Questões de Concurso Sobre teoria e abordagem arquivística em arquivologia

Foram encontradas 734 questões

Q3300748 Arquivologia
De acordo com Paes (2008), o método alfabético faz parte do sistema direto, pois o profissional realiza a pesquisa diretamente pelo nome, não sendo necessário recorrer a um índice auxiliar para localizar qualquer documento. Sendo assim, as fichas ou pastas ficam dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitando as normas gerais para a alfabetação, através de guias divisórias, com as respectivas letras. Sobre o método descrito, assinale a alternativa que apresenta a forma e a sequência correta para o arquivamento de pastas com os seguintes nomes: João Barbosa; Heitor Vila Lobos; Joaquim Vasconcelos Sobrinho.
Alternativas
Q3300747 Arquivologia
De acordo com Paes (2008), os métodos de arquivamento pertencem a dois grandes sistemas: direto e indireto. Sistema direto é aquele em que a busca do documento é feita diretamente no local onde se acha guardado. Sistema indireto é aquele em que é preciso antes consultar um índice ou um código para se localizar o documento. Sobre o tema, há um método que surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documento, cujo elemento principal de identificação é o número, de modo que os documentos são numerados sequencialmente, sendo organizados em pares (normalmente na quantidade de três) devendo ser lidos da direita para a esquerda. O trecho refere-se ao método
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IGEDUC Órgão: CRMV-BA Prova: IGEDUC - 2025 - CRMV-BA - Assistente Fiscal |
Q3299659 Arquivologia
O serviço de arquivo tem como objetivo garantir o acesso rápido e seguro à informação, sendo fundamental para a memória institucional, a transparência administrativa e o cumprimento de obrigações legais. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) O arquivo corrente é aquele utilizado com frequência, armazenando documentos em uso regular pelos setores da instituição.
(__) O método numérico de arquivamento organiza os documentos conforme a ordem alfabética dos nomes dos remetentes.
(__) O sistema de arquivamento geográfico é recomendado para documentos que tratam de assuntos jurídicos e normativos.
(__) Os clips, pastas e classificadores são acessórios comuns utilizados para organizar fisicamente os documentos arquivados.
A sequência está correta em:
Alternativas
Q3298758 Arquivologia
Assinale a alternativa que não corresponde a uma prática ou conceito relacionado à Arquivologia.
Alternativas
Q3284323 Arquivologia
No que tange à recepção e despacho de documentos é correto afirmar, exceto: 
Alternativas
Q3277533 Arquivologia
No que diz respeito à função e à finalidade do arquivo, analisar a sentença.
A função básica do arquivo é servir à Administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história (1ª parte). A principal finalidade do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q3277532 Arquivologia
No âmbito da gestão de documentos, os que possuem o valor secundário são aqueles estabelecidos em função do grau de importância que o documento possui para outras entidades e pesquisadores. Com base nisso, é CORRETO afirmar que esses documentos:
Alternativas
Q3275442 Arquivologia

Com relação ao tema “práticas de arquivos nas instituições / arquivos permanentes”, analise as afirmativas a seguir.


I. A difusão é a fase de detalhamento, complementação, esclarecimento e facilitação do acesso ao documento.

II. A classificação de documentos é a etapa de análise, sintetização, fundamentação e estabelecimento do acesso aos documentos.

III. A classificação é a função mais importante da atividade arquivística, impactando todas as fases do ciclo documental, sobretudo dos arquivos permanentes.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2025 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFOPA Prova: CEPS-UFPA - 2025 - UFOPA - Arquivista |
Q3270095 Arquivologia
O Projeto InterPARES (Internacional Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems), criado em 1999, e que continua em atividade sob coordenação de Luciana Duranti, tem desenvolvido um conhecimento teórico metodológico indispensável para a Arquivologia, no que se refere à preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos, em longo prazo. Uma das fases deste projeto buscou desenvolver uma compreensão teórica dos documentos arquivísticos digitais gerados por sistemas experienciais, interativos e dinâmicos, de seu processo de criação, e de seu uso presente e potencial no meio artístico, científico e setores governamentais. Nesta fase, surgiram dois termos e conceitos relacionados:

I. Componente digital (ou componentes digitais) usado para manifestar um ou mais documentos arquivísticos, o qual inclui os dados de forma e conteúdo, bem como as regras para processá-los (dados de composição); e
II. Visualização ou apresentação do documento arquivístico de uma forma compreensível para uma pessoa ou outro sistema.

Assinale a alternativa que apresenta os termos referentes aos conceitos acima.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFOPA Prova: CEPS-UFPA - 2025 - UFOPA - Arquivista |
Q3270094 Arquivologia
As diferentes tradições jurídicas e administrativas dos países tiveram e ainda têm substancial influência nos modelos teóricos metodológicos da Arquivologia, o que, para Jardim (2015), caracteriza que o conhecimento arquivístico não se desenvolve como um projeto universalizante, mas, sobretudo, como um conjunto de respostas ao Estado nacional emergente. Nesse sentido, o conceito de uma Arquivologia Integrada, em que o ciclo vital dos documentos é compreendido como um processo a ser gerenciado de forma global pelo arquivista, surge na tradição da arquivologia
Alternativas
Ano: 2025 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFOPA Prova: CEPS-UFPA - 2025 - UFOPA - Arquivista |
Q3270088 Arquivologia
Os documentos arquivísticos digitais, enquanto objetos digitais, apresentam quatro níveis de abstração. O nível em que ocorre a interpretação da mensagem pelo ser humano é o nível
Alternativas
Ano: 2025 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFOPA Prova: CEPS-UFPA - 2025 - UFOPA - Arquivista |
Q3270074 Arquivologia
Acerca dos valores secundários dos documentos arquivísticos apresentados por Schellenberg (2006), é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFOPA Prova: CEPS-UFPA - 2025 - UFOPA - Arquivista |
Q3270072 Arquivologia
A teoria segundo a qual os arquivos são identificados como arquivos correntes, arquivos intermediários e arquivos permanentes é a 
Alternativas
Q3265374 Arquivologia
De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto (2015), “[...] com sua capacidade de averiguação da autenticidade dos documentos por meio do reconhecimento abalizado dos caracteres internos, intermediários e externos que os caracterizam e identificam, fornece os elementos que sustentam a teoria arquivística em seus princípios básicos: o da proveniência; o da organicidade; o da unicidade e o da indivisibilidade/integridade.”
Assinale, a seguir, a qual disciplina a afirmativa se refere. 
Alternativas
Q3265366 Arquivologia
A teoria das três idades define os arquivos como correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso pelos órgãos ou entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário. Sobre as teorias arquivísticas e a gestão de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O arquivo corrente possui apenas documentos de valor secundário e são inalienáveis.
( ) O arquivo intermediário possui documentos de uso pouco frequente pelos seus produtores e aguardam destinação final.
( ) O arquivo permanente é composto pelos documentos que estão servindo ao propósito de sua criação, e devem ficar próximos aos seus produtores.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3265364 Arquivologia
Os documentos de arquivo possuem características que os diferenciam dos demais documentos. Entre elas, destacam-se a organicidade, a unicidade, a confiabilidade e a autenticidade. Considerando tais características, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Organicidade. 2. Unicidade. 3. Confiabilidade. 4. Autenticidade.
( ) Relaciona-se ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.
( ) O documento é inédito dentro do conjunto documental ao qual pertence, mesmo que existam cópias em outros grupos de documentos.
( ) Permite que os documentos possam ser contextualizados no conjunto a que pertencem.
( ) Relaciona-se à capacidade do documento se manter da forma que foi produzido, conforme é transmitido, preservado e custodiado, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3195955 Arquivologia
Um princípio científico, tal como observa Melo (2021), é um postulado que foi aceito de forma consensual por uma determinada comunidade científica e que estrutura a fundação de uma ciência. Um princípio arquivístico não deixa de ser diferente, tendo seus próprios métodos e técnicas que o configuram. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:

I. Há um discurso comum de que o princípio da proveniência tem sua origem a partir de uma Circular elaborada por Natalis de Wailly, no dia 24 de abril de 1841, intitulada Instruction pour la mise en ordre et le classement des archives départamentales et communales.
II. Conforme aponta Melo (2021), no contexto dos Records and Archives, o princípio da proveniência visa à aplicação da organicidade e dos records groups em documentos administrativos na gestão dos records centers.
III. Segundo Melo (2021), o princípio da proveniência, em suas origens, possuía um caráter custodial e com o passar do tempo os documentos de arquivo passaram a se relacionar com as razões que motivaram sua criação.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3195954 Arquivologia
Vários referenciais acadêmicos nortearam as reflexões sobre teorias e princípios arquivísticos ao longo do tempo, como Hilary Jenkinson, Antonia Heredia Herrera, Paola Carucci, Luciana Duranti e Terry Eastwood. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada referencial descrito abaixo às suas respectivas contribuições para o cenário arquivístico.

Coluna 1

1. Hilary Jenkinson.
2. Antonia Heredia Herrera.
3. Paola Carucci.
4. Luciana Duranti.
5. Terry Eastwood.

Coluna 2

( ) Referência espanhola que publicou o manual Archivística General: Teoria y Práctica.
( ) Importante referencial que teve uma grande influência teórica na Inglaterra e nos Estados Unidos e publicou o livro A Manual of Archive Administration.
( ) Contribuiu para a formação e institucionalização da Arquivologia canadense, tendo como uma de suas publicações The Archival Fonds: From Theory to Practice.
( ) Natural de Roma, na Itália, é uma referência da teoria diplomática e que publicou o livro Il documento contemporaneo. Diplomatica e criteri di edizione.
( ) Lançou o Projeto InterPARES e é uma grande referência em diplomática e paleografia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3195010 Arquivologia
A respeito da política arquivística dentro do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A política arquivística é uma política informacional.
( ) A legislação de arquivos em si é a política arquivística de um órgão.
( ) A política arquivística existe para responder aos problemas políticos do campo dos arquivos.
( ) A formulação de uma política arquivística para ser implementada no CRP-03 deve ser uma ação multidisciplinar.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3181279 Arquivologia
A organização e o registro de documentos e correspondências são tarefas fundamentais para garantir que as informações da empresa estejam sempre acessíveis e bem estruturadas. Para isso, é necessário adotar boas práticas de arquivamento e controle.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o registro e organização de documentos e correspondências.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: D
5: C
6: D
7: D
8: B
9: B
10: C
11: B
12: A
13: C
14: D
15: D
16: B
17: E
18: B
19: D
20: C