma formação estética agradável com sua cor verde-azulada, ela pode ser removida, quimicamente, com emprego de soluções ácidas ou básicas.
II. A remoção da doença de bronze, ocasionada pelos cloretos de cobre, que podem continuar a corroer-se sob as condições ambientais, levando à desagregação pulvérea do metal, pode ser realizada colocando-se o objeto numa solução de benzotriazol para cobri-la com uma camada de proteção durante alguns dias.
III. A fixação da calha de cobre deve ser feita diretamente sobre madeiramento ou sobre a alvenaria da parede, podendo ser embutida nesta quando for bem argamassada e receber produto betuminoso para impermeabilizar a platibanda.
Está correto somente o que se afirma em: