Questões de Concurso
Sobre isdiah em arquivologia
Foram encontradas 53 questões
Observe o registro descritivo a seguir.
Considerando o registro descritivo acima, a norma ISDIAH e a terminologia arquivística, analise afirmativas a seguir:
I. O elemento “Identificador” corresponde ao Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos - CODEARQ, que é solicitado mediante cadastro junto ao Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ.
II. Os 3 elementos obrigatórios foram utilizados: “Identificador”, “Forma(s) autorizada(s) do nome” e “Endereço(s)”.
III. O elemento “Notas de manutenção” deveria registar se a descrição tem um nível de detalhamento mínimo, parcial ou integral.
Estão CORRETAS as afirmativas:
1. Os instrumentos de descrição, de acordo com Heredia Herrera (1991), devem ser tomados como resultado de uma operação de análise específica dos documentos de arquivo ou de seus agrupamentos.
2. A ISAD(G) consiste em um instrumento de descrição arquivística utilizado para o registro de autoridade arquivística, entidades coletivas, pessoas e famílias, sendo um dos maiores referenciais na arquivologia contemporânea.
3. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, foi elaborada com base na ISAD(G) e pode ser utilizada para alguns materiais arquivísticos, não sendo recomendada para sistemas informatizados, pois estes já possuem metodologia própria para a descrição arquivística.
4. A ISDF, ou Norma Internacional para Descrição de Funções, foi criada a partir de modelos de descrição e análise de funções regularmente aplicados em arquivos e gestão de documentos na Austrália, Canadá, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.
5. A norma geral internacional de descrição arquivística é conhecida como ISDIAH, devendo ser usada em conjunto com a NOBRADE, no caso do Brasil, ou como base para a sua criação.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Com a rede mundial de computadores, os usuários têm maior oportunidade de acesso on-line a sistemas de informação arquivística que descrevem documentos arquivísticos custodiados por várias e diferentes instituições. A conexão das descrições dos documentos às informações sobre produtores e custodiadores é essencial para fornecer aos usuários uma compreensão global do material arquivístico descrito. Cada norma de descrição tem uma função e, para criar um sistema de informação arquivística mais útil, é conveniente uma descrição separada e normalizada dos custodiadores.
Esse é o objetivo da seguinte Norma:
) A NOBRADE prevê a existência de 10 (dez) áreas, compreendendo 32 elementos de descrição, tais como: Área de identificação; Área de concentração; Área de serviços; Área de acesso e uso; Área de referências; Área de notas; Área de controle de descrição; Área e pontos de acesso de descrição de assuntos; Área de segurança; Área de relacionamentos.
( ) Segundo a ISDIAH, um produtor é qualquer entidade, seja coletiva, família ou pessoa, que produziu, acumulou e/ou manteve documentos arquivísticos no curso de sua atividade pessoal ou corporativa.
( ) Registro de autoridade arquivística, segundo a ISAAR, é a forma autorizada do nome combinada com dados fornecidos pela instituição arquivística nacional.
( ) Uma instituição com acervo arquivístico, segundo a ISDIAH, é toda organização que realiza a gestão documental do material arquivístico, sem necessariamente realizar a preservação e conservação documental.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A ISAAR (CPF) é uma norma internacional de descrição arquivística que tem como objetivo a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos, bem como a elaboração de diretórios de instituições com acervos arquivísticos e/ou lista de autoridades.
( ) Segundo a ISDIAH, a descrição de funções exerce um papel vital na identificação do valor dos documentos, contribuindo para a destinação dos documentos aos arquivos permanentes.
) A ISAD(G) é uma norma internacional que contém regras para a descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos.
( ) Segundo a ISDF, as funções são reconhecidas, geralmente, como mais instáveis que as estruturas, por isso devem ser evitadas como base para o arranjo, a classificação e descrição de documentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.
No nível de descrição denominada fundo, o título deve
ter o nome do produtor.
1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. 2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. 3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. 4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. 5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
A consolidação internacional da Arquivologia é ainda hoje um processo lento, porém sólido e contínuo, que pode ser identificado pela ordem cronológica crescente de suas publicações, como as abaixo listadas:
I. ISDIAH;
II. ISDF;
III. ISAD (G);
IV. ISAAR (CPF).
Assinale a ordem correta.
Coluna 1 1. NOBRADE. 2. ISAAR. 3. ISAD(G). 4. ISDF. 5. ISDIAH.
Coluna 2 ( ) Norma internacional destinada à preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades relacionadas à produção e manutenção de arquivos. ( ) Norma internacional destinada à normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos. ( ) Norma internacional que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação. ( ) Norma internacional que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. ( ) Norma brasileira que estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: