Questões de Concurso Sobre educação teatral em artes cênicas

Foram encontradas 221 questões

Q3146571 Artes Cênicas

No que se refere à pedagogia teatral, julgue o item a seguir. 


Os benefícios dos jogos teatrais extrapolam o contexto educacional, pois por meio deles o estudante desenvolve habilidades e atitudes que lhe são úteis também em situações cotidianas.

Alternativas
Q3146570 Artes Cênicas

No que se refere à pedagogia teatral, julgue o item a seguir. 


Atividades de improvisação, criação de personagens e montagem de peças são práticas que abordam os elementos cênicos e estimulam a compreensão de efeitos estéticos nos estudantes.

Alternativas
Q3146569 Artes Cênicas

No que se refere à pedagogia teatral, julgue o item a seguir. 


A metodologia de ensino de teatro que foca em um espectador passivo e na promoção da conscientização social e da transformação pessoal do estudante relaciona-se ao Teatro Épico, idealizado por Bertolt Brecht. 

Alternativas
Q3141489 Artes Cênicas
O movimento da Escola Nova contribuiu para que o teatro ganhasse importância na educação escolar, principalmente na educação infantil. A Escola Nova considera o teatro uma ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver diversas habilidades, como:
I.Aprender a se conhecer e a descobrir suas potencialidades e fragilidades.
II.Expressar seus desejos e medos.
III.Conhecer valores e princípios determinados pela escola.
IV.Aprender a lidar com desafios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3131655 Artes Cênicas
O teatro como arte possui diversas técnicas e métodos que visam construir a experiência cênica e proporcionar diferentes formas de expressão para atores e espectadores. Dentre os métodos criados para envolver o público e enriquecer a expressividade dos atores, algumas técnicas, como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Método Stanislavski, são amplamente conhecidas. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de Teatro-Imagem, técnica desenvolvida por Boal?
Alternativas
Q3131653 Artes Cênicas
No campo das técnicas teatrais, várias abordagens foram desenvolvidas ao longo dos anos para ajudar atores a aprimorar a interpretação e a expressividade em cena. Entre essas técnicas, algumas incentivam o uso de emoções pessoais, enquanto outras priorizam o distanciamento crítico ou a construção física do personagem. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o Método das Ações Físicas, criado por Constantin Stanislavski?
Alternativas
Q3131652 Artes Cênicas
Em sua obra “Jogos teatrais na sala de aula, Um manual para o professor,” Viola Spolin, também educadora, deixa como arcabouço, diversos jogos teatrais que podem ser utilizados em sala de aula, além de um passo a passo para a criação de novos jogos. Um desses passos é a “instrução.” Segundo Viola, o que seria a instrução nos jogos teatrais?
Alternativas
Q3131651 Artes Cênicas
Viola Spolin, diretora de teatro, educadora e autora norte-americana, é considerada por muitos como a fundadora dos jogos teatrais. Ela foi responsável por sistematizar estes jogos e afirma que existem três essências nos jogos teatrais.
Assinale a opção que contenha essas três essências.
Alternativas
Q3131649 Artes Cênicas
As pedagogias teatrais são abordagens educacionais que utilizam o teatro como ferramenta para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social. O aprendizado do texto e do jogo cênico realizado pelos atores como preparação para o espetáculo é denominado:
Alternativas
Q3131646 Artes Cênicas
O teatro na educação é uma ferramenta poderosa para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, os objetos de conhecimento especificados para a unidade temática de Teatro no componente curricular Arte são:
Alternativas
Q3131645 Artes Cênicas
Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, fundador do “Teatro do Oprimido,” acreditava que os três instrumentos da arte (palavra, som, imagem), poderiam ser agentes de opressão, objetos de ação e de libertação.
Assinale a alternativa correta sobre uma atividade cênica tendo o Teatro do Oprimido, como estratégia, em sala de aula. 
Alternativas
Q3116726 Artes Cênicas
No contexto teatral, a utilização de elementos formais como texto, corpo, espaço, luz e som é essencial para a construção da experiência cênica. Em uma montagem teatral focada na ambientação de um cenário noturno e misterioso, qual combinação de elementos formais abaixo seria mais adequada para reforçar essa atmosfera?
Alternativas
Q3009982 Artes Cênicas
“Augusto Boal (1931-2009) foi um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. Suas produções carregam a preocupação de criar uma linguagem que pudesse traduzir a realidade do seu país, uma maneira brasileira de falar, sentir e pensar. Essa preocupação imprime ao seu trabalho uma dimensão política e social, concebendo o teatro como instrumento de transformação alicerçada na temática e na linguagem”. Assinale a alternativa que corresponde ao método criado por Boal (Disponível em: http://augustoboal.com.br)
Alternativas
Q2932884 Artes Cênicas

A Comedia dell’arte é um movimento artístico surgido na Itália no início do século 16. Seus personagens eram definidos por uma maneira de ser habitual. Eram identificados por seus hábitos particulares.


Adaptado de: GUILLEMARD, Colette. Les mots du costume. Paris: Éditions Belin, 1991.
O texto a seguir descreve um personagem célebre e reconhecido desse movimento: Pomposo e sempre consultando livros, mas incapaz de curar sua ignorância, é egoísta e cioso de seus títulos e suas propriedades; é inábil e ingênuo nas mãos dos espertalhões mais vividos. Veste uma bata e chapéu pretos, carrega livros e papéis.
NERO, Cyro del. Máquina para aos deuses. São Paulo: Editora Senac, 2009, com adaptações.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o personagem descrito no texto.

Alternativas
Q2906523 Artes Cênicas

É correto afirmar que, em cena, a função do olhar do ator é

Alternativas
Q2906519 Artes Cênicas

No teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois

Alternativas
Q2906517 Artes Cênicas

No exercício da improvisação teatral, os processos de sensorialização e fisicalização revelam que

Alternativas
Q2736131 Artes Cênicas
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um grande nome do teatro nacional. 
Alternativas
Q2582217 Artes Cênicas

O ensino do teatro nas escolas possibilita a aprendizagem afetiva, cognitiva e psicomotora através do processo de transferências entre o “eu” e o “outro”. Essa relação processo de transferência é favorecida quando trabalham os alunos através do:

Alternativas
Q2541770 Artes Cênicas
Ao criar determinada forma de arte, o artista imprime sua marca e a realiza dentro de uma vertente entre as possíveis para produzir sua obra. No Teatro, por exemplo, existem diversas formas de se confeccionar o texto, e de adaptá-lo para o formato final, ao se encenar para o público, de tal forma que o resultado poderá produzir sensações que podem variar do riso ao choro. Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE a vertente teatral.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: A
5: A
6: C
7: C
8: A
9: E
10: A
11: E
12: B
13: D
14: C
15: E
16: B
17: D
18: D
19: C
20: D