Questões de Concurso
Sobre história da arquivologia em arquivologia
Foram encontradas 206 questões
A descrição dos conjuntos documentais deve ser realizada com relação à sua substância e estrutura.
Considerando-se a substância, indicam-se unidade de organização, funções, atividades, operações e
Durante a Revolução Francesa, os documentos foram considerados básicos para a manutenção de uma antiga sociedade e para o estabelecimento de uma nova. Os documentos da sociedade antiga e os da sociedade nova foram, respectivamente, preservados, principalmente, para
Sobre o acesso à informação arquivística e seu histórico, analise as assertivas abaixo.
I. No século XX, o modelo do Estado de Bem-Estar trouxe novas dimensões à relação entre o poder público, os cidadãos e o seu acesso à informação.
II. O direito à informação implica não só um direito civil, mas também um direito social e um direito político.
III. Os documentos reservados recebem essa definição por no mínimo 15 anos.
É correto o que se afirma em
Com relação ao histórico de arquivos e ao acesso à informação, analise as assertivas abaixo.
I. Os critérios para a escolha de documentos históricos arquivísticos, no Brasil, ainda depende, majoritariamente, de questões técnicas.
II. Na América Latina, em especial no Brasil, as limitações nos arquivos públicos e no uso social das informações neles contidas refletem problemas em sua trajetória política, administrativa, social e econômica.
III. Na América Latina, a institucionalização dos arquivos deu-se através de um processo à parte da formação de seus Estados nacionais modernos.
É correto o que se afirma em
Segundo Eliane Mattar, o documento só ganha relevância jurídica no direito brasileiro com a:
O conceito de ciclo vital de documentos provocou, segundo Rosely Rondinelli, uma cisão profissional porque, paralelamente à figura do arquivista, passou a existir o administrador de documentos. Essa ruptura ocorreu:
Leia as frases abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I. O princípio da organicidade é o “princípio segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras” (Brasil, 2005).
II. Um dos primeiros métodos sistemáticos para determinar os fatos e eventos no quais os documentos se inseriam, foi de Jean Mabillon em 1681, conhecido como De Re Diplomática.
III. O instrumento que identifica os documentos de um órgão é chamado de instrumento de gestão e podemos afirmar que dentro desse grupo encontram-se o Plano de Classificação e o Quadro de Arranjo.
IV. Os princípios que regem a Classificação Arquivística são: Princípio da Proveniência, Princípio da Organização, Princípio da Teoria das Três Idades e o Princípio da Territorialidade.
V. Antes de ocorrer a Revolução Francesa em 1789, os documentos eram considerados pelo seu valor intrínseco, logo não dependiam do seu contexto gerador.
A literatura arquivística, em nível internacional, do fim do século XIX ao início da segunda metade do século XX, é marcada por obras consideradas verdadeiros clássicos da área. A obra intitulada Um manual de administração de arquivo, de 1922, é de autoria de:
“(...) a legislação arquivística tende a ser considerada um marco zero de uma nova era arquivística. (...) No entanto, um marco legal só provoca impactos arquivísticos quando vai além de uma declaração de princípios conceituais bem estruturados, amparados em redefinições institucionais oportunas e promissoras. O desafio maior para as instituições arquivísticas, seus profissionais e a sociedade é a construção cotidiana no fazer arquivístico” (JARDIM, José Maria, 2003, p. 38).
Os marcos legais na arquivística vem em um processo histórico desde a primeira constituição que cria o Arquivo Nacional. Sobre este aspecto é CORRETO afirmar:
Sobre a história da arquivística é correto afirmar:
Em relação às origens e à história dos arquivos, é correto afirmar que
( ) A ideia de arquivo, durante as práticas greco-romanas, de acordo com Silva et al. (1999), estava ligada a uma entidade respeitável e protegida pelos deuses, surgindo o termo archeion, e tempos depois, já no Ocidente, utilizado na forma latina archivum, como um espaço para a guarda de documentos de valor de prova ou de memória.
( ) Durante a Idade Média, o conceito de arquivo se expande, surgindo as primeiras noções sobreorganicidade, conforme descreve Silva et al. (1999).
( ) A evolução do conceito de administração contribuiu, segundo Marques (2011), para o surgimento dos tipos documentais, o que foi importante para o impulsionamento da Arquivologia europeia.
( ) É nos países ocidentais que o uso dos arquivos evolui para uma perspectiva administrativa, conforme defendem Rosseau e Couture (1998), que está na origem dos nossos comportamentos contemporâneos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Apesar de seus grandes antecedentes europeus, que foram prontamente aceitos e longamente debatidos em Québec, o fundo permanece relativamente desconhecido na América do Norte anglofônica. Sem dúvida, mesmo entre seus mais ferrenhos defensores, a convenção continua sendo usar a expressão em itálico para indicar sua natureza estrangeira, o que o presente estudo não adota. Essa característica exótica e um tanto estrangeirista do fundo foi reforçada pela definição oficial proposta pela Society of American Archivists em seu Basic Glossary e muitas vezes repetida em livros de arquivística.
(COOK, Terry. O conceito de fundo arquivístico: teoria, descrição e proveniência na era pós-custodial. [recurso eletrônico] / Tradução de Silvia Ninita de Moura Estevão e Vitor Manoel Marques da Fonseca. – Dados eletrônicos. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2017. p. 15.)
Nesse sentido, pode-se conceituar o termo fundo como:
Nascida assim, muito imbricada à Paleografia e ao Direito Eclesiástico, a Diplomática tem evoluído em direção ao Direito, à Heurística e à Arquivística.
(Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. Heloísa Liberalli Bellotto. São Paulo: arquivo do estado, imprensa oficial, 2002. P/16.)
Referente à Diplomática, analise as afirmativas a seguir.
I. A estrutura formal do documento é o objeto da Diplomática.
II. Os elementos intrínsecos do documento têm a ver com o seu conteúdo.
III. Os elementos extrínsecos do documento têm a ver com a sua estrutura física e forma de apresentação.
IV. O documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo, consequência de um fato administrativo ou jurídico.
A quantidade de afirmativas corretas é
1. Um dos pioneiros da Diplomática foi o Papa Inocêncio III (1160-1216), apesar de ter cometido falhas ao julgar autênticos dois documentos falsos do Papa Constantino I.
2. Segundo Tognoli (2014), o trabalho de Papebroch foi a primeira obra a emitir regras para o juízo dos documentos sem o objetivo puramente prático-jurídico de verificar a autenticidade de diplomas, mesmo que suas regras tenham sido desprovidas de qualquer juízo científico.
3. As disputas de território entre as ordens religiosas eram muito comuns durante o século XVII, uma vez que as igrejas, especialmente a Igreja Católica, recorriam aos antigos documentos para legitimar seus direitos.
4. Tognoli (2014) afirma que foi na Rússia e no Canadá, durante o século XVII, que surgiram as primeiras formulações críticas e teóricas sobre o exame dos documentos.
5. A guerra diplomática mais conhecida travada durante o século XVII na Rússia, de acordo com Tognoli (2014), foi entre o jesuíta bolandista Daniel Papebroch (1628-1714) e o beneditino Jean Mabillon (1632-1707).
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. O princípio da territorialidade era um princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.
II. O princípio da proveniência corresponde ao ato de conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
III. A publicação do Manual dos Arquivistas Holandeses marca a trajetória do pensamento arquivístico internacional, pois abre uma nova era para a afirmação da disciplina arquivística.
Quais estão INCORRETAS?
( ) A origem da Arquivística remonta à origem da própria História e tem finalidades semelhantes.
( ) A informação é o objeto de atenção da Arquivística, como também da Diplomática, da Paleografia, da Sigilografia e da História.
( ) A Arquivística, diferentemente da Diplomática, considera todos os documentos que formam um conjunto estruturado, provenientes de determinada instituição.
( ) O campo de atuação da Arquivística abarca diferentes e variados aspectos, tais como a delimitação do seu objeto, do seu método e de sua finalidade, além da definição da própria Arquivística e o estabelecimento do seu campo de estudo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Embora o Registro Nacional contenha acervos representativos e notáveis, existe uma riqueza de outros acervos valiosos e significativos em várias instituições, arquivos e bibliotecas em todo o território nacional.
( ) Os registros do patrimônio documental/bibliográfico contêm material de importância mundial. No entanto, para a inclusão no Registro Nacional do Brasil, realiza-se uma avaliação que prioriza principalmente a influência do documento no âmbito nacional.
( ) Ao avaliar um acervo para preservação como patrimônio, busca-se identificar e preservar acervos que não apenas sejam autênticos, mas também tenham um valor único e insubstituível, contribuindo de maneira marcante para a compreensão da história e da cultura nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.