Questões de Concurso
Sobre teoria e abordagem arquivística em arquivologia
Foram encontradas 696 questões
Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue o item subsequente.
Na teoria arquivística, a proposta de quatro idades documentais diverge da teoria das três idades ao propor a divisão da fase intermediária em duas: arquivo de depósito e pré-arquivo.
I)A principal finalidade dos arquivos é preservar documentos de valor histórico, restringindo o acesso apenas aos funcionários autorizados para garantir a segurança das informações confidenciais.
II)Os Arquivos desempenham um papel fundamental na gestão organizacional para permitir o acesso rápido a informações relevantes para tomadas de decisão, apoio à transparência e à prestação de contas.
III)Os arquivos administrativos devem priorizar apenas a preservação de documentos de valor legal e contábil, enquanto documentos de outras naturezas podem ser excluídos regularmente.
Com base nas afirmações acima, assine a alternativa correta:
O setor de pessoal de uma rede de lojas de departamentos abriga um conjunto documental referente às suas atividades.
Dentre os documentos que fazem parte desse conjunto, um é considerado arquivístico, sendo constituído por
Procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística são essenciais para o profissional arquivista, que deve fazer uso de instrumentos, tais como o Plano de Classificação, a Tabela de temporalidade e destinação e o Manual de gestão arquivística de documentos. Associe esses instrumentos com a sua finalidade.
I - Plano de Classificação
II - Tabela de temporalidade e destinação
III - Manual de gestão arquivística de documentos
P - Definição das categorias de usuários e das permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística para produção, leitura, atualização e eliminação dos documentos.
Q - Objetiva estabelecer procedimentos regulares no tocante a produção, tramitação, arquivamento e destinação dos documentos arquivísticos, de acordo com as normas e a legislação vigente.
R - Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
S - Instrumento arquivístico que determina prazos de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento e a eliminação de documentos.
As associações corretas são:
O índice onomástico é um índice utilizado em arquivos, bibliotecas e centros de documentação para referenciar ou agrupar documentos.
Para a geração de índice onomástico do qual constem os produtores, sob forma normalizada, o arquivista deve observar as orientações básicas da
Em arquivística, o termo ‘transferência’ significa a passagem dos documentos do(s)
Segundo a comunidade arquivística brasileira, o termo que identifica o “ato pelo qual arquivos ou coleções são colocados, fisicamente, sob custódia de terceiros, sem que haja transferência da posse ou propriedade” é
A atividade de classificar documentos pressupõe conhecimentos da instituição e da natureza dos documentos e nela deve-se observar sempre que cada ramo de atividade exige um método diferenciado e adequado aos objetivos a que se propõe. Sendo assim, os métodos de arquivamento, segundo Paes (2005), pertencem a dois grandes sistemas:
O processo de arquivamento deve observar alguns princípios, dentre eles, o princípio da __________________, também chamado de princípio temático, que recomenda que os documentos sejam reclassificados por assunto sem ter em conta sua proveniência e sua classificação original.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Ao respeitar tanto o órgão de origem, não misturando seus documentos com os de outros órgãos, quanto a ordem original em que os documentos vieram da instituição de origem, o trabalho arquivístico estará sendo realizado sob a direção do princípio da:
A característica dos arquivos que espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas, é definida como o seguinte princípio arquivístico:
A arquivística é regida por alguns princípios, os quais são fundamentais para a elaboração dos instrumentos de gestão e de descrição, assim como para argumentação e fundamentação teórica como uma ciência. Nesse sentido, o princípio que estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos é conhecido como o da:
A respeito da teoria arquivística sobre classificação, marque a opção INCORRETA
Dentre as alternativas abaixo, marque a opção INCORRETA.
Leia as frases abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I. O princípio da organicidade é o “princípio segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras” (Brasil, 2005).
II. Um dos primeiros métodos sistemáticos para determinar os fatos e eventos no quais os documentos se inseriam, foi de Jean Mabillon em 1681, conhecido como De Re Diplomática.
III. O instrumento que identifica os documentos de um órgão é chamado de instrumento de gestão e podemos afirmar que dentro desse grupo encontram-se o Plano de Classificação e o Quadro de Arranjo.
IV. Os princípios que regem a Classificação Arquivística são: Princípio da Proveniência, Princípio da Organização, Princípio da Teoria das Três Idades e o Princípio da Territorialidade.
V. Antes de ocorrer a Revolução Francesa em 1789, os documentos eram considerados pelo seu valor intrínseco, logo não dependiam do seu contexto gerador.
I. A aplicação do princípio da proveniência é o único meio de garantir, por um lado, a integridade administrativa dos arquivos de uma unidade, pois, de certa forma, os documentos refletem a estrutura e o funcionamento da instituição.
II. O princípio da proveniência favorece a recuperação da informação através do arranjo que foi dado à acomodação dos documentos.
III. Por defender a ideia de não juntar (misturar) fundos diferentes, o princípio da proveniência pode ser considerado como uma função da arquivística, no momento em que considera o arquivo como um todo indivisível.
Estão CORRETAS as alternativas: