Questões de Arquitetura - Sistemas e Elementos Construtivos para Concurso
Foram encontradas 634 questões
1. A alvenaria estrutural é normalmente executada a partir de formas de madeira, as quais recebem armaduras de aço e posteriormente o concreto.
2. O sistema de alvenaria estrutural requer geralmente que as tubulações hidráulicas e de elétrica sejam inseridas posteriormente à construção das paredes.
3. No sistema de alvenaria estrutural, as cargas que atuam na edificação se distribuem ao longo do plano da parede, de forma que a própria vedação é estrutural.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No que se refere a sistemas construtivos e detalhes da construção de um edifício, julgue o próximo item.
A platibanda é um pequeno muro superior que esconde o
telhado embutido, dispensando-se a utilização de telhas de
alto padrão.
No que se refere a sistemas construtivos e detalhes da construção de um edifício, julgue o próximo item.
No sistema construtivo de alvenaria estrutural, tanto pilares
quanto vigas são os principais responsáveis pela sustentação
do edifício.
O arco designa um elemento construtivo em curva que é arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra. Todas as alternativas abaixo estão corretas sobre o funcionamento do arco, EXCETO:
O processo construtivo “viabiliza, através da tecnologia e da técnica, a materialização das unidades habitacionais, ou seja, o processo construtivo é o responsável por definir as formas e as capacidades técnicas e econômicas de se construir”. Em relação a este assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência.
( ) Os processos construtivos tradicionais são aqueles baseados na produção artesanal, com uso intensivo de mão de obra, baixa mecanização (produção essencialmente manual), com elevados desperdícios de mão de obra, material e tempo, dispersão e subjetividade nas decisões, descontinuidade e fragmentação da obra.
( ) No processo construtivo industrializado, os elementos do edifício são produzidos no próprio canteiro - via de regra no seu local definitivo de emprego - através da reunião de materiais e componentes fornecidos por empresas de materiais e componentes.
( ) O processo construtivo tradicional é caracterizado por uma atividade de projeto também tradicional, ou seja, o projeto é voltado apenas ao produto e não à produção. Na maioria das vezes, não há a coordenação de projetos ou, quando existe, não passa de compatibilização.
( ) Processos construtivos racionalizados são aqueles nos quais as técnicas organizacionais utilizadas nas indústrias manufatureiras são empregadas na construção, sem que disto resultem mudanças radicais nos métodos de produção.
Leia o enunciado a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ____________________ é aquele em que todas as peças de utilização do edifício são ligadas diretamente à rede pública, através de uma rede de distribuição. É recomendado quando a pressão da rede pública é suficiente, sem necessidade de reservatório, uma vez que a continuidade do abastecimento é garantida.
“Industrialização da Construção é um processo evolutivo que, através de ações organizacionais e da implementação de inovações tecnológicas, métodos de trabalho e técnicas de planejamento e controle, objetiva incrementar a produtividade e o nível de produção e aprimorar o desempenho da atividade construtiva”. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às características deste processo organizacional.
Observe a figura 29 a seguir.
Figura 29 – Parede em Cobogó
Disponível em: <www.caupa.gov.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Esse cobogó é uma linguagem especial na arquitetura brasileira. Trata-se
A construção utilizando contêineres marítimos vem aumentando nos últimos anos no Brasil. Dentre as vantagens de sua adaptação para residência, está
Numere a 2ª coluna de acordo com sua correspondência na 1ª coluna.
A) Sistema light steel framing.
B) Wood frame.
C) Drywall.
D) Alvenaria de vedação.
E) Alvenaria autoportante.
( ) processo pelo qual compõe-se um esqueleto estrutural em elementos de madeira, denominados montantes, ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto para resistir às cargas que solicitam a edificação e dando forma a ela. É um sistema industrializado, autoportante, de construção a seco, com fechamento muito usado com chapas de madeira ou de fibrocimento.
( ) alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. Tem como única função a divisão entre ambientes e/ou isolamento do meio externo, não apresentando atuação estrutural.
( ) “parede seca”, ou seja, que não necessita de argamassa para sua construção, como ocorre com a alvenaria. É composta por uma estrutura rígida formada por perfis de aço, nos quais são parafusadas as chapas de gesso especiais para esse sistema.
( ) é o sistema em que a alvenaria tem função estrutural, dispensando a construção de vigas e pilares.
( ) é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros sub sistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Um Shopping Center, será implantado em terreno aterrado com material de boa qualidade, condições de compactação adequadas e com boas condições de drenagem das águas superficiais e do subsolo. É adequado, do ponto de vista técnico-econômico e de adequação ao uso, executar o contrapiso do pavimento térreo em:
1. A construção modular é mais suscetível a problemas estruturais devido à montagem das peças pré-fabricadas.
2. A construção modular geralmente resulta em edifícios menos duráveis em comparação com a construção tradicional.
3. A construção modular oferece maior controle de qualidade e redução de desperdício de materiais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ao solicitar orçamento para a execução de um prédio público, ao considerar os blocos cerâmicos, sabe-se que eles são classificados pelo cumprimento ou função que cumprem na alvenaria, como: inteiros; meio bloco; canaleta U; canaleta J; canaleta compensador para modulação vertical; pirombeta, especiais para amarração em encontros de paredes; ajuste ou compensador na amarração horizontal.
Quando o departamento não está informatizado ou não há integração entre os sub-sistemas de programação e orçamentação, a primeira etapa é a preparação de listas ou relatórios dos serviços a serem executados e da mão de obra, podendo-se calcular as equipes de trabalho. Na sequência, prepara-se uma tabela de precedências de serviços, onde já é possível determinar o prazo de execução da obra, em uma primeira aproximação, por PERT-CPM ou cronograma de barras.
O ciclo Plan-Do-Check-Act pode ser aplicado para todos os processos e para o sistema de controle de qualidade em obras de construção civil como um todo, segundo a ISO 9001.
Ventilar naturalmente os compartimentos de equipamentos que consomem e/ou armazenam gás deve ser a primeira alternativa a ser considerada quando se trata de segurança para prédios públicos.