Questões de Concurso
Sobre artes corporais em artes visuais
Foram encontradas 53 questões
Na leitura da mensagem da personagem teatral, é correto afirmar que
Quanto ao teatro moderno e contemporâneo, é correto afirmar que
A respeito da leitura e da interpretação da mensagem teatral, assinale a alternativa correta.
Com relação ao envolvimento dos meios eletrônicos com a arte do teatro, é correto afirmar que
No que tange à estrutura do corpo humano e sua relação com a dança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:
I – A anatomia na dança é responsável por nos dar a compreensão do funcionamento do corpo e sua capacidade.
II – A anatomia possibilita ao profissional conhecer as limitações e potencializações de cada praticante, de acordo com a capacidade de movimentação dos músculos, da flexibilidade e da extensão do movimento.
III – O professor de dança age sobre o corpo do aluno.
No que se refere ao processo de criação de dança, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma de suas etapas:
A expressão corporal ou linguagem do corpo é uma das maneiras básicas para a comunicação humana.
Sobre as técnicas de expressão corporal, é correto afirmar que:
"O Brasil é mundialmente reconhecido como um país vasto, tanto pela sua extensão territorial quanto pela riqueza e pluralidade das culturas que caracterizam cada uma das suas cinco regiões. Além das inúmeras festas, gastronomias, gírias e comportamentos sociais que permeiam o território de um ponto a outro, as danças folclóricas também compõem essa multiplicidade cultural, uma vez que preservam memórias e tradições de diversos povos em distintas localidades".
(RODRIGUES, Michele Caroline Da Silva. Dança. Porto Alegre: SAGAH, 2018).
Nesse caminho, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O folclore é uma forma de expressão dos povos, de localidades ou comunidades diversas, as quais se interessam em transmitir costumes, histórias, crenças, valores, acontecimentos cotidianos e brincadeiras. É a cultura popular de indivíduos que compartilham uma mesma identidade e memória coletivas.
(__)No âmbito das inúmeras danças folclóricas do Brasil, ressaltamos os ciclos anuais formados por festividades celebradas em períodos ou datas bastante representativas em todo o país, com ênfase nos ciclos natalino, carnavalesco e junino.
(__)O samba é uma das mais importantes danças folclóricas brasileiras.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Klauss Vianna, em seu livro "A Dança", descreve: "Professor é um parteiro, ele tira do aluno o que este tem para dar [...], mas é preciso sempre ter cuidado [...], existem muitos professores que matam o artista na sala de aula".
(VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antonio de. A dança. São Paulo: Summus, 2019).
No planejamento das atividades do professor de dança-educação, deve-se considerar os seguintes aspectos:
I. Qual a faixa etária dos alunos para entender seus potenciais.
II. Entender sobre aspecto lúdico, sem compromisso formal de seus objetivos.
III. Qual o nível neuropsicomotor dos alunos.
IV. Incentivar temas geradores, bem como os trazidos pelos alunos a partir de suas vivências.
V. A disciplina deve ser rígida, para que a formação técnica prepare esses alunos a seguir a dança como meta de vida.
É correto o que se afirma em:
No que concerne às danças de cultura popular, é correto afirmar que
No que se refere a processos criativos na escola a partir da abordagem de Klauss Viana, assinale a alternativa correta.
Em relação ao ensino da dança e às políticas de diversidade, assinale a alternativa correta.
No que concerne aos estudos de Rudolf Laban e às suas possíveis implicações no ambiente escolar, assinale a alternativa correta.
Acerca da educação somática como processo de aprendizagem e criação no contexto escolar, assinale a alternativa correta.
Em relação ao corpo poético afrodiaspórico, assinale a alternativa correta.
A respeito da dança no ambiente escolar, assinale a alternativa correta.
No que se refere à dança nas tradições populares no Brasil, julgue o item subsequente.
Os nomes dos movimentos coreográficos do frevo, tais como
alicate, parafuso e martelo, estão associados à influência da
classe operária pernambucana na origem dessa dança, que
surgiu em um contexto histórico marcado pelos processos de
industrialização e de urbanização.