Questões de Concurso
Comentadas sobre teoria e abordagem arquivística em arquivologia
Foram encontradas 689 questões
I. Há um discurso comum de que o princípio da proveniência tem sua origem a partir de uma Circular elaborada por Natalis de Wailly, no dia 24 de abril de 1841, intitulada Instruction pour la mise en ordre et le classement des archives départamentales et communales.
II. Conforme aponta Melo (2021), no contexto dos Records and Archives, o princípio da proveniência visa à aplicação da organicidade e dos records groups em documentos administrativos na gestão dos records centers.
III. Segundo Melo (2021), o princípio da proveniência, em suas origens, possuía um caráter custodial e com o passar do tempo os documentos de arquivo passaram a se relacionar com as razões que motivaram sua criação.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Hilary Jenkinson.
2. Antonia Heredia Herrera.
3. Paola Carucci.
4. Luciana Duranti.
5. Terry Eastwood.
Coluna 2
( ) Referência espanhola que publicou o manual Archivística General: Teoria y Práctica.
( ) Importante referencial que teve uma grande influência teórica na Inglaterra e nos Estados Unidos e publicou o livro A Manual of Archive Administration.
( ) Contribuiu para a formação e institucionalização da Arquivologia canadense, tendo como uma de suas publicações The Archival Fonds: From Theory to Practice.
( ) Natural de Roma, na Itália, é uma referência da teoria diplomática e que publicou o livro Il documento contemporaneo. Diplomatica e criteri di edizione.
( ) Lançou o Projeto InterPARES e é uma grande referência em diplomática e paleografia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A política arquivística é uma política informacional.
( ) A legislação de arquivos em si é a política arquivística de um órgão.
( ) A política arquivística existe para responder aos problemas políticos do campo dos arquivos.
( ) A formulação de uma política arquivística para ser implementada no CRP-03 deve ser uma ação multidisciplinar.
A sequência está correta em
Assinale a alternativa CORRETA sobre o registro e organização de documentos e correspondências.
Julgue o item seguinte, referente aos arquivos e sua classificação.
No livro Os fundamentos da disciplina arquivística, seus autores, Jean-Yves Rousseau e Carol Coutures, afirmam que os arquivos e sua constituição estão diretamente relacionados à qualidade do suporte em que a informação foi produzida.
Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue o item subsequente.
Na teoria arquivística, a proposta de quatro idades documentais diverge da teoria das três idades ao propor a divisão da fase intermediária em duas: arquivo de depósito e pré-arquivo.
I)A principal finalidade dos arquivos é preservar documentos de valor histórico, restringindo o acesso apenas aos funcionários autorizados para garantir a segurança das informações confidenciais.
II)Os Arquivos desempenham um papel fundamental na gestão organizacional para permitir o acesso rápido a informações relevantes para tomadas de decisão, apoio à transparência e à prestação de contas.
III)Os arquivos administrativos devem priorizar apenas a preservação de documentos de valor legal e contábil, enquanto documentos de outras naturezas podem ser excluídos regularmente.
Com base nas afirmações acima, assine a alternativa correta:
O setor de pessoal de uma rede de lojas de departamentos abriga um conjunto documental referente às suas atividades.
Dentre os documentos que fazem parte desse conjunto, um é considerado arquivístico, sendo constituído por

Os documentos que dizem respeito a “Inventário de material permanente” devem ser classificados na seguinte subclasse do Código de Classificação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal:
Procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística são essenciais para o profissional arquivista, que deve fazer uso de instrumentos, tais como o Plano de Classificação, a Tabela de temporalidade e destinação e o Manual de gestão arquivística de documentos. Associe esses instrumentos com a sua finalidade.
I - Plano de Classificação
II - Tabela de temporalidade e destinação
III - Manual de gestão arquivística de documentos
P - Definição das categorias de usuários e das permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística para produção, leitura, atualização e eliminação dos documentos.
Q - Objetiva estabelecer procedimentos regulares no tocante a produção, tramitação, arquivamento e destinação dos documentos arquivísticos, de acordo com as normas e a legislação vigente.
R - Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
S - Instrumento arquivístico que determina prazos de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento e a eliminação de documentos.
As associações corretas são:
O índice onomástico é um índice utilizado em arquivos, bibliotecas e centros de documentação para referenciar ou agrupar documentos.
Para a geração de índice onomástico do qual constem os produtores, sob forma normalizada, o arquivista deve observar as orientações básicas da
Em arquivística, o termo ‘transferência’ significa a passagem dos documentos do(s)
Segundo a comunidade arquivística brasileira, o termo que identifica o “ato pelo qual arquivos ou coleções são colocados, fisicamente, sob custódia de terceiros, sem que haja transferência da posse ou propriedade” é
O processo de arquivamento deve observar alguns princípios, dentre eles, o princípio da __________________, também chamado de princípio temático, que recomenda que os documentos sejam reclassificados por assunto sem ter em conta sua proveniência e sua classificação original.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Ao respeitar tanto o órgão de origem, não misturando seus documentos com os de outros órgãos, quanto a ordem original em que os documentos vieram da instituição de origem, o trabalho arquivístico estará sendo realizado sob a direção do princípio da:
Em arquivologia, o que é “valor primário” de um documento?
A característica dos arquivos que espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas, é definida como o seguinte princípio arquivístico:
A arquivística é regida por alguns princípios, os quais são fundamentais para a elaboração dos instrumentos de gestão e de descrição, assim como para argumentação e fundamentação teórica como uma ciência. Nesse sentido, o princípio que estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos é conhecido como o da: