Questões de Concurso
Sobre ciências auxiliares (diplomática, paleografia) em arquivologia
Foram encontradas 318 questões
Julgue o item a seguir, que tratam da diplomática contemporânea e da preservação de documentos arquivísticos.
O selo não é considerado o elemento extrínseco mais importante nos documentos contemporâneos, sendo, inclusive, incomum.
Existe uma disciplina que tem por objetivo o estudo da escrita e de suas variações através do tempo, a qual os centros de documentação e arquivos utilizam, entre outras áreas científicas, para auxiliar no melhor tratamento de seus acervos.
Acerca da Diplomática é correto afirmar:
Com base na diplomática, entende-se que os documentos arquivísticos digitais são constituídos de forma documental, anotação, contexto, suporte, atributos e componentes digitais. No que se refere aos elementos intrínsecos da forma documental de um documento arquivístico digital, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Redator é a pessoa física ou jurídica que tem autoridade e competência para emitir o documento arquivístico.
( ) Originador é a pessoa designada no endereço eletrônico no qual o documento arquivístico foi gerado.
( ) Produtor é a pessoa a cujo fundo ou arquivo o documento pertence.
( ) Data cronológica é a data e possivelmente a hora de um documento arquivístico, incluído no documento por seu autor, ou pelo sistema eletrônico em nome do autor, no decorrer de sua elaboração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O documento diplomático é o testemunho escrito de um ato de natureza jurídica, sendo redigido de modo a observar fórmulas estabelecidas que se destinam a dar-lhe fé e força de prova. O texto do documento diplomático é a união de três partes distintas: protocolo inicial, o texto e protocolo final. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que corresponde ao elemento formal que constitui o protocolo inicial.
Quanto à classificação de documentos, à diplomática contemporânea e à análise tipológica de documentos de arquivos, julgue o item a seguir.
A diplomática também abrange a estrutura formal
dos documentos que, emanados das autoridades
supremas, delegadas ou legitimadoras, são
submetidos, para efeito de validade, à sistematização
imposta pelo direito.
( ) Os estudos da diplomática na Alemanha tiveram início a partir de uma exigência de natureza substancialmente prático-jurídica, em que lutas por direitos eram realizadas com base nos documentos antigos.
( ) O método de Mabillon é um método histórico, analítico-comparativo e que tem como objetivo interpretar o documento inserido em uma série cronológica.
( ) O historiador Theodor von Sickel é considerado o pai da diplomática moderna, pois seus estudos enriqueceram os fundamentos da diplomática especial e o método da diplomática geral.
( ) A diferença entre o método de análise diplomática de Mabilon e Sickel era que o primeiro se limitava a demonstrar que o tipo de escritura variava em conformidade com a época, enquanto o segundo propunha o estudo do tipo de escritura variando de notário para notário.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nascida assim, muito imbricada à Paleografia e ao Direito Eclesiástico, a Diplomática tem evoluído em direção ao Direito, à Heurística e à Arquivística.
(Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. Heloísa Liberalli Bellotto. São Paulo: arquivo do estado, imprensa oficial, 2002. P/16.)
Referente à Diplomática, analise as afirmativas a seguir.
I. A estrutura formal do documento é o objeto da Diplomática.
II. Os elementos intrínsecos do documento têm a ver com o seu conteúdo.
III. Os elementos extrínsecos do documento têm a ver com a sua estrutura física e forma de apresentação.
IV. O documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo, consequência de um fato administrativo ou jurídico.
A quantidade de afirmativas corretas é
( ) O protocolo inicial corresponde às linhas de 01 a 08, enquanto o protocolo final corresponde às linhas de 28 a 29.
( ) O dispositivo corresponde às linhas de 09 a 21.
( ) A exposição corresponde às linhas de 22 a 25.
( ) A corroboração corresponde às linhas de 26 a 27.
( ) A sanção corresponde às linhas de 28 a 29.
A sequência correta é
I → Seu objeto de estudo passam a ser exclusivamente os documentos arquivísticos digitais, visto que mantê-los íntegros, fidedignos e autênticos são alguns dos desafios da arquivística de hoje.
II → Continua a estudar a confiabilidade e a autenticidade dos documentos de arquivo, porém não os vê mais isoladamente, mas, sim, vinculados à sua gênese documental.
III → Passa a ter como foco a análise da tipologia documental, colocando a ação, que originou o documento, em evidência e contribuindo, assim, para a realização de tarefas, como a identificação, a classificação, a avaliação e a descrição dos arquivos.
Está(ão) correta(s)
“Ofício: documento não-diplomático, informativo. Meio de comunicação do serviço público. Forma padronizada de comunicação escrita entre subalternos e autoridades e entre os órgãos públicos entre si e os particulares, em caráter oficial. [...] É pelo ofício que se mantém o intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. Embora não seja um documento diplomático, o ofício tem sua redação mais ou menos padronizada.”
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos. 2. ed. rev. ampl. Brasília - DF: Brinquet de Lemos, 2008. p. 60.
Considerando a partição diplomática ou a crítica diplomática, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) No trecho marcado com o número 1, encontram-se o título e a data cronológica.
( ) No trecho marcado com o número 2, encontra-se o fecho de cortesia.
( ) No trecho marcado com o número 3, encontra-se o texto propriamente dito.
( ) No trecho marcado com o número a, encontram-se o título e a direção e o vocativo.
Assinale a sequência correta.
Delmas (2015) define a Diplomática como:
I. É correto afirmar que a Diplomática descreve e explica a estrutura formal dos atos escritos, sua autenticidade e sua fidedignidade.
II. É correto afirmar que as análises diplomática e tipológica são aplicações práticas dos estudos teóricos e metodológicos da Diplomática e da Tipologia Documental, áreas das ciências documentárias que se dedicam, respectivamente, ao estudo formal do documento diplomático e ao estudo de suas relações com o contexto de sua produção e de atuação dos enunciados do seu conteúdo.
III. É correto afirmar que a origem da Diplomática está ligada a problemas de falsificação e dúvidas sobre a autenticidade de documentos medievais, fazendo eclodir a “Guerra Diplomática” entre jesuítas e beneditinos franceses.
Marque a alternativa CORRETA: