Questões de Concurso
Sobre ciências auxiliares (diplomática, paleografia) em arquivologia
Foram encontradas 328 questões
A respeito da análise tipológica e das políticas de acesso aos documentos arquivísticos, julgue o item subsecutivo.
A diplomática volta-se para a lógica orgânica dos conjuntos documentais, ao passo que a tipologia, para a estrutura formal do documento.
II. Descrição: conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos informais e de conteúdo dos documentos para a elaboração de instrumentos de pesquisa.
III. Diplomática: disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.
IV. Gestão de documentos: conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
Julgue o item a seguir, que tratam da diplomática contemporânea e da preservação de documentos arquivísticos.
O selo não é considerado o elemento extrínseco mais importante nos documentos contemporâneos, sendo, inclusive, incomum.
Exemplo:

O enunciado refere-se a qual fase evolutiva da escrita?
1. Tratar das inscrições em matérias não brandas.
2. Estudar os sinetes, selos, lacres em que existem informações escritas.
3. Estudar os códices medievais, geralmente gravados em pergaminho.
Quanto à classificação de documentos, à diplomática contemporânea e à análise tipológica de documentos de arquivos, julgue o item a seguir.
A diplomática também abrange a estrutura formal
dos documentos que, emanados das autoridades
supremas, delegadas ou legitimadoras, são
submetidos, para efeito de validade, à sistematização
imposta pelo direito.
( ) Os estudos da diplomática na Alemanha tiveram início a partir de uma exigência de natureza substancialmente prático-jurídica, em que lutas por direitos eram realizadas com base nos documentos antigos.
( ) O método de Mabillon é um método histórico, analítico-comparativo e que tem como objetivo interpretar o documento inserido em uma série cronológica.
( ) O historiador Theodor von Sickel é considerado o pai da diplomática moderna, pois seus estudos enriqueceram os fundamentos da diplomática especial e o método da diplomática geral.
( ) A diferença entre o método de análise diplomática de Mabilon e Sickel era que o primeiro se limitava a demonstrar que o tipo de escritura variava em conformidade com a época, enquanto o segundo propunha o estudo do tipo de escritura variando de notário para notário.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nascida assim, muito imbricada à Paleografia e ao Direito Eclesiástico, a Diplomática tem evoluído em direção ao Direito, à Heurística e à Arquivística.
(Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. Heloísa Liberalli Bellotto. São Paulo: arquivo do estado, imprensa oficial, 2002. P/16.)
Referente à Diplomática, analise as afirmativas a seguir.
I. A estrutura formal do documento é o objeto da Diplomática.
II. Os elementos intrínsecos do documento têm a ver com o seu conteúdo.
III. Os elementos extrínsecos do documento têm a ver com a sua estrutura física e forma de apresentação.
IV. O documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo, consequência de um fato administrativo ou jurídico.
A quantidade de afirmativas corretas é


( ) O protocolo inicial corresponde às linhas de 01 a 08, enquanto o protocolo final corresponde às linhas de 28 a 29.
( ) O dispositivo corresponde às linhas de 09 a 21.
( ) A exposição corresponde às linhas de 22 a 25.
( ) A corroboração corresponde às linhas de 26 a 27.
( ) A sanção corresponde às linhas de 28 a 29.
A sequência correta é
I → Seu objeto de estudo passam a ser exclusivamente os documentos arquivísticos digitais, visto que mantê-los íntegros, fidedignos e autênticos são alguns dos desafios da arquivística de hoje.
II → Continua a estudar a confiabilidade e a autenticidade dos documentos de arquivo, porém não os vê mais isoladamente, mas, sim, vinculados à sua gênese documental.
III → Passa a ter como foco a análise da tipologia documental, colocando a ação, que originou o documento, em evidência e contribuindo, assim, para a realização de tarefas, como a identificação, a classificação, a avaliação e a descrição dos arquivos.
Está(ão) correta(s)
“Ofício: documento não-diplomático, informativo. Meio de comunicação do serviço público. Forma padronizada de comunicação escrita entre subalternos e autoridades e entre os órgãos públicos entre si e os particulares, em caráter oficial. [...] É pelo ofício que se mantém o intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. Embora não seja um documento diplomático, o ofício tem sua redação mais ou menos padronizada.”
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos. 2. ed. rev. ampl. Brasília - DF: Brinquet de Lemos, 2008. p. 60.

Considerando a partição diplomática ou a crítica diplomática, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) No trecho marcado com o número 1, encontram-se o título e a data cronológica.
( ) No trecho marcado com o número 2, encontra-se o fecho de cortesia.
( ) No trecho marcado com o número 3, encontra-se o texto propriamente dito.
( ) No trecho marcado com o número a, encontram-se o título e a direção e o vocativo.
Assinale a sequência correta.