Questões de Concurso Comentadas sobre segurança contra incêndio e pânico em arquitetura

Foram encontradas 269 questões

Q3261119 Arquitetura
Com relação a elevadores de emergência, de acordo com o CBMMG, sua instalação é obrigatória em ocupações institucionais de classe:
Alternativas
Q3166016 Arquitetura

Julgue o item a seguir, considerando o disposto na NBR 9077:2001.


As rampas podem, excepcionalmente, terminar em soleiras, quando não for possível projetar um patamar plano.

Alternativas
Q3166015 Arquitetura

Julgue o item a seguir, considerando o disposto na NBR 9077:2001.


As portas localizadas ao longo das rotas de saída e as portas das salas com capacidade acima de 50 pessoas devem abrir no sentido do trânsito de saída.

Alternativas
Q3166014 Arquitetura

Julgue o item a seguir, considerando o disposto na NBR 9077:2001.


Não é permitida a iluminação natural nas caixas de escadas enclausuradas à prova de fumaça.

Alternativas
Q3191114 Arquitetura
Com relação às normas de segurança contra incêndio adotadas nas edificações, pode-se afirmar corretamente que: 
Alternativas
Q3191113 Arquitetura
As saídas de emergência em uma edificação, essenciais conforme as normas de segurança contra incêndios, devem ser dimensionadas com base na(o): 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Arquiteto - Urbanista |
Q3148310 Arquitetura
As condições de segurança exigidas para saída das edificações em caso de incêndios são definidas pela norma técnica ABNT NBR9077 e, em Minas Gerais, pela Instrução técnica N.08 – IT08. Com base nesses documentos, assinale (V) diante das afirmativas Verdadeiras e (F) diante das Falsas.

(  ) O pavimento de descarga é aquele situado na cota mais baixa da edificação.
( ) Escadas, rampas e descargas são dimensionados em função do pavimento de maior população da edificação.
( ) Em qualquer edificação, os pavimentos sem saída em nível para o espaço livre exterior devem ser sempre dotados de escadas enclausuradas protegidas.
( ) As escadas enclausuradas protegidas devem ser dotadas de portas corta-fogo, com resistência de 60 minutos de fogo.

Está correta apenas a sequência:
Alternativas
Q3141174 Arquitetura
Em um edifício comercial de grande porte, a norma de segurança contra incêndios exige que determinados elementos estruturais sejam projetados para resistir ao fogo por um período mínimo, garantindo a evacuação segura dos ocupantes. Qual das alternativas a seguir é recomendada para cumprir essa exigência em relação à resistência ao fogo dos elementos estruturais? 
Alternativas
Q3141160 Arquitetura
A regulamentação do Corpo de Bombeiros estabelece diretrizes rigorosas para garantir a segurança contra incêndios nas edificações, cabendo aos arquitetos e urbanistas atenderem a essas normas desde a fase de projeto. Entre os aspectos abordados estão as exigências relacionadas aos sistemas de evacuação e aos equipamentos de proteção contra incêndio, que variam conforme o tipo e a ocupação da edificação. Com base nas regulamentações de segurança, complete as lacunas a seguir:
As saídas de emergência em edificações devem ser projetadas de forma a garantir _____________ (1) e a estar equipadas com _____________ (2), de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. 
Alternativas
Q3112455 Arquitetura

Julgue o item seguinte, com base na NBR 9077:2001.


De acordo com suas características construtivas, as edificações podem ser classificadas em: classe X, nas quais a propagação do fogo é difícil; classe Y, que apresentam mediana resistência ao fogo; classe Z, as que permitem uma fácil propagação do fogo.

Alternativas
Q3080833 Arquitetura
Dos acessos e escadas de emergência, o COSCIP exigem requisitos de modo a garantir condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico nesses ambientes.
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
I. As antecâmaras devem ser dotadas de portas corta-fogo na entrada e na saída, e possuir área mínima de 1,20 m².

II. As antecâmaras não devem ter comunicação com tubos de lixo, galerias de dutos, caixas de distribuição de energia elétrica, sendo facultada a comunicação apenas com dutos de telefonia.

III. É permitida comunicação entre antecâmaras e portas de elevadores, preferencialmente, quando elevadores de emergência.

IV. Entende-se por escada enclausurada aquele cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas cortafogo.

V. Nas escadas enclausuradas e a prova de fumaça, poderá ser previsto dispositivo de iluminação natural.

Estão CORRETAS apenas:
Alternativas
Q3045345 Arquitetura

Um dos componentes do sistema de prevenção e combate a incêndio por chuveiros automáticos em edificações é o que se destina a indicar a pressão atuante no sistema.

Esse componente é denominado

Alternativas
Q3038302 Arquitetura
“[...] é definido por substantivos, pelas qualidades das coisas e dos elementos, pelos valores simbólicos e históricos; é ambiental e está relacionado fenomenologicamente com o corpo humano” (Montaner, 2001, p. 32).
Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que a definição apresentada se refere ao conceito de:
Alternativas
Q3017599 Arquitetura
Bruna, engenheira civil, precisa dimensionar a saída de emergência de um edifício multifamiliar com uma população de 400 pessoas. Sabendo que a capacidade da unidade de passagem é igual a 100, a largura das saídas principais da edificação deverá ser de: 
Alternativas
Q2665342 Arquitetura
A NBR 15575-1, denominada "Edificações habitacionais – Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais", estabelece critérios e requisitos de desempenho destinados a serem aplicados em edifícios residenciais que buscam atender às necessidades dos usuários.
Em relação a requisitos do usuário, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os requisitos do usuário relativos à segurança são expressos pelos fatores: segurança estrutural, segurança contra o fogo, segurança no uso e na operação.
II. Os requisitos do usuário relativos a habitabilidade são expressos pelos seguintes fatores: estanqueidade, desempenho térmico, acústico, lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar; funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.
III. Os requisitos do usuário relativos a sustentabilidade são expressos pelos seguintes fatores: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.
IV. Os requisitos do usuário relativos à segurança, a habitabilidade e a sustentabilidade são considerados atendidos quando atendidos os requisitos e critérios da NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2650010 Arquitetura
De acordo com a Lei nº 13.425/2017, qual é a exigência básica para o funcionamento regular de edificações comerciais no que diz respeito à prevenção contra incêndios? 
Alternativas
Q2621925 Arquitetura

Muitas escolas atuais funcionam em prédios tombados ou de grande importância cultural para o município. Para atender esse tipo de edificação, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estabeleceu uma Instrução Técnica específica que trata da segurança contra incêndio em edificações que compõem o patrimônio cultural nos âmbitos municipal, estadual ou federal.

De acordo com essa Instrução Técnica, CBMMG IT 35, a largura mínima das escadas, rampas e corredores das rotas de fuga das saídas de emergência existentes nas edificações tombadas, contanto que a população seja definida pelo número de saídas de emergência existentes e que seja atendida a distância máxima a ser percorrida pelos usuários, poderá ser de

Alternativas
Q2562398 Arquitetura
Julgue o item a seguir, em relação a projetos complementares para melhor acessibilidade, qualidade e segurança nos edifícios.

Segundo as normas de prevenção contra incêndio, a implantação de janelas em auditórios torna desnecessário o uso de saídas de emergência nos referidos locais. 
Alternativas
Q2562397 Arquitetura
Julgue o item a seguir, em relação a projetos complementares para melhor acessibilidade, qualidade e segurança nos edifícios.

O posicionamento e o dimensionamento das portas de emergência têm relação direta com o planejamento das rotas de fuga.
Alternativas
Q2562396 Arquitetura
Julgue o item a seguir, em relação a projetos complementares para melhor acessibilidade, qualidade e segurança nos edifícios.

Nos projetos complementares, é importante prever espaços que facilitem a evacuação de pessoas de maneira rápida em caso de incêndios. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: E
5: C
6: C
7: C
8: B
9: E
10: E
11: D
12: B
13: A
14: C
15: D
16: C
17: B
18: E
19: C
20: C