Questões de Concurso Sobre teorias da comunicação e semiótica em artes visuais

Foram encontradas 61 questões

Q3106861 Artes Visuais
A teoria da arte examina como a produção artística reflete e molda a percepção humana. Entre as perspectivas teóricas modernas, a "arte como expressão emocional" é uma abordagem significativa. Qual das afirmações a seguir ilustra adequadamente essa teoria? 
Alternativas
Q3106859 Artes Visuais
A teoria da arte estuda a relação entre a obra de arte e o observador, propondo que a recepção artística depende de diversos fatores. Dentre as afirmações a seguir, qual descreve de forma mais precisa essa relação complexa entre obra de arte e seu público? 
Alternativas
Q3103949 Artes Visuais
Ao analisar a obra "Guernica" de Pablo Picasso, que retrata os horrores da guerra, qual das abordagens críticas a seguir seria mais apropriada para entender o uso da cor na obra, levando em consideração sua função expressiva e semiótica? 
Alternativas
Q3103945 Artes Visuais
No campo da semiótica aplicada à análise de imagens, Umberto Eco desenvolveu o conceito de "obra aberta". Como esse conceito pode ser comparado à ideia de polifonia artística em obras multimídia contemporâneas?
Alternativas
Q3031663 Artes Visuais
No livro Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro: século XX (2005), a pesquisadora Lélia Frota critica a reificação de fronteiras entre manifestações de arte erudita, popular e massiva e defende a circularidade entre os diferentes níveis de cultura. Sobre isso, assinale a opção CORRETA: 
Alternativas
Q2933004 Artes Visuais

Segundo o crítico teatral Sábato Magaldi, o teatro brasileiro moderno nasceu em 28 de dezembro de 1943, data em que foi encenada pela primeira vez a peça Vestido de noiva, de Nélson Rodrigues. O cenário de Tomás Santa Rosa dividia o espaço cênico em planos, que correspondiam aos planos da trama, conforme indicação no próprio texto de Vestido de noiva. Quanto aos planos de Vestido de noiva e a referida encenação de 1943, dirigida por Ziembinski, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2932887 Artes Visuais

I. A tentativa de constituir, no palco, um universo (fechado ou aberto) que tome alguns elementos emprestados da realidade aparente mas que, por intermédio do ator, remeta o espectador a uma realidade outra que este deve descobrir.


DORT, B. In: PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008, com adaptações.
II. A interpretação do ator visa à ilusão reforçando a impressão de uma realidade mimética e impelindo o ator a uma total identificação com a personagem, sendo suposto que o todo se produza atrás de uma quarta parede invisível que separa a plateia do palco.”
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008, com adaptações.

Os trechos I e II discorrem sobre duas tendências antitéticas do início do século 20, uma espécie de binômio, que representam a origem de duas tipologias históricas de encenação. Essas duas tendências correspondem, respectivamente, ao

Alternativas
Q2588869 Artes Visuais

Um grupo de artistas contemporâneos decidiu criar uma obra colaborativa que explore os novos meios de comunicação digital. Eles planejam desenvolver uma instalação interativa que permita aos visitantes participar ativamente por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Qual teoria da comunicação na contemporaneidade essa obra estaria mais relacionada?

Alternativas
Q2578984 Artes Visuais

A iconografia na arte refere-se ao estudo e interpretação dos símbolos, imagens e temas utilizados nas obras de arte. Nesse sentido, é correto afirmar que o papel da iconografia na arte é:

Alternativas
Q2578981 Artes Visuais

Esse teórico aplicou os conceitos da teoria dos signos à análise de obras de arte, argumentando que um signo é qualquer coisa que representa algo para alguém em algum aspecto ou capacidade. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual teórico da semiótica elaborou a teoria dos signos, distinguindo entre signo, objeto e interpretante, e aplicou esses conceitos à análise de obras de arte:

Alternativas
Q2578974 Artes Visuais

A linguagem cinematográfica é o conjunto de técnicas e elementos utilizados na produção de filmes para contar uma história, transmitir emoções e ideias ao público. Nesse sentido, na linguagem cinematográfica, o que é conhecido como "montagem paralela":

Alternativas
Q2578972 Artes Visuais

Em seu ensaio "A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica", discute-se como a reprodução em massa de obras de arte, como fotografias e filmes, afeta a experiência estética e a autenticidade da obra de arte original. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual teórico da arte desenvolveu a teoria da "aura" e argumentou sobre a reprodutibilidade técnica das obras de arte:

Alternativas
Q2578966 Artes Visuais

Essa teoria estuda os signos e os processos de significação, argumentando que a arte é um sistema de signos que precisam ser interpretados para serem compreendidos. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual teoria da arte defende que a linguagem é essencial para a compreensão da arte, pois é por meio dela que atribuímos significados simbólicos às obras:

Alternativas
Q2533189 Artes Visuais
De acordo com Donis A. Dondis, na obra Sintaxe da Linguagem Visual (2013, p. 51), “sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos...” “Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento”. Tais elementos são 
Alternativas
Q2502720 Artes Visuais
A teoria das Artes Visuais engloba uma ampla gama de conceitos, práticas e metodologias que artistas e acadêmicos utilizam para explorar, entender e explicar os processos de criação artística. Considerando os processos artísticos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2428567 Artes Visuais

A semiótica visual é um importante fundamento presente nos projetos de design ao estudar as imagens como signos, de modo que 3 (três) tipos de signos estão presentes no design gráfico. Acerca desse assunto, avalie as asserções a seguir.


A apresentação de um signo na forma de índice serve para estabelecer associações com algum conhecimento comum, a partir da sugestão da imagem à que ele se refere.


PORQUE


Os índices não possuem qualquer relação ou semelhança com o que quer representar, de modo que a relação é formada pela conveniência e é preciso aprender como interpretá-lo, sendo os signos mais complexos.


Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2422180 Artes Visuais

Em relação à saturação da cor, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2410954 Artes Visuais

As artes, nas suas múltiplas formas, têm sido um campo de investigação no qual a semiótica é aplicada. Isso se deve ao fato de que:

Alternativas
Q2410405 Artes Visuais

As cores primárias também são chamadas de "cores verdadeiras". Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta APENAS cores primárias.

Alternativas
Q2410185 Artes Visuais

Misturando pares de cores primárias chegaremos aos laranjas, verdes e violetas, que são chamados de cores:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: C
6: D
7: A
8: A
9: C
10: B
11: C
12: D
13: B
14: A
15: A
16: C
17: E
18: A
19: D
20: A