Questões de Concurso
Sobre tesauros e terminologia arquivística em arquivologia
Foram encontradas 278 questões
Ao conjunto de propriedades dos materiais de embalagem que promovem a proteção de documentos de valor permanente, reduzindo o impacto da deterioração resultante de condições ambientais e manuseio inadequados, denomina-se
Apor, no documento que está entrando no Protocolo do órgão, um carimbo, ou bater um relógio datador, registrando a data, a hora do recebimento e o número do registro dado ao documento, significa:
“È o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, guardados por si e seus sucessores, para efeitos futuros.”
Este conceito do americano Solon Buck, refere-se à:
O sistema que reúne e mantém organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem denomina-se
A fim de definir e aprovar uma terminologia arquivística brasileira, foi criada uma Comissão Especial de Terminologia Arquivística. Essa comissão foi efetivada pelo(a)
A palavra arquivo é de origem grega, vindo da expressão “Archêion”, que significa documento. Assinale a alternativa que contém a definição correta de arquivo:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a cópia de segurança em meio eletrônico denomina-se:
Com base no Dicionário de Terminologia Arquivística (2005), analise os seguintes termos ou expressões com as respectivas definições:
I. Transcrição – reprodução textual de um documento escrito ou sonoro.
II. Fita audiomagnética – fita magnética que contém registros sonoros, também chamada fita de áudio ou fita sonora.
III. CD – disco ótico usado para armazenamento digital de áudio ou de dados e aplicações em meio eletrônico. Abreviatura de compact disc.
Quais estão corretas?
Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), relacione o termo ou expressão da Coluna 1 com a respectiva definição da Coluna 2.
Coluna 1
1. Digitalização.
2. Armazenamento de dados.
3. Armazenamento.
4. Banco de dados.
5. Indexação.
Coluna 2
( ) Guarda de documentos em depósito.
( ) Guarda de documentos e informações em meio eletrônico.
( ) Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave ou descritores, propiciando a recuperação da informação.
( ) Processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de dispositivo apropriado, como um escâner.
( ) Conjunto de dados relacionados entre si, estruturados em forma de base de dados, gerenciado por programa específico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005) e o Glossary of Archivaland Records Terminology (2016), a disciplina profissional que visa proteger materiais por meio de minimizar a deterioração química e física, buscando minimizar a perda de informação e entender a vida de um bem cultural arquivístico, diz respeito a qual atividade arquivística
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o “ato de liberar os documentos sigilosos para a consulta”, denomina-se:
A transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou fundo de arquivo se caracteriza como:
De acordo com a terminologia arquivística, o elemento de identificação da data tópica indica:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o documento ou o processo juntado, em caráter definitivo, a outro documento ou processo, eventualmente de mesma procedência, por afinidade de conteúdo, chama-se:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), espécie documental consiste na divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais: